Bike Fit

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Post Reply
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

No artigo diz:
These anthropometric studies considered the inseam as the distance from
the ischium to the floor and measured the saddle height from the centre of the pedal axle to
the top of the saddle, when the crank is parallel to the seat tube.
No caso esta contando a distância total incluindo o pedivela.

Vai dar exatamente o mesmo que o vitor colocou.

88x0,9+17.5= 96.5
88x1.097 = 96.5 (mediano entre 109 e 110.4%)

usava 96 o elpidio meteu 96.5 que vai bem no meio do range.

Vale lembrar que diferentes pedais e sapatilhas mudam isso, meu pedal tem rebaixo assim o taco encaixa com apenas 3mm acima do eixo.

Em outro artigo de fit o cara dizia que o importante era deixar alto o suficiente sem que o ciclista precisasse torcer o quadril sobre o selim, o que ocasionaria dor lombar.

Quem tem rolo fixo ou se mexe pouco no rolo solto pode se filmar com diferentes alturas e testar.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Bike Fit

Post by Marcelo Marino »

Sendo assim eu precisaria abaixar uns 2 cm o selim. :shock:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Bike Fit

Post by kinbold »

Fiz o teste ontem e vi que minha coluna se desloca um pouco lateralmente, porém não tenho problemas de dores nem incomodo mesmo durante pedais longos.. Alguém tem algum vídeo ou parâmetro para fazer esse teste?

Pelo que vi em vídeos de TT a coluna dá uma mexida mesmo.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

Mexer é comum o que não pode é ficar aquela sensação de que o quadril esta tendo que descer e subir para pedalar como se você estivesse com a perna curta tentando se apoiar no chão.
phpBB [media]

One more word about our subject above. There is a lot wrong with his position which this footage only partly shows because the aim when filming was to highlight his too high a seat height.

When fitting someone I have no set order of changes. I usually tackle the most obvious problems first and gradually proceed to the less obvious or less important with constant checking and reassessment along the way. I initally dropped our friend above’s seat by 15mm. As the fit progressed with changes to cleat position, foot correction, seat setback and so on, he began to drop his heel more naturally, Dropping the heel causes more extension of the knee than pointing the toe so our subject eventually ended up with a 28mm lower seat height than when we started. 3.5 hours after we began he displayed what I call “Joe Average” pedaling technique.


Aqui o que o cabra parece estar correto:
phpBB [media]
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Bike Fit

Post by Gili »

Po, mesmo com joelho ruim, acho que uns pedaladas bem leve no rolo "novo" pra filmar e ver essa situaçao não vai fazer mal nao né?
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Bike Fit

Post by joaojuliomello »

Fica quieto e espera.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Bike Fit

Post by Gili »

Melhor mesmo,.eh que nao to me aguentando mais, 2 meses parado ja.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Bike Fit

Post by joaojuliomello »

Se preocupa nao, nao é so vc de molho. levei um tombo na chuva e fevereiro, lesionei o o,bro direito, só foi melhorar 100% agora e, junho, aí levei outro tombo e de novo lá se foi o o bro, mais 15 dias sem malhar e indo devagar nos pedais.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Bike Fit

Post by Gili »

Verdade, melhora ae
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Bike Fit

Post by joaojuliomello »

Aqui ta de boa, só se cuida e vai com calma, uma pedalada em falso pode por toda a recuperação a perder.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Bike Fit

Post by Gili »

Verdade, 2 caixa do remedio acaba dia 22, no mesmo dia tem consulta, vamos ver, enquanto isso, MALHA PERNA VAGABUNDO !!!!!!! heheheh coxas tao até doloridas heheheh

abs
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Bike Fit

Post by Worf »

Fiz o fit do Igor ontem.
De um modo geral parece ser mesmo superior ao do Elpído e MUITO superior ao da Anderson Bikes.
Nao vou repetir as "preliminares" já descritas pelo Klhada, reforço que ele nao "ouve" apenas o computador e de fato observa a dinâmica da sua pedalada. No meu caso ele observou um "vicio" de colocar a ponta do pé para baixo (na luta nos apoiamos muito na parte anterior do pé). Ele colocou o banco um pouco para cima e para frente, pediu um pouco de atenção para abaixar o calcanhar e...como que por milagre as minhas costas ficaram retas e a postura geral muito melhor.
No meu caso específico o fit nao estava errado, mas as pequenas alterações foram interssantes (meu joelho ficou mais para frente pela empurrada que ele deu no selim o que deve dar mais potencia). Também fiquei mais seguro porque os "sabres de luz" mostraram que meus joelhos estão "retinhos" e que se está doendo é outro tipo de lesão ou possivelmente as rotações de joelho do Thai..
No meu caso valeu mesmo mais pela conversa, pela segurança de que está tudo alinhado e acho que vou ganhar mais potencia.
Recomendo fortemente o fit com Igor, especialmente para quem está de fato sentindo algum problema.
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Bike Fit

Post by ftmonjardim »

Worf wrote:Fiz o fit do Igor ontem.
De um modo geral parece ser mesmo superior ao do Elpído e MUITO superior ao da Anderson Bikes.
Nao vou repetir as "preliminares" já descritas pelo Klhada, reforço que ele nao "ouve" apenas o computador e de fato observa a dinâmica da sua pedalada. No meu caso ele observou um "vicio" de colocar a ponta do pé para baixo (na luta nos apoiamos muito na parte anterior do pé). Ele colocou o banco um pouco para cima e para frente, pediu um pouco de atenção para abaixar o calcanhar e...como que por milagre as minhas costas ficaram retas e a postura geral muito melhor.
No meu caso específico o fit nao estava errado, mas as pequenas alterações foram interssantes (meu joelho ficou mais para frente pela empurrada que ele deu no selim o que deve dar mais potencia). Também fiquei mais seguro porque os "sabres de luz" mostraram que meus joelhos estão "retinhos" e que se está doendo é outro tipo de lesão ou possivelmente as rotações de joelho do Thai..
No meu caso valeu mesmo mais pela conversa, pela segurança de que está tudo alinhado e acho que vou ganhar mais potencia.
Recomendo fortemente o fit com Igor, especialmente para quem está de fato sentindo algum problema.
Worf, poderia me passar o valor,endereço e telefone? preciso fazer também, to com dor no pescoço e to achando que só o fit vai ajeitar.
obrigado
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Bike Fit

Post by Worf »

claro
Igor Laguens
http://www.igorlaguens.com" onclick="window.open(this.href);return false;
11 984612400
Ela trabalha na Pedal da Vila, R. Paulo Franco, 55 - Vila Leopoldina,
Paguei 250,00.
Image
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Bike Fit

Post by Gili »

Algum no Rio?
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Bike Fit

Post by Worf »

último comentário: nao sei se foi coincidencia mas tava rolando um rockao nervoso. Isso me ganhou no ato. Me assusta que minha secretária nunca tenha ouvido falar no The Who. Me da vontade de vomitar pensar que escutei dela que algo chamado J Quest é ROck. Ja tinha ouvido falar mas nao sabia do que se tratava, colocamos no U Tube. Fiquei deprimido a tarde toda...a pobre da menina, tao educada, trilingue e pensa que aquilo é rock, nao sabe o que é Who, Sex Pistols...cavolo.
Image
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Bike Fit

Post by Worf »

nao conheco no RIo. MAs a parada lá - por incrivel que soe- parece bem estruturada. Tem todas aquelas consultorias rodando na Barra, bikes lindas (várias Pinarello) tenho certeza que tem alguem bom por lá. Tenho um colega que pode te indicar vou mandar um mail pro figura se ele responder publico aqui.
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Bike Fit

Post by ftmonjardim »

Valeu worf, vou marcar o fit.
Abs
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Bike Fit

Post by Gili »

Ok, obrigado.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Bike Fit

Post by Klhada »

hmm, polêmicas nesse post. Pergunto para os estudiosos de plantão.

Tinha feito o fit, mas já caguei tudo. :lol: Enterrei a mesa, e estava usando. Normal, mas como o meu quadro era 57, o Igor colocou uma mesa 90mm, e disse que quadro ideal pra mim tinha que ter 55,5 de TT. Mas meu cavalo é 88,5. Shit!

O que eu sei é que com a mesa de 90mm não dá pra se andar de bike! Porra, o negócio fica instável demais pro meu gosto. Achava que um pouco era a altura do guidão (o cara deixou numa altura de velha), mas nem era. Comofaz? Eu agora estou curioso. Vou pegar um quadro com o Sassota supostamente 56. O plano (e pelas medidas do meu fit) era só botar uma mesa 100 que ficaria igual. Logicamente vou meter uma 110 ou talvez a 130 pra ver. Será que o futuro de Klhada é bike com 54 de TT e mesa 130? Pelo menos ia ser fácil de achar pra vender. E canota com 25 cms de pujança pra fora 8-)
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

Seu futuro chama-se Giant Advanced TCR :mrgreen:

Ela própria chama a bike L de 55.5cm embora tenha fisicamente 58.5cm de TT, porém... ela é 72º ao invés dos tradicionais 73º e com canote zero seatback, assim 58,5-2.5= 56cm e os 0,5 vem da diferença de ângulo no ST, e com um HT de 18,3cm suporta bem um cabra alto.

Dai minha escolha de quadro... medindo na fita métrica o conjunto giant ficou 1cm mais curto que o conjunto pinarello com a mesma mesa 130 e 4cm mais alto.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Bike Fit

Post by Klhada »

minha bike é toda errada (ou eu sou todo errado). O quadro Giant tem 57,5 de tt (o meu véio), estou usando um canote sem seatback, o selim está pra frente pra cacete, e a mesa curtinha. Imagino eu que num quadro menor conseguiria montar um canote com seatback mínimo, deixando o selim centrado, e uma mesa comprida, pra bike ficar mais firme. E o que eu chamo de mais firme acho que é puramente mais tosca! :lol:

A bike com mesa 90 oscila muito. Passa em qq desnivelzinho, a frente já mexe. A 130 acho que como muda a distribuição de peso na magrela, fica menos rápida nas curvas, do jeito que eu gosto. Ciclista lento quer bike lenta! 8-)

Klhada na sua bike nova!

http://bp1.blogger.com/_du_TQnDh9V4/Rxr ... circus.jpg
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

Eu pedalei uma cara com mesa 90, quando peguei a 130 achei que tava pilotando um landau, dois dias depois não queria mais ver a mesinha.

