Michael Woods venceu em Bizkaia, Valverde tira tempo de Yates e Quintana sobra muito!

Luiz Papillon

Em uma etapa com final memorável em chegada ao alto o canadense Michael Woods da EF venceu. Woods esteve na numerosa fuga que chegou abrir 8 minutos de vantagem na etapa. Na duríssima subida ao Balcón de Bizkaia no País Basco o grupo líder foi reduzido a quatro ciclistas, o próprio Woods, David de la Cruz da Sky, Rafal Majka da Bora e Dylan Teuns da BMC. O quarteto entrou no quilômetro final se estudando e Teuns foi o primeiro ao ataque, mas Woods era o mais forte e ultrapassou o belga para vencer com autoridade. Atrás no grupo líder já reduzido Quintana foi o primeiro a sobras, depois um a um os favoritos foram sobrando até que o trio Valverde, Enric Mas e Simon Yates se isolou e começou a alcançar os remanescentes da fuga. Sem forças para atacar Yates viu a dupla espanhola atacar nos metros finais para tirar um pouco da vantagem.

“Meu diretor esportivo ficou berrando na minha orelha: Faça isso por sua família. Minha esposa e eu.. perdemos nosso filho dois meses atrás em um parto natimorto. Foi realmente um período duro e eu falei a ela antes dessa corrida que eu gostaria de vencer por ele, e eu consegui. É esmagador.” Michael Woods

Com o resultado o pódio agora tem o jovem Enric Mas de 23 anos, discípulo de Alberto Contador pela Quick Step no lugar de Nairo Quintana que caiu para o sexto lugar. Valverde segue absoluto com a camisa de líder por pontos e classificação combinada, Thomas De Gendt assumiu a camisa de Rei da Montanha. A equipe Movistar assumiu a liderança por equipes e Omar Fraile da Astana foi nomeado o mais combativo do dia.

https://www.youtube.com/watch?v=R7DENJFVDVA

 

Vuelta 2018 – Etapa 17 Getxo a Balcón de Bizkaia – 157km

Depois do dia de folga e da etapa de contra relógio individual a Vuelta chegou a uma das mais difíceis e duras subidas do ciclismo mundial. A etapa partiu da cidade portuária de Getxo com um grande grupo na fuga. Na primeira meta Thomas De Gendt venceu levando os pontos e se aproximando de Luis Angel Maté pela camisa de rei da montanha.

  • Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida),
  • Alexandre Geniez (AG2R-La Mondiale),
  • Omar Fraile (Astana),
  • Alessandro De Marchi, Dylan Teuns (BMC Racing Team),
  • Rafal Majka, Lukas Pöstlberger (Bora-hansgrohe),
  • Thomas De Gendt (Lotto-Soudal),
  • Andrey Amador (Movistar Team),
  • Amanuel Ghebreigzabhier (Dimension Data),
  • Simon Clarke, Michael Woods (Education First-Drapac),
  • Ilnur Zakarin (Katusha-Alpecin), David De La Cruz,
  • Jonathan Castroviejo (Team Sky),
  • Jai Hindley (Team Sunweb),
  • Bauke Mollema (Trek-Segafredo),
  • Cristian Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA),
  • Jesus Herrada, Stéphane Rossetto (Cofidis)
  • Hector Saez (Euskadi)

Em determinado momento parecia que a fuga iria vencer pela vantagem acima de 8 minutos, mas o pelote interessado na prova apertou o ritmo atrás. De Gendt novamente venceu a meta  em San Juan de Gaztelugatxe. Com 32km para o final a vantagem da fuga baixava de 5 minutos. Nova meta  de em Santa Eufemia e De Gendt novamente venceu já assumindo a camisa de rei da montanha. Passaram então pela última meta  de Gontezegaraine e novamente Thomas acumulou pontos pela camisa de montanha. Restavam 10km para o final e o colosso do Balcón de Bizkaia:

Um monstro com 7.3km e 9.7% de inclinação média com um máximo de quase 24% de incilinação máxima. Absolutamente excruciante! No terço final ficaram na ponta Dylan Teuns, De La Cruz, Majka e Michal Woods, seguiram trabalhando até o quilômetro final onde passaram aos ataques. Nos 300m finais Michael Woods atacou e manteve uma distância segura para vencer na Vuelta 2018. Atrás Quintana sobrava e muito do grupo do líder, Kruijswijk também sobrava e quem foi para o final na ponta foi Valverde, o murciano atacou junto com o jovem Enric Mas e conseguiram tirar um pouco de tempo de Yates que não conseguiu acompanha-los.

Dez melhores colocados na 17ª Etapa da Vuelta 2018

1 WOODS Michael Team EF Education First 04:09:48
2  TEUNS Dylan BMC Racing Team 00:05
3 DE LA CRUZ David Team Sky 00:10
4 MAJKA Rafal BORA – hansgrohe 00:13
5  ZAKARIN Ilnur Team Katusha ,00:38
6 DE MARCHI Alessandro BMC Racing Team 00:44
7 GHEBREIGZABHIER Team Dimension Data 00:48
8 HERRADA Jesús Cofídis, Credit Solutions 00:51
9 HINDLEY Jai Team Sunweb 00:55
10 NIBALI Vincenzo Bahrain Merida 01:48

A classificação geral agora afunila no final com apenas os cinco primeiros dentro da casa de dois minutos e apenas Valverde com atraso inferior a um minuto para Simon Yates.

Classificação geral após 17 etapas – Vuelta 2018

1  YATES Simon Mitchelton-Scott 69:05:34
2  VALVERDE Alejandro Movistar Team 00:25
3  MAS Enric Quick-Step Floors 01:22
4  LÓPEZ Miguel Ángel Astana Pro Team 01:36
5  KRUIJSWIJK Steven Team LottoNL-Jumbo 01:48
6  QUINTANA Nairo Movistar Team 02:11
7 IZAGIRRE Ion Bahrain Merida 04:09
8  URÁN Rigoberto Team EF Education First 04:36
9  PINOT Thibaut Groupama – FDJ 05:31
10 GALLOPIN Tony AG2R La Mondiale 06:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Produção de Bicicletas cresce 35,2% em Agosto

Aumento das redes cicloviárias nas cidades está estimulando o uso de produtos das categorias Street e Mountain Bike, diz Abraciclo As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 97.773 unidades em agosto, volume 35,2% superior em relação ao mesmo mês do ano passado (72.321 unidades). Na […]

Receba as novidades em seu e-mail