Pessoal, aproveitando a sabedoria dos senhores, gostaria de saber quando eu preciso trocar a coroa do pedivela? ou melhor, tem como trocar?
Comprei um pédivela usado ULTEGRA 6600 53/39, mas hoje dando uma olhada parece que os "dentes" já estão meio tortos.
Quando eu preciso trocar? qual o sintoma? ele é BCD 130MM? é só comprar e colocar?
IBAGENS
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Um teste que pode fazer é puxar a corrente com a mão (na posição das 3h olhando a coroa de lado) e tentar desencaixa-la da coroa, se conseguir está gasta.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Marcelo Marino wrote:Coroa dura muito, coisa de 20.000km.
Um teste que pode fazer é puxar a corrente com a mão (na posição das 3h olhando a coroa de lado) e tentar desencaixa-la da coroa, se conseguir está gasta.
Caramba Marino, num intindi.. sério. rsrs
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Olhando sua bicicleta de lado (do lado da coroa). Imagina que a coroa é um relógio. Aí você tenta tirar a corrente da coroa com as mãos (puxa para a direita e empurra para trás) na posição das 3h do relógio.
Se conseguir desencaixar alguns elos dos dentes da coroa facilmente eles estão gastos.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Pelas suas fotos os dentes já estão com algum desgaste visível (falta de simetria, formato de barbatana de tubarão com um lado da curva entre as pontas bem diferente do outro. Compare com a foto de uma coroa nova: http://www.chainreactioncycles.com/br/e ... -prod18486
Os sintomas de coroa gasta são: corrente escapando (girando em falso) ao pedalar mais forte ou em pé, e correntes e cassetes desgastando muito mais rápido que o normal.
Os 20000 km que o Marino falou são para inutilizar um set de coroas usando uma corrente só, deixando passar do limite de desgaste. Trocando a corrente sempre que ela atinge a medida de desgaste (1.0 das ferramentas de medida), em princípio as coroas são eternas.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
A tua ainda roda muito... está um pouco gasta, como o Bergo falou, você vê que os dentes estão um pouco "cavados", mas isso é desgaste normal, roda muito ainda, fica tranquilo..
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino wrote:Sabia que ia ficar complicado de explicar.
Olhando sua bicicleta de lado (do lado da coroa). Imagina que a coroa é um relógio. Aí você tenta tirar a corrente da coroa com as mãos (puxa para a direita e empurra para trás) na posição das 3h do relógio.
Se conseguir desencaixar alguns elos dos dentes da coroa facilmente eles estão gastos.
Marino, ela escapar nesse teste não pode ser desgaste da corrente?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino wrote:Sabia que ia ficar complicado de explicar.
Olhando sua bicicleta de lado (do lado da coroa). Imagina que a coroa é um relógio. Aí você tenta tirar a corrente da coroa com as mãos (puxa para a direita e empurra para trás) na posição das 3h do relógio.
Se conseguir desencaixar alguns elos dos dentes da coroa facilmente eles estão gastos.
Marino, ela escapar nesse teste não pode ser desgaste da corrente?
Talvez se estiver muito gasta, mas se o desgaste estiver dentro do normal não.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
pugpugpug wrote:essa coroa da foto tá praticamente nova, essa assimetria existe na zero km também, alguns dentes são mais baixos para facilitar o engate.
a coroa fica gasta quando fica vai ficando "pontiaguda"
Não sabia dessa assimetria, valeu pug
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Pessoal, estou com um problema, de uns tempos pra cá.. quando eu dou uma pedalada com uma força maior ou quando giro em pé em uma marcha pesada, ele da tipo um estalo na região do pé de vela/coroa e parece que dá uma pequena giradinha em falso, o cambio traseiro ta um pouco desregulado também.
Vocês acham que isso é devido a desregulagem do cambio ou é um problema na coroa ou pé de vela ?
O meu tava fazendo esse mesmo barulho há cerca de 1 mes, levei a bike pra uma revisão e avisei do barulho pro mecanico, no meu faltava um pouco de lubrificação,voltou um brinco e, sei que ocorre com alguns BB30, do movimento central girar quando fazemos força, vi relato de um outro forista aqui mesmo em outro topico, nao sei se era o de quadros china ou algum especifico de movimento central, em resumo, se o movimento estiver girando voce resolve ou colocando uma camada fina de araldite no quadro entre o quadro e o movimento central (o que deixa o vao do movimento central um pouco menor e o movimento acaba por travar, ou voce usa algum tipo de loctite (nao lembro o numero exato acho que o 607 tem que procurar na busca do forum pra ter certeza) diretamente grudando o movimento central no vao de encaixe, use somente um ou o outro, porque voce dilui eles com alcool de cozinha aquele que tem uma graduação alta.
Se não for isso pode ser que a sua corrente esteja já muito gasta e está na hora de trocar, qual a quilometragem dela? E das coroas? Tente ver se quando voce fizer força (pode colocar numa marcha leve) sentado percebe olhando diretamente no K7 se a corrente pula dele...
Mas eu acredito que o grupo inteiro esteja novo, apesar que a corrente as vezes pula de marcha mesmo mas eu achava que era devido ao cambio desregulado...
Eu acho que o problema esteja no movimento central mesmo que também pode ser lubrificação, porque a antiga dono disse que ela estava muito tempo parada e eu comprei faz três meses e nunca lubrifiquei !