Ion Izaguirre vence última etapa da Paris Nice, Egan Bernal é o campeão!

Com um ataque a 13km do fim, o espanhol Ion Izaguirre da Astana seguiu solo para vitória na oitava e última etapa da Paris Nice 2019. Atrás no sprint com grupo perseguidor, Oliver Naesen da Ag2r foi segundo e Wilcom Kelderman terceiro. Na classificação geral, vitória de Egan Bernal da Sky, o colombiano de 22 anos chegou ao seu quarto título. Em segundo apesar de um dia de muitos ataques em uma bela exibição, Nairo Quintana não conseguiu ser páreo para o trem da Sky que ainda confirmou Michal Kwiatkowski como terceiro colocado e vencedor da camisa de sprinters.

Paris Nice – 8ª Etapa Nice 110km

Um dia de sol nos Alpes Marítimos de Nice abrigou a última etapa da 77ª Paris Nice. Com cinco montanhas categorizadas em 110km a oitava etapa foi intensa e dura. Logo no começo diversos ataques e Thomas De Gendt conseguiu conquistar os pontos na primeira montanha defendendo a camisa rei de montanha. Na descida um grupo de 20 ciclistas se destacou na ponta e 10 ciclistas na perseguição. Com 50km para o fim, foi a vez de Nairo Quintana da Movistar lançar seu ataque, seu objetivo era chegar 46 segundos a frente de Bernal da Sky. Quintana chegou a tornar-se líder virtual, seu movimento isolou o grupo líder:

  • Nairo Quintana – Movistar
  • Ion Izaguirre, Miguel Angel Lopez e Luis León Sanchez – Astana
  • Tejay Van Garderen – Trek
  • Daniel Martinez – EF
  • Domenico Pozzovivo – Bahrain
  • Oliver Naesen – Ag2r
  • Felix Grossschartner – Bora
  • Wilco Kelderman – Sunweb

Quintana liderou esse grupo por duas montanhas e isso fez com que a Sky reagisse, a equipe britânica acelerava atrás na perseguição enquanto Quintana pedia ajuda no revezamento. Izagirre então atacou a 13km do fim juntamente com o americano Tejay Van Garderen do grupo que tinha Quintana, Yates, Sacnhez, Pozzovivo entre outros. A seguir deixou Tejay para trás e seguiu solo para vitória por 11km. No sprint o grupo perseguidor teve Naesen da Ag2r em segundo e Wilco Kelderman da Sunweb em terceiro. Atrás festa da equipe Sky para Egan Bernal, que ficou 39 segundos a frente de seu compatriota Nairo Quintana na classificação geral nessa dobradinha colombiana. Em terceiro ficou Michal Kwiatkowski também da equipe Sky que levou a camisa de pontos. Thomas De Gendt da Lotto Soudal foi o rei da montanha e Bernal de apenas 22 anos também levou o título de jovens.

Egan Bernal | ASO / Alex Broadway

Egan Bernal ao vencer a 77ª Paris Nice torna-se o terceiro mais jovem vencedor da prova, atrás apenas de Renne Vietto (21 anos e 42 dias em 1935) e Stephen Roche (21 anos e 111 dias em 1981). Bernal chega ao quarto título sendo segundo no mais alto nível, um fenômeno!

Paris Nice 2019 – 8ª Etapa – Classificação

1  IZAGIRRE Ion Astana Pro Team 02:41:10
2  NAESEN Oliver AG2R La Mondiale 00:18
3  KELDERMAN Wilco Team Sunweb ,,
4  MARTÍNEZ Daniel Felipe EF Education First ,,
5  GROSSSCHARTNE Felix BORA – hansgrohe ,,
6  POZZOVIVO Domenico Bahrain Merida ,,
7  SÁNCHEZ Luis León Astana Pro Team ,,
8  YATES Simon Mitchelton-Scott 00:20
9  VAN GARDEREN Tejay EF Education First ,,
10  QUINTANA Nairo Movistar Team 00:22

Paris Nice 2019 – Classificação Geral

1  BERNAL Egan Team Sky 29:17:02
2  QUINTANA Nairo Movistar Team 00:39
3  KWIATKOWSKI Michał Team Sky 01:03
4  HAIG Jack Mitchelton-Scott 01:21
5  BARDET Romain AG2R La Mondiale 01:45
6  BENNETT George Team Jumbo-Visma 02:20
7  MOLARD Rudy Groupama – FDJ 03:02
8  JUNGELS Bob Deceuninck – Quick Step 03:06
9  SÁNCHEZ Luis León Astana Pro Team 03:12
10  ZAKARIN Ilnur Team Katusha – Alpecin 04:07

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.