Limpeza da relação e limpeza geral

Regule e ajuste sua bicicleta
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by gtavares »

Uma pergunta não sai da minha cabeça quando o assunto é lavar a bicicleta...Lavar em casa pode ser problemático pq corre o risco de entrar água nos cubos/mov. central...Como faz então quando a gente manda lavar em bicicletaria ? Não vai cair água nos rolamentos ?! :?

Eu não vejo problema em lavar em casa, é que falam de uma maneira como se em uma bicicletaria fosse muito diferente...
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by kinbold »

Se molhar tem que abrir, secar e reengraxar.

Se não fizer isso a vida útil dos componentes vai diminuir.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

O problema não é o lugar, em casa ou na bicicletaria, mas a forma.

Se for como uma espoja e um pano úmido não vai entrar água, mas se usar uma mangueira para jogar água na bicicleta, vai. Aí está o problema.

Existem produtos próprios para lavagem de bicicleta que basta espirrar um pouco no quadro e passar um pano.

Algumas lojas tem lavadoras de alta pressão, mas para MTB cheia de terra não tem jeito, não da para ficar no paninho.
As equipes europeias usam lavadoras de alta pressão também, mas isso está ligado ao tempo e quantidade de bicicletas que precisam lavar todo dia. Além do mais o estoque de peças de reposição deles é grande, e de qualquer forma essas peças seriam trocadas.

Se quiser lavar com mangueira, você até pode, mas suas peças vão durar menos e os nhec nhec vão aparecer com mais frequência.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by gtavares »

Então a chance de contaminar os rolamentos (mov. central e cubos) é menor se usar uma esponja/pano ?!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Magnus »

Eu não sinto necessidade de usar mangueira. Coloco uma toalha velha em baixo para não fazer muita cagada e passo no quadro uma esponja com detergente neutro, desses de cozinha mesmo, passo a esponja úmida depois até tirar todo o detergente. Aí é só secar com um pano que fica tudo limpinho. As rodas eu coloco no tanque e passo esponja também em todo o perfil e nos pneus (aproveito para verificar o estado dos pneus). Depois passo a esponja úmida nos raios e nos cubos.

A bicicleta fica limpíssima e sem fazer muita cagada nem usar mangueira. A única coisa que é mais chata um pouco é quando resolvo limpar os freios, daí tiro eles e mergulho em aguá com sabão, esfrego com uma escovinha, seco, jogo WD40, tiro o excesso e monto de volta, mas também não é tão trabalhoso como parece...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

Sim, porque com mangueira a água vai com mais força e em maior quantidade.

As peças (cubos, caixa de direção, movimento central) tem vedações que dificultam a entrada de água. Quanto menos água for ali, mais difícil de entrar.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Enkidu »

Como dito anteriormente, o que conta é a forma, de acordo com o cuidado de quem lava. Fiquem espertos com as bicicletarias, muitas vezes a retórica de quem tá no balcão não está de acordo com o que rola na oficina...

De forma geral, pra evitar contaminação é só jogar a água sem pressão.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
luizventur
Membro
Posts: 256
Joined: Sun 27 Oct 2013 21:49
Nome Verdadeiro:: Luiz Fernando
Location: Bicas/MG

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by luizventur »

Na road uso só pano úmido com cif e já limpa tudo, uso squirt lube na corrente que fica limpa então é só usar a maquininha chinesa de limpar, cassete e pedivela escovo molhando a escova moderadamente no cif desengordurante.

Já no trator borrifo cif na bike inteira, espero uns 5 minutos e jogo água sem pressão com a mangueirinha do chuveiro (sim, lavo as bikes no banheiro aqui do ap que é grande, aproveito e já lavo o banheiro :lol:) e depois passo um pano, limpa tudo, até bosta de vaca agarrada já sai na água, o pano é só pra tirar uma sujeira mais escondida, na relação eu também uso squirt lube, maquininha na corrente e escova com cif nas coroas e cassete, e fica tudo limpinho.

Tempo gasto na Road -> 1hr no máximo, fazendo bem devagar. (Demora para lavar hein, ultima vez nem lembro, acho que lavei porque peguei uma chuva)

Tempo gasto no Trator 1hr30 no máximo, fazendo bem devagar (Não lavo sempre não, se bobear nem uma vez por mês, a parada é pra ficar suja mesmo, o squirt lube contribui bastante para isso, já que a relação fica limpa)
Apenas dê o primeiro passo...
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

Esses desengordurantes de cozinha tem substâncias corrosivas. É uma pena, porque limpam muito bem e são práticos.

Em outros países não tem essas substâncias, mas aqui todos tem. Sim, eu fui atrás disso para saber.

Se não acontece nada com a pintura dos quadros é porque elas são muito bem feitas, mas mesmo assim eu não arrisco. Pode acabar corroendo o verniz do carbono, sei lá. Prefiro lavar com sabão em pedra.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Enkidu »

Cuidado com os solventes! A bicicleta não é uma taça de cristal que deve estar isenta de qquer mancha. Deixar a transmissão meio encebada após a limpeza é até protetivo. O fundamental é remover os detritos sólidos abrasivos (com escovação).
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Wanderson Mata »

Receita simples para a limpeza
Tenho um jogo de panos de microfibra, um azul escuro para relação, pneus, aros
Um verdinho para o quadro, garfo, pdv, ...
E um laranja para selim e fita de guidão.

