Troca de corrente

Regule e ajuste sua bicicleta
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Troca de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Se a corrente for do mesmo numero de velocidades que a atual acho que rola sim?
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Troca de corrente

Post by gtavares »

Sim, seria mesma velocidade. 11v com 11v
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Troca de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

O pessoal das antigas que levava sempre a sobra da corrente junto nos treinos... nao esqueça de levar os dois pinos e o canivete com a chave senao de nada adianta.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Troca de corrente

Post by samuelgouvea »

samuelgouvea wrote:Voltando atrás do que eu disse, num parece que ta melhorando nada não...
Vou experimentar uma coisa que já fiz antes: desmontar e dar uma bola na coroa com uma lima redonda, aprofundando a cava dos dentes...
fica a dica pros colegas desafortunados, donos de coroas gastas: a lima resolveu de novo :D

basicamente desmontei tudo e dei uma bola no lado do dente que traciona a corrente, deixando-o menos inclinado. o desbaste foi pequeno, coisa de 0,5mm, marquei antes com um lápis branco pra não passar do ponto.

a ferramenta usada foi uma lima redonda bastarda, de 8mm de diâmetro.

não tirei fotos ainda, mas uma boa forma de ilustrar é a barbatana do tubarão: quando ele tá nadando pra frente, a corrente escapa porque "sobe" pelo dente.
se a barbatana for de um tubarão que "nada de ré" (tubarões não dão ré) a borda em contato com o dente é mais próxima de uma linha radial e a corrente não escapa.

lembrando que isso é apenas em caso de emergência, minha coroa nova tá a caminho... o que preciso achar é um medidor de corrente bão :D
Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Troca de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

phpBB [media]
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Troca de corrente

Post by brunocarlo »

Ola pessoal,

A minha corrente que está rodando é uma miche narrow, 10v, num k7 miche tb, comigo este conjunto já rodou uns 3k, peguei usada, e de acordo com a tal ferramenta para medir a corrente que comprei, da Icetoolz, a corrente já era, bom, comprei uma kmc gold pra colocar lá, mas venho aqui com a dúvida, como eu verifico o desgaste do k7? A corrente tem o medidor, as corroas eu vejo pelo desgaste dos dentes, a tal barbatana de tubarão.. mas e o k7? É só trocar a corrente e ver se não fica pulando? Simples assim? Ou dá pra 'ver' o desgaste de alguma forma?
Bruno Carlo
Meu Strava
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Troca de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Bruno, é só colocar a corrente e ver se nao fica pulando, dependendo do desgaste pula um pouco no começo, mas depois a corrente da uma laceada e, casa perfeitamente com o k7, se não casar depois de rodar uns sei la 300km pode trocar o k7 que já era, ao menos foi isso que eu fiz com o meu ultimo.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Troca de corrente

Post by brunocarlo »

Pois é, vai ser o jeito.

Eu queria descobri um jeito de medir este desgaste para poder saber qual cassete está desgastado, e qual não.. umas vez que nem todos estarão desgastados...
Bruno Carlo
Meu Strava
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Troca de corrente

Post by samuelgouvea »

Bruno, se tiver que trocar não deixe de tentar desmontar o cassete todo (linha tiagra pra baixo dá pra fazer) e tentar trocar só o pinhão gasto. a fonte pode ser um cassete baratinho de MTB mesmo, só tem que ter o cuidado de usar os pinhões de um com o espaçador do outro.
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Troca de corrente

Post by brunocarlo »

Samuel,

Vlw, mas o meu é campy, acho que é mais difícil arranjar um mais baratinho, o que tá lá é um michê.. mas vou vendo ele mesmo, já comprei um novo, mas vou trocar a corrente hoje e ver se rola na boa.

Mas só explicando o pq eu queria ver o desgaste do cassete de maneira mais 'científica', é que eu estou um tanto sem tempo para 'testar', é trocar e colocar pra rodar... mas eu terei que arranjar este tempo hoje, pq como pego uma serrinha legal, se ficar ruim eu não tenho como parar e voltar a velha, mas eu vou colocar a corrente nova pra rodar e a velha na mochila, se der ruim eu volto pra corrente velha mesmo.
Bruno Carlo
Meu Strava
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Troca de corrente

Post by Marcelo Marino »

O máximo que consegue é ver o formato dos dentes, se estão pontiagudos ou desgastados.

