Bike Fit

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Bike Fit

Post by ProfClayton »

Selim uso um Fizik Arione e sou louco para ter um Antares...

Já usei Specialized e Selle Italia e não me acostumei!!! O Selle Italia foi o pior de todos!!!
Image
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Bike Fit

Post by tschroder »

SPZ só o Phenom mesmo. Com rasgo no meio então assa tudo (Balls, virilhis, coxas.... - kkkkk).

Testa fizik e prologo. Sem canal no meio....

Sofri com isso meses atrás. Agora até tentou voltar... Dei um tapa no banco pra frente e... Violá....

Fernando Rianho foi quem me prejudicou no bike fit.... Eita merda sô....
leober wrote:Amigo o Bretelle está novo.
Troquei ele em primeiro lugar achando que seria o motivo :/
Já o Selim vou trocar de marca, foi citado os "Selle Itália" mas nunca vi uma loja q os venda.
Saberia me informar?

Acho que meu problema está na marca SPZ.

O pior é que isso está me desanimando, é muito ruim quando você tenta de tudo e vai trocando sem chegar a uma conclusão.
leober
Membro
Posts: 44
Joined: Sun 21 Feb 2016 22:53
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: SP - São Paulo

Re: Bike Fit

Post by leober »

Continuo na busca pelo selim.

Hoje regulei o Romin Evo, com -0.9 de inclinação e vou baixando o bico do banco pra ver se melhora, enquanto não acho outro modelo.
O ruim de morar no Brasil é que não se acha selim diferentes, a marca Selle Italia ou Selle SMP não se acha em nenhum lugar.
In cog we trust
25/50/75/100/115 km - Done

1 - Spz Allez E5 - 8.5 kg - Freccia
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Bike Fit

Post by tschroder »

leober, por partes, tal qual Jack, the ripper, e no longão:

Eu usava um antares e troquei por um phenon 155 depois de fazer o teste da bunda da SPZ. Esse bancão começou a me assar e a besta aqui não voltou ao antigo. Troquei mesmo porque depois de 200k ele me achou entre o s... e o c.... Tinha né? Burrice #1

A burrice #2 ocorreu quando eu fui fazer um bikefit e o expert, cujo nome foi citado acima, fez-me o favor de abaixar o "nose" do meu banco. Eu fiquei escorregando pra frente. arrumei uma assadura crônica na virilha e, de quebra, dormência na mão e dores nos ombros - que escorregava, e sentia pressão nas mãos reclamei na hora do fit ("ahhhh... você tem que malhar o core... tremeu um pouco na hora da prancha....").

A bike nova veio com essa outra bosta aí: um romin evo.. Leve pra caralho, cortado no meio, same problem....

No final das contas, o bom e velho antares foi trocado por um prólogo TT à la Spartacus na bike de estrada..... Ficou feio mas não assa. Sem furo no meio e mais acolchoado.

Moral da estórinha: dá um tapa pra frente nesse banco e joga ele um cadinho pra cima, que você, mesmo sentando mais à frente não vai forçar as partes moles e não vai assar....

testa aí depois me fala...
leober wrote:Continuo na busca pelo selim.

Hoje regulei o Romin Evo, com -0.9 de inclinação e vou baixando o bico do banco pra ver se melhora, enquanto não acho outro modelo.
O ruim de morar no Brasil é que não se acha selim diferentes, a marca Selle Italia ou Selle SMP não se acha em nenhum lugar.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Bike Fit

Post by ftmonjardim »

uso o Romin Evo e o Toupe, demorou acho que uns 2 meses para me acostumar, agora parece um sofá..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
leober
Membro
Posts: 44
Joined: Sun 21 Feb 2016 22:53
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: SP - São Paulo

Re: Bike Fit

Post by leober »

Com bico baixado, continua... vou colocar ele pra frente pouco.

Mas quer saber? acho q eu nao me adapto com nenhum selim merda da Specia.lized.

Partindo pra importar um Selle italia ou usar meu antigo Adalmo com um zip lock no bico pra ficar mais junto.

O foda é, está desanimando. Porque fica incomodando pós treino....
In cog we trust
25/50/75/100/115 km - Done

1 - Spz Allez E5 - 8.5 kg - Freccia
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Bike Fit

Post by Marcelo Marino »

Selle Italia é fácil até.

Não sei o nível do selim que está procurando, mas se interessar tenho um Selle San Marco praticamente novo para vender.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
heringer
Membro
Posts: 628
Joined: Wed 22 May 2013 16:20
Location: Sao Paulo-SP

Re: Bike Fit

Post by heringer »

Acho esse negocio de selim o mais complicado de todos no bikefit. Mas nada foge ao bom e velho "sentimento de conforto".
Desencanei um pouco de deixar a posicao exatamente igual do bike fit quando passei a reparar que mesmo no pelotao profissional, as posicoes de angulo de joelho, braco, etc, existem varios. Ou seja, se os profissa cada um usa de um jeito, quem dira nós, pangarés de final de semana.

Dai, fiz o bikefit, e depois de andar umas 3 vezes, subi meio centimetro o selim. Ficou otimo e estou há mais de um ano sem problemas
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Bike Fit

Post by Iberê »

Image
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Bike Fit

Post by Jonny »

Então assim que comecei a pedalar, eu fui fazer um fit com o Genesio (Retul) aqui no RJ e gostei bastante da posição na época. O foco era ficar confortável na bike. No final ficou assim a posição:

Image

A pergunta é: agora quero abaixar um pouco a frente, normalmente é necessário mudar mais alguma coisa no fit ou só tirar os espaçadores e ser feliz?
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Bike Fit

Post by SBBR »

Ao tirar espaçadores e baixar o guidão você o desloca para a frente, devido à angulação da espiga (veja que a espiga não é vertical 90 graus). E isso é um problema? Não necessariamente. Minha sugestão é vocé ir na tentativa e erro, se tiver vários espaçadores pequenos pode ir testando o ajuste gradativamente. Ou, pra ficar seguro, agenda mais um bike fit (é possível que, com treinamento e melhora da condição física, o fit atual esteja "desatualizado" se é que me fiz entender).
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Bike Fit

Post by Magnus »

Jonny wrote:Então assim que comecei a pedalar, eu fui fazer um fit com o Genesio (Retul) aqui no RJ e gostei bastante da posição na época. O foco era ficar confortável na bike. No final ficou assim a posição:

[ Imagem ]

A pergunta é: agora quero abaixar um pouco a frente, normalmente é necessário mudar mais alguma coisa no fit ou só tirar os espaçadores e ser feliz?
Eu fiz isso na minha bike anterior, estava numa posição muito boa e confortável, cortei a espiga e praticamente colei o avanço no quadro. Sofri um pouco no começo, mas logo me adaptei, coisa de semanas. A diferença é que a minha bike tinha 18 cm de HeadTube, já era confortável por natureza, hehe...

Na minha opinião, é só uma questão de alongamento, baixar uns centímetros não deve mexer tanto no fit. Vai passando aos poucos os espaçadores de baixo para cima, tipo um a cada uma ou duas semanas, dependendo da frequência que pedala, assim vai dando chance ao teu corpo de se adaptar a nova posição. Se chegar num ponto que fique incômodo e veja que não vai se adaptar, volta um espaçador.

Só cuidado pra não exagerar:
Image

:lemond1 :lemond1 :lemond1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

acho que é natural depois de estar treinado ir abaixando um pouco a frente.
em 2012 usava a pinarello 54 (HT +-15cm) com todos espaçadores possíveis, daí peguei a TCR que tinha 18,5cm e ainda usava 2 espaçadores...aos poucos fui tirando e hj procuro um quadro com HT entre 15-16cm "de novo".
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Bike Fit

Post by Jonny »

Valeu! Vou fazer isso então, tirando aos poucos e sentindo como vai ser...