Há sim, só com agua, sabão quando tá feio, mas, na maioria das vezes só agua.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by elgleidson »

Eu só lavo a minha quando fica muito suja, que normalmente só acontece quando pego chuva. Normalmente eu coloco água e detergente num balde (pouca coisa) e aí molho o pano e passo ele pela bike toda. Para a relação, eu desisti do suco de limão, pois dá muito trabalho. Então um dia eu resolvi um dia testar um "Pinho Bril" e ficou muito bom. Limpa bastante.
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Gili »

lavar bike? kkkkkk
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Klhada »

eu continuo usando só baby wipes e nunca mais esquentei a cabeça. Não faz sujeira, não molha o chão, e uso pra limpar até a corrente. Mesmo pagando caro aqui nas farmácias da Vila Olímpia sai muito barato.

O Arocha uma vez me falou que comprou um potão monstro genérico a preço de banana. Aí tem que ir nessas lojas pro povão, mas não sei onde tem uma :(
Image
DeniseDognini
Membro
Posts: 257
Joined: Wed 23 Apr 2014 00:07
Nome Verdadeiro:: Denise
Location: São Paulo - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by DeniseDognini »

Klhada wrote:eu continuo usando só baby wipes e nunca mais esquentei a cabeça. Não faz sujeira, não molha o chão, e uso pra limpar até a corrente. Mesmo pagando caro aqui nas farmácias da Vila Olímpia sai muito barato.

O Arocha uma vez me falou que comprou um potão monstro genérico a preço de banana. Aí tem que ir nessas lojas pro povão, mas não sei onde tem uma :(

Klhada, nas ruas próximas à praça da Sé tem umas perfumarias grandes, que vendem de produtos caros a mais baratos. Tem lenço umedecido de baldinho.

Na Liberdade também você pode achar. Procure a Ikesaki.

__________________________________________________

Eu vou testar, um dia desses, o agente ativo desengordurante que é usado em detergentes, xampus etc. É o Lauril Sulfato de Sódio. Vende puro em lojas de produtos químicos ou que têm produtos para perfumaria (na rua Tabatinguera). Nada vai desengordurar mais do que isso.

Já testei detergente com limão e foi legal. O Lauril com limão deve ser excelente (e bem barato)!
Worf
Membro
Posts: 650
Joined: Sat 15 Jun 2013 00:06

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Worf »

e coitado do Lauril, me lembro que foi um dos pioneiros difamados injustamente da era eltronica. No final dos anos 90 houve disseminação viral de informação contra o pobrezinho do desnbordurante que mal nunca fez a ninguem...
Image
DeniseDognini
Membro
Posts: 257
Joined: Wed 23 Apr 2014 00:07
Nome Verdadeiro:: Denise
Location: São Paulo - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by DeniseDognini »

Dizem que há estudos comprovando que é cancerígeno. Eu, por exemplo, prefiro usar xampu e pasta de dente sem Lauril, porque tenho a pele e cabelos muito sensíveis e secos .

Mas para graxa, não há nada melhor. Já li que usam puro para lavar chão de oficinas mecânicas.

Claro que tem o efeito colateral da espuma nos rios, mas qualquer detergente de cozinha tem o mesmo efeito.
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by ReinaldoBrisolla »

phpBB [media]
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Zo »

Pra passar na bike e proteger da chuva/sujeira:
phpBB [media]


Chineses testando o produto de um modo Joselito:
phpBB [media]
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Masuk »

ZO..faz tempo que vi o video desse produto..
Agora me veio a idéia...e se aplicar num Selim Brooks.. seria a solução pra nunca mais temer chuva?
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Leo Miau »

Masuk wrote:ZO..faz tempo que vi o video desse produto..
Agora me veio a idéia...e se aplicar num Selim Brooks.. seria a solução pra nunca mais temer chuva?
Talvez seja difícil de ficar sentado nele depois sem escorregar, rs... :boonen1
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Wanderson Mata »

UIIIIII
KY nunca mais kkkkkkkkkkk
Masuk
Membro
Posts: 262
Joined: Thu 03 Jul 2014 21:21
Nome Verdadeiro:: roberto

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Masuk »

Na verdade era para passar na parte inferior do selim.. pois por cima tenho uma capa mas ela não fecha de modo eficiente, na parte de baixo onde fica os trilhos e o carrinho do canote sempre fica descoberto.
mas vendo o modo de aplicação não parece ser uma coisa tão simples.. e tb deve custar um rim....
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Leo Miau »

Isso me faz lembrar aquelas ceras que fazem a pintura velha ficar igual nova, rs...

phpBB [media]
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Leo Miau »

Li em um manual da Shimano que não é para usar solvente de base alcalina ou ácida para limpar a corrente, pois pode causar quebra da corrente. Será que meu suco de limão com detergente se encaixa nisso?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by gtavares »

Pregunta...Que produto usar naquelas maquininhas de limpar corrente ?
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by ReinaldoBrisolla »

A famosa mistura de detergente com limão, ou aqueles desengraxantes da finish line (cuja formula é bem parecida com o detergente com limão).
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by raulfragoso »

Eu uso um desengraxante biodegradável chamado HL-80, compro o litro por cerca de 20 reais na bike shop daqui da minha cidade, limpa a transmissão que é uma maravilha !
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by brunocarlo »

Uso detergente com limão... ótimo, passo tb no cassete, cambios e pé de vela, fica tudo limpo.
Bruno Carlo
Meu Strava
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Pepebike »

O que usar para limpar as pistas das rodas (a parte da roda onde as sapatas de freio atuam)?
Já vi em vídeos o uso de uma tal "abrasive rubber" (borracha abrasiva) da Mavic, porém jamais vi esse produto (ou similar no Brasil).
Já que o dolar está nas alturas, alguém conhece uma sugestão "tabajara"??

Image
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Post Reply