Regulagem de Cambio

Regule e ajuste sua bicicleta
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Regulagem de Cambio

Post by Magnus »

ReinaldoBrisolla wrote:To com o seguinte probleminha:

Umas das marchas intermediarias do k7 nao esta descendo quando aperto o STI uma vez, so desce quando aperto uma segunda vez, percebi também que tem vezes que to pedalando, principalmente quando soco a bota que parece que a corrente muda de marcha depois volta pro lugar (sei lá percebo barulho na relação), ta certo que a corrente já era, mas coloquei uma nova e, mudei as marchas com a bike no ar e, aconteceu a mesma coisa de a marcha nao descer numa primeira apertada do STI, em si os limites do cambio parecem estar corretos, o que será que tá acontecendo?
Será que os cabos estao com sujeira dentro do conduite e, travando?
A porca do cubo está apertada corretamente, ao menos a roda nao está balançando.
Se o câmbio está regulado mesmo, cabo na tensão correta e os limites certinhos, tenta ver o alinhamento da gancheira. Se ela estiver um pouco empenada você já não vai conseguir uma regulagem legal em todas as marchas, algumas vão falhar mesmo com todo o resto certinho!
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

Correto! Gancheira empenada é muito mais frequente do a gente imagina. Mas o relato ta parecendo mais o sistema de tracionamento do cabo (carretilha do STI/cabo sujo).
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Regulagem de Cambio

Post by Papillon »

Nesse ponto o metre Quevedo já indicou como fazer...

exorcisa e começa do zero.
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Regulagem de Cambio

Post by ReinaldoBrisolla »

A gancheira parece estar em ordem também, acho que deve ser sujeira, alguem sabe me informar como faço pra limpar esse troço sem desmontar o cabo do cambio (Nao sei regular o cambio e, aqui na minha cidade nao tem ninguem que se atreve a mexer na minha bike (o bom é que sao ogros e sabem disso) se eu mexer na regulagem do cambio terei que levar num mecanico a 40 km de distancia da minha cidade...) ? Será que se eu colocar wd40 nos conduites ele limpa por dentro sem causar estragos e, eu ter que soltar o cabo do cambio?
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

A tentativa é válida. Dá uma esborrifada dentro do STI tbm. Boua sorte!
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Regulagem de Cambio

Post by Magnus »

ReinaldoBrisolla wrote:Será que se eu colocar wd40 nos conduites ele limpa por dentro sem causar estragos e, eu ter que soltar o cabo do cambio?
Eu coloco e nunca tive problema. Jogo dentro dos STI's e nos câmbios. Só passa um pano para tirar o excesso antes de sair com ela porque senão vai grudar sujeira pra caramba...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Regulagem de Cambio

Post by ReinaldoBrisolla »

Lavei a bike hj a tarde, passei wd40 nos cambios, Stis, e tentei colocar no conduite traseiro mas, o buraco é minimo e, na boa, acho que nao deve ter entrado sujeira la de tao pequeno que o buraco é, k7 novo chegou, nao montei ainda, resolvi colocar a corrente nova que tinha aqui no k7 velho pra ver como fica.

Tem 3 marchas que ela nao encaixa certinho a 28, a 23 e a abaixo da 23, percebi que como ela fica por cima dos dentes do k7, quando pedalo com a mao tem vezes que a corrente cai pra marcha de baixo e, depois volta pra cima, mas o problema de nao estar descendo a marcha com um toque nao apareceu.

Como fui terminar de fazer isso quase a noite e, tinha um compromisso as 19:30, nao fui dar um role com a bike, pra ver se tava tudo certinho, mas amanha cedo saio e vejo se tem alguma coisa errada alem do engate/desengate dessas marchas no k7 que relatei antes, quando coloquei essa corrente que troquei agora aconteceu essa mesma coisa de encaixar em uma e cair pra outra e, durou uns 500km ate a corrente desgastar um pouco, acho que é o mesmo que vai acontecer c essa veremos...
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Regulagem de Cambio

Post by ReinaldoBrisolla »

Hoje dei um rolezinho e, conclusao nao da pra continuar usando esse k7, as 3 marchas que estavam ruins, continuam ruins a corrente fica mudado de marcha sozinho quando forca um pouquinho, em resumo abandonei essa porcaria pra nao estragar a corrente nova que coloquei e, nao ficar passando raiva, pode ate ser que quando essa corrente estiver um pouco gasta ela encaixe melhor nesse k7, mais pra frente testo novamente, amanha troco esse negocio...
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Regulagem de Cambio

Post by ReinaldoBrisolla »

To frustrado, coloquei o novo k7 e, o cambio aparentemente esta desrregulado, nao entra a marcha mais leve nem a pau, com o STI apertado ela fica certinha, mas quando solta ela cai pra debaixo... merda de Congo que moro que ao tem ninguem que saiba mexer corretamente na bike...
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Regulagem de Cambio

