Page 1 of 2

Selante na câmara

Posted: Tue 15 Oct 2013 23:58
by tbortolotto
Sem titubeios: alguém daqui usa ou conhece quem use selante na câmara de ar? Há mtos relatos controversos e gostaria de uma opinião mais imparcial ;)

Se sim, alguma recomendação de selante? Obrigado!

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 10:52
by marcoaleite
Eu já vi o selante do Joe's no Flats para road. Me coçou a mão para comprar, mas eu sempre fico sem grana para gastar com estas "brincadeiras"! rsrsrs :oops: :P Tem a câmara de ar deles que já vem com o selante dentro também, na CRC costuma ter delas, fiquei de comprar também certa vez e deixei passar.
A minha única dúvida é como colocar o selante dentro da câmara. Eu já vi gente colocar com uma seringa e agulha em câmara presta de mtb, aí o próprio selante vedava o furinho. Mas eu não acho que é o modo certo não, na road pensei em limar a cabecinha do parafuso da porca para tirá-la e aplicar o selante pelo bico, acho que daria mais certo.

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 11:21
by Marcelo Marino
Já me falaram uma vez (acho que foi o Betão), que algumas câmaras desrosqueam o parafuso da válvula. Eu só não lembro a marca.

Vi muita gente elogiando o Caffelatex.

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 11:24
by tbortolotto
Marco, valeu pela resposta!

Sobre como colocar o selante dentro da câmara, há alguns vídeos no YouTube mostrando como fazer isso em válvulas do tipo presta com cabeça "não removível". Esse por exemplo:

phpBB [media]

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 12:46
by marcoaleite
Legal! ;) Eu nunca pesquisei a fundo como fazer, até porque nunca encanei de ir atrás de testar este esquema. Certa vez, acho que a um ano atrás, levante esta lebre em outro lugar e todo mundo ficou desaconselhando falando que o selante não vedaria. Até questionei, como não vedaria se no tubular veda?
Bom, este é mais um caso que tem que pegar nós mesmos e testar. ;) Quem vai ter coragem de encher o pneu com selante e dar várias agulhadas para ver se veda? kkkk :P

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 12:59
by PAF
Eu tentei por selante em um tubular que furou só quatro vezes em um mês. Acabei drenando por que o desbalanceamento é grande. Gostei não.

Abraços

P.

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 13:08
by Magnus
PAF wrote:Eu tentei por selante em um tubular que furou só quatro vezes em um mês. Acabei drenando por que o desbalanceamento é grande. Gostei não.

Abraços

P.
Achei que fosse "obrigatório" o uso do selante em tubulares, como faz quando fura?

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 13:12
by PAF
Senta e chora!

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 13:45
by Enkidu
Nananina! Se o pneu é costurado, junte um canivete victorinox, fita dental, agulha grossa, dedal, um tubo de brascola e remendo estrelinha. Mais uma cerveja, boa música e iluminação adequada. Diversão garantida!

Selante só usei o Tufo Extreme uma vez, num tubular Tufo com valvula desmontável. Um terço do tubinho e beleza

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 13:57
by Magnus
Beleza, Marcelo, imagino que seja até uma terapia, mas e na rua? Senta e chora, Pedro? Que isso galera, é sério mesmo? Acaba o pedal e liga pro resgate só para não usar selante?

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 14:17
by PAF
Meus furos, eu conseguí chegar em casa. na verdade eu só percebí no dia seguinte. Você pode carregar um pneu extra para não ficar na mão, mas não parece ser muito prático, né?

Carvalho anda de tubular para lá e para cá com selante e nunca teve problemas. Eu não curto a idéia do selante não. Tenho um par de Vittoria Rallie para colocar nas minhas tubulares e treinar com elas também, mas isso vai acontecer perto das provas e em casos bem específicos.

Nada como um par de clinchers para treinar...

