No mês da mobilidade USP segrega bicicletas!

Luiz Papillon

O mês de setembro é celebrado mundialmente com propostas inovadoras acerca da mobilidade no trânsito, uso e incentivo a modais alternativos de transporte, o fato ocorrido hoje na Universidade de São Paulo, maior fomentadora em produção de pesquisa científica na América do Sul, vem escancarar a necessidade de precisarmos falar sobre mobilidade. A USP engatou a ré e foi na contramão ao proibir que ciclistas passem por uma rua, com a desculpa do “é perigoso” e “motoristas reclamaram” a USP vetou bicicletas na rua do Matão.

Reprodução: Jornal do Campus

Ou seja para permitir que veículos trafeguem em velocidade mais elevada sem precisar reduzir a velocidade na ultrapassagem a ciclistas, a USP proíbe bicicletas relocando um veículo com segurança para intimidar e impedir a circulação pela via. O fato de ocorrer um ou outro acidente deveria ser observado não pela ótica segregadora e sim por um viés da compreensão e tomar medidas para se evitar acidentes de forma a não restringir a mobilidade.

Analogamente utilizar a mesma linha de pensamento adotada pela prefeitura do Campus Capital, proibir automóveis de circular pouparia a vida de 60.000 pessoas por ano no Brasil, mas seria insana essa medida. Como é insana a restrição de circulação de bicicletas em qualquer via pública.

Reprodução Jornal do Campus

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Sunweb vence Mundial de contra relógio feminino

A equipe Sunweb venceu o mundial feminino, as seis ciclistas fecharam os 42km com 55’42”, vencendo a favorita Boels Dolmans por 12″, a Cervelo-Bigla ficou com o terceiro lugar 28 segundos atrás. As campeãs mundiais são as holandesas Lucinda Brand, Sabrina Stultiens, Ellen Van Dijk e Floortje Mackaij, a canadense […]

Receba as novidades em seu e-mail