Não quero pagar um fit novamente só pra isso. Estou juntando grana para trocar de bike, aí sim remarco o fit!
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Bike Fit

Post by Jonny »

Uma ferramenta muito legal e simples que vi no slowtwitch (forum de tripatetas tipo eu =P). Ajuda um pouco no self-fit.

http://trophy-box.com/bikefit/perspective.html" target="_blank

Ex meu:
Image

O mais interessante, usando essas bolas pretas e uma imagem que não foi tirada perpendicular, ainda dá pra ver os angulos certos mesmo em perspectiva.

Ex:

Image
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

que louco! sem dúvidas vou usar
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Bike Fit

Post by Leo Miau »

Eu vivo brigando pra achar a altura certa do selim, já medi cavalo (93) já fiz a formula 93x0,883 = 82,1, já fiz o teste de sentar e por o calcanhar nos pedais, mas pareço dobrar mais o joelho do que outros ciclistas. Uma vez eu resolvi chutar o balde e acabei levantando muito o selim, resultado, deu uma inflamação no tendão externo do joelho.

Bom na foto e no vídeo o meu selim está com 82 e uns "quebrados", queria que vocês me falassem o que acham.

Obs: reparem que o quadro é 56 e eu tenho 1,90, ou seja o quadro é pequeno pra mim, mas se quiserem dar pitacos tudo bem, "a mesa ta curta" "a bike ta curta" ou "seu alongamento ta muito ruim" ou "você tem um calombo nas costas igual ao Froome" :lol: :lol: :liz1
Last edited by Leo Miau on Tue 02 May 2017 09:14, edited 1 time in total.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

O importante é estar confortável pela imagem vc não estende mais a perna naturalmente, eu tenho a mesma característica (88 de cavalo mas me dá dor no lado externo do joelho se colocar na altura de conta) o que poderia testar é uma mesa mais longa que vai deixar o angulo do pulso e o angulo do dorso mais próximo do ideal.

Image
Image
Image
por aqui tirei suas medidas:
75,80 (joelho direito)
139,43 joelho esquerdo
154º braço-antebraço
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Bike Fit

Post by Leo Miau »

Então Papito, por essas medidas que você postou ai a minha altura de selim não está muito fora não.

Quanto a mesa, essa é de 110, eu estava usando uma de 130, mas com a de 130 eu achava que estava longa e aquela história de quando estar nos drops ver o cubo eu não conseguia, ficava encoberto pela guidão, o que eu acho é que falta alongamento.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Jonny
Membro
Posts: 244
Joined: Fri 22 Aug 2014 12:51
Nome Verdadeiro:: Joao

Re: Bike Fit

Post by Jonny »

Aqui tem seus angulos, a impressão é que a bike é meio curta pra você (o que vc ja falou), com uma bike maior você conseguiria girar o seu fit e ficaria um pouco melhor!

Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Bike Fit

Post by Magnus »

Leo Miau wrote:Então Papito, por essas medidas que você postou ai a minha altura de selim não está muito fora não.

Quanto a mesa, essa é de 110, eu estava usando uma de 130, mas com a de 130 eu achava que estava longa e aquela história de quando estar nos drops ver o cubo eu não conseguia, ficava encoberto pela guidão, o que eu acho é que falta alongamento.
Mas o certo não é justamente o guidão ficar alinhado com os cubos?
:wigo2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Bike Fit

Post by Leo Miau »

Magnus wrote:
Leo Miau wrote:Então Papito, por essas medidas que você postou ai a minha altura de selim não está muito fora não.

Quanto a mesa, essa é de 110, eu estava usando uma de 130, mas com a de 130 eu achava que estava longa e aquela história de quando estar nos drops ver o cubo eu não conseguia, ficava encoberto pela guidão, o que eu acho é que falta alongamento.
Mas o certo não é justamente o guidão ficar alinhado com os cubos?
:wigo2
Sim, mas com as mãos no hood, no drop pelo que sei tem que ver o cubo.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

Isso o visual é da bike estar curta mas se a flexibilidade não ajuda, não adianta lutar contra o corpo. Porém seria interessante vc testar (de um amigo) uma bike maior e até fazer a mesma análise.

