Aerobar confortável para road, modificado com guidão de mtb

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
alexandre lopes
Membro
Posts: 61
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:28
Location: São José do Rio Preto - SP

Aerobar confortável para road, modificado com guidão de mtb

Post by alexandre lopes »

Olá pessoal,

Recentemente tinha comprado um aerobar da tranz x, mas não sei se sou muito grande, ou este modelo de clip da tranz X não foi muito bem projetado.

Tinha montado das 3 formas possíveis, com várias opções de avanço e sempre ficava desconfortável...

Olhando algumas fotos do race across america, acabei encontrando uma foto da bike do Jure Robic que acabou virando inspiração para o projeto.

Na verdade o que eu fiz, foi serrar um guidão de mtb ao meio, e serrar dois bar ends de mtb e montar ao estilo lego. rsss

A gambitech ficou perfeita, extremamente confortável e com boa aerodinâmica... A prova disso foi o giro de hoje, fiquei duas horas na posição aero.

Apesar da garoa que estava caindo, em menos de 1 hora girando no circuito alcancei o pelotão que estava + 2km á frente e após passar a turma, levei uma galera na roda por mais 1 hora.

Detalhe ... Girando de volantinho, sem fazer força nenhuma, com velocidade de cruzeiro 32km/h... http://app.strava.com/activities/55385303

Gostei demais do resultado e resolvi compartilhar por aqui. :D

Inspiração para o projeto.
Image

Clip original
Image

Clip modificado.
Image
Image
Image
Image
Image
Ravell
Membro
Posts: 211
Joined: Mon 06 May 2013 18:05
Nome Verdadeiro:: Alexey
Location: São Paulo-SP

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by Ravell »

essa é a ideia mesmo! por isso curto usar o clip na bike...dá pra ficar por muito tempo na ciclovia da marginal por exemplo, nessa posição :)
Image
TC
Membro
Posts: 77
Joined: Wed 08 May 2013 14:32
Location: Paranauê

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by TC »

É bom lembrar que ficar no clipe não necessariamente vai andar mais rápido. Depende muito mais da tua posição em cima da bike. Clipe alto assim servirá só pra isso, para descansar e alternar a posição, não para andar mais rápido. ;)

O Jure Robic usava mais para alternar a posição, descansando um pouco da posição anterior, mas não necessariamente para ter uma alto-rendimento, até porque a prova que ele participava era brutal, não tem como ficar na posição de performance mesmo.

Mas o projeto ficou legal, tenho um amigo que sempre quis um clipe alto assim. Só não entendi o que fez exatamente para prender o clipe no guidão.
alexandre lopes
Membro
Posts: 61
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:28
Location: São José do Rio Preto - SP

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by alexandre lopes »

Ravell wrote:essa é a ideia mesmo! por isso curto usar o clip na bike...dá pra ficar por muito tempo na ciclovia da marginal por exemplo, nessa posição :)
usar o clip reguladinho da uma boa diferenca. Hoje fiz mais duas horas de pedal, e me senti muito confortavel.


Hoje consegui a mesma velocidade de cruzeiro, fiquei nos 32km/h por duas horas so no volantinho.

O telefone comeu os acentos... Rss
Image
Image
alexandre lopes
Membro
Posts: 61
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:28
Location: São José do Rio Preto - SP

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by alexandre lopes »

TC wrote:É bom lembrar que ficar no clipe não necessariamente vai andar mais rápido. Depende muito mais da tua posição em cima da bike. Clipe alto assim servirá só pra isso, para descansar e alternar a posição, não para andar mais rápido. ;)

O Jure Robic usava mais para alternar a posição, descansando um pouco da posição anterior, mas não necessariamente para ter uma alto-rendimento, até porque a prova que ele participava era brutal, não tem como ficar na posição de performance mesmo.

Mas o projeto ficou legal, tenho um amigo que sempre quis um clipe alto assim. Só não entendi o que fez exatamente para prender o clipe no guidão.

Sempre treino sozinho, entao consegui sentir uma diferenca em relacao ao arrasto, principalmente em situacao com vento de frente.

Para fixar o guidao no clip, usei um chifre de boi para mtb .
Image
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by Papillon »

puts acabo de lembrar que meu clip deve ta jogado lá no elpídio...

das pouquíssimas vezes que me arrisquei a usar o clip achei muito confortável a posição mesmo com ele baixo, porém a posição das costas meio que muda a mecanica da pedalada e depois de pouco tempo me dava desconforto.
alexandre lopes
Membro
Posts: 61
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:28
Location: São José do Rio Preto - SP

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by alexandre lopes »

^
^

@TC,

Ontem de noite estava acessando o fórum do celular, e escrever no teclado é sofrível.. Acabei explicando resumidamente, por limitação da escrita no telefone.

