roldanas/polias do câmbio traseiro rolamentadas

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
samuelgouvea
Membro

roldanas/polias do câmbio traseiro rolamentadas

Post by samuelgouvea »

pessoal,

o wanderson comentou num outro tópico sobre o uso de roldanas de alumínio rolamentadas:
Wanderson Mata wrote:Mas será que a diferença na durabilidade das roldanas é tanta assim, acabei de por roldanas de rolamento e elas são de alumínio, o desgaste, se não for muito, compensa, pois as originais da Shimano você acaba de limpar, faz um treino de 30km, e eles estão cheios de craca, uma M.
eu, desde sempre, olho upgrades com olhar crítico, analisando se de fato há ganho em desempenho ou no funcionamento, por qualquer mecanismo que seja (além do efeito placebo, claro, hehehe...)

essas roldanas de alumínio rolamentadas valem a pena?
as dimensões das roldanas (números de dentes) têm alguma implicação no desempenho/funcionamento? já ouvi dizer que roldanas um pouco maiores seriam melhores...
Image
Wanderson Mata
Membro

Re: roldanas/polias do câmbio traseiro rolamentadas

Post by Wanderson Mata »

Bem

No suporte, deu sim para notar diferença, mais no "encaixe" dos dentes na corrente, pois nos originais, o fundo é arredondado.
Nos que instalei, AEST cerâmico, os dentes entraram melhores na corrente.
A duvida para mim é mesmo quanto a durabilidade da corrente ser afetada, por que, se a diferença não for tanta, vale a pena, porque não tem espaço para acumulo de sujeira como no original, e, o giro das roldanas está mais "limpo" agora por causa dos rolamentos.
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

samuelgouvea wrote:as dimensões das roldanas (números de dentes) têm alguma implicação no desempenho/funcionamento? já ouvi dizer que roldanas um pouco maiores seriam melhores...
Eu tbm não conheço direito o pq, mas sei q esse conceito é o mesmo aplicado pra relações em pista ou em TT. Por exemplo, uma coroa 52 com pinhão 13 tem razão igual a 4,0 igual a uma coroa 48 com pinhão 12. No entanto é preferível usar 52x13 do que 48x12 justamente pq o pinhão 13 é maior q o 12. Se não me engano é algo relacionado a eficiência mecânica que é menor nas catracas com menos dentes.

O Hesjedal é usuário de polias superdimensionadas! Diz ele que ganha-se uns watts a mais. Mas aí vem aqueles que dizem: se esses equipamentos reconhecidamente desses esse watts de graça, a UCI já teria banido :merckx3

Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Um artigo interessante da BikeRadar:

http://www.bikeradar.com/gear/article/f ... ent-37615/

Polias maiores são mesmo mais eficientes, pois geram menos fricção e diminuem a tensão entre a polias e a corrente salvando alguns watts. Acontece que esses alguns são apenas 1.76 W (entre o sistema Berner, usado pelo Hesjedal como comentei acima e o sitema de polias de um DuraAce)!!

:basso2
samuelgouvea
Membro

Post by samuelgouvea »

esse fato das polias maiores gerarem menos fricção é devido à menor flexão do elo - imagine que cada elo necessite de um trabalho X pra dobrar Y graus, dobrando menos graus o trabalho total X.Y diminui...
por isso que fico o máximo possível na 52... se as polias um pouquinho maiores salvam quase 2w, esse ganho ao saltar da 39 pra 52 deve ser um pouquinho maior, talvez uns 5w...
Image
Tiger
Membro

Post by Tiger »

Sobre as roldanas, há um tempo atrás meu câmbio estava com elas bem desgastadas e comentei com meu mecânico que pretendia trocá-las por outras de alumínio com o objetivo de aumentar a durabilidade (as originais creio que são de nylon). Palavras dele: com certeza a durabilidade das roldanas aumentaria ao custo da durabilidade da corrente. Não há mágica, economiza em um lugar, gasta em outro.

