Montanha! Brambilla vence!

Montanha! Começa a segunda semana do Giro 2016!

arezzo

A etapa de hoje combina trechos planos e montanha, o trajeto segue de Foligno a Arezzo subindo o vale do rio Tibe por 186km, passando pela meta de montanha em Scheggia, uma subida de categoria 3, segue para o norte italiano onde encontra um trecho da Strade Bianche, um trecho de estrada de terra batida com muito calcário, fala-se em pneus com perfil 27 para suportar o terreno acidentado, duro? Então pense que tudo isso é numa subida de categoria 2 com 8.5km de extensão e 6,5% de inclinação o Alpe di Poti.

pneu

Logo cedo um grupo com 13 ciclistas se descolou do pelote e estabeleceu a fuga chegando a 4′ de vantagem para o pelote. Na primeira meta de montanha, o belga Sean de Bie da Lotto Soudal levou a meta seguido de Giacomo Berlato da Vini Fantini e Jasha Suderling da Movistar. A 50km do final o grupo mantinha 5′ de vantagem pra o pelote.

Após a passagem por Arezzo antes de entrarem na estrada para o Alpe di Poti a vantagem começou a cair, o italiano Gianluca Brambilla da Ettix,assumiu a ponta, perseguido por Montaguti da AG2R, Aleksei Tcatevich da Katusha e Alessandro De Marchi da BMC.

Curioso que em março Bambrilla havia atacado na Strade Bianchi em um cenário muito parecido, você pode ver como foi clicando aqui.

Do meio para o topo da subida um grupo com a maioria dos candidatos a camisa rosa entre eles Majka, Valverde e Nibali se destacou do pelote enquanto Dumoulin ficou na rabeira do pelote sofrendo, parecia que seu domínio da camisa rosa acabaria em breve.

Tinhamos nesse momento a 18km do final:

Brambilla  com 1′ sobre o grupo de Valverde e este com 1′ sobre o grupo de Dumoulin, entre eles os 12 ciclistas da fuga sendo consumidos pelos perseguidores de modo implacável, inevitável prever que a camisa rosa mudaria de dono.

Finda descida, 5km para o final com uma pequena subida dentro do ultimo quilômetro, Brambilla seguia para vitória com Montaguti 30′ atrás o perseguindo, não tinha mais como alguém alcançar o italiano de 28 anos que venceu pela primeira vez uma etapa de Grand Tour. Matteo Montaguti da AG2R foi segundo, Moreno Moser terceiro.

brambilla

Brambilla ficou também com a camisa rosa, um dia de sonho para o italiano!

 

Veja como ficou a classificação da etapa:

giro-8c

 

Na classificação geral Brambilla leva 23″ sobre Zakarin, veja como ficou:

 

giro-8gc

 

Voltamos amanhã com a etapa de contra relógio individual de Radda-Chianti a Greve-Chianti.

 

Veja os melhores momentos da etapa de hoje: