Bike Fit

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

Sim Roma, eu fiz o teste lá, mas note o teste envolve muito mais que isso, ele conta flexibilidade, ângulo do joelho e isso é muito bom para "se auto conhecer".
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Bike Fit

Post by romanetto »

Fiz também pelo site agora, valeu! Interessante! Eu tenho as pernas arqueadas para fora... tipo o Batoré mesmo.
دفاعا عن فلسطين
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Bike Fit

Post by RodrigoVGA »

Fala pessoal!

Fui medir a distância do recuo do selim em relação a pedivela e notei que mesmo deixando ele na marcação máxima permitida pelo trilho, não consigo deixar ele na distância recomendada de 7,1cm. Aliás nem consigo deixar ele recuado, ele fica uns 4 cm avançado!! O que pode estar de tão errado? Na minha MTB esse recuo é perfeito.

Outa coisa estranha que percebi é que meu quadro é 58 (de acordo com o adesivo nele), mas tanto o seat tube quanto o top tube medem 56!?!? :lance7

Abs!
romanetto
Membro
Posts: 8809
Joined: Mon 14 Oct 2013 20:48
Location: São Paulo/SP

Re: Bike Fit

Post by romanetto »

Que bike que é? Não é sloping?
دفاعا عن فلسطين
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Bike Fit

Post by elgleidson »

Fotos!

E comparar recuo do selim de MTB com Road não dá! Já é complicado em quadro sloping, ainda mais em quadros tão diferentes assim.
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Bike Fit

Post by RodrigoVGA »

Ela é uma Allez.

Image

Image

Mas esse recuo indicado na planilha do bikefit não é obrigatório? Ele ainda é definido como a medida mais importante, juntamente com o top tube.

Image

Abs!
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Bike Fit

Post by Marcelo Marino »

58 cm é a medida na horizontal, não é o top tube. Mediu assim?

Tem alguma coisa errada, não da para um selim na posição mais recuada ficar 4 cm avançado.
Está usando prumo? Nem que seja um improvisado.

Se puder por uma foto do selim/canote de lado seria bom.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Bike Fit

Post by RodrigoVGA »

Marcelo, depois que vi suas perguntas já matei a charada da cagada que eu fiz. Feriado....em casa de noite sem ter o que fazer da nisso. A foto de onde a bike está já vai dizer muita coisa, pois foi onde tirei essa medida do recuo... :basso1

Image

Sobre a medida dos 58cm não tirei na horizontal não...

Acho que podemos dar como encerrado esse "caso".

Abs!
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Bike Fit

Post by elgleidson »

Pois é, isso aí não dá 4cm à frente do central não. No meu ver parece estar algo uns 1cm pra trás ou bem em cima. Mas se for o caso, dá pra recuar bastante o selim ainda.
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Bike Fit

Post by RodrigoVGA »

Sim...sim.

A cagada foi medir a bike no suporte, pois ela não esse está paralela ao chão.
Colocando-a na posição natural consegui o recuo de 7,1cm numa boa!

Abs!
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Bike Fit

Post by SBBR »

É importante entender o porquê das medidas.
Sentado, com os pés nos pedais, com a pedivela na horizontal, a "dobradiça" do joelho deve estar alinhada ao eixo do pedal. Falo do joelho mais à frente, por óbvio.
É claro que é uma regra geral, muitas vezes atletas de alto rendimento (profissionais) podem ter um fit diferente. Mas para mim faz sentido, minha bici está regulada assim e não tenho nenhum incômodo nos joelhos.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Bike Fit

Post by ftmonjardim »

SBBR wrote:É importante entender o porquê das medidas.
Sentado, com os pés nos pedais, com a pedivela na horizontal, a "dobradiça" do joelho deve estar alinhada ao eixo do pedal. Falo do joelho mais à frente, por óbvio.
É claro que é uma regra geral, muitas vezes atletas de alto rendimento (profissionais) podem ter um fit diferente. Mas para mim faz sentido, minha bici está regulada assim e não tenho nenhum incômodo nos joelhos.
boa, só dar uma pesquisada no google sobre K.O.P.S (Knee ove the pedals)
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Bike Fit

Post by raulfragoso »

Aproveitando o gancho, deixa eu desabafar: sou uma BESTA TEIMOSA por ter esperado tanto tempo para fazer um bike fit com um profissional ! Sempre me julguei capaz de ajustar sozinho a bicicleta e tacos da sapatilha, e posterguei o fit por muito tempo. Bom, pra resumir, foi o melhor investimento que já fiz com o ciclismo.

Fiz o fit na terça-feira passada, com o Adriano Grandão (Bike Fit Londrina). Ele aumentou a altura do guidão, altura do canote e mexeu no recuo do selim, mas a mudança mais significativa foi nos tacos da sapatilha, que estavam numa posição muito errada.

