Lubrificação da corrente

Regule e ajuste sua bicicleta
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Lubrificação da corrente

Post by Klhada »

eu mandei parafina, purona na corrente. Derreti uma vela de sete dias que tava na mão, e pau no gato.

Nesse fim de semana, rodei 150km, e não fez UM barulho. Vou reaplicar essa semana só pq ainda estava com uns resquícios de óleo na corrente, mas depois vou tentar usar por duas semanas sem reaplicar. Pela limpeza, pra mim já vale a pena mesmo fazendo toda semana. Se rolar de fazer de 15 em 15 dias, sucesso. Eu vou na de um gringo que disse que rodou 380km com uma aplicação de parafina pura.

o pessoal inventa 500 técnicas diferentes. Joga grafite, faz assim, faz assado. Eu tô testando com a pura mesmo, pq se começar a dar trabalho de comprar mais produtos pra fazer uma mistureba, continuo usando meu Triflow, que faz uma sujeira mas é bom.

PS: Squirt pra mim não deu certo. Comprei, segui as instruções, limpei pra carai a corrente, passei duas vezes na primeira aplicação. Barulho. Voltava, só aplicava mais, barulho, barulho, barulho. Acabou o tubinho, sendo que eu só reaplicava por cima, e nunca saiu o barulho. Aí falei com outros que tinham o mesmo problema. Desencanei...
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Eu misturava um pouco de óleo de motor. Não gostava dela seca, parece que soltava com mais facilidade, meio que esfarelava. Com um pouco de óleo a liga ficava perfeita. A corrente fica silenciosa, limpa e lubrificada. Só parei de usar porque acho a mistura querosene/óleo mais prática e mais fácil de limpar do chão.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

Completei hoje 131 km sem ter o que reclamar, até agora nem sinal de grilo, e eu sei vela pingando em cada elo
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Lubrificação da corrente

Post by ftmonjardim »

Vale a pena esse trabalho todo?
Pergunto porque acho que paguei 27 reais na decatlhon num finish line seco de teflon, dura quase um ano pingando 1 gota em cada elo.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

ftmonjardim wrote:Vale a pena esse trabalho todo?
Pergunto porque acho que paguei 27 reais na decatlhon num finish line seco de teflon, dura quase um ano pingando 1 gota em cada elo.
Monja

Antes eu usava o Muc Off seco, ótimo, sempre limpinho
Depois quando acabou comprei o FL vermelho, usei todo e, vivia juntando craca e quando encostava a mão, saia preta de tanta sujeira, e eu limpo minha bike toda semana
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Pois é, estou usando o FL vermelho, junta muita sujeira, ja ja vou testar a parafina.
Bruno Carlo
Meu Strava
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

Sou um xiita mesmo
Tinha uma merreca sobrando no cartão PP e comprei um Finish Line Kraytech e a loja é do Rio, amanhã chega.
Segundo reviews inclusive do Henrique do "praquempedala", é ótimo para speed desde que não pegue chuva.

Vamos ver
PS: saiu pelo mesmo custo que comprar vela de sete dias, e uma leiteira para deixar só para derreter a vela.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

Quanto pagou nesse finish line, Wanderson. Tô estranho ter o mesmo custo que a parafina...

De qualquer forma eu gostava porque para mim a parafina é imbatível no uso por deixar a corrente limpissima e muito bem lubrificada.
Last edited by Magnus on Mon 10 Aug 2015 23:17, edited 1 time in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

foi por 25,90, mas era o último
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Lubrificação da corrente

Post by Leo Miau »

Já usei o finish line vermelho também, e grudava sujeira com o tempo.

A parafina com um pouco de óleo é muito boa, tem rodado comigo uns 250km, lubrifica muito bem, o conjunto fica silencioso e não gruda nada de sujeito. Demora mais pra lubrificar, mesmo derretendo na panela, mas compensa porque se ganha muito tempo com a limpeza.

