Giro 2019 muda tudo mas segue com UAE na liderança em vitória da Bora!

Cesare Bennedetti da Bora venceu a primeira etapa com “montanha de verdade” no Giro 2019. Essa foi a primeira vitória profissional do italiano de 31 anos. Bennedetti esteve na fuga do dia que venceu, no final o sprint selecionado teve Damiano Caruso da Bahrain em segunod e Eddie Dumbar da Ineos em terceiro. O esloveno Jan Polanc foi o sexto colocado e assumiu a liderança do Giro. Polanc de 27 anos da UAE esteve na fuga como marcador e na esperança de em caso de grande vantagem herdar a liderança. E foi exatamente isso que aconteceu.

“É sempre um sonho vestir a Maglia Rosa. Para mim após duas vitórias em etapas no Giro eu penso que isso é um sonho. Hoje o chefe de equipe disse que eu precisava ir para fuga. Eu disse “fudeu!”. Eu mantive o foco em estar na fuga e até certo ponto mantive o foco em tentar a vitória. Mas quando nós conseguimos a margem de vantagem, todos começaram a dizer que eu tinha a responsabilidade de pensar. Então eu pensei no que eu precisava fazer hoje. Para a etapa de amanhã, será grande para a equipe. Nós não viemos ao Giro com ambições pela classificação geral, mas nós tivemos Valerio em rosa por alguns dias e agora comigo, e isso é muito legal” Valerio Conti

A única camisa que se manteve foi a Ciclamino com Arnaud Démare da Groupama FDJ. A Maglia Azurra de rei da montanha agora fica com Gianluca Brambilla da Trek enquanto a Maglia Bianca de melhor jovem tem Hugh Carthy da EF Education.

Giro 2019 – Etapa 12: Cuneo a Pinerolo – 146km

Muitas mudanças na primeira etapa com “montanha de verdade” no Giro 2019. Antes da largada já se sabia que Elia Viviani e Caleb Ewan não largariam, como de costume os sprinters que vão para o Tour de France abandonaram o Giro. Muitos estranham mas embora não seja a atitude de respeito que se espera de um esportista, é hábito. E convenhamos realmente não há mais disputas para sprinters, sequer a tradicional última etapa, pois esse ano será um contra relógio.

Assim que a etapa começou o “homem fuga” Thomas De Gendt acelerou para escapar, foi rapidamente seguido e um grande grupo com 23 ciclistas estabeleceu a fuga vencedora.  Entre os escapados o melhor colocado na classificação geral era justamente Jan Polanc da equipe do então Maglia Rosa a UAE.  Entra ai a tática da UAE, enviou Polanc na fuga e manteve Conti e Ulissi no grupo e não desgastou-se combatendo a fuga. A estratégia valeu a manutenção da Maglia Rosa com Polanc . A fuga abriu muita, mas muita vantagem rompendo a marca dos 100km para o final com 11’25” de vantagem. No pelote, burocracia pura e necessária para uma semana com muita montanha.

Monte Montoso a primeira subida do Giro 2019

O monte Montoso foi a primeira subida de verdade do giro, com 8.8km e 9,4% de inclinação média. O grupo da fuga foi obviamente despedaçado pela dura inclinação com Gianluca Brambilla vencendo a meta de montanha. Atrás do grupo líder Mikel Landa e Superman Lopez atacaram para tentar salvar algum tempo que os recolocasse no jogo.

O final de prova ainda reservava uma parede na Via Principi di Acaja, apenas 441m mas 12.2% de inclinação. E foi nesse trecho que a vitória parecia ir para Brambilla que atacou, mas a perseguição com Eddie Dunbar e Cesare Benedetti os alcançou para decidir tudo no sprint selecionado. E Cesare Bennedetti venceu sua primeira prova profissional com Damiano Caruso em segundo e Eddie Dunbar em terceiro. Outro sprinter que dá adeus ao Giro hoje é Jakub Mareczko da CCC, o italiano chegou após o tempo limite e foi eliminado da prova.

Giro 2019 – Classificação da Etapa 12:

1 Cesare Benedetti (Itália) Bora-Hansgrohe 3:41:49
2 Damiano Caruso (Itália) Bahrain-Merida 0:00:00
3 Edward Dunbar (Irlanda) Team Ineos 0:00:00
4 Gianluca Brambilla (Itália) Trek-Segafredo 0:00:02
5 Eros Capecchi (Itália) Deceuninck-QuickStep 0:00:06
6 Jan Polanc (Eslovênia) UAE Team Emirates 0:00:25
7 Matteo Montaguti (Itália) Androni Giocattoli-Sidermec 0:00:34
8 Thomas De Gendt (Bélgica) Lotto Soudal 0:02:36
9 Francesco Gavazzi (Itália) Androni Giocattoli-Sidermec 0:02:36
10 Manuel Senni (Itália) Bardiani CSF 0:02:38

Giro 2019 – Classificação Geral:

1 Jan Polanc (Eslovênia) UAE Team Emirates 48:49:40
2 Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma 0:04:07
3 Valerio Conti (Itália) UAE Team Emirates 0:04:51
4 Eros Capecchi (Itália) Deceuninck-QuickStep 0:05:02
5 Vincenzo Nibali (Itália) Bahrain-Merida 0:05:51
6 Bauke Mollema (Holanda) Trek-Segafredo 0:06:02
7 Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe 0:07:00
8 Richard Carapaz (Equador) Movistar Team 0:07:23
9 Andrey Amador (Costa Rica) Movistar Team 0:07:30
10 Hugh John Carthy (Reino Unido) EF Education First 0:07:33

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.