Quase uma hora de sessão, e depois de subir e descer da bicicleta diversas vezes, mede aqui, mede acolá, muda aqui, muda acolá, ele me mandou pra rua testar o fit. PQP, parecia que comprei uma bicicleta nova! Pedalei o resto da semana e posso afirmar com certeza: o fit melhorou dramaticamente o conforto nos pedais mais longos, e por tabela também melhorou minha performance. É difícil mensurar, mas eu diria que melhorou pelo menos 5%.

Portanto fica a dica, se tiverem oportunidade façam o bike fit presencial com um bom profissional, vale a pena. Muitas vezes a gente acaba gastando bem mais que o valor do fit em equipamentos supérfluos ou que não trazem tanto benefício, e acaba se esquecendo que não adianta nada ter todo aquele equipamento top se a posição na bike está incorreta. Pior, esse mal posicionamento pode até causar alguma lesão.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Bike Fit

Post by tschroder »

Entao, Raul, deixa eu relatar minha experiência, sem mencionar nomes.
Fiz um fit em janeiro desse ano e desde lá senti dormência nas mãos, uma dor horrivel nos pés, e dores na coluna, além de, a cada rolê, acreditar que precisava de uma virilha nova.
Empurrei de janeiro a maio o fit, acreditando nas palavras "seu corpo vai se adaptar". Quando voltei do GFNY resolvi mexer na bike, e, agora, dor nas costas zero, dormência nas mãos só em treinos ignorantes de força, mas a virilha continua assando.
No meu caso, valia ter comprado um equipamento supérfluo, tanto que estou a vender o banco de 155mm super ultra indicado no fit.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

Tive uma boa experiência com meu primeiro fit por profissional, fiquei cabrero por alguns detalhes mas no contexto geral foi positivo na época.

ftmonjardim wrote:
SBBR wrote:É importante entender o porquê das medidas.
Sentado, com os pés nos pedais, com a pedivela na horizontal, a "dobradiça" do joelho deve estar alinhada ao eixo do pedal. Falo do joelho mais à frente, por óbvio.
É claro que é uma regra geral, muitas vezes atletas de alto rendimento (profissionais) podem ter um fit diferente. Mas para mim faz sentido, minha bici está regulada assim e não tenho nenhum incômodo nos joelhos.
boa, só dar uma pesquisada no google sobre K.O.P.S (Knee ove the pedals)
Tem quem ache que é apenas um mito, porém realmente funciona

https://www.stevehoggbikefitting.com/bi ... oad-bikes/" target="_blank

http://www.sheldonbrown.com/kops.html" target="_blank
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Bike Fit

Post by raulfragoso »

Poxa Tiago, realmente sua experiência foi bem diferente da minha.

Acho que o seu relato é muito importante para fazer saber que apenas o bike fit em si não é uma panacéia para todo e qualquer ciclista. Também é importante observar a mecânica do próprio corpo e não engolir tudo o que ouvimos ou lemos por aí.

No meu caso, era eu quem dizia a mim mesmo "seu corpo vai se adaptar" a cada vez que eu fazia algum ajuste por conta própria, fosse com base em alguma nova planilha de fit, fosse pela sugestão de colegas ciclistas (que apesar da experiência e boa vontade, também não têm formação técnica) ou então apenas por reflexo de algum desconforto específico.

O que eu compreendi nesse bike fit que fiz é que é preciso respeitar a individualidade, a especificidade e os objetivos de cada atleta, portanto planilhas e calculadoras genéricas nem sempre dão certo. No meu caso em específico, tenho as pernas bem mais longas em relação ao meu tronco do que a média das pessoas, além de ter um pé muito grande (44 BR) em relação à minha altura (178cm). O cara que fez o meu fit soube identificar essas discrepâncias e ajustar a bicicleta para o meu caso específico, por isso eu posso afirmar que o ajuste foi benéfico e valeu a pena.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Bike Fit

Post by RodrigoVGA »

Papillon wrote:Tive uma boa experiência com meu primeiro fit por profissional, fiquei cabrero por alguns detalhes mas no contexto geral foi positivo na época.


Tem quem ache que é apenas um mito, porém realmente funciona

https://www.stevehoggbikefitting.com/bi ... oad-bikes/" target="_blank

http://www.sheldonbrown.com/kops.html" target="_blank
Então, se eu entendi direito é mais importante achar o ponto de equilíbrio para o meu tronco do que simplesmente regular o recuo do selin de acordo com as tabelas de Fit!? Seria isso?

