Page 1 of 1
Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Fri 17 Jun 2016 12:22
by pelote
Esta semana o projeto de lei 2468/2015 do vereador Ricardo Teixeira PV-SP virou notícia ao tentar "proteger" o ciclista de andar sem capacete, mas um parte do projeto de lei, indica mais regulações para o ciclista observar sob pena de uso de força policial contra si.
http://pelote.com.br/uso-obrigatorio-de ... dos-em-sp/" target="_blank
Notem como o legislador aqui se preocupa com a segurança do ciclista, para evitar que o ciclista por ventura venha se machucar por deixar de usar um capacete ou utilizar um capacete importado, ele pode literalmente apanhar da polícia.
Outro detalhe da lei é que não menciona ruas e avenidas, me parece que há ai a tentativa de proibir também a circulação de bicicletas fora de ciclovias e ciclo-rotas.
Grifos do Pelote:
Será obrigatório o uso de capacete pelo ciclista para circular nas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas (sic) do Município de São Paulo.
As especificações de segurança do capacete, tais como o tipo do capacete indicado, o órgão responsável pelo certificado/selo de qualidade, as especificações técnicas e as normas no uso serão determinadas pela Secretaria Municipal de Transportes / Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Será multado todo ciclista que for flagrado nas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas sem o capacete, ou mesmo o utilizando de forma incorreta ou fora das especificações, podendo ser lavrados Autos de Infração contra o infrator.
Poderá, ainda, ser solicitado, sempre que necessário, auxilio de força policial para se determinar o cumprimento da ordem pelo infrator.
Os infratores serão penalizados com multa de R$ 100,00 (cem reais) a cada infração cometida.
Deverá haver um controle interno para cadastro das multas aplicadas e reincidências.
Para conscientização da população, o Poder Executivo veiculará campanha publicitária.
Segundo o vereador, ultimamente, tem acontecido diversos acidentes com ciclistas, mas muitos deles teriam sido menos graves se o ciclista tivesse usando o capacete, já que geralmente, a cabeça é a parte atingida, o que resulta a morte.
Não deixe de opinar em:
http://saopaulo.votenaweb.com.br/projet ... 8-2015#_=_" target="_blank
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Fri 17 Jun 2016 18:37
by luciano_oz
Mais uma vez o poder publico querendo fazer a coisa certa da forma errada.
Caso seja aprovada, ao meu ver seria mais uma lei que no papel é lindo, mas na prática zero funcionalidade, haja vista a falta de fiscalização.
Se a fiscalização nos automóveis já é mínima, imagina nos ciclistas...
Vejo também, mais uma forma de querer se arrecadar dinheiro do pobre brasileiro.
Me lembrou o caso dos kits de primeiro socorros no carro, extintor, xenon e por ai vai....
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Sat 18 Jun 2016 22:58
by Papillon
há vários problemas técnicos nessa lei, além do problema ético.
1. Quem legisla sobre o trânsito é o denatran.
2. ao determinar que exista um capacete certificado, indica haver necessidade de existir tal certificação o que implica norma federal também ou criar uma estatal municipal para tanto.
3. institui um cadastro (mais uma estatal) para as multas.
4. como estabelece o uso incorreto ou fora das especificações, indica que haverão blitzes para fiscalizar e punir o ciclista (mais custos)
5. como determina força policial, há necessidade de lei em ordem estadual já que a guarda civil não tem poder de polícia.
em suma, é um monte de merda esse projeto de lei.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Sun 19 Jun 2016 07:40
by ftmonjardim
Te digo mais, voce vai estar andando na rua e terá as blitz, "encosta ae cidadão."
"Deixa eu ver seu capacete, xiiii, não tem o selo da iNmetro, vamos recolher a bike, o sr, não pode levar a bike ao pátio, assim como as motos, vamos chamar um guincho e te cobrar 200 reais."
já vi esse filme antes, tudo para tirar dinheiro do mané.
Estão preocupados com você? voce que se FO**DA, MORRA com ou sem capacete, nós estados defecamos um kilo para voce, queremos apenas seu dinheiro..
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Sun 19 Jun 2016 14:10
by T-Rodman
Papillon wrote:2. ao determinar que exista um capacete certificado, indica haver necessidade de existir tal certificação o que implica norma federal também ou criar uma estatal municipal para tanto.
daí entra aquele outro problema:
onde que um capacete 'nacional' com selinho do inmetro é melhor do que um Kask, Cannondale, Bontranger, Giro, Scott, Kabuto, Specialzed, LG, Catlike, Spiuk, etc, que podem ser comprados fora do país? Isso já aconteceu nos capacetes de moto e até hoje ainda brigam. Fora isso temos também as falsificações que essas sim, conforme artigos que são mostrados por aí afora, não dão segurança alguma.
https://www.youtube.com/watch?v=mdWvU9RF5ew" target="_blank
amplexos
T.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Sun 19 Jun 2016 15:03
by Papillon
Exato e tem outra.