Mas o melhor jeito de saber a hora de trocar é como falaram, quando a corrente começa a escapar dos pinhões.

Já usei corrente KMC nova com cassete Campagnolo com um certo uso já. Demora para casar, acho que foram mais de 300 km. Chega uma hora que encaixa uma coisa na outra.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Troca de corrente

Post by brunocarlo »

É, vai ser o jeito... como o povo de Sistemas fala, 'vamos testar isto ai em produção mesmo'....

Agora, estou vendo uma chave para sacar a corrente, destas da icetoolz mesmo, mas toda que acho, tem especificações dizendo que serve para 8v, 9v e 10v shimano, sram e kmc... não colocam campy pq não serve ou pq como não é assim muito popular nem lembram de colocar? Será que serve?
Bruno Carlo
Meu Strava
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Troca de corrente

Post by brunocarlo »

Hoje foi a primeira volta com a corrente trocada, eu estimo que o k7, um michê 10v, 12x25, deve ter uns 3100km rodados, e coloquei uma corrente kmc, a gold, nossa, 9, dos 10 k7 estão pulando, somente o 25 não, mas somente quando coloca mais força no pedal, isto é normal? Demora a corrente 'acomodar' no k7?
Bruno Carlo
Meu Strava
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Troca de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Demora um pouco sim, vai rodando, que ela se achega, se perceber que rodou muito e, ela não achegou tem que trocar o k7, troquei um Sram 1030 com 6mil km, depois de rodar uns 350km com uma corrente nova e, ela não chegar no lugar.
Na segunda corrente que era a mesma KMC Gold ela se ajeitou com uns 300 a 350km, na terceira rodei uns 200 e como pulava muito quando eu fazia força desisti de testá-la ate os 300 e, troquei o k7.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Troca de corrente

Post by brunocarlo »

Valeu, vou observar isto ai.. só não socar muito a bota.
Bruno Carlo
Meu Strava
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Troca de corrente

Post by rad »

Pra quem não tem medidor de desgaste da corrente, use o paquímetro.

phpBB [media]
Filipe C
Membro
Posts: 134
Joined: Sat 28 Mar 2015 23:38
Nome Verdadeiro:: Filipe Cargnelutti
Location: Criciúma - SC

Re: Troca de corrente

Post by Filipe C »

E eu caí na besteira de trocar uma corrente 105 5700 com 2000km. Pelo menos coloquei uma Dura Ace 7800 que achei com preço de "desova"...
Depois desse tópico vou procurar pra já medidor de corrente e ferramenta pra consertar corrente. Em quase 10 anos de pedal nunca arrebentei, mas nunca se sabe o dia de amanhã. Tá na hora de eu aprender a mexer com corrente kkk
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Troca de corrente

Post by Magnus »

Filipe C wrote:E eu caí na besteira de trocar uma corrente 105 5700 com 2000km. Pelo menos coloquei uma Dura Ace 7800 que achei com preço de "desova"...
Depois desse tópico vou procurar pra já medidor de corrente e ferramenta pra consertar corrente. Em quase 10 anos de pedal nunca arrebentei, mas nunca se sabe o dia de amanhã. Tá na hora de eu aprender a mexer com corrente kkk
Felipe, mantendo limpa, lubrificada sem excesso e dentro do limite de desgaste... muuuuuuito difícil dar problema. Eu nem levo chave de corrente nos pedais e o único dia que tive problema foi por ter usado o mesmo powerlink em três trocas de corrente, o coitado não aceitou bem a terceira :lance4
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Troca de corrente

Post by Leo Miau »

Eu uso um power link da sram, aquele que pra fechar você tem que dar um tranco na corrente e só sai no alicate. Chegou pra mim um power link KMC que não tem esse sistema de fechamento, ele é mais "frouxo" da pra tirar na mão mesmo. A pergunta é: será que corre risco do KMC soltar durante o pedal?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Troca de corrente

