Limpeza da relação e limpeza geral

Regule e ajuste sua bicicleta
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Lenine »

Eu comprei.
Uma branca com um elefantinho (ui) no logo.
Mas não senti que rende muito não e, se não estou enganado, paguei 14 mangos. É um pote com uns 300ml + ou -
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

Sabão neutro em pedra para mim já resolve.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by bruno_h2 »

Uma opção é usar um pouco de querosene embebido num trapo ou estopa... Não é nem um pouco ecológico caso seja uma preocupação sua, mas limpa que é uma beleza rsrsrs... E pode ser que acabe deixando sua mão ressecada, mas passa um creminho que resolve, eu não passo porra nenhuma depois... :mrgreen:
DESORDEM E REGRESSO
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Lenine »

E a patroa nem reclama, né? rss
A minha já chia com cheiro de câmara de ar nas mãos, imagina querosene: divórcio.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Klhada »

pois é, por isso que eu nem falei do querosene. A pastinha funfa legal e não fede. A minha cham gel Gienex 8-)

http://gienex.webstorelw.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Image
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Lenine »

Klhada wrote:pois é, por isso que eu nem falei do querosene. A pastinha funfa legal e não fede. A minha cham gel Gienex 8-)

http://gienex.webstorelw.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Opa, mas nesse preço nem penso em fazer mistura de sabão com areia.
Já comprou on-line Klhada?
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Klhada »

nunca, comprei só no Mercado Car, e pra ser sincero, tinha chutado o preço antes de procurar :lol: Mas lembrava que tinha sido barato.
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Papillon »

eu uso uma pasta que comprei em loja de autopeça de potão... dura muito.

off: Cleber sabia que na gravação dessa cena o ator teve a córnea arranhada?
Image
E que teve 3 indicações ao globo de ouro e 2 oscars?

E na cena que ele ta andando numa galeria de música com a mina tem um poster do 2001 uma odisséia no espaço na loja de discos?

e que vi isso sentado no busão naquelas tv's de 14" que ficam passando propaganda?
auhueahuehuheu
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Lenine »

Sabia que eu tinha uma puta vontade de reassistir esse filme desde a infância, comprei o DVD e quando chegou na metade achei um saco? :lol:
Diferentemente do Blade Runner e Akira, que comprei na mesma leva e praticamente tive orgasmos nostálgicos assistindo. :P

(arranhar a córnea é muita zica?)
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Papillon »

O cara ficou temporariamente cego...seria um grande pavor para qualquer um.

Eu curti muito esse filme, aliás acho que a melhor fase do cinema é entre 2001 e O Retorno do Jedi, época onde os efeitos eram extremamente artísticos e as produções já estavam acostumadas com as cores e um áudio um pouco melhor.

(essa semana estou estragando topicos com offs...preciso de cerveja).
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by bruno_h2 »

A 1a trilogia do star wars é um clássico, na minha opinião digna merecedora de uma restauração para hd e 3d e reexibição nos cinemas... Aquelas cenas dos combates entre as naves dos rebeldes e do império em hd e 3d num cinema deve ser algo de outro mundo literalmente...
DESORDEM E REGRESSO
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by ftmonjardim »

seguindo as dicas do Mestre Marino, hoje criei coragem e fiz limpeza da relação que estava nojenta.
Usei um tal de querosene filtrado comprado em supermercado, ficou bom, voltou a ter cor de relação mesmo.

ANTES
Image

DEPOIS
Image

A foto ficou escuro pois já estava de noite, mas ficou bom demais.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Magnus »

Depois que passei a usar a mistura óleo+querosene do klhada, nunca mais me preocupei com a limpeza da relação. A bike veio lavada da oficina; coloquei a mistura e fiz um pedal hoje de 54km. Olha como está:

Image
Image

edit: Não passei um paninho sequer e ainda tem lubrificação suficiente para vários pedais desses...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by binho »

Explica mais aí dessa mistura?!
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by ReinaldoBrisolla »

binho wrote:Explica mais aí dessa mistura?!
É uma mistura na proporção 3 pra 1 de querosene e oleo de motor 20w40 basicamente, ou seja para cada parte de oleo se coloca 3 partes de querosene, nao sei o que o Magnus utilizou para diluir o oleo, acho que ele usou outra coisa, mas basicamente é isso, o melhor é que com $20 voce tem oleo pro resto da vida.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Magnus »

Exatamente isso, Reinaldo, usei querosene também. Binho, a relação de custo é mais ou menos 60ml de finish line = 1,2 litros da mistura; não bastasse a vantagem financeira, ainda é mais limpo e lubrifica igual. Foda é o cheiro forte, depois que passa tem que deixar a bike em lugar ventilado ou num quartinho esquecido...