Isso cria um nicho de mercado pois certificar um capacete no inmetro vai CUSTAR e isso é repassado aos compradores, porém os fabricantes vão certificar somente os economicamente viáveis então...adios capacetes com menos de 2 anos de lançamento nas lojas e adios variedade.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Sun 19 Jun 2016 15:30
by Marcelo Marino
Não acho que o uso deva ser obrigatório, mas sou a favor da certificação.
Já comentei um pouco no tópico sobre capacetes, mas só para complementar o que já tinha dito, lembrem que nem tudo se resume Kask, Giro, Bell...tem um monte de porcariada mais barata também. Nem todo mundo pode ou quer pagar R$500,00 em um capacete de marca conhecida, as vezes só quer um capacete honesto.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Mon 20 Jun 2016 10:26
by Papillon
Um capacete sem certificação de 40,00 é mais seguro que estar sem capacete. Ele poderia custar 20,00 e ser mais atrativo para um número maior de pessoas. Digamos que não houvesse barreira alfandegária e de impostos para produtos relacionados a segurança do motociclista, do ciclista e do motorista. E coisas como airbag, abs, freios, capacetes fossem isentos de quaisquer impostos. O que ocorreria no mercado em seguinte? Ao longo de um período relativamente breve, esses produtos teriam seus preços equalizados para baixo com uma grande oferta, e quando a oferta é maior que a demanda... o preço cai. Os fabricantes então procurariam oferecer mais e melhores produtos, e entre as características as certificações seriam destacadas
15 anos atrás o brasileiro nem sabia o que era um carro seguro, ele queria ter um carro, hoje se um carro tira duas estrelas no LatinNcap vira discussão até no boteco, ou seja a certificação (pelo L-Ncap que é mais exigente que a ABNT) não é obrigatória mas já influi na venda do automóvel.
Sou sempre a favor de certificações privadas.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Mon 20 Jun 2016 11:28
by newhouse
Esse projeto é um absurdo, nos países desenvolvidos a bicicleta é um veiculo minimalista, seu maior atrativo é a facilidade de pegar uma bike e sair pedalando. Se colocarem burocracia para regulamentar as bikes, o efeito será totalmente contrario. Fora que estudos comprovam que a ideia não tem o menor embasamento, os acidentes mais perigosos para os ciclistas são os que envolvem automóveis, e pra esses muitas vezes o capacete pouco pode ajudar. Eu não ando sem capacete, mas acredito que se o sujeito quer pegar a bike, virar a esquina e ir na padaria comer um lanche de bermuda e chinelão, ele pode, esse é o conceito de bike.
O que mais me preocupa é esse olhar dos vereadores de SP sobre os ciclistas. Desde quando as ciclovias começaram a incentivar o uso da bike, o comercio de bikes cresceu muito, e o interesse da Câmara de vereadores também. Eu acho que logo virão outras ideias mirabolantes, que mais atrapalham do que ajudam, pra tirar dinheiro desse novo "nicho" em SP. Infelizmente, ninguém se preocupa com a segurança real dos ciclistas, só com os lucros que isso pode gerar.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Mon 20 Jun 2016 19:07
by marcoaleite
Eu acho a lei furada assim que logo cita que tem que ser certificado. Antes de se exigir um capacete, primeiro tem que se haver a definição de normas de certificação no país, este é o princípio de tudo. Afinal, qual capacete hoje é certificado? Já começa errada a lei.
Acho que o capacete deva ser incentivado e não obrigatório. No final, como sempre, é político querendo aparecer e não fazendo nada que agregue.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Mon 20 Jun 2016 20:56
by Marcelo Marino
Papillon wrote:Um capacete sem certificação de 40,00 é mais seguro que estar sem capacete. Ele poderia custar 20,00 e ser mais atrativo para um número maior de pessoas.
Uma cabeça rachada custa mais que a certificação de um capacete, inclusive para quem não rachou a cabeça.
Um capacete que não funciona não adianta nada, se bobear é até pior.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Mon 20 Jun 2016 22:22
by Iberê
os entendedores que em corrijam
se o código nacional de trânsito não exige o uso de capacete a prefeitura pode fazer isso?
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Mon 20 Jun 2016 23:01
by Marcelo Marino
Iberê wrote:os entendedores que em corrijam
se o código nacional de trânsito não exige o uso de capacete a prefeitura pode fazer isso?
O Haddad já deu demonstração algumas vezes que ele é a lei, então foda-se o código de trânsito.
Se você reparar algumas faixas de ônibus criam uma situação que não tem como não cometer uma infração pelo código de trânsito: a conversão a direita é permitida, mas andar na faixa de ônibus ou cruzar a linha contínua não é, então a conversão teria que ser feita a partir da segunda faixa, o que é errado, perigoso. Obrigatoriamente você vai cometer uma infração para fazer uma conversão permitida.
