Nova bike - Preciso de opiniões!

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by tbortolotto »

Após 5 anos minha estimada Jurema, uma humilde Sprint20, nos deixou. O quadro foi castigado pelo uso excessivo de rolo e o suor ácido de Xenomorfo do dono detonaram a pintura. Quedas e arranhões tbm ferraram com a estética, mas uma operação frustrada para remoção de um arrebite que prende um dos suportes de caramanhola fuderam com a bike de vez. Vivo só de MTB nas últimas duas semanas e o papai noel resolveu bancar um paitrocínio inesperado. Vamos ao problema!

Tenho uma dívida grande que vou levar uns 10 anos pra pagar. Estamos fazendo um esforço muito grande pra pagar o quanto antes. Por isso não to em condições de fazer uma grande compra. Meu pai sugeriu pegar uma bike nova aqui em Criciúma. Eu queria pegar um quadro novo e montar com as peças da bike original que ainda estão ok. O câmbio traseiro precisa ser trocado, pois eu tive um problema com o barrel adjuster e a regulagem do câmbio foi sempre feita com muita gambiarra. Outra coisa seria a troca da pedivela pra uma compacta... já percebi que essa seria a melhor opção pra mim. Acho que seria o momento ideal pra fazer isso.

Numa loja aqui da cidade (não vou citar nomes pq todo mundo já deve conhecer), tem uma Cdalle do meu tamanho em promoção por 3500 golpitos. O quadro é de alumínio, tem acabamento ok (não é aquela coisa maravilhosa, mas...) e tem geometria inspirada na CAAD 12. O maior problema dela é o conjunto da obra: um safado de um Shimano Claris, pedivela FSA e freios Promax q nunca ouvi falar. Caso eu pegasse essa naba eu queria rodar um tempo com ela do jeito q veio e aí pensar em trocar o grupo pelo meu antigo Tiagra, mas ainda funcional.

Preciso de opiniões. 8v é um downgrade tão fudido assim pra qm sempre usou Tiagra 10v? Parto direto pra troca desse grupo mequetrefe pro meu Tiagra usado? Espero mais um pouco pra ver se surge alguma coisa já com 10v? Vou atrás de um quadro bom e monto com minhas peças usadas?

To na dúvida!
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Adriano »

É um downgrade sim, se você comprar essa Cannondale eu sugiro instalar de imediato seu grupo Tiagra pra poder vender o Claris ainda sem uso.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Papillon »

tb acho downgrade.

Pensaria ou em só comprar um quadro que vc pode achar meticulosamente ou se pegar essa, fazer o up do grupo com o seu e revender o claris.
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by rad »

Se for pra pagar 3500 numa Cannondale do mais simples alumínio com componentes básicos, prefiro pegar um quadro china ( X fu) e usar os componentes da Sprint 20. Com o tempo vai fazendo os Ups necessários e ficaria com uma bike bem satisfatória.
MHF
Membro
Posts: 92
Joined: Fri 27 Dec 2013 14:29
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by MHF »

Ouvi dizer que algumas caloi, mais exatamente a Strada R, é praticamente um quadro cannodale pintado de caloi, o que a torna muito atrativa em relação a custo benefício, precisa ver se o inverso tb não acontece, se essas cannondale baratinhas não são umas Caloi pintada de cannondale.
luizventur
Membro
Posts: 256
Joined: Sun 27 Oct 2013 21:49
Nome Verdadeiro:: Luiz Fernando
Location: Bicas/MG

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by luizventur »

3500 da para comprar par de rodas, um quadro (tinha um pz racing no ml por 700 e pouco, comprei e vendi pois ficou pequeno para mim, o cara que comprou ta rodando, o quadro pesa 1100g e é muito rigido), um pedivela compacto, cambio traseiro, corrente nova, guidao novo (o da caloi sprint é horrivel, ja tive e sei como é) e ainda sobra dinheiro. Ai o link do quadro, não sei se é o seu tamanho. creio que para alguém de 170 a 178 fique otimo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... rindes-_JM
Apenas dê o primeiro passo...
Craveirojr
Membro
Posts: 131
Joined: Sun 03 Jan 2016 00:39

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Craveirojr »

Vou pegar carona no topico.

