Sense Bike Tour – São Paulo ganha novo passeio turístico cultural

Ministério da Cidadania, Sense Bike e Shimano lançam rota gratuita de bicicleta pelo centro novo da capital realizada pelo Bike Tour SP. O lazer inclui veículos para pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais.

Abril de 2019 – No próximo sábado, 13 de abril, São Paulo ganhará uma nova opção de passeio turístico e cultural. Trata-se de um roteiro de bicicleta que percorrerá 6 km pelo Centro Novo de São Paulo, com 21 paradas nas principais atrações da região. A novidade é uma iniciativa de empresas que tem relação direta com a bicicleta: a fabricante Sense Bike, a empresa de componentes e acessórios Shimano, e a associação especializada em passeio de duas rodas, o Bike Tour SP.

A mais nova opção turística ocorrerá todos os sábados, saindo da Praça das Artes – localizada na Avenida São João, 281 – em quatro horários: 9h, 11h, 13h e 15h. Serão grupos de até 15 pessoas, acompanhados por monitores que contarão a história, a cultura e as curiosidades de 25 pontos turísticos. Tudo apresentado em português e inglês para atender também o turista estrangeiro. E não há necessidade de levar bicicleta, pois a estrutura conta com 15 bikes Sense Move disponibilizadas aos participantes, além de equipamentos de segurança, como capacetes e coletes de identificação.

Roteiro – O percurso abrange o chamado Centro Novo, área localizada a partir do Vale do Anhangabaú, tendo no Viaduto do Chá seu grande divisor. Seu nome tem relação com o final do século XIX e início do século XX, quando a região era sinônimo de prosperidade e representava o bom momento econômico da cidade, impulsionada pela produção cafeeira e chegada da ferrovia, da industrialização e dos imigrantes. A construção de prédios icônicos e edifícios que seguiam o Art Déco, movimento arquitetônico em alta na época, é hoje uma forte característica da região.

“Procuramos montar uma rota que aliasse cultura, acessibilidade e segurança ao ciclista. Por isso, a maioria do trajeto é plano, utilizando a malha cicloviária já existente no centro da cidade e explorando toda a riqueza de sua arquitetura”, informa Daniel Moral, responsável pelo Bike Tour SP.

Entre os pontos turísticos estão a Praça das Artes, o SESC 24 de Maio, o Teatro Municipal de São Paulo, o Bar dos Arcos, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a Galeria Metrópole, os edifícios Itália e COPAN, a Gastronomia no Centro, a Praça da República, o Minhocão, a Praça Princesa Isabel, a Estação Júlio Prestes e Sala São Paulo, o Museu da Resistência, a Estação Pinacoteca, a Pinacoteca do Estado, a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa, o Parque da Luz, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santa Efigênia, o Largo do Paiçandu, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e as Galerias Olido e do Rock.

“O projeto do Bike Tour vem fortalecer o uso da bicicleta como um modal de transporte com a cara dos grandes centros urbanos, ao mesmo tempo em que se estimula o conhecimento e a cultura. De forma leve e divertida até para aquelas pessoas que não têm costume de pedalar frequentemente”, comenta Henrique Ribeiro, CEO da Sense Bike.

Passeio Inclusivo

Além de incentivar a prática esportiva e cultural, todo o projeto, que tem o apoio do Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet, foi planejado de forma a contribuir com a sociedade e ser inclusivo, pois as empresas entendem que ajudar o próximo é muito necessário.

O passeio é gratuito. Para ingressar na pedalada, basta se inscrever antecipadamente pelo site centronovo.biketoursp.com.br e levar 2 quilos de alimentos não-perecíveis por participante. Os donativos arrecadados serão repassados para duas instituições que auxiliam centenas de famílias carentes, incluindo um trabalho com adultos em situação de rua e crianças carentes que moram na região do Centro: o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes (NABEM – nabemsp.com) e o Clube de Esperança Nova Aurora (CENA – missaocena.com.br).
A rota contará ainda com um triciclo trenzinho que comportará pessoas com deficiência, idosos e mobilidade reduzida. E também foram colocados 10 tablets acoplados nas bicicletas que contará com acessibilidade em libras.

Bike Tour SP – Centro Novo – atrações

Sobre a Sense Bike

Parte da Lagoa Participações – grupo mineiro que desde 1981 investe no universo de duas rodas – a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2012, foram lançados os três primeiros modelos de bicicletas elétricas, com tecnologia de pedal assistido.

Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).

A Sense Bike foi escolhida consecutivamente como a Melhor Marca Nacional de Bicicletas, recebendo da Revista Bike Action o prêmio Guidão de Ouro. A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

http://sensebike.com.br/

Sobre a Shimano

Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo e hoje contato com a força de distribuição e marketing da Blue Cycle, que faz toda logística de importação e venda dos produtos da marca no Brasil, além de Bikefitting.com, Capacetes Lazer, PRO, Pneus Schwalbe e Elite.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Sobre o Bike Tour SP

Fundado em 17/05/2013, pelos irmãos André e Daniel Moral, o Bike Tour SP é um passeio de bicicleta gratuito formado por grupos de até 15 pessoas que pedalam acompanhados por dois monitores e com um equipamento de áudio, o AudioTour, que informa dados e curiosidades dos pontos culturais visitados, em português e inglês.

O projeto já levou mais de 60 mil pessoas para conhecer os principais atrativos culturais e históricos da capital paulistana. Com 6 opções de roteiros espalhados pela cidade, o Bike Tour SP empresta a bicicleta para o participante e os equipamentos de segurança. Os roteiros oferecidos passam pelo Centro Novo (novo roteiro), Av. Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Velho e Vila Madalena. Destinados a um público que vai de ciclistas urbanos até crianças, os tours utilizam, na maioria do tempo, a estrutura de ciclovias e ciclofaixas da cidade, e podem ser realizados até por quem não pedala há algum tempo.

“Nossa ideia é que o passeio seja inclusivo, por isso prestamos bastante atenção à altimetria dos percursos. Na rota Vila Madalena, por exemplo, os tours são feitos com bicicletas elétricas, que facilitam a atividade para pessoas de todas as idades”, explica André Moral.

A única contrapartida pedida aos participantes é a doação de 2 quilos de alimentos não-perecíveis, destinados ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, instituição que ajuda mais de 300 famílias
carentes em São Paulo e na região do Vale do Ribeira, e à Missão Cena, que auxilia crianças e adultos em situação de risco na região conhecida como Cracolândia. Para fazer a sua inscrição e saber mais sobre datas e horários, acesse: www.biketoursp.com.br. Realização – Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal

GWA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.