Eu estou percorrendo o caminho oposto, estava com uma que tinha 58,5 de TT mas zero de seatback no canote e 185mm de head tube, ai testei a 54 do Cebo, depois andei na bike 49 do Paulinho, e isso me ajudou a decidir por uma bike tamanho M com 54.5 de TT e 25mm de seatback, apenas 140mm de head tube, minha impressão é que dá maior mobilidade, comparando com carros é a diferença de guiar um fusca e um opala.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Bike Fit

Post by Wanderson Mata »

Boa tarde Peloteiros

Bateu uma dúvida aqui ontem, depois de assistir um vídeo da GCN.
Eu usava como base de ajuste do selim, o bikefit do Competitive Cyclist, usando como base de ajuste de posição do selim a distancia para o centro do topo do guidão.
Ontem no vídeo
phpBB [media]
Simon segue como base a posição do MC, com a ponta do selim 4cm atrás da linha do MC.
De bobeira decidi testar ( com os ajustes do bikefit do CC, ele estava com a ponta 6cm atrás da linha, cheguei o seelim para frente, para 4cm atrás do mc no limite dos trilhos, e ajustei o selim para 3º de inclinação (antes estava em 0º)
Foi pouco, 8km, mas percebi um aumento de velocidade com a mesma força que aplicava antes, inclusive, olha esse seguimento no plano.
https://www.strava.com/segments/15600577

Mais tarde vou treinar no rolo e faço a verificação da linha do joelho.
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: Bike Fit

Post by Idilio »

Wanderson Mata wrote:Boa tarde Peloteiros

Bateu uma dúvida aqui ontem, depois de assistir um vídeo da GCN.
Eu usava como base de ajuste do selim, o bikefit do Competitive Cyclist, usando como base de ajuste de posição do selim a distancia para o centro do topo do guidão.
Ontem no vídeo
phpBB [media]
Simon segue como base a posição do MC, com a ponta do selim 4cm atrás da linha do MC.
De bobeira decidi testar ( com os ajustes do bikefit do CC, ele estava com a ponta 6cm atrás da linha, cheguei o seelim para frente, para 4cm atrás do mc no limite dos trilhos, e ajustei o selim para 3º de inclinação (antes estava em 0º)
Foi pouco, 8km, mas percebi um aumento de velocidade com a mesma força que aplicava antes, inclusive, olha esse seguimento no plano.
https://www.strava.com/segments/15600577

Mais tarde vou treinar no rolo e faço a verificação da linha do joelho.
Como assim? Pergunto porque isso era meio que básico pra mim. Inclusive a distancia do guidon apenas pode ser calculada após definir a altura e o posicionamento do Selim.
"usando como base de ajuste de posição do selim a distancia para o centro do topo do guidão." É justamente o contrario.
Assisti ao vídeo mas não consegui perceber em que ponto ele mede a distancia da ponta do selim em relação a linha imaginaria do MC.
É importante notar que ele só pode ajustar a bike dessa forma porque já tinha suas medidas de Stack e Reach previamente determinadas.

"Mais tarde vou treinar no rolo e faço a verificação da linha do joelho": Você está se referindo ao método KOPS? Aquele de usar um pendulo ou prumo para medir a posição do joelho em relação ao eixo do pedal?
Image
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Bike Fit

Post by rad »

Como tomar como base o MC para posicionar o selin, diante de tantas variações como o angulo do seat tube, altura do selin, comprimento do selin, comprimento da perna e tamanho do pé?!
O que foi feito foi definir uma medida fixa para todas as bikes e ciclista, coisa que não existe no bike fit.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Bike Fit

Post by Wanderson Mata »

