Tejay vence e Dumoulin fala grosso!

Em etapa com muita tática, Tejay Vangarden ganha pela primeira vez uma etapa Grand Tour com Mikel Landa em segundo e Pinot em terceiro. A surpresa ficou pela forma como que Dumoulin conseguiu neutralizar os ataques de Quintana e Nibali, os confrontando não só na escalada como na entrevista pós prova.

“A estratégia deles [Nibali e Quintana] foi estranha hoje, pois agora até o pódio deles esta em risco e eu espero que eles percam isso”

Com 137km entre Moena e Ortisei a etapa teve cinco montanhas categorizadas começando Passo Pordoi de primeira categoria, Valaparola e Grodnerjoch de segunda categoria, Passo Pinei  de terceira categoria e fechando a etapa Pontives de primeira categoria e um final em descida.

Logo no princípio de escalada de Pordoi o pelote deu aquela quebrada numa sequência de ataques e por fim Mikel Landa atacou levando consigo Omar Fraile, Diego Rosa e outros, no topo da montanha Diego Rosa venceu a meta de montanha com 47″ para o grupo do maglia rosa, a fuga tinha Plaza Molina, Siutsou, Landa e Tejay e um grande grupo de perseguidores tentava se juntar a eles. Na sequência a subida para Valaparola e a fuga tinha cerca de trinta pilotos e passava pelo topo com dois minutos de vantagem com Fraile conquistando a meta e Landa em segundo.

Durante a terceira montanha do dia Quintana fez seu movimento, primeiro esticou o grupo do maglia rosa queimando seus gregários, depois começou uma sequência de ataques todos eles prontamente respondidos por Dumoulin que seguia sem gregários e com Nibali em sua roda, que por sua vez foi o próximo a tentar descolar do grupo com Dumoulin combatendo, veio uma descida e novamente subida, lá na frente Landa e Tejay atacaram da fuga abrindo uma vantagem confortável. O próximo ataque partiu de Pinot e Kruijswijk que deixaram o grupo maglia rosa reduzido ao trio Dumoulin, Quintana e Nibali, Dumoulin sinalizava para revezar com Quintana e Nibali que davam de ombro, mostrando que tinha lenha para queimar tentou por duas vezes deixar a dupla para trás mas ai teve reação e Nibali marcou Dumoulin.

No final uma pequena descida para chegada e Tejay entrou por dentro na última curva e “jantou” Landa que mais uma vez amargou o segundo lugar, na perseguição Pinot bateu Pozzovivo  conquistando o terceiro lugar e o bônus de dois segundos.

Confira os dez primeiros na etapa:

1 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team 3:54:04
2 Mikel Landa (Spa) Team Sky
3 Thibaut Pinot (Fra) FDJ 0:00:08
4 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale
5 Jan Hirt (Cze) CCC Sprandi Polkowice 0:00:11
6 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin 0:00:24
7 Steven Kruijswijk (Ned) Team LottoNl-Jumbo 0:00:34
8 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
9 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb 0:01:06
10 Nairo Quintana (Col) Movistar Team

Com isso a classificação geral agora tem uma disputa mais aberta pelo pódiocom os seis primeiros colocados na casa de dois minutos de desvantagem.

1 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb 80:00:48
2 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:31
3 Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida 0:01:12
4 Thibaut Pinot (Fra) FDJ 0:01:36
5 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin 0:01:58
6 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:02:07
7 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo 0:03:17
8 Steven Kruijswijk (Ned) Team LottoNl-Jumbo 0:05:48
9 Adam Yates (GBr) Orica-Scott 0:07:06
10 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors 0:07:24

 

Deixe uma resposta