Por incrível que pareça, nesta posição deu uma melhora muito boa na aerodinâmica aumentando a velocidade de cruzeiro.

De terça e quinta feira, tem dois pelotões que giram no mesmo circuito que faço com extensão de 4km. Os treinos dos pelotões são de no máximo 45~50 minutos dependendo da tocada (35~38km/h) Já andei no vácuo de ambos os pelotões, por isso sei a média horária deles.

Depois que mudei de posição para o aerobar, consegui alcançar um pelotão 2km á frente na segunda, sob a garoa.... E ontem ... Os caras pedalaram forte para dar uma volta em cima no finalzinho do treino.

Detalhe... Quem não parou e quis girar mais um pouquinho, acabou levando uma volta em menos de 2 voltas após eu ser ultrapassado...

Achei o ganho nesta posição muito boa, fico de olho em cada parcial do circuito em relação a outros ciclistas, para ir comparando o ganho ou perda.

Sobre a adaptação fiz o seguinte:

Usei os pad´s e presilha do clip da trans x, serrei dois bar ends (chifre de boi mtb) e fixei o guidão neles. Foi uma adaptação muito simples e bem rígida.

Recomendo!

Papillon wrote:puts acabo de lembrar que meu clip deve ta jogado lá no elpídio...

das pouquíssimas vezes que me arrisquei a usar o clip achei muito confortável a posição mesmo com ele baixo, porém a posição das costas meio que muda a mecanica da pedalada e depois de pouco tempo me dava desconforto.

Papillon,

Depois de ter montado de tudo que é jeito meu clip, os 3 grandes macetes para usar em bike road é o seguinte...

1- Abrir mais os pads: Quanto mais aberto melhor para a respiração.

2- Altura: Deixar os pads quase no nível do selin para conforto.

3- Banco: Ir fazendo micro ajustes trazendo o banco para frente, acho que esse é um dos grandes segredos.

Montando com este "setup" no fim das contas, não muda muita coisa na "musculatura da pedalada" eu sei que muda, mas não se sente.

Só rodei 120km esta começo de semana, sexta fecho meus 300km semanais e ai digo se as pernas estão sentindo ou não.

Mas pega o clip no Elpídio, que um dia você pode querer testar novamente.
Image
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by Magnus »

Eu li há um tempo que o ideal do clip é deixar as costas retas, paralelas ao solo. Nem mais baixo, nem mais alto que isso. Vou tentar lembrar onde foi que li isso...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by joaojuliomello »

A deda tem uns clips bem legais. Além disso rola uma marca gringa de clip com engate rápido pra por na road (tem no dcrainmaker o nome da marca)
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by Wanderson Mata »

Magnus wrote:Eu li há um tempo que o ideal do clip é deixar as costas retas, paralelas ao solo. Nem mais baixo, nem mais alto que isso. Vou tentar lembrar onde foi que li isso...
Está correto Magnus
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by tbortolotto »

Magnus wrote:Eu li há um tempo que o ideal do clip é deixar as costas retas, paralelas ao solo. Nem mais baixo, nem mais alto que isso. Vou tentar lembrar onde foi que li isso...
Eu discordo um pouco desse conceito. Sou mais adepto ao conceito de que a melhor posição no clipe (vamos chamar de posição aero) não é a que ofereça menor CdA (coeficiente de arrasto aerodinâmico), mas sim melhor W/CdA. De que adianta se colocar numa posição extremamente baixa e esguia (mais aero) e prejudicar a pedalada (e com isso a potência)?.

Compare o Tony Martin com o Wiggo. No visual, o Wiggo tem uma posição bem mais aero (=costas paralelas ao chão) que o Martin, mas no fim os caras andam pau a pau, pois o W/CdA dos caras devem ser bem próximos. Isso qdo W/Kg não influencia tbm! Vide a diferença entre os perfis e resultados do mundial de Ponferrada vs Florença.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by elgleidson »

Agora tá explicado porque meus TTs são tão fracos . Tudo culpa do clipe, que não me deixa numa boa posição pra despejar toda a minha potência :wigo1
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by Enkidu »

Mas tbm pode ser uma depilação mal feita. Ou orelhas de abano (deixe-as sempre dentro do capacete). Ou barriga de cerveja. Ou um topete revoltoso que insiste em ficar pra fora do capacete.