Idilio wrote:
Wanderson Mata wrote:Boa tarde Peloteiros

Bateu uma dúvida aqui ontem, depois de assistir um vídeo da GCN.
Eu usava como base de ajuste do selim, o bikefit do Competitive Cyclist, usando como base de ajuste de posição do selim a distancia para o centro do topo do guidão.
Ontem no vídeo
phpBB [media]
Simon segue como base a posição do MC, com a ponta do selim 4cm atrás da linha do MC.
De bobeira decidi testar ( com os ajustes do bikefit do CC, ele estava com a ponta 6cm atrás da linha, cheguei o seelim para frente, para 4cm atrás do mc no limite dos trilhos, e ajustei o selim para 3º de inclinação (antes estava em 0º)
Foi pouco, 8km, mas percebi um aumento de velocidade com a mesma força que aplicava antes, inclusive, olha esse seguimento no plano.
https://www.strava.com/segments/15600577

Mais tarde vou treinar no rolo e faço a verificação da linha do joelho.
Como assim? Pergunto porque isso era meio que básico pra mim. Inclusive a distancia do guidon apenas pode ser calculada após definir a altura e o posicionamento do Selim.
"usando como base de ajuste de posição do selim a distancia para o centro do topo do guidão." É justamente o contrario.
Assisti ao vídeo mas não consegui perceber em que ponto ele mede a distancia da ponta do selim em relação a linha imaginaria do MC.
É importante notar que ele só pode ajustar a bike dessa forma porque já tinha suas medidas de Stack e Reach previamente determinadas.

"Mais tarde vou treinar no rolo e faço a verificação da linha do joelho": Você está se referindo ao método KOPS? Aquele de usar um pendulo ou prumo para medir a posição do joelho em relação ao eixo do pedal?
Idilio, esse é o meu DIY bike fit, feito no Competitiive Cyclist.

Image

Segundo o pouco que sei, a posição do selim está relacionado a aplicação da potência sobre os pedais, e a distância do guidão para com o selim está para a posição do tronco (se estiver errado, desculpe).
No video o Simon usa a medição paredexbb e paredexselim, no item 2. Saddle Layback, achei estranho por que sempre vi o uso da ponta do selim alinhado ao mc.
Pois bem, eu tinha mudado a altura do guidão algum tempo atrás, deixando slammed, mas não tinha alterado a posição do selim.
Outra coisa, eu tinha tirado as medidas como de costume, selimxguidão, quando fui fazer essa alteração, percebi que o meu selim estaca 6cm para trás da linha do BB, e depois que mudei para 4cm, senti que minha força estava sendo melhor aplicada, pode ser efeito placebo, vou porcurar ler mais a respeito.
Sim, usei o método KOPS, amarrando um cadarço no canivete, e a linha do joelho esta ok, farei de novo quando minha sapatilha nova chegar.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Bike Fit

Post by Wanderson Mata »

rad wrote:Como tomar como base o MC para posicionar o selin, diante de tantas variações como o angulo do seat tube, altura do selin, comprimento do selin, comprimento da perna e tamanho do pé?!
O que foi feito foi definir uma medida fixa para todas as bikes e ciclista, coisa que não existe no bike fit.
Então, estou programando de fazer um bike fit com um profissional para não ter mais que quebrar a cabeça, mas...
Pensei que ia dar uma aliviada, comprei um rolo decente já que 80% dos treinos são no rolo, ai a sapatilha abriu o bico, a bomba de pé deu pau, e a luz traseira tbm :hinault1

Que M é ser pobre
Idilio
Membro
Posts: 143
Joined: Wed 03 Feb 2016 23:09
Nome Verdadeiro:: Idilio
Location: Belo Horizonte-MG

Re: Bike Fit

Post by Idilio »

