Richie Porte vence e Henao é líder na Paris Nice

Luiz Papillon

Uma etapa duríssima marcou o penúltimo dia da Pari Nice 2017, com 177km entre Nice e Col de La Couillole com três montanhas de Cat1 e uma de Cat2, foi um dia terrível para os pilotos “da casa”, Alaphillipe sobrou miseravelmente perdendo a liderança, Tony Gallopin não conseguiu acompanhar também o rítmo e ficou para trás. Bom para o colombiano Sergio Henao da Sky e o veterano escalador Alberto Contador que passaram a liderar a prova.

Logo no início de etapa uma subida de segunda categoria, a Côte de Gattières e logo na sequência uma de primeira categoria a Col de Vence. Na primeira fuga do dia, Calmejane e Domont disputando a camisa de montanha abriram vantagem tendo Omar Fraile, Jan Polanc e Delio Fernandez em companhia, Calmejane venceu a primeira meta de sprint com Domont em segundo e Polanc em terceiro, com vantagem de um minuto sobre o pelote. Durante o pequeno trecho plano, Perichon da Fortuneo ataca solo do pelote buscando a fuga, na subida da Col de Vence, a fuga tem quase cinco minutos de vantagem para o pelote com Perichon solo dois minutos atrás, no topo Calmejane conquista novamente a meta com 30s de vantagem sobre Domont e 4’10” para o pelote.

Durante a descida da Col de Vence, Perichon alcança a fuga, agora são seis os escapados e a vantagem para o pelote fica na casa dos três minutos, com 62km para o final Calmejane ataca sozinho e estabelece uma vantagem de 30s sobre a fuga, mantendo três minutos sobre o pelote, a fuga começa a trabalhar para buscar Calmejane e  Omar Fraile acaba sobrando do grupo, com 47km par o final Calmejane mantinha 1’25” para Domont/Delio Fernandez, 2’10” para Perichon/Polanc e 3’10” para o pelote, um pouco adiante Jakob Fuglsang da Astana ataca do pelote e alcança Domont/Fernandez e seguem perseguindo Calmejane, chegam assim na Col St Martin, chegando no topo com Calmejane conquistando os pontos de meta e o pelote englobando a fuga com Finetto a 45s sendo o segundo.

Restavam 20km de prova, Calmejane mantinha 40s sobre o pelote, uma longa descida e viria subida monstruosa de Col de La Cuillole, era o momento dos líderes mostrarem serviço, logo nos primeiros metros de subida, Jarlinson Pantano da Trek assume a cabeça do pelote e começa a puxar, ainda faltavam 10km de subida e o camisa amarela Julian Alaphilippe sobrava do grupo lider, Calmejane foi absorvido pelos líderes e um grupo com treze pilotos liderava, entre eles Porte, Pantano, Contador, Dan Martin e Henao.

Com 3km para o final Richie Porte tenta duas vezes partir mas Contador o segue e Porte desiste, um pouco adiante ele tenta novamente e Contador não consegue responder e segue subindo ao lado do colombiano Sergio Henao, entram assim nos 2km finais com Porte liderando com 20s sobre a dupla Contador/Henao e mais 20s sobre Dan Martin, nesse momento Alaphilippe sofria uma perda enorme, irrecuperável seu sembante era um misto de dor, cansaço e desespero.

Entram no km final, Porte segue solo para vitória, Contador deixa Henao para trás e conquista um importante segundo lugar, Dan Martin fecha em terceiro e Sergio Henao em quarto. A camisa amarela troca de mãos, e agora Sergio Henao tem 30s de vantagem para Dan Martin e 31s para Contador, muito difícil ele perder essa prova.

Veja os melhores momentos da etapa:

Confira a classificação da sétima etapa:

1 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 05:01:35
2 Alberto Contador (Spa) Trek – Segafredo 00:00:21
3 Daniel Martin (Irl) Quick – Step Floors 00:00:32
4 Sergio Henao Montoya (Col) Team Sky 00:00:32
5 Jon Izaguirre Insausti (Spa) Bahrain – Merida 00:00:55
6 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team 00:01:07
7 Pierre-Roger Latour (Fra) Ag2r La Mondiale 00:01:11
8 Ilnur Zakarin (Rus) Team Katusha Alpecin 00:01:21
9 Marc Soler Gimenez (Spa) Movistar Team 00:01:21
10 Gorka Izaguirre Insausti (Spa) Movistar Team 00:01:21

 

E a luta pela camisa amarela:

1 Sergio Henao Montoya (Col) Team Sky 27:01:15
2 Daniel Martin (Irl) Quick – Step Floors 00:00:30
3 Alberto Contador (Spa) Trek – Segafredo 00:00:31
4 Gorka Izaguirre Insausti (Spa) Movistar Team 00:01:00
5 Julian Alaphilippe (Fra) Quick – Step Floors 00:01:22
6 Ilnur Zakarin (Rus) Team Katusha Alpecin 00:01:34
7 Jon Izaguirre Insausti (Spa) Bahrain – Merida 00:01:41
8 Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal 00:03:22
9 Barguil Warren (Fra) Team Sunweb 00:04:07
10 Simon Yates (GBr) Orica – Scott 00:04:39

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Sergio Henao ganha Paris Nice 2017

Em um dia espetacular, Sergio Henao conquistou a Paris Nice,  Alberto Contador fez uma etapa fantástica mas foi batido no final pelo conterrâneo De La Cruz da Quick Step, Soler da Movistar foi terceiro na etapa. Henao recebeu o bouquet de vencedor das mãos de Eddy Merckx, Contador foi o […]

Receba as novidades em seu e-mail