Prova Olímpica de Contra Relógio

Com alguns dias de descanso desde a épica prova de ciclismo de estrada, a prova de contra relógio irá passar pelo cicruito do Grumari, o mesmo que foi parte da prova de estrada. A competição feminina terá uma volta de 29.9km enquanto a masculina duas voltas totalizando 54.6km.

O circuito que liga a Barra ao Pontal na zona oeste do Rio é belíssimo, passa por duas subidas curtas mas dsuras (Grumari com 124m e Grota Funda com 166m) além de uma pequena rampa de 50m. A subida do Grumari tem 1.3km mas com paredes de até 18%, já a Grota Funda tem 2.1km e inclinação mais gradual com média de 6.8%.

 

 

A expectativa é de temperaturas baixas com possibilidade de chuva, entre as mulheres a lenda americana Kristin Armstrong que foi ouro em Londres e Pequim chega aos 43 anos ainda como candidata, embora a holandesa atual campeã de contra-relógio mundial Ellen van Dijk seja o nome mais cotado para o ouro, junto com a neozelandeza Linda Villumsen que é a aposta aqui do editor do Pelote.

Na prova masculina o nome a ser batido é Tom Dumoulin, o circuito parece ter sido feito na medida para o holandês, Tony Martin, Rohan Dennis, Froome e Cancelara são outros candidatos fortíssimos, por fora coloco três nomes menos cotados mas vejo como possíveis medalhistas, o bielorusso Kiryenka, o polonês Kwiatkowski e o suíço Fabian Cancellara.

A prova terá transmissão pela SPORTV e pela ESPN.