Abs!
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Bike Fit

Post by Keeepz »

Pessoal, eu tava com uma dor apenas no joelho direito, então imaginei que fosse o taco, e aproveitei também pra ver como estava a posição de outras coisas ( alterei a posição do selim, colocando mais pra trás, pois por KOPS, que foi postado ai em cima não é unanimidade, estava muito a frente, e eu sentia isso).
A altura do selim antes parecia baixa, mas com a ida do carrinho pra trás, achei que ficou boa.

POR FAVOR, deem dicas ao ver o vídeo:
phpBB [media]
rodrigomarin
Membro
Posts: 317
Joined: Mon 06 Jan 2014 20:19
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Marin
Location: São Paulo

Re: Bike Fit

Post by rodrigomarin »

Esse vídeo é o antes ou o depois?
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Bike Fit

Post by Keeepz »

Depois. É como está agora.
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: Bike Fit

Post by RodrigoVGA »

Gostei da ideia do vídeo!

Eu também só tenho dores do lado direito, bem no tendão do quadríceps (acho que é isso) depois de verificar as possíveis causas, vi que minha "canela" direita é 1,5cm menor que a esquerda. Estou vendo a possibilidade de colocar um calço na sapatilha.

Não sei se você já verificou isso...

Abs!
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

Keepz, olhando pelo seu vídeo e pegando os ângulos no http://bikedynamics.co.uk/guidelines.htm" target="_blank

suas medidas medindo aqui "pela foto":

Angulo máximo 141º61' (máx 143)
Angulo mínimo 67º (o site indica 72º como mínimo)
Angulo do torso esta bem no meio entre fast e touring 38º
Braço x Antebraço 171º (braço muito reto)
antebraço x mão 151º (muito apoio no punho)

Se tiver como testar ai o selim um pouco mais para trás e um pouco mais alto, e mesa maior (ou dobrar um pouco o cotovelo, puxando o guidão para si).

Rapaz é fácil demais opinar no fit alheio... já no próprio..rs
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Bike Fit

Post by Keeepz »

valeu.
Vou fazer algumas alterações e assim que der faço outro video.
Vou ver se tem como colocar o selim mais pra trás, mas to achando q tá no limite.
Terei que pegar um canote com seatback maior
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Bike Fit

Post by Keeepz »

Joguei o selim pra trás no limite, não dá mais.
Fiz aquele teste do prumo, e ficou sobre o eixo do pedal.
Subi o selim tambem (não sei se era o costume de rodar com selim bem baixo, mas achei estranho a nova altura, testarei na rua)

phpBB [media]



Image

Image


Não sei se fiz as medições corretas, então tem video e fotos.
Agradeço a ajuda.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

E como esta o conforto?
Olhando parece certinho.


Para saber do selim alto:
1. veja se esta balançando de modo excessivo o quadril (como se esticasse para cada lado pra alcançar o pedal)
2. peça para alguém olhar o tendão atrás do joelho se ele "saltar" quando o pedal esta lá embaixo, esta alto.

caso de selim alto:
Image
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Bike Fit

Post by raulfragoso »

... ou pega o valor de um canote novo e paga pra ir fazer um bike fit num profissional qualificado :merckx2

Sério mesmo, antes de gastar dinheiro no "achômetro", pensando que precisa de um canote com set-back, mesa maior/menor, etc, vá fazer o bike fit. Digo por experiência própria, tu vai economizar uma grana com achismos e, o mais importante, vai economizar tempo também.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Bike Fit

Post by Keeepz »

vou testar na rua e posto aqui o feedback.
Acho que no começo vai ficar mais desconfortável para as costas etc, fiquei numa posição mais agressiva (eu queria isso mesmo).

A questão de não pagar um bikefit, eh a falta de profissionais qualificados por aqui.
Pra fazer no achismo, prefiro eu mesmo na tentativa e erro.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

O Raul está certo!
Erro e acerto pode dar m. Experiência própria.
Rodrigo Monteiro
Membro
Posts: 15
Joined: Tue 24 Nov 2015 15:46
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Barra do Piraí - Rj

Re: Bike Fit

Post by Rodrigo Monteiro »

Tópido cheio de informações .. muito top! Tenho sentido meu taco direito meio torto .. preciso mexer nele! Vou me basear nas regras da primeira página .. Valeu ! :)
"When a man lies, he murders some part of the world.. these are the pale deaths, which men miscall their lives ..."
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Bike Fit

Post by Keeepz »

Só mesmo pra avisar que rodei mais de 500km com o fit do ultimo video.
No começo senti algumas dores na lombar, normal.
Ontem rodei quase 150km, e por incrivel q pareça, DOR ZERO, coisa que não acontecia. ZERO ZERO.
Melhorou MUITO, subir tá muito melhor.
Valeu quem ajudou!!!
Post Reply