"No video o Simon usa a medição paredexbb e paredexselim, no item 2. Saddle Layback, achei estranho por que sempre vi o uso da ponta do selim alinhado ao mc."
Desculpa, mas já li algumas coisas sobre bike fit, mas essa eu nunca ouvi... É como eu falei, primeiro posiciona o recuo do selim utilizando o metodo KOPS, e depois é que ajusta o avanço para o guidon, nunca o contrario.
Na verdade o ideal é começar com o correto posicionamento dos taquinhos, depois altura e recuo do selim e depois a altura e comprimento do guidon.
Image
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Bike Fit

Post by Iberê »

Wanderson Mata wrote:
Idilio wrote:
Wanderson Mata wrote:Boa tarde Peloteiros

Bateu uma dúvida aqui ontem, depois de assistir um vídeo da GCN.
Eu usava como base de ajuste do selim, o bikefit do Competitive Cyclist, usando como base de ajuste de posição do selim a distancia para o centro do topo do guidão.
Ontem no vídeo
phpBB [media]
Simon segue como base a posição do MC, com a ponta do selim 4cm atrás da linha do MC.
De bobeira decidi testar ( com os ajustes do bikefit do CC, ele estava com a ponta 6cm atrás da linha, cheguei o seelim para frente, para 4cm atrás do mc no limite dos trilhos, e ajustei o selim para 3º de inclinação (antes estava em 0º)
Foi pouco, 8km, mas percebi um aumento de velocidade com a mesma força que aplicava antes, inclusive, olha esse seguimento no plano.
https://www.strava.com/segments/15600577

Mais tarde vou treinar no rolo e faço a verificação da linha do joelho.
Como assim? Pergunto porque isso era meio que básico pra mim. Inclusive a distancia do guidon apenas pode ser calculada após definir a altura e o posicionamento do Selim.
"usando como base de ajuste de posição do selim a distancia para o centro do topo do guidão." É justamente o contrario.
Assisti ao vídeo mas não consegui perceber em que ponto ele mede a distancia da ponta do selim em relação a linha imaginaria do MC.
É importante notar que ele só pode ajustar a bike dessa forma porque já tinha suas medidas de Stack e Reach previamente determinadas.

"Mais tarde vou treinar no rolo e faço a verificação da linha do joelho": Você está se referindo ao método KOPS? Aquele de usar um pendulo ou prumo para medir a posição do joelho em relação ao eixo do pedal?
Idilio, esse é o meu DIY bike fit, feito no Competitiive Cyclist.

Image

Segundo o pouco que sei, a posição do selim está relacionado a aplicação da potência sobre os pedais, e a distância do guidão para com o selim está para a posição do tronco (se estiver errado, desculpe).
No video o Simon usa a medição paredexbb e paredexselim, no item 2. Saddle Layback, achei estranho por que sempre vi o uso da ponta do selim alinhado ao mc.
Pois bem, eu tinha mudado a altura do guidão algum tempo atrás, deixando slammed, mas não tinha alterado a posição do selim.
Outra coisa, eu tinha tirado as medidas como de costume, selimxguidão, quando fui fazer essa alteração, percebi que o meu selim estaca 6cm para trás da linha do BB, e depois que mudei para 4cm, senti que minha força estava sendo melhor aplicada, pode ser efeito placebo, vou porcurar ler mais a respeito.
Sim, usei o método KOPS, amarrando um cadarço no canivete, e a linha do joelho esta ok, farei de novo quando minha sapatilha nova chegar.
O bikefit altera toda a biomecânica da pedalada, as mudanças no recuo e altura do selim implicam diretamente no ângulo de trabalho do quadril e do joelho, o que leva a modificação no padrão de recrutamento muscular e de conforto. Não existe um único bikefit correto, depende muito dos seus objetivos e condição física/técnica. Uma coisa é fazer ajustes pontuais em um bikefit outra é tentar fazer um sozinho desde o começo, o que depende de conhecimento básico da biomecânica do ciclismo.
Sugiro que você comece de baixo para cima (primeiro o taquinho - idealmente tendo o gabarito - e por último a inclinação do drop), use as "regras" e número dos modelos virtuais como ponto de partida para o bikefit e não como verdade absoluta.
Image
Post Reply