Eu faço assim: depois que limpo a relação, coloco 2 gotas por elo, uma de cada lado, mas sempre limpando as partes externas para não escorrer. No dia seguinte, quando vou sair, mais uma gota por elo, sempre limpando as partes externas. Depois é só ficar de olho, quando tem sujeira na relação, passo um pano para limpar e sai tudo. Quando precisa retocar, mais uma gota por elo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Wanderson Mata »

Pelo amor de deus, uma caixa de luvas custa 5 reaus, uso cada par por umas 10x :D :D :D :D
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Klhada »

então, continuo usando essa mistureba. Como funciona pra mim:

aplicava toda sexta a noite, antes do pedal do sábado, uma gota por elo. Antes de sair, de manhã, só passava um pano seco na corrente pra tirar o excesso externo, e pau no gato. Rodava o fim de semana, e a semana inteira com ela (dava mais uns 100 ou 130 kms, dependendo dos percursos). Sexta fazia de novo. Primeiro uma gota por elo de novo. Depois ia girando o pedivela e esfregando um pano na corrente. Ela fica limpa NO ATO. aí passo mais uma gota depois que limpei ela, voltando para a etapa 1 do processo. Sem barulhos, sem dor de cabeça. Provavelmente dava pra rodar mais tempo com uma aplicação, mas o negócio custa tão barato e é tão rápido, que não tinha pq não fazer.

Agora estou pra testar uma nova invenção. Vendo dos caras que colocam a corrente pra cozinhar na parafina, tive uma ideia, já testei um pouco e vi que funfa.

ralei parafina, bem fina. jogava por cima do pedaço da corrente que estava exposto, e esquentava com um daqueles maçaricos minúsculos de tostar cobertura de doces. Derretia a parafina, e ia pra próxima. Fazendo isso, a corrente se comportou EXATAMENTE igual a quando eu fiz todo o processo de mergulhar na parafina, mas com um terço da dificuldade e do tempo. Se deixar o maçarico com a chama curta, não tem perigo de queimar nada na bike, nem marcar a pintura. A corrente não chega nem a ficar quente direito com esse processo. Pode ser que ela não entre tão lindamente como os entusiastas desse método falam, mas pedalei e a corrente não fez barulhos, nem sujeira. Preciso tomar coragem e limpar BEM a corrente com o limãozinho e testar esse processo do zero, pra ver qto dura. Mas ainda assim, seria só de curioso, pq o trabalho ainda é grande. :(
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Magnus »

Klhada, eu usava parafina e já fiz de várias formas, inclusive dessa que você falou. Tendo um power link, acho muito mais fácil derreter a parafina em banho maria e jogar a corrente dentro, por incrível que pareça, essa foi a maneira mais fácil e limpa de fazer a coisa. é só separar já uma lata e uma panela só pra isso.

Agora, vou te falar, eu sempre fui muito fã da parafina, mas depois que comecei a usar a mistura que você falou abandonei a parafina de vez :D . O problema é o cheiro forte do querosene que empesteia o ambiente, para quem mora em apartamento é meio chato. Mas esse problema do cheiro eu já estou tentando resolver...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by ReinaldoBrisolla »

É facil resolver o problema do cheiro é só tacar fogo, que ele desaparece... :lol: :lol: :lol: :lol:
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Magnus »

Porra, padrinho, aí não.... Fogo nela não... :lol: :lol: :lol: :lol:
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by ReinaldoBrisolla »

Soh na corrente pra q serve powerlink?
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Klhada »

ue, magnus, compra querosene perfumado:

http://www.kalupel.com.br/fotos_kalupel ... ro_jpg.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

tem um sem cheiro também, que eu pretendo comprar no sábado, na Leroy Merlin. Se funcionar bem eu aviso. Acredito que o sem cheiro é balela, mas se feder menos, tá bom 8-)
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Magnus »

Klhada wrote:ue, magnus, compra querosene perfumado:

http://www.kalupel.com.br/fotos_kalupel ... ro_jpg.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

tem um sem cheiro também, que eu pretendo comprar no sábado, na Leroy Merlin. Se funcionar bem eu aviso. Acredito que o sem cheiro é balela, mas se feder menos, tá bom 8-)
Rapaz, avise sim, seria bom demais...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Cotocs
Membro
Posts: 36
Joined: Wed 27 Nov 2013 15:51
Nome Verdadeiro:: Patrick Franco Bello
Location: São Bernardo do Campo - SP
Contact:

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Cotocs »

e aí pessoal, alguém chegou a testar com o querosene "sem" cheiro?
se eu achar um desses vou comprar p/ ver.
abs!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Magnus »

A Shimano ensinando como limpar uma relação que já está limpa!

phpBB [media]
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
MarcusM
Membro
Posts: 27
Joined: Mon 17 Jun 2013 00:51

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by MarcusM »

Gente, legal o tutorial, mas eu nunca limpo nada montado na bike, deixa eu explicar melhor, eu nunca limpo a relação com corrente, cassete e pedivela montados (são as únicas coisas que eu limpo).