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 14:19
by Marcelo Marino
Você pode arrancar o pneu na unha e colocar um novo (bem prático para carregar) sem cola, que vai ficar preso na roda só por causa da pressão. Aí você vai ter que voltar para casa sem se exceder para o pneu não sair do aro.

Esse é o motivo que não me anima partir para os tubulares.

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 14:21
by ReinaldoBrisolla
Em tese é isso mesmo Magnus sem selante num pneu tubular e furo é um abraço e, chorar faz parte... A nao ser que voce faça como os antigos e rode com um pneu tubular reserva...
Chegando em casa e zen voce remenda o pneu...

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 18:03
by Enkidu
No meio do pedal só tive um furo. Coloquei o selante (tufo), enchi o pneu (tufo tbm, que desmonta a valvula) e boa, menos de 3 minutos. Nem tive que tirar a roda, foi bem mais rápido que trocar um clincher.

Com Vittoria Corsa Evo, o furo foi a cinco quadras de casa. Não coloquei selante, que nesse caso teria que ser do tipo pressurizado, o Pit Stop p. ex. Os Vittoria são costurados e preferi fazer na unha - very very old school radical orthodox. Quando to de Vittoria, em pedais mais longos, levo um tufo S3 de reserva já com cola, pesa 215g e cabe de boa no bolso da camisa.

Eu vou criar um tópico sobre tubulares. Assim a gente vai trocando infos e desmistificando o assunto.

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 18:15
by Magnus
Boa, Marcelo, tenho muita vontade de partir para os tubulares. Estou pensando em pegar uma roda de carbono no final do ano e preciso decidir se compro para tubular ou clincher...

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 20:58
by tbortolotto
Valeu pela ajuda ae galera. Eu vou arriscar meter um selante nas câmaras fazer uns testes. Tenho umas duas câmaras mal remendadas que podem ser usadas num teste imediato.

Ps.: Falando em tubulares, eu tenho um certo fetiche (hauhauha) por esse sistema.

Re: Selante na câmara

Posted: Wed 16 Oct 2013 21:00
by Magnus
O tópico já está ativo: http://pelote.com.br/forum/viewtopic.php?f=10&t=511" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Selante na câmara

Posted: Thu 17 Oct 2013 01:48
by marcoaleite
tbortolotto wrote:Valeu pela ajuda ae galera. Eu vou arriscar meter um selante nas câmaras fazer uns testes. Tenho umas duas câmaras mal remendadas que podem ser usadas num teste imediato.

Ps.: Falando em tubulares, eu tenho um certo fetiche (hauhauha) por esse sistema.
Só fica esperto no tipo de selante, pois aqueles de mtb "parece" que a alta pressão não funcionam. ;)

Re: Selante na câmara

Posted: Thu 17 Oct 2013 02:58
by Carvalho_BR
minha experiencia com tubulares mostrou que em algumas marcas/modelos de tubulares, o selante só traz aborrecimento: se a camara interna do pneu nao for vulcanizada junto com a borracha do pneu, muitas vezes o selante nao veda o furo e ainda vaza pra fora da camara, ficando armazenado entre ela e a parte interna do pneu - e aí o liquido começa a escorrer pela costura do pneu, faz descolar a fita de tecido onde passamos a cola, amolece a cola e o pneu solta do aro... imaginem isso numa curva?
pois é, aconteceu comigo, com pneus Specialized Sworks tubulares... joguei fora e nunca mais usei o modelo.

com pneus tubulares Tufo e Conti GP4000 nao acontece isso, pois a camara interna é vulcanizada na borracha externa, entao nao tem como vazar liquido pra dentro do pneu. Se alguem souber de outras marcas/modelos em q a camara é vulcanizada na carcaça, indica aí pra nós.

a mesma possibilidade existe se usar selante em camara + pneu clincher
como a camara é separada do pneu, normalmente o liquido nao veda o furo, vaza pra dentro do pneu e faz a maior cagada...
por isso quase ninguem usa selante dentro de camara de ar.

Re: Selante na câmara

Posted: Thu 17 Oct 2013 10:12
by Carvalho_BR
vai de tubular.
usando os pneus "bons", nao vai ter dor de cabeca.

Re: Selante na câmara

Posted: Thu 17 Oct 2013 10:22
by tbortolotto
Obrigado pelas infos Carvalho! São exatamente estes argumentos dos que reprovam o uso de selantes em clinchers. No momento eu vou usar o selante pra tentar vedar uns furos já existentes numas câmaras velhas que eu tenho. Vamos ver como fica ^^

Re: Selante na câmara

Posted: Fri 18 Oct 2013 01:48
by tbortolotto
Como prometido, fiz os meus testes!

Comprei o selante mais comum que temos disponível em bikeshops: 59 mL de Stan's NoTubes. Sei que é pra MTB, mas eu tava a fim de testar umas gambiarras, então vai esse mesmo. As duas câmaras furadas iam pro lixo, mas viraram alvo do experimento. Removi o pino da válvula presta como mostra o vídeo desta página e coloquei uns 40 mL numa câmara e apenas 20 mL em outra (fiz na correria e acabei errando a "dosagem"). Por sorte não fiz lambança e o processo foi simples e rápido. Fechei as válvulas e comecei a girar a câmara no ar com cuidado para espalhar o produto por toda porção interna da câmara. Percebi logo que o selante encontrou os furos e em segundos ambos ficaram vedados! Gostei mto do resultado.

Fiz um pedalzinho de 30 km com mta pirambeira, asfalto ruim e outras intempéries pra testar a gambiarra. Felizmente deu tudo certo. Ao chegar em casa percebi que o pneu traseiro estava um pouco mais vazio que o normal. Ao retirar a câmara percebi que eu havia tido um furo e o selante tinha parcialmente vedado o problema. O ar saia mto devagar. Essa câmara foi a que eu coloquei menos da metade do produto. Talvez (eu disse, talvez) se estivesse com os 60 mL, o selante pudesse ter agido da forma correta. De qualquer forma, coloquei um remendo simples e ficou tudo certo!

Saldo da noite: com 18 dilmas, salvei duas câmaras do lixo. Concordo que esse sistema não é o mais apropriado prevenir furos, mas do jeito como eu usei e nos tipos de furos que eu tava tendo, me serviu bastante. E isso com um selante "popular", imagina num indicado pra tubulares de alta pressão!

Re: Selante na câmara

Posted: Fri 18 Oct 2013 09:17
by Magnus
Cara, vc merece que a gente forme um grupo para estudo de caso. Eu te acompanho no Strava e nunca vi ninguém furar tanto pneu :D :D :D

Essa agora foi demais; vc tinha duas câmaras furadas, saiu para testar o selante e volta pra casa com outro furo... é impressionante, se eu tiver 2 ou 3 furos por ano é muito...

Será que não é o local onde treina? Está rolando alguma obra ou coisa parecida que deixe entulhos no acostamento? Lembro que teve um Audax em Floripa que muita gente desistiu porque não aguentava mais consertar pneu...

Re: Selante na câmara

Posted: Fri 18 Oct 2013 09:29
by ReinaldoBrisolla
Eu faço outra pergunta, que pneu voce usa?

Re: Selante na câmara

Posted: Fri 18 Oct 2013 09:51
by tbortolotto
Magnus wrote:Cara, vc merece que a gente forme um grupo para estudo de caso. Eu te acompanho no Strava e nunca vi ninguém furar tanto pneu :D :D :D

Essa agora foi demais; vc tinha duas câmaras furadas, saiu para testar o selante e volta pra casa com outro furo... é impressionante, se eu tiver 2 ou 3 furos por ano é muito...

