Nibali, campeão do Giro 2016!

Luiz Papillon

Hoje a penúltima etapa do Giro 2016 partiu de Guillestre a Sant’anna di Vinadio por 134km, da pequena cidade no sul da França voltando a Italia na província de Cuneo no Piemonte, passando por uma serra pesadíssima passando por Col de Vars montanha de categoria 1 logo na largada, depois o Col de La Bonette, também categoria 1, saindo da França e entrando na Italia mais uma subida de categoria 1, a Colle Della Lombarda e chegando em Sant’anna di Vinaddio em uma subida de categoria 3.

T15_MadonnaDC_2_alt

Ao contrário até do que foi divulgado na narração, a etapa não foi “rápida”, a previsão da dureza da etapa fez a organização antecipar a largada para enquadrar a chegada no horário da TV, largaram as 12:56 horário local.

Nos rescaldos da etapa de ontem, radiografias confirmaram uma costela quebrada para Kruijswijk que mesmo assim largou, só de pensar que um atleta de futebol ficaria meses parado, o sujeito tem não só de amar mas respeitar demais esse esporte!

Logo no começo a fuga inicial com Viconti, Nieve, Cunego, Kangert e Foliforov começou a escalada do Col de Vars, juntaram-se a eles Taaramae, Atapuma a Dombrowski, na primeira montanha a meta teve mais uma vez Stefen Denifl em primeiro com Atapuma e Nieve na sequência, ai já com 6’58” de vantagem para o pelote.

Na última descida Taaramae (KAT) atacou, abriu uma distância segura para seu Atapuma (BMC) e venceu com 52″ de vantagem, Dombrowski (CPT) foi o 3º e Mikel Nieve (Sky) o 4º.

giro-20c

Na escalada do Col de La Bonette tivemos Nieve, Taaramae, Foliforov, Atapuma e Dombrowski na meta de montanha, com Grambilla e Denifl os perseguindo 3’37″atrás e o pelote com o camisa rosa já a mais de 10′ de desvantagem, a luta pela vitória ficaria para a fuga, enquanto no pelote esperava-se o movimento de ataque. Kruijswijk já estava sozinho enquanto Chaves, Valverde e Nibali tinham gregários não só consigo como na fuga, Visconti esperou Valverde para ajudar na última subida, enquanto Nibali foi soberbo, dessa vez com as pernas e não com a boca, Nibali imprimiu ataque atrás de ataque um ritmo inalcançável para Chaves, fez uma descida perfeita e não só tirou o minuto de desvantagem para Chaves, mas colocou mais 52′ de vantagem.

No final o pódio ficou definido com Nibali, Chaves e Valverde, enquanto o forte Kruijswijk ficou com o 4º lugar.

giro-20gc

 

Vicenzo Nibali assume a camisa rosa na penúltima etapa do Giro 2016, agora só um desastre total tira a vitória do Tubarão de Messina.

 

Também ficaram definidas a camisa vermelha de sprinter, com Nizzolo Giacomo da Tinkoff em 1º, Diego Ulissi da Lampre em 2º e Matteo Trentin em 3º, a camisa azul de escalador fica com Mikel Nieve (Sky) com Damiano Cunego (Nipo) em 2º e Darwin Atapuma (BMC) em terceiro. A camisa branca já estava definida e fica com Bob Jungels da Etixx que fecha o Giro deixando de ser uma promessa e entrando para a realidade dos competidores mais fortes a classificação geral.

 

Voltamos logo mais com o vídeo dos melhores momentos.

 

Next Post

Motos derrubam pelote no Tour da Bélgica

Durante uma descida na 3ª etapa do Tour da Bélgica, uma moto da organização colidiu em outra parada que foi lançada em direção ao pelote descendo a toda. Inicialmente a etapa foi neutralizada e depois cancelada. Enquanto a etapa estava neutralizada, Enrico Gasparatto declarou: Nós não queremos correr. Nos também somos […]

Receba as novidades em seu e-mail