Nibali vence Etapa Rainha em dia de grande azar de Dumoulin

Muda tudo no Giro 2017! Após um chamado da natureza – sim, Dumoulin parou para ir no matinho – Nibali atacou na subida, desceu para Bormio junto com Mikel Landa para vencer a etapa e descontar 2′ de tempo para Dumoulin que manteve a maglia rosa por muito pouco. Quintana não atacou em nenhum momento após o problema de Dumoulin apenas comboiando o arquirrival, porém vale ressaltar o grupo de Quintana, Nibali e companhia subia velozmente a ponto de alcançar Zakarin, Amador e Kruijswijk ainda na última subida. Na classificação geral Dumoulin teve sua vantagem para Quintana reduzida para 31 segundos e agora 1’14” para Nibali que assume a terceira posição.

Entrando na terceira semana do Giro 2017 a Etapa Rainha desta edição, os organizadores escolheram uma rota muito dura saindo de Rovetta para Bormio por 222km, subindo o monte Mortirolo, passando duas vezes pelo Stelvio, primeiro descendo para o lado suíço, subindo novamente e chegando a Bormio, duas subidas de primeira categoria e a maior subida do giro a Cima Coppi, justamente a primeira subida do Stelvio 2488

Logo na subida do Mortirolo um grande ataque com cerca de trinta pilotos entre eles três da Movistar, o melhor colocado entre eles Amador colocou pimenta na prova, uma rápida descida e começou a maior escalada do Giro, 21km de subida com inclinação média de 7.1% e topo a 2758mt de altitude o Passo Dello Stelvio, na ponta seguia Kiryienka como uma moto acelerando na subida, a vantagem do grupo para o camisa rosa passava de dois minutos. Chegando próximo ao topo do Stelvio, Amador e Landa atacaram se distanciando da fuga, desceram atacando muito os 48 grampos do Stelvio, provocando uma quebra na fuga e com isso um grupo perseguidor começou a tomar forma.

No trecho de falso plano entre final de descida e nova subida do Stelvio, o grupo perseguidor agrupou-se com Landa e Amador e começaram a subida final, desta vez do lado suíço voltando para Itália. E ai aconteceu o chamado da natureza, Tom Dumoulin parou e atrás de uma placa fez suas necessidades, ficando 1’30” atrás do grupo.

O então grupo maglia rosa tirou completamente o ritmo mas lá na frente Amador e Kruijswijk sentavam o sarrafo, Dumoulin que só tinha Ten Dan consigo foi alcançado por um gregário que começou a se esforçar para levar seu capitão de volta ao pelote. Durante a escalada o grupo líder se resumiu a Landa, e Kruijswijk, Amador reduziu o ritmo ou sentiu o esforço e se incorporou ao grupo de Quintana que subia velozmente enquanto Dumoulin sofria atrás sem possibilidade de recuperação, levando naquele momento um minuto do grupo de Quintana, faltando 5km para o topo começaram os ataques, Nibali começou a testar o grupo enquanto Quintana apenas o seguia e assim foram até o topo quando alcançaram Kruijswijk, Landa estava um pouco a frente e Nibali começou o ataque na descida, perto de 7km quilômetros para o final Nibali alcançou Landa e ficou claro que a etapa seria entre eles com Quintana em terceiro, lá atrás Dumoulin sofria e ficava a duvida se manteria a maglia rosa. No final Nibali venceu contando com um pequeno erro de Landa na última curva e Quintana em terceiro.

Confira o momento em que Dumoulin para:

Confira os principais momentos da etapa:

Os dez primeiros da etapa:

1 Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida 6:24:22
2 Mikel Landa (Spa) Team Sky
3 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:12
4 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:00:24
5 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin 0:00:32
6 Davide Formolo (Ita) Cannondale-Drapac 0:01:26
7 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo 0:01:35
8 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors
9 Adam Yates (GBr) Orica-Scott
10 Thibaut Pinot (Fra) FDJ

A classificação geral após 16 etapas do Giro 2017

1 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb 70:14:48
2 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:31
3 Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida 0:01:12
4 Thibaut Pinot (Fra) FDJ 0:02:38
5 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin 0:02:40
6 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:03:05
7 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo 0:03:49
8 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors 0:04:35
9 Steven Kruijswijk (Ned) Team LottoNl-Jumbo 0:06:20
10 Adam Yates (GBr) Orica-Scott 0:07:00

 

Deixe uma resposta