Os desengraxantes são sempre finos e entram por qq frestinha e, não sei se é neura, acho facilmente entra dentro dos cubos e movimento central,... hoje em dia são quase todos indesmontáveis (os rolamentos), se entrar desengraxante lá (seja qual for) vai derreter a graxa que tem lá, aí já viu, nem tem como colocar mais.

Mesmo que os cubos fossem de cone/pista, poxa haja saco ter que desmontá-los por causa disso. Corrente, cassete e coroa se limpa numa frequencia muito maior que cubos de roda.

Outro problema, menos grave, é que muitos desengraxantes atacam a borracha, e podem resseca-la.

Minha regra é, se não vai desmontar faz a seco, pano e escova. Se tiver um pouco mais de tempo desmonta que também é rapidinho.

Sobre desmontar corrente sem missing link, um dos grandes problemas é que tem gente que monta depois invertida e isso enfraquece muito a corrente e abre mesmo no meio duma subida punk (no manual de corrente da chiiii_mano tem a forma correta de montar), mas tb tá um trabalho do cão pq no Brasil a gente usa o pino que já tava lá, na Chain tem sobressalentes que se troca a cada abertura (o pino de fechamento), mas não vale a pena, sai mais caro que ter o missing link (que já vem com algumas correntes.

Abraços,
Image
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Enkidu »

Na minha opinião, a ação mais efetiva pra limpar a relação é a escovação, e nem tanto o ataque químico. A escovação retira os elementos sólidos - areia, terra e outros detritos abrasivos - estes sim, os grandes responsáveis pelo desgaste prematuro. Já o solvente dissolve o lubrificante residual, a priori não danoso. Deve-se ter cuidado na aplicação do solvente, apenas para retirar o EXCESSO. Usado em demasia pode dissolver a graxa dos rolamentos.

Deixar a transmissão "encebada" após a limpeza não é sinal de feito nas coxas. Muito pelo contrário, é protetivo. Minha corrente está com 7.000Km e ainda tem meia vida.

Vejam o exemplo deste senhor, que aos 80 anos tem mais saúde que muitos. Está a 60 anos sem tomar banho e quer arrumar uma namorada:
Image
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by vladbarra »

Fala galera,

Há tempos eu desenvolvi uma mistura que eu chamo de Bike Cleaner Gheto, até hoje não tive problema com a pintura da bike.

Uso um copo de requeijão como medida(vazio, pois se tiver com requeijão não dá pra comer depois)
coloco um dedo de detergente neutro
dois dedos de veja multiuso
um copo cheio de água

uso um borrifador de plantas, desses que vendem no mercado mesmo, para aplicar no quadro da bike quando está suja e uso um pano úmido para limpar. Vou limpando o pano em um balde com água, torço e vou aplicando na bike a mistura e tirando com o pano.
Tenha cuidado para a mistura não penetrar(ui) nas partes que contém rolamentos para evitar de tirar a lubrificação ou contaminar a graxa delas.

Acho que é isso... contribuí :lol:
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by ftmonjardim »

vladbarra wrote:Fala galera,

Há tempos eu desenvolvi uma mistura que eu chamo de Bike Cleaner Gheto, até hoje não tive problema com a pintura da bike.

Uso um copo de requeijão como medida(vazio, pois se tiver com requeijão não dá pra comer depois)
coloco um dedo de detergente neutro
dois dedos de veja multiuso
um copo cheio de água

uso um borrifador de plantas, desses que vendem no mercado mesmo, para aplicar no quadro da bike quando está suja e uso um pano úmido para limpar. Vou limpando o pano em um balde com água, torço e vou aplicando na bike a mistura e tirando com o pano.
Tenha cuidado para a mistura não penetrar(ui) nas partes que contém rolamentos para evitar de tirar a lubrificação ou contaminar a graxa delas.

Acho que é isso... contribuí :lol:
boa.
Vou fazer tb..
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Post Reply