A única coisa ruim é que logo que lubrifica não pode rodar aa corrente dentro de casa, se não cai um monte de parafina no chão e gruda tudo, mas eu resolvi isso colocando um saco de lixo embaixo da bike, quando termino a lubrificação eu rodo o conjunto até cair o que tem que cair de parafina.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Se fala muito da parafina no chão, eu quando limpo a corrente sempre coloco jornal por baixo, até pq faço isto dentro do ap, na área de serviço, dai não fica sujeira... não seria uma solução?
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Lubrificação da corrente

Post by Magnus »

brunocarlo wrote:Se fala muito da parafina no chão, eu quando limpo a corrente sempre coloco jornal por baixo, até pq faço isto dentro do ap, na área de serviço, dai não fica sujeira... não seria uma solução?
Bruno, meu problema não é na hora. Na hora é mole, dá pra colocar jornal, pano etc.... o problema é que fica soltando ainda por tempo e eu tenho usado muito o rolo. Imagina o festival de parafina que vai ser pela casa...

Para eu voltar a usar teria que organizar os pedais para ir para a rua logo depois de lubrificar e só depois ir pro rolo, mas nem sempre é possível.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Hummm, saquei. :conta1
Bruno Carlo
Meu Strava
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Lubrificação da corrente

Post by PH »

Falando em finish line, passei na decatlhon um tempo atrás e comprei um finish line do vermelho pq achei barato.
Fiquei surpreso quando fui usar, pq ele é esbranquiçado e muito líquido.
O finish line original, que ainda tenho um pouco que comprei nos estados unidos, é praticamente transparente, um pouco menos líquido e com um cheiro de solvente mais forte.

Agora to me perguntando se esse finish line sendo vendido no Brasil precisou ser alterado por algum motivo...
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

PH wrote:Falando em finish line, passei na decatlhon um tempo atrás e comprei um finish line do vermelho pq achei barato.
Fiquei surpreso quando fui usar, pq ele é esbranquiçado e muito líquido.
O finish line original, que ainda tenho um pouco que comprei nos estados unidos, é praticamente transparente, um pouco menos líquido e com um cheiro de solvente mais forte.

Agora to me perguntando se esse finish line sendo vendido no Brasil precisou ser alterado por algum motivo...
Será que é alterado?
Mas pergunta, este que vc tem, que comprou lá fora, junta muita sujeira tb?
Bruno Carlo
Meu Strava
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Lubrificação da corrente

Post by PH »

Não, na verdade ele fica pouco tempo na corrente também. É um óleo pra tempo bom e ar seco. Mas achei esse esbranquiçado comprado na Decatlhon um pouco pior, além de durar pouco não deu muita sensação de ter lubrificado alguma coisa...
Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Lubrificação da corrente

Post by PAF »

Hoje eu medí minha KMC SL 11, que está com 1400 km. Em alguns pontos, longe to quicklink, o medidor cc-2 nem entrou. Nova, nova, nova! Em outro ponto, mediu 0.25.

Eu não compro mais outra corrente!

P.
--
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Wanderson, vc já uso o Finish Line Krytech?? Recomenda?
Bruno Carlo
Meu Strava
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

Bom, mas não é melhor que o Muc Off não
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Wanderson Mata wrote:Bom, mas não é melhor que o Muc Off não
Pô, muito obrigado, o MucOff é o ceramica?
Bruno Carlo
Meu Strava
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Lubrificação da corrente

Post by Wanderson Mata »

Boa pergunta, não lembro não
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Lubrificação da corrente

Post by Leo Miau »

Enkidu wrote:Oi Binho, acho até que vou abrir um tópico sobre essa técnica. É uma dica das mais preciosas que já recebi. Me dá um tempinho, vou ver se faço um video e posto.
Campanha para o Enkidu abrir o tópico sobre a técnica de lubrificação de corrente...

Eu apoio!!!
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Lubrificação da corrente

Post by Enkidu »

Leobatista wrote:
Enkidu wrote:Oi Binho, acho até que vou abrir um tópico sobre essa técnica. É uma dica das mais preciosas que já recebi. Me dá um tempinho, vou ver se faço um video e posto.
Campanha para o Enkidu abrir o tópico sobre a técnica de lubrificação de corrente...

Eu apoio!!!
Ahn...ok. Acabei de achar o cabo da minha camera (ta aqui no escritório). Vou fazer o filme e aproveito e posto umas fotos da minha #2 no topico das vintage.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Lubrificação da corrente

Post by Leo Miau »

Enkidu wrote:
Leobatista wrote:
Enkidu wrote:Oi Binho, acho até que vou abrir um tópico sobre essa técnica. É uma dica das mais preciosas que já recebi. Me dá um tempinho, vou ver se faço um video e posto.
Campanha para o Enkidu abrir o tópico sobre a técnica de lubrificação de corrente...

