Seguinte, comprei uma bike de triathlon a ela veio com as rodas da Spinergy, não consegui nenhuma informação de nada sobre essas rodas na internet, muito menos outras iguais para vender.
Alguém conhece?
Saberiam informar o valor delas usadas?
A UCI considerava elas perigosas para largada em massa (pelotão) assim só podem ser usadas oficialmente em provas de contra o relógio ou triatlo.
1.3.018 Wheels of the bicycle may vary in diameter between 70 cm maximum and 55 cm
minimum, including the tyre. For the cyclo-cross bicycle the width of the tyre (measured
between the widest parts) shall not exceed 33 mm and it may not incorporate any form
of spike or stud.
For massed start competitions in the disciplines road and cyclo-cross, only wheel
designs granted prior approval by the UCI may be used. Wheels shall have at least 12
spokes; spokes can be round, flattened or oval, as far as no dimension of their sections
exceeds 10 mm.
In order to be granted approval wheels must have been subjected to the Vertical Drop
Test which consists of:
Test method: Vertical Drop Test
Vertical drop test (neutralization of the rebound of the anvil)
Energy level:
40 Joules
Impact striker geometry:
Flat steel anvil, the impact surface is covered with a silicone rubber pad of 20mm
thickness (Hardness Shore A=50 +/- 5, Compression set of 40% acc. To ASTM D395
Methode B). The rubber pad requires to be undamaged.
Impact mass:
Range of 6 – 10 kg
Energy must always remain at 40 Joules at the hit with a +/- 5% tolerance.
Hitting point:
- One hit at 90° from valve hole, adjusted to have the impact point of anvil between
the spokes
In order to be certified as passed, the alloy and/or carbon wheels shall have
- No visible cracks or delamination
- No change in lateral profile or in lateral run out in excess of 1.0mm
- No change in radial profile or in radial run out in excess of 1.0mm
Wheels which meet the definition of traditional wheels do not need to be certified.
Definition of Traditional wheels:
Criteria:
Rim height: Less than 25 mm
Rim material: Alloy Spokes: Minimum of 20 steel spokes which are detachable
General: All components must be identifiable and commercially available
In track competition, the use of a front disc wheel is only permitted in the specialities
against the clock.
Notwithstanding this article, the choice and use of wheels remains subject to articles
1.3.001 to 1.3.003.
(text modified on 01.01.02; 01.01.03; 01.09.03; 01.01.05; 01.07.10; 01.10.13; 01.01.16)
Segundo o canal GCN, as Spinergy foram banidas depois que um coelho foi morto após ser atropelado em uma corrida de Ciclocross. Parece que o pobre animal foi degolado.
O termo banido talvez seja pesado ai no português, por isso costumo traduzir como vetado. Em fato elas não são aprovadas para uso em largadas em grupo para ciclismo de estrada nas modalidades UCI.
Modalidades como triatlo já utilizam outro conjunto de regras.
luciano_oz wrote:A pergunta é: essas rodas são boas??? Seguram bem a velocidade?
Acho elas demais de bonitas e em uma TT, mais ainda!
abraços
Ainda não testei elas, vou mandar fazer uma revisão nelas na próxima semana. ae vou colocar-las na bike pra ver qual é.
Assim que testar posto o resultado.
Hoje mexendo nas rodas para mandar para manutenção, dar uma geral para começar a usar, eis a surpresa.
A dianteira é clincler e a traseira é tubular, heheheheh.
nunca usei roda nem pneu tubular, acho muito complicado a troca e manutenção em caso de furo. Agora vou ter que ver o que fazer.
Alguém tem alguma dica para o novato aqui? Qual calibragem usar, já que no pneu não te nenhuma informação?
tubular eh mto bom bobi, inclusive comprei um par de rodas de carbono pra provas.
a rolagem eh mto diferente, eu acho muito melhor, mas se furar tchau pneu
tubular é colado na roda
de manutenção nao tem nada de diferente em relacao as clinchers, somente mesmo essa questao do pneu
calibragem eu vou usar uns 130-140psi, mas ja ouvi relatos de pneus q enchem a 160psi
o cara q te vendeu a bike poderia ter te falado isso, enfim
Valeu pelas dicas e informações.....mas daqui as alguns dias vou colocar as rodas para venda, não tem pq ficar com o jogo de rodas parado, ainda mais com pneu tubular.
Agora eles estão na manutenção e vou entrega-las já com manutenção feita e perfeitas.
Daqui a alguns dias nos classificados,