57.5 sem seatback = 55cm então vc pedala "like a pro" :mrgreen:
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Bike Fit

Post by Marcelo Marino »

Está aí uma das grandes cagadas do bike fit, tentar consertar o "comprimento" da bicicleta no selim.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Bike Fit

Post by Voodoo »

Marcelo Marino wrote:Está aí uma das grandes cagadas do bike fit, tentar consertar o "comprimento" da bicicleta no selim.
Posição do selim é fixa, mexe-se todo o resto menos o selim.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Bike Fit

Post by Klhada »

vou colocar as medidas de como estava aqui antes de eu estragar, e vou testar um quadro 56. Se achar um pouco mais estável, aí vou ler tudo que tenho direito sobre isso, e vou medir tudo com calma. Infelizmente não tem todas as minhas medidas.

Cavalo 88,5
altura 1,82
quadro com tt 57
distância da ponta do selim até o centro do garfo (alto da mesa): 48 - logicamente mudou qto eu tirei vários cms de espaçadores.
mesa: 90mm
selim tem 275mm de comprimento

então, pergunto aos já estudados: SE, num mundo hipoteticamente perfeito, eu mantivesse essa mesmas proporções, eu poderia mudar o quadro sem medo de cagar o resto? Tipo, numa hipótese.
Quadro com tt 54 - perco 3 cm no comprimento total. Seria o caso de jogar o selim pra trás e mudar a mesa, na mesma proporção? Tipo selim 1,5 cm pra trás, e mesa 105 (arredondando pra 110)? Ou rola uma proporção diferente ai? Sei que tem a altura do headtube na jogada também, mas eu deixo a mesa baixa mesmo. Será que com um quadro menor vou precisar de muitos espaçadores pra ficar na mesma altura? Qq coisa vou medir a Giant de cabo a rabo pra comparar com a outra quando montar.
Image
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Bike Fit

Post by Voodoo »

Acredito que não é proporcional pois os ângulos do seat e head tube mudam, Marcel.

Tenho 1,81 e 88,5 de cavalo, sou quase uma cópia sua.

A Bernardi era 55 e a Moser é 56. O selim está 1,5 cm adiante (era 9 pulou para 7,5 o recuo do MC), a mesa diminuiu de 130 para 120. A altura do selim saiu de 78 para 79 cm.
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Bike Fit

Post by Gili »

A posição do meu selim está 6cm atrás do movimento central, eu tive que reduzir pra k7 a mesa da Caloi sprint 10, de 100 pra 60, ficou um cotoco, mas bem mais confortavel, e ficou na medida que manda o kit virtual tabajara da maledeta planilha do excel. Mas dizem que essas Caloi tem o TT maior que o normal.

Tanto que a Ridley que comprei tem o DT maior e o TT menor que a Caloi.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Bike Fit

Post by Klhada »

Voodoo wrote:Acredito que não é proporcional pois os ângulos do seat e head tube mudam, Marcel.

Tenho 1,81 e 88,5 de cavalo, sou quase uma cópia sua.

A Bernardi era 55 e a Moser é 56. O selim está 1,5 cm adiante (era 9 pulou para 7,5 o recuo do MC), a mesa diminuiu de 130 para 120. A altura do selim saiu de 78 para 79 cm.
hm, achei que esses ângulos eram fixos. É por essas que não vou comprar mais nada que não tenha TODAS as medidas disponíveis. Muita bagunça. :?
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Bike Fit

Post by Papillon »

Curioso que 3 cabras que tem quase o mesmo tamanho/cavalo e usam bikes bem diferentes.

voodoo: 1,81 / 88.5 = 56+12+1,5 = 69.5
Klhada: 1,82 / 88.5 = 57.5+9+0 = 66.5
Papito: 1.815 / 88 = 55.5+13+0= 68.5

Usei durante 1 ano a bike com 55+2.5+9=66.5 que seria exatamente o que o Klhada ta usando e quando o elpídio meteu a mesinha padrão dele parecia que eu tava pedalando em outro mundo. Agora pra mim que sou o mais idoso entre os 3, a diferença no HT me ajudou muito pra levar o guidão pra cima.

Klhada, as bikes maiores costumam ter angulos menores, assim uma bike 58 as vezes tem angulo 72 e uma 50 tem angulo 74 so ST, isso sem contar as de triatlon que tem 76-78.

Eu que sou só um pouco chato meti as geometrias de todas possíveis opções antes de comprar no cad e fui comparando :mrgreen:

A tal geometria "tradicional" seria 73º de ST.
Post Reply