O que quero dizer é que já passaram por cima do código uma vez, então se tiver que passar de novo, eles passam.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Tue 21 Jun 2016 00:10
by Papillon
Marcelo Marino wrote:Papillon wrote:Um capacete sem certificação de 40,00 é mais seguro que estar sem capacete. Ele poderia custar 20,00 e ser mais atrativo para um número maior de pessoas.
Uma cabeça rachada custa mais que a certificação de um capacete, inclusive para quem não rachou a cabeça.
Um capacete que não funciona não adianta nada, se bobear é até pior.
vc confia mais na certificação do inmetro/denatran ou na certificação CE da comunidade europeia? Se já existem boas certificações com padrões lá fora, bastaria dizer "que atendam as certificações CE" e pronto, não que precise certificar tudo novamente para cá.
no teste o sem certificação passa um impacto de 816G numa queda simulada de 1m contra 156G de 2m do original
um capacete sem certificação resite 30G de impacto contra 65G de um certificado, a cabeça vai machucar muito mais sem capacete... ainda assim penso que ir a padoca não precisa. Agora quando vou beber na Lapa, vou de capacete...vai que um bebado encontre outro
Marcelo Marino wrote:Iberê wrote:os entendedores que em corrijam
se o código nacional de trânsito não exige o uso de capacete a prefeitura pode fazer isso?
O Haddad já deu demonstração algumas vezes que ele é a lei, então foda-se o código de trânsito.
Se você reparar algumas faixas de ônibus criam uma situação que não tem como não cometer uma infração pelo código de trânsito: a conversão a direita é permitida, mas andar na faixa de ônibus ou cruzar a linha contínua não é, então a conversão teria que ser feita a partir da segunda faixa, o que é errado, perigoso. Obrigatoriamente você vai cometer uma infração para fazer uma conversão permitida.
O que quero dizer é que já passaram por cima do código uma vez, então se tiver que passar de novo, eles passam.
Exato, eu como anarquista faço a conversão da forma mais segura, invadindo a faixa de ônibus 1 quadra antes.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Tue 21 Jun 2016 20:00
by pelote
Você lembra quando o capacete se tornou obrigatório no pelotão World Tour?
O uso do capacete de ciclismo em competições oficiais de ciclismo de estrada é relativamente recente, durante os anos 90 a UCI tentou impor o uso obrigatório que levou até a uma ameaça de greve na Paris-Nice de 1991. Alguns anos mais tarde a trágica...
http://pelote.com.br/o-capacete-no-pelotao/" target="_blank
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Tue 21 Jun 2016 21:07
by Marcelo Marino
Papillon wrote:
vc confia mais na certificação do inmetro/denatran ou na certificação CE da comunidade europeia? Se já existem boas certificações com padrões lá fora, bastaria dizer "que atendam as certificações CE" e pronto, não que precise certificar tudo novamente para cá.
E como um fabricante brasileiro ou de outro país fora Europa/EUA certificaria seu produto? Teria que ir para Europa ou EUA?
Como já disse em outro tópico, em certas ocasiões o Brasil já foi mais exigente que a Europa, posteriormente a Europa adotou a mesma exigência.
A síndrome de vira lata do brasileiro não deixa ele enxergar essas coisas.
Já citei também o exemplo do capacete de moto vendido nos EUA que tem um fecho melhor que o mesmo capacete vendido na Europa.
Re: Uso obrigatório de capacetes certificados em SP
Posted: Wed 22 Jun 2016 11:48
by Papillon
Marcelo Marino wrote:Papillon wrote:
vc confia mais na certificação do inmetro/denatran ou na certificação CE da comunidade europeia? Se já existem boas certificações com padrões lá fora, bastaria dizer "que atendam as certificações CE" e pronto, não que precise certificar tudo novamente para cá.
E como um fabricante brasileiro ou de outro país fora Europa/EUA certificaria seu produto? Teria que ir para Europa ou EUA?
Primeiro que os mercados base são EUA e Europa, com pequenas diferenças as normas SNELB90A (EUA) e EN1078 (CE) atendem todos parâmetros, o fabricante não tem que ir a europa, tem de ter o equipamento para teste (um laboratório) e comprovar que passou na norma, o "resto do mundo" usa essas duas normas com exceção de Australia e Nova Zelândia que obrigam a seguir normas locais que são compilações de ambas.
O que poderia ser exigido é "capacetes certificados na norma americana ou europeia" Todos fabricantes sérios certificam nas duas normas.
Agora, o que vão fazer aqui? Criar uma norma exótica (ABNT), criar parâmetros distintos para avaliação assim impedindo que as máquinas de testes europeias e americanas sirvam, ai vão ter só 2 laboratórios no planeta que poderão fazer isso, o Inmetro e o Falcão Bauer, vão cobrar uma fortuna e ai só 3-4 fabricantes vão homologar...o preço vai subir pois a oferta vai diminuir e assim se faz um cartel/monopólio.