Post by Magnus »

ReinaldoBrisolla wrote:To frustrado, coloquei o novo k7 e, o cambio aparentemente esta desrregulado, nao entra a marcha mais leve nem a pau, com o STI apertado ela fica certinha, mas quando solta ela cai pra debaixo... merda de Congo que moro que ao tem ninguem que saiba mexer corretamente na bike...
Experimentou girar um pouco (apertando) o parafuso de regulagem da tensão do cabo?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Regulagem de Cambio

Post by ReinaldoBrisolla »

Entao, o parafuso esta apertado no maximo, pensei tbm nessa possibilidade, tenho q mexer nos parafusos do cambio...
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Regulagem de Cambio

Post by Magnus »

ReinaldoBrisolla wrote:Entao, o parafuso esta apertado no maximo, pensei tbm nessa possibilidade, tenho q mexer nos parafusos do cambio...

Cara, acredito que se o parafuso está todo apertado, então o cabo está com pouca tensão. Este parafuso deve ter sempre uma margem para ajuste fino. Vê a tensão certa do cabo e ajusta os parafusos de limite, depois e que vai no parafuso da tensão para o ajuste fino.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

Afrouxe o parafuso.

Aliás, pendura sua bike num suporte, acione o sti e observe pra que servem os parafusos limitadores. Voce vai entender. Aí tudo vai ficar bem mais facil. De quebra vc vai compreender como eles atuam no cambio dianteiro, é o mesmo conceito.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

Magnus wrote:
ReinaldoBrisolla wrote:Entao, o parafuso esta apertado no maximo, pensei tbm nessa possibilidade, tenho q mexer nos parafusos do cambio...

Cara, acredito que se o parafuso está todo apertado, então o cabo está com pouca tensão. Este parafuso deve ter sempre uma margem para ajuste fino. Vê a tensão certa do cabo e ajusta os parafusos de limite, depois e que vai no parafuso da tensão para o ajuste fino.
Magnus, permita-me uma correção.

Nos cambios, vc tem dois tipos principais de ajuste:
- Limite inferior e superior, um parafuso pra cada. Eles vão limitar o deslocamento do cambio, pra dentro e pra fora. Vc utiliza em duas situações:
1 - Se a marcha não entra na maior ou na menor, então vc o afrouxa.
2 - Se a corrente cai, pra dentro ou pra fora. Aí então vc o aperta.

- Ajuste de fase - sincroniza o passo sti com o cassete. No cambio traseiro tem um barrel, que segura a ponta do conduite no cambio. Vc o utiliza quando a marcha tá "raspando" (fazendo barulho).

Por fim, a tensão no cabo deve ser sempre constante, senão o mecanismo não funciona direito. Não há ajuste para tensão, o cabo tem sempre que estar tensionado.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Regulagem de Cambio

Post by ReinaldoBrisolla »

Obrigado Marino e Enkidu, tanto pelo excelente tutorial quanto pelo video, sempre tive dificuldades em montar e desmontar as coisas, sexta feira deu um monte de coisa errada na torca do k7, e depois os cambios desregulados e tal e, estava estressado com o negocio, enfim tive festa no sabado e domingo, desencanei de mexer na bike, mesmo tendo vontade de dar role, agora a tarde resolvi mexer nela e, nao é que consegui regular os maledetos cambios, ao menos no ar eles estao perfeitos, vou dar um rolezinho mais tarde pra teste...
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

Até o Orson Welles ficou emocionado com a sua conquista...
Image
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Regulagem de Cambio

Post by Magnus »

Enkidu wrote:
Magnus, permita-me uma correção.

Nos cambios, vc tem dois tipos principais de ajuste:
- Limite inferior e superior, um parafuso pra cada. Eles vão limitar o deslocamento do cambio, pra dentro e pra fora. Vc utiliza em duas situações:
1 - Se a marcha não entra na maior ou na menor, então vc o afrouxa.
2 - Se a corrente cai, pra dentro ou pra fora. Aí então vc o aperta.

- Ajuste de fase - sincroniza o passo sti com o cassete. No cambio traseiro tem um barrel, que segura a ponta do conduite no cambio. Vc o utiliza quando a marcha tá "raspando" (fazendo barulho).

Por fim, a tensão no cabo deve ser sempre constante, senão o mecanismo não funciona direito. Não há ajuste para tensão, o cabo tem sempre que estar tensionado.
Sempre, pode corrigir sempre porque volta e meia eu falo umas besteiras mesmo, hehe...