Post by elgleidson »

Leo Miau wrote:Eu uso um power link da sram, aquele que pra fechar você tem que dar um tranco na corrente e só sai no alicate. Chegou pra mim um power link KMC que não tem esse sistema de fechamento, ele é mais "frouxo" da pra tirar na mão mesmo. A pergunta é: será que corre risco do KMC soltar durante o pedal?
Eu usava um, não sei se era KMC, que saía na mão (não era muito fácil não, mas saía - normalmente pra isso eu tinha que passar um WD-40 pra tirar a sugeira de óleo e aí empurrar um contra o outro para que ele "desengatasse") e nunca tive problemas com ele soltar num pedal.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Troca de corrente

Post by brunocarlo »

Pessoal,

Bom dia,

Alguém aqui já fez rodizio de correntes? Explico.
Esta chegando a hora de trocar o cassete, e com isto eu colocarei uma corrente novinha pra rodar, dai pensei:

No cassete anterior, eu usei uma corrente, quando chegou o momento da troca, eu fiz e passei aquele tempinho pra 'acomodar' a corrente no cassete, e como o cassete já estava 'usado', teoricamente a corrente de número 2 gasta mais rápido... a número dois gastou.. pra por estar um tico sem tempo de ir a oficina trocar o cassete, não tenho a chave, eu voltei a corrente número um.. que estava menos gasta.

Pensei, não sei se faz lógica.. mas ao colocar o cassete novo, já tendo 2 corrente novas, pensei em rodar.. sei lá, 1000km com uma corrente, depois trocar, e fazer assim, este rodizio a cada 1000 km, por exemplo, de forma que o desgaste das correntes sejam parecidos, e teoricamente dando mais sobrevida ao cassete...

Meu pensamento tem algum fundamento!? ou só estou arranjando trabalho?!
Bruno Carlo
Meu Strava
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Troca de corrente

Post by Enkidu »

Qual a quilometragem do cassete?
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Troca de corrente

Post by Storopoli »

brunocarlo wrote:Pessoal,

Bom dia,

Alguém aqui já fez rodizio de correntes? Explico.
Esta chegando a hora de trocar o cassete, e com isto eu colocarei uma corrente novinha pra rodar, dai pensei:

No cassete anterior, eu usei uma corrente, quando chegou o momento da troca, eu fiz e passei aquele tempinho pra 'acomodar' a corrente no cassete, e como o cassete já estava 'usado', teoricamente a corrente de número 2 gasta mais rápido... a número dois gastou.. pra por estar um tico sem tempo de ir a oficina trocar o cassete, não tenho a chave, eu voltei a corrente número um.. que estava menos gasta.

Pensei, não sei se faz lógica.. mas ao colocar o cassete novo, já tendo 2 corrente novas, pensei em rodar.. sei lá, 1000km com uma corrente, depois trocar, e fazer assim, este rodizio a cada 1000 km, por exemplo, de forma que o desgaste das correntes sejam parecidos, e teoricamente dando mais sobrevida ao cassete...

Meu pensamento tem algum fundamento!? ou só estou arranjando trabalho?!
Arranjando só trabalho.
Troca o cassete a cada 3 correntes. Troca a corrente em 0.75 do medidor. Troca a coroa a cada 3 cassetes.
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Troca de corrente

Post by Marcelo Marino »

Tem fundamento Bruno. No MTB é mais comum fazer isso porque o desgaste é bem maior.

Na estrada não vale a pena porque a durabilidade é maior, não precisa disso.

Trabalho? Bom, não da trabalho nenhum, se você tira a corrente para limpar, só vai tirar uma e por a outra. Não mudaria nada.

Para fazer isso tem que usar o missing link, caso contrario nem pensar.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Troca de corrente

Post by brunocarlo »

Enkidu, hoje o cassete tá com +/- 7000km, sendo que +/- a metade disto com cada corrente...