Será que não é o local onde treina? Está rolando alguma obra ou coisa parecida que deixe entulhos no acostamento? Lembro que teve um Audax em Floripa que muita gente desistiu porque não aguentava mais consertar pneu...
Huahuah é verdade! Eu costumo treinar nas rodovias da ilha, mas principalmente na ciclovia, onde há mta sujeira oriunda da falta de educação humana (vidros quebrados de garrafas, por exemplo). Ontem eu fiz 70% do pedal em rodovias, cujo acostamento tava de fato TENSO! Só vi o furo logo depois do Morro da Lagoa :lol:

Re: Selante na câmara

Posted: Fri 18 Oct 2013 09:54
by tbortolotto
ReinaldoBrisolla wrote:Eu faço outra pergunta, que pneu voce usa?
E é aí q mora o meu problema. Nos momentos em que eu precisei trocar os pneus eu tava MTO (e põe mto!) curto de grana. Daí fui obrigado a pegar dois xing-lings de R$ 40 hauheuahe. Aposto que se eu pegar um pneu de qualidade os vou diminuir os furos, claro. Enquanto isso vou fazendo gambiarras!

Re: Selante na câmara

Posted: Fri 18 Oct 2013 09:57
by Magnus
Cara, pneu de qualidade ajuda, mas eu tinha poucos furos mesmo quando usava os CST de R$35,00. Acho mais fácil o problema ser o local mesmo, como você confirmou...

ps.: a não ser que esses xing lings sejam muito ruins mesmo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: Selante na câmara

Posted: Fri 18 Oct 2013 12:44
by marcoaleite
Tem certos furos que não há pneu que aguente. Para evitá-los, tem que colocar fita anti-furo mesmo, não tem jeito! Mas este lance do selante é interessante, imagino que deve ajudar naqueles furinhos de arame que é o que mais fura na estrada.

Re: Selante na câmara

Posted: Sun 15 Jun 2014 19:53
by Edgardigao
Bom, então, de acordo com o marcoaleite, colocar selante em camara de ar e pneu clincher funcionou, mesmo sendo selante de MTB. Se colocar selante de pneu tubular dentro da camara clincher será que não ajuda? Quais os selantes mais recomendados para tubulares?

Só uma observação, utilizo pressão entre 100 e 120psi. :lance4

Bom vamos editando para adicionar.

Acho que vou comprar este selante para ver se funciona:

http://www.lvbike.com.br/Produto-1-Aces ... -1201.aspx" target="_blank

Selante Joes Elite Racers 500ml

O selante mais eficaz contra a furos do mundo!
* Especialmente projetado para selar perfurações em altas pressões nas rodas de bikes de estrada.
* Para utilização em pneus tubulares, tubeless e em câmaras.
* Sela intantaneamente furos de até 3mm.
* Aplicando 30-60 ml de selante por roda já é suficiente para obter ótimos resultados.
* Com esta garrafa de Road Racing você pode usar para de 4 a 8 rodas (Recomendado para roda de bicicleta de estrada com, pneu tubular, tubeless, ou com câmara: 30-60 ml por roda).
* Para maior eficiência, adicione uma dose selante cada 6-12 meses.
* Agitar bem antes de usar, dentro contém micro-partículas de impermeabilização.

Re: Selante na câmara

Posted: Mon 16 Jun 2014 10:42
by Klhada
onde vêm escrito que o No tubes é pra MTB? Foi o que eu usei nos pneus tubeless, e o que usei na câmara de ar. Inclusive vem falando na embalagem que pode ser utilizado assim.

Peguei uma câmara véia (semana passada), coloquei o selante, montei, furei com uma agulha grossa e vedou na hora. O Sasso usou no Audax 400, e o pneu furou, eu ouvi dois pshh pshh e parou. Depois de mais meio km o pneu rasgou, e aí não teve jeito. Mas eram 4 da manhã do domingo, e ele não limpou porra nenhuma. Tirou a câmara com selante, botou outra dentro, encheu e pau no gato. :P