Eu entendi o que você falou, mas esse ajuste de fase, pelo menos no meu câmbio, é feito "puxando" ou "soltando" um pouco o cabo, por isso me referi a um "ajuste fino" da tensão. No próprio manual da Shimano diz: "Gire o parafuso de regulagem do cabo no sentido horário, para esticar o cabo, até que a corrente retorne ao segundo pinhão"

Aliás, para quem usa Shimano, o manual dá uma boa dica para regulagem do câmbio: http://techdocs.shimano.com/media/techd ... 616233.pdf
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

O barrel é o tal parafuso (que não é bem um parafuso, ele é vazado no meio, por onde passa o cabo).
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Regulagem de Cambio

Post by Magnus »

Enkidu wrote:O barrel é o tal parafuso (que não é bem um parafuso, ele é vazado no meio, por onde passa o cabo).
Exatamente, no manual da Shimano ele é chamado de "Parafuso de regulagem do cabo".
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

Cacilds...que manualzinho chulé esse, ahn? Mexendo nesse parafuso "parece" que vc altera a tensão do cabo. Mas do outro lado tem todo um sistema de molas (no cambio) que fazem com que a tensão fique constante.

Prefira os manuais Campagnolo, são mais precisos.

(Sorry dude...)
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Regulagem de Cambio

Post by Papillon »

senhores,

Notei algo diferente na minha bike...

1. Com o cambio cage longo pula a corrente nas catracas menores (até 16)
2. Com o cambio cage curto, ao pedalar para trás com meia volta a corrente cai do coroão.

será isso sinal de gancheira torta?
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

Parece que sim. O efeito 2 seria até mais frequente com cage longo, isso ocorre?

Pra corrigir isso, só no olho. Faz um prumo com barbante e verifica o alinhamento. Mas pode ser apenas o "ajuste de fase", o parafuso que regula a "tensão". De qquer forma, não mexa nos parafusos + e -, a menos que a primeira ou ultima marchas precisem de algum ajuste.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Regulagem de Cambio

Post by tbortolotto »

Galera to com um problema parecido com o do Reinaldo. Meu cassete é um Tiagra 12-28 e qdo desço da 28 pra 12 vai tudo certinho: um toque pra descer uma catraca. Pra subir eu preciso dar 2 toques pra subir a primeira marcha e só depois vem de um em um. O engraçado é que se vc não vem até a 28 novamente (para ali pela 19, por exemplo), pra descer uma catraca precisa novamente de 2 toques e a partir dali volta a ser 1 pra 1 novamente.

Em miúdos: no meio do pedal onde quase nunca uso a 28, sempre tenho que descer com 2 toques iniciais e subir com 2 toques tbm! Troquei todo o cabeamento da bike, inclusive o terminal dentro do STI. Cambio desregulado mesmo? Gancheira torta? Alguma luz aí?
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Regulagem de Cambio

Post by ReinaldoBrisolla »

Tenta tensionar um pouco mais o cabo, o meu resolveu assim. Meia volta no tensionador de quadro deve dar certo
Leo
Membro
Posts: 121
Joined: Wed 07 May 2014 20:54
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Embu das artes

Re: Regulagem de Cambio

Post by Leo »

Pessoal, andei de bicicleta semana passado e o cambio dianteiro estava mil maravilhas, nunca tive problemas com ele.. Hoje fui andar aqui no rolo.. fui passar para o coroão e parece que o cambio não foi o suficiente para a direita a ponto dele subir, mas pegava na corrente, ai fui voltar o cambio para não ficar pegando já que eu vi que não ia passar.. e a alavanquinha do trocador estava super duro... Tentei algumas vezes e vi que não passava a marcha de jeito nenhum e desisti..

Ai depois com a bike parada e algumas tentativas consegui passar de marcha pro coroão.. mas o mesmo problema aconteceu para voltar, parece que ele não descia o suficiente. dei um empurrãozinho com o dedo no cambio e a marcha passou !

Alguém sabe o que pode estar acontecendo ? sujeira, desrregulagem, quebra ?
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

Provavelmente sujeira. Com uma escovinha, limpe onde os parafusos de limitação de curso tocam no balancim do cambio.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Regulagem de Cambio

Post by Papillon »

e/ou areia/sujeira nas guias.
Leo
Membro
Posts: 121
Joined: Wed 07 May 2014 20:54
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Embu das artes

Re: Regulagem de Cambio

Post by Leo »

Usei uma escova de dente e passei em tudo que podia ali no cambio e não obtive sucesso :lance2
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Regulagem de Cambio

Post by ReinaldoBrisolla »

Limpa por baixo do movimento central naquela pecinha de plastico que encaminha o cabo do cambio para passar por dentro do quadro; se no seu tiver; pode ser tbm sujeira nos conduites ou eles já gastos.
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Regulagem de Cambio

Post by Enkidu »

ReinaldoBrisolla wrote:Limpa por baixo do movimento central naquela pecinha de plastico que encaminha o cabo do cambio para passar por dentro do quadro; se no seu tiver; pode ser tbm sujeira nos conduites ou eles já gastos.
Aproveita e pinga uma gota de óleo na trilha. Pinga também onde o cabo sai pelo conduite.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Post Reply