Tb fiquei interessado nessa caloi strada R, alguem sabe a respeito dela?
Por 3000,00 o que bike indicariam?
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by SBBR »

Diria que a coceira para pegar a Caad é grande, mas acho que não vale a pena, economicamente falando.
Se puser o grupo tiagra (que é um baita grupo) precisará comprar um cambio traseiro novo.
Na sequencia, irá por à venda todas as peças que sobrarem. Nem sempre a gente consegue vender na velocidade desejada.
Sugestão: fica com a caloi, faz um embuchamento ou a gambiarra que couber para prender o suporte de caramanhola (atenção: a recomendação de “xaxo” vale somente neste caso, em que não há comprometimento da segurança, ok?) e vai provisionando para quando possível fazer um UP de verdade (a bike inteira, ou um bom quadro).
Flavio Tuix
Membro
Posts: 2108
Joined: Thu 01 Aug 2013 18:37
Nome Verdadeiro:: Flavio
Location: Tres Corações/Barra - MG/RJ

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Flavio Tuix »

bortolotto, nao compraria uma bike com claris sabendo q vc tem um tiagra em casa.

Por dois motivos:
1) o grupo é uma merda
2) vc nao vai conseguir vender rapido e nem no preço. saiu da loja, já era.

Minha opinião é:
se vc tem 3500 reais separaria uns 2000-2500 pro quadro
600 pro pedivela
e o resto pra montagem (talvez troque o cambio traseiro tb)

penso assim pq vc ja tem grupo e rodas em casa. só lhe basta um bom quadro e um cambio. pedivela seria uma troca, vc compraria o seu compact e depois venderia o seu tradicional.

enfim, nessa leva de preço iria em algum caad (8,9,10 ou 12) ou numa specialized allez

abrax
1) Caloi Race
2) SPZ Sworks SL3
3) Pinarello F8
4) Cannondale Supersix
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Magnus »

Cara, tem uns quadros Allez no Mercado Livre por 2.000. Eu mesmo comprei um CAAD 8 zerado, sem um arranhão, por 2.000. Esse grupo Claris é o que o Flavio falou, ouça o maior comerciante de peças de bike que temos aqui :D , vai ser difícil vender e vai vender barato.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Wanderson Mata »

Bortolotto, pegando o bonde andando, qual é a pretensão para a bike?
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by tbortolotto »

Wanderson Mata wrote:Bortolotto, pegando o bonde andando, qual é a pretensão para a bike?
Apenas pra recreação e manter uma atividade física. Não tenho pretensões competitivas. Queria algo que me desse mais qualidade que as marcas nacionais oferecem, mas sem q o custo de manutenção e conservação estourem a porra toda do meu limitado orçamento. Pode parecer patético dizer isso aqui, mas eu vejo o downgrade até como uma estratégia de contenção de gastos. Todas as peças 8v são 1/4 doq estão cobrando pra 11v.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Wanderson Mata »

Pensa com carinho em uma bike all road; )
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by tbortolotto »

Wanderson Mata wrote:Pensa com carinho em uma bike all road; )
Já pensei nisso, mas como já tenho uma MTB bem ajeitadinha pro meu nível e uso... a gravel ficou pra outra reencarnaçao. Preciso de uma estradeira mesmo. Até pq os grupos aqui ou são puros MTB ou puros speed.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Wanderson Mata »

Tem um ciclista aqui no Rio que tá vendendo uma caloi strada com 105 por 2.700,00
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Adriano »

Com 3.100 vc compra a Strada R no mercado livre. Acho muito mais vantajoso que uma cannondale com Claris.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by tbortolotto »

Caloi... NUNCA MAIS. Minha bike é projeto mal feito da porra pra tapar um buraco deixado pela Stradinha vermelha maravilhosa de 2011. Não vou querer correr esse risco.

Excelente dica q foi dada sobre a conexão Dorel de Cdalle e Caloi. Qm garante q nao tem Cdalle de entrada com "tecnologia" Caloi?
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Wanderson Mata »

tbortolotto wrote:Caloi... NUNCA MAIS. Minha bike é projeto mal feito da porra pra tapar um buraco deixado pela Stradinha vermelha maravilhosa de 2011. Não vou querer correr esse risco.

Excelente dica q foi dada sobre a conexão Dorel de Cdalle e Caloi. Qm garante q nao tem Cdalle de entrada com "tecnologia" Caloi?
Bortolotto, quanto pode investir? vai parcelar?

A Merlin está com bota fora

https://www.merlincycles.com/felt-f95-r ... 93855.html
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by tbortolotto »

Tudo 54 essa naba....

edit.: na moral... já desisti. Ano q vem eu penso melhor. Talvez surja uma usada foda aqui na região que eu possa testar e fechar. Meu sonho é trazer uma Canyon. Vamos ver
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Wanderson Mata »

Eu tô no planejamento, tô com uma bike topa tudo, peças zero, e o vt que estou recebendo em cash vai pra poupança, fora uma grana mensal.
Só sei que quero uma bike versátil.
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by portoga »

Tiago, o quadro Pinarello que o Marino anunciou não serve para você?
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by tbortolotto »

Bike fit do competitive cyclist!

Image

Tá retornando medida de quadro 58 NESSA POURRA!

nao to entendedndo mais nada nessa naba
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by portoga »

tbortolotto wrote:Bike fit do competitive cyclist!

Image

Tá retornando medida de quadro 58 NESSA POURRA!

nao to entendedndo mais nada nessa naba
Tente o fit do https://www.wrenchscience.com/
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Papillon »

tbortolotto wrote:Bike fit do competitive cyclist!

Image

Tá retornando medida de quadro 58 NESSA POURRA!

nao to entendedndo mais nada nessa naba
meu bike fit desse site me dá 56-56.5 de top tube com mesa 110 na configuração eddy, enquanto na vida real o conforto vem com 54.5 e mesa 130 (a medida da ponta do selim ao meio do guidão fica bem parecida mas superior a da conta do fit).
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by tbortolotto »

É eu to cada dia mais certo q meu esquema é o 56 mesmo.

Surgiu uma outra possibilidade mto loca agora... inspirada pelo Wanderson hahaha. É mta balaca eu gastar 500 pilas num par de STIs 3x8 e fazer da MTB 29" uma híbrida de guidão drop?
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Wanderson Mata »

Depende da 29" que você tem, se for normal, com amortecedor, NÃO FAÇA
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Papillon »

eu acho mais coerente pegar um quadro road pra fazer uma gravel do que uma 29er.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by marcoaleite »

tbortolotto wrote:É eu to cada dia mais certo q meu esquema é o 56 mesmo.

Surgiu uma outra possibilidade mto loca agora... inspirada pelo Wanderson hahaha. É mta balaca eu gastar 500 pilas num par de STIs 3x8 e fazer da MTB 29" uma híbrida de guidão drop?
Acho que é jogar dinheiro fora fazer isso!!

Lendo os comentários o pessoal, acho que se tu tens um grupo Tiagra "funcionável", vale a pena olhar um quadro melhor de Alu ou até Carbono se for o caso. Isso pensando em gastar o valor dentro da Caloidalle de entrada. Rodas já tem, bike de entrada pela sua, virão rodas basiconas moles e pesadas para burro. Pensando numa lógica que seu quadro atual não teria como vender por ter dado BO, colocar um outro quadro com bom cxb seria uma boa, até para mais para frente passar ela para frente mais fácil e pegar uma melhor.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Wanderson Mata »

Bortolotto se for investir, os quadros da Hong fu estão saindo por 500 doletas já com frete cx direção canote...
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Nova bike - Preciso de opiniões!

Post by Wanderson Mata »

E esquece ieu que tô já trabalhando para lá na frente
Post Reply