Na fogueira!

Hoje é dia de São João, mas quem foi para fogueira foi o ciclismo brasileiro!

O campeonato brasileiro de ciclismo em diversas categorias tem por sede a bela cidade de Joinville em Santa Catarina, a programação prevista para início hoje com as provas de contra relógio,  sábado a prova de resistência do feminino  encerramento domingo com a prova de resistência masculina com 187,26km e 3.307 metros de altimetria acumulada.

Digital image

 

Como em toda competição de elite, houve ontem dia 23/06 o congresso técnico onde detalhes técnicos e regras de conduta são revisados, para surpresa dos atletas presentes foram informados de uma mudança de última hora, segundo os organizadores a Polícia Rodoviária não conseguiria fechar e dar suporte a prova como previamente combinado por falta de efetivo!

Sim, uma prova classificatória para o mundial de ciclismo da UCI marcada com meses de antecedência onde atletas e treinadores fizeram uma programação e treinos prevendo quase muita montanha foi alterada para um circuito de 15km praticamente plano, uma prova de critério! E o pior, nada de explicação, apenas uma nota na página da CBC indicando “mudança de trajeto”.

Fernando Blanco, editor da Ciclismo Pro via Facebook resume o sentimento: Uma piada de mal gosto chamada Campeonato Brasileiro.

Confira como seria a prova:

altimetria1

E aqui como ficou:

altimetria2

Deixamos parabéns aos envolvidos, a cultura do ciclismo de estrada já é difícil, temos de enfrentar motoristas bêbados, ladrões, policiais desinformados e até quando tudo deveria dar certo com apoio de federações… da errado.