Revisão Gratuita de Bicicletas promovida pela Abraciclo em São Paulo

Luiz Papillon

Amanhã é comemorado o Dia Nacional do Ciclista, e a ABRACICLO promoverá uma ação com foco na manutenção da bicicleta. Operado pelo Instituto Ciclo Br, dois mecânicos estarão prestando assistência com reparos emergências e check-up dos principais itens das bicicletas, como regulagens e lubrificação de correntes e freios, câmbios e conserto de câmera de ar. De acordo com João Ludgero, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, esta iniciativa é importante devido ao uso crescente de bicicletas nas cidades e a necessidade dos ciclistas serem conscientizados sobre a realização dos deslocamentos com segurança.

 

Ação em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista
Data: 19 de agosto de 2018
Horário: Das 9h às 16h30
Local: ao longo da Avenida Sumaré, Zona Oeste de São Paulo (SP)

 

Perfil do ciclista

Esta necessidade de conscientização fica mais evidente diante dos resultados apresentados pela 2ª edição da Pesquisa Transporte Ativo, institulada Perfil do Ciclista 2018 e realizada entre setembro de 2017 e abril do presente ano pela ONG Transporte Ativo. O levantamento envolveu 7.664 ciclistas de 25 cidades brasileiras, três da Argentina e quatro da Colômbia. Especificamente no Brasil, a pesquisa revela que 82,5% dos ciclistas pedalam cinco ou mais dias por semana, 59% usam a bicicleta como meio de transporte há mais de cinco anos e 55% levam entre 10 e 30 minutos nos deslocamentos urbanos. Quanto ao perfil socioeconômico, 40,3% deles têm renda entre um a dois salários mínimos.
Em item de múltipla escolha, a pesquisa mostra os quatro principais destinos nos deslocamentos urbanos dos ciclistas brasileiros, a saber: 75,8% para o trabalho, 61,9% para lazer, 55,7% para fazer compras em geral e 25,4% para ir à escola ou faculdade.

As principais motivações para começar a utilizar a bicicleta como modo de transporte urbano são a rapidez e praticidade proporcionadas pelo veículo (38,4%), segundo o levantamento. O estudo também mostra que os dois principais problemas enfrentados pelos ciclistas nas cidades brasileiras são a segurança no trânsito (40,8%) e as condições da infraestrutura (37,9%).

“Há uma busca cada vez mais constante por soluções de mobilidade com qualidade e eficiência, além da identificação deste público com um trânsito mais humano e saudável”, diz João Ludgero.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 42 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais 12 mil empregos diretos no PIM.

A frota nacional de Bicicletas é superior a 70 milhões de bicicletas, a produção anual em 2017 foi de 2,5 milhões de unidades com o país se estabelecendo como o 4º maior produtor de bicicletas no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Bike Brasil, festival de bicicletas conta com novidades no setor, shows e provas de ciclismo!

O festival Bike Brasil acontecerá no próximo final de semana de 24 a 26 de agosto no São Paulo Expo na rodovia dos Imigrantes ao lado do Parque Zoológico e Jardim Botânico de São Paulo. Com fácil acesso e transporte gratuito a partir do metrô Jabaquara o festival Bike Brasil […]

Receba as novidades em seu e-mail