Storopoli, é uma conta boa, mas me passaram que seria 1 cassete a cada 2 corretes... não?! Tiro a troca que fiz da ultima vez, a segunda corrente somente 'assentou' no cassete com +/- 250km... que acho ser muito, sinceramente teria pena em colocar uma corrente nova neste cassete,.... vai pular igual a pipoca.

Sei que o uso interfere diretamente, meu uso é urbano, então é sinal direto, para/anda... o que gera mais tensão por km rodado do que se fizer um 'treino', que tem a cadencia mais linear. Hoje em dia eu geralmente estou 'largando' em pé, para poder ganhar velocidade mais rápido... então é tirinho direto, não me arrisco a dizer que é um sprint pq tô muito longe disto, mas é socar a bota direto.

Marino, pois é, a ideia é do MTB mesmo... e sim, sempre com o missing link.
Bruno Carlo
Meu Strava
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Troca de corrente

Post by Storopoli »

brunocarlo wrote: Storopoli, é uma conta boa, mas me passaram que seria 1 cassete a cada 2 corretes... não?!
Se você deixar passar de 0.75 sim. Quando bater 0.75 troca e o cassete aguenta umas 3 correntes, talvez 4.
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Troca de corrente

Post by Enkidu »

brunocarlo wrote:Enkidu, hoje o cassete tá com +/- 7000km, sendo que +/- a metade disto com cada corrente...

Storopoli, é uma conta boa, mas me passaram que seria 1 cassete a cada 2 corretes... não?! Tiro a troca que fiz da ultima vez, a segunda corrente somente 'assentou' no cassete com +/- 250km... que acho ser muito, sinceramente teria pena em colocar uma corrente nova neste cassete,.... vai pular igual a pipoca.

Sei que o uso interfere diretamente, meu uso é urbano, então é sinal direto, para/anda... o que gera mais tensão por km rodado do que se fizer um 'treino', que tem a cadencia mais linear. Hoje em dia eu geralmente estou 'largando' em pé, para poder ganhar velocidade mais rápido... então é tirinho direto, não me arrisco a dizer que é um sprint pq tô muito longe disto, mas é socar a bota direto.

Marino, pois é, a ideia é do MTB mesmo... e sim, sempre com o missing link.
Acho que é prematuro você pensar em trocar o cassete, mas o comportamento de uma corrente nova (assentar só depois de 250Km) com metade dessa quilometragem é estranho pra mim. Ta me parecendo defeito de fabricação do cassete.

Pelo meu histórico, na minha bicicleta 2 eu rodei mais de 30.000Km com uma catraca Regina 7v na boa. Na minha no. 1 to com 7000Km tanto no cassete quanto na corrente, que nem chegou à meia vida ainda (Campagnolo Record).
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Troca de corrente

Post by brunocarlo »

Acho que esta questão de rodar x ou y com um componente é bem relativo... principalmente no tocante a corrente/cassete.. como falei, acho que vai muito do uso, modo e periodicidade de manutenção, qualidade e afins.

O que está rodando hoje, é um cassete miche, a corrente no.1 é miche e a no.2 é kmc gold.

Eu estou com receio de colocar uma terceira corrente neste cassete e acabar diminuindo a vida util dela,... até pq o conjunto que irei colocar é tudo campy veloce, tenho na agulha o cassete e 2 correntes... novinhas.
Bruno Carlo
Meu Strava
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Troca de corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Eu estraguei um k7 sram com 6 mil km, deixei para trocar a corrente com desgaste acima de 0.75 usei 2 correntes, na terceira andei um monte e, não assentava de forma alguma, tive que substituir o k7, acho que a melhor forma de aumentar a vida util do k7 é a do storopoli, trocando ela com 0.75, dependendo voce pode usar até por mais que tres correntes novas o k7, dai faça o rodizio das velhas ate ferrar todo o k7 (quero dizer com isso quando as correntes começarem a pular marcha), deve dar para rodar bastante assim, sem afetar as coroas.
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: Troca de corrente

Post by Storopoli »

Reinaldo, foi perfeito em tudo. Só a parte do ferrar todo o k7 em diante que eu discordo. Você vai não só ferrar todo o k7 como todas as coroas!!!!
Post Reply