Não duvido que as roldanas maiores e rolamentadas economizem alguns watts também, mas se isso me custar mais corrente, para o meu pedal não vai compensar. Detalhe que sou um cara leve (68Kg), tenho uma cadência boa e uso relação de 9v. Fico imaginando um nego mais bruto, mais travado com relação de 11v...
vladbarra
Membro
Nome Verdadeiro:: Vladimir

Post by vladbarra »

Eu usava essas roldanas de alumínio num trator Specialized que eu tinha. De um dia pro outro as marchas começaram a passar sozinhas do penúltimo pro último pinhão... Fiquei cismado achando que fosse o câmbio mas ao mesmo tempo ele era Sram e nunca havia desregulado. Levei no mecânico (pq eu sou mexâncio) e ele depois de levar uma surra de pau mole acabou descobrindo que era a roldana rolamentada que havia morrido, o rolamento deu folga e zuava a corrente nos últimos pinhões.
Conclusão: Tirei as roldanas bonitinhas e comprei um par de Shimano de "prástico" e meu problemas acabaram!
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
Rafaeljc
Membro
Nome Verdadeiro:: RAFAEL JOSE COSTA

Post by Rafaeljc »

Tive problema parecido com o do Vladbarra.

Meu trator estava fazendo um barulho muito estranho ao pedalar, desmontei o central para verificar, verifiquei corrente, cassete, etc.

Por fim descobri que o rolamento da roldana AEST estava ferrado, e ao fazer um pouco mais de força fazia um barulho e vibração enorme.

O pior foi que ao trocar pelas originais, o idiota aqui espanou a rosca do câmbio! :lemond1
Image
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

samuelgouvea wrote:esse fato das polias maiores gerarem menos fricção é devido à menor flexão do elo - imagine que cada elo necessite de um trabalho X pra dobrar Y graus, dobrando menos graus o trabalho total X.Y diminui...
por isso que fico o máximo possível na 52... se as polias um pouquinho maiores salvam quase 2w, esse ganho ao saltar da 39 pra 52 deve ser um pouquinho maior, talvez uns 5w...
Se a torção lateral da corrente for igual entre 52 a catraca com a 39 e a catraca pode até ser, mas o meu problema é que se preciso descer da 19 pra uma 21 na 52 eu prefiro descer pra 39 na coroinha pq a torção lateral torna-se mto grande.
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Meu colega usou as KCNC de alumínio no trator dele e a conclusão foi que era uma bosta! Desgastou mais rápido que a original Shimano e fazia um barulho chato ao pedalar, ele nem esperou gastar de vez e deu um fim nelas!

Tiago, pode torcer a corrente que não tem problema não. Tem horas que a passada ideal (principalmente em subida) que é aquela marcha na 52x23, se você desce para a coroa menor nunca mais acha o passo! kkkkkk E o mechanico da Shimano falou que não tem problema! :vino1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Wanderson Mata
Membro

Post by Wanderson Mata »

marcoaleite wrote:Meu colega usou as KCNC de alumínio no trator dele e a conclusão foi que era uma bosta! Desgastou mais rápido que a original Shimano e fazia um barulho chato ao pedalar, ele nem esperou gastar de vez e deu um fim nelas!

Tiago, pode torcer a corrente que não tem problema não. Tem horas que a passada ideal (principalmente em subida) que é aquela marcha na 52x23, se você desce para a coroa menor nunca mais acha o passo! kkkkkk E o mechanico da Shimano falou que não tem problema! :vino1
Agora que tomo conhecimento :lance2
Agora a pouco no rolo senti um barulhinho diferente de metalxmetal, mas nada que atrapalhasse.
E achei (pode ser placebo), um giro mais limpo e a troca um tantinho mais ágil :cadel1 :cadel1 :cadel1
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Tiago, pode torcer a corrente que não tem problema não. Tem horas que a passada ideal (principalmente em subida) que é aquela marcha na 52x23, se você desce para a coroa menor nunca mais acha o passo! kkkkkk E o mechanico da Shimano falou que não tem problema! :vino1
Já ouvi essa tbm Marco, mas ouvi falar sobre isso no quesito durabilidade. Sobre perda da eficiência mecânica em função da torção eu não consegui achar a referência, mas uma vez foi postado lá no inominável. Pros meros mortais (tipo eu) esses watts a menos não devem fazer diferença, mas pro Tony Martin hehe.... :lol:
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

E o Tony Martin vai precisar cruzar corrente? hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Vocês estão muito fissurados por watts! kkkkkk A eficiência não altera em nada cruzando ou não a corrente, o tanto que cruza ali, na minha opinião, insignificante mecanicamente falando. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:Vocês estão muito fissurados por watts! kkkkkk A eficiência não altera em nada cruzando ou não a corrente, o tanto que cruza ali, na minha opinião, insignificante mecanicamente falando. ;)
Imagina se eu tivesse um PM! hahaha
Post Reply