A aerodinâmica é uma ciencia com muitas variáveis...
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by PH »

tbortolotto wrote:
Magnus wrote:Eu li há um tempo que o ideal do clip é deixar as costas retas, paralelas ao solo. Nem mais baixo, nem mais alto que isso. Vou tentar lembrar onde foi que li isso...
Eu discordo um pouco desse conceito. Sou mais adepto ao conceito de que a melhor posição no clipe (vamos chamar de posição aero) não é a que ofereça menor CdA (coeficiente de arrasto aerodinâmico), mas sim melhor W/CdA. De que adianta se colocar numa posição extremamente baixa e esguia (mais aero) e prejudicar a pedalada (e com isso a potência)?.

Compare o Tony Martin com o Wiggo. No visual, o Wiggo tem uma posição bem mais aero (=costas paralelas ao chão) que o Martin, mas no fim os caras andam pau a pau, pois o W/CdA dos caras devem ser bem próximos. Isso qdo W/Kg não influencia tbm! Vide a diferença entre os perfis e resultados do mundial de Ponferrada vs Florença.

Mas perceba também que existe uma diferença morfológica entre os dois. O wiggins além de ser alto tem uma proporçao entre pernas e tronco que permite ficar com as costas "retas", já para o Tony martin fica sempre mais corcundinha.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by Magnus »

tbortolotto wrote:
Magnus wrote:Eu li há um tempo que o ideal do clip é deixar as costas retas, paralelas ao solo. Nem mais baixo, nem mais alto que isso. Vou tentar lembrar onde foi que li isso...
Eu discordo um pouco desse conceito. Sou mais adepto ao conceito de que a melhor posição no clipe (vamos chamar de posição aero) não é a que ofereça menor CdA (coeficiente de arrasto aerodinâmico), mas sim melhor W/CdA. De que adianta se colocar numa posição extremamente baixa e esguia (mais aero) e prejudicar a pedalada (e com isso a potência)?.

Compare o Tony Martin com o Wiggo. No visual, o Wiggo tem uma posição bem mais aero (=costas paralelas ao chão) que o Martin, mas no fim os caras andam pau a pau, pois o W/CdA dos caras devem ser bem próximos. Isso qdo W/Kg não influencia tbm! Vide a diferença entre os perfis e resultados do mundial de Ponferrada vs Florença.
Tiago, aerodinamicamente falando. É claro que certos detalhes físicos sempre vão influenciar. Olhe o que vc falou: "De que adianta se colocar numa posição extremamente baixa e esguia (mais aero) e prejudicar a pedalada (e com isso a potência)? ", se vc ficar com as costas paralelas ao solo, dificilmente estará inclinado demais a ponto de prejudicar a pedalada, pelo contrário.

ps.: Lembrei onde li isso , foi o Carmichael falando do Lance. Ele "disse" que o tio Lance não ficava nessa posição ideal, a que falei, porque tinha um problema na coluna, ou algo assim...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by tbortolotto »

PH wrote:Mas perceba também que existe uma diferença morfológica entre os dois. O wiggins além de ser alto tem uma proporçao entre pernas e tronco que permite ficar com as costas "retas", já para o Tony martin fica sempre mais corcundinha.
Uhum... verdade. Esteticamente falando, eu acho mto legal, mas nem sempre o mais "estiloso" é o melhor né? Vide o desempenho de Van Garderen e Castroviejo que tem posições ultra-low-aerodinâmicas, mas mesmo com CdA mínimo não conseguem bater o W/CdA de "corcundinhas" tipo Martin, Domoulin, Cancellara...

Image
Image
Image
Image
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by tbortolotto »

Magnus wrote:se vc ficar com as costas paralelas ao solo, dificilmente estará inclinado demais a ponto de prejudicar a pedalada, pelo contrário
Tem alguma referência concreta sobre isso? Eu acho que perda de potência por causa de uma posição aero mal balanceada acontece até com mais frequência doq se imagina, principalmente qm não tem trocentos recursos de fit e teste. Entre atletas semi-profissionais de Tri, por exemplo, é comum qdo se começa a competir/treinar.

Dá uma lida nesse material, é bem interessante:

http://bigbeartimetrial.com/aero-versus-power/" target="_blank
http://www.bikeradar.com/gear/article/a ... ing-31165/" target="_blank
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Aerobar confortável para road, modificado com guidão de

Post by marcoaleite »

O Castroviejo está muito trash na bike, se frear forte rala o queixo no pneu!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Post Reply