Eu apoio!!!
Ahn...ok. Acabei de achar o cabo da minha camera (ta aqui no escritório). Vou fazer o filme e aproveito e posto umas fotos da minha #2 no topico das vintage.

Opa... Valeu Enkidu.

Hoje comprei o squirt, vou testar aqui, depois vou aplicar com o seu método, rs...

Brigadão.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

PAF wrote:Hoje eu medí minha KMC SL 11, que está com 1400 km. Em alguns pontos, longe to quicklink, o medidor cc-2 nem entrou. Nova, nova, nova! Em outro ponto, mediu 0.25.

Eu não compro mais outra corrente!

P.
eu uso uma shimano 4601, tiagra de 10v.

segundo o strava, tá com cerca de 2500km rodados... fiquei com a pulga atrás da orelha e passei num bike shop aqui perto pra medir, o medidor (de uma marca/modelo que nunca vi na vida) entrou e a corrente foi condenada.

fui pra casa meio inconformado, e resolvi medir...

os 12 pares de links mediram exatamente 12 polegadas;
a corrente inteira, quando retirada da bike (com 110 links) mediu 3,5mm além do comprimento dela mesma NOVA (fiz uma marca no batente da porta da área de serviço)

pelas minhas contas, uma corrente com 110 links mede 1397mm de centro a centro de pino, e um alongamento de 0,5% seria de aproximadamente 7milímetros... o que significaria que minha corrente tá com 0,25% de alongamento.

vou checar em outros bike shops pra ver, se minha medida estiver correta (creio que esteja) o mérito vai ser da lubrificação usada - cera virgem fundida com um pouco de MoS2.

a corrente da mountain bike tá com exatamente o mesmo alongamento, e tem sido lubrificada da mesma forma (embora tenha por volta de 1400km). a corrente anterior dela, lubrificada só com finish line verde, alongou mais de 0,75% em 1300km, me deixando com uma coroa gasta e incompatível com a corrente nova!

só preciso de confirmar minha medida pra atestar a validade do método de lubrificação.
Image
agorasim
Membro
Posts: 801
Joined: Thu 08 May 2014 23:03
Nome Verdadeiro:: Paulo Guedes

Re: Lubrificação da corrente

Post by agorasim »

samuelgouvea wrote:
PAF wrote:só preciso de confirmar minha medida pra atestar a validade do método de lubrificação.
alguma novidade?

Code: Select all

1º CORÍNTIOS, CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 19, Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Image
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Lubrificação da corrente

Post by samuelgouvea »

sim, descobri que a corrente de 10v é mais curta elo-a-elo que uma de 9v, botei duas novas penduradas e fiquei impressionado.

a 10v atualmente se encontra 7mm mais longa que uma nova do mesmo modelo (tiagra 4600) e eu fiz a troca, guardando a tiagra pra um rodízio futuro, quando a relação não aceitar mais uma corrente nova.

a medição com um medidor dedicado tipo o park tool eu ainda não fiz... falta de tempo mesmo.
Image
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Lubrificação da corrente

Post by T-Rodman »

sobre os lubrificantes e suas mudanças de fórmulas, tirei foto de alguns 'samples' que tenho em casa:
Image

detalhe para as duas versões de finish line teflon (tampa vermelha), o antigo mais viscoso. o novo mais líquido:
Image

a mesma coisa a versão cerâmica, da esquerda mais antiga, e da direita mais nova:
Image

deixando aqui nesse tópico pra facilitar as buscas, já que o comentário veio do tópico de compras.

amplexos

T.
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Lubrificação da corrente

Post by brunocarlo »

Valeu T, eu estou passando aqui hoje exatamente pra falar do FL de ceramica, nossa, comprei ele, e esta parecendo agua, e pra mim nao serviu, pq o bicho ve agua, uma poca dagua que seja, e ele desaparece, serio, ontem eu limpei e lubrifiquei a corrente, +/- no meio da volta eu passei numa poca, sendo que nnem passou perto da corrente, e no final da volta ja estava escutando o nhecnhec... ja passei na loja e comprei o vermelho, meleca mais a corrente mas dura.
Bruno Carlo
Meu Strava
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Lubrificação da corrente

Post by ReinaldoBrisolla »

Uso o squirt e, só elogios, dura um monte na corrente, limpeza da relação sempre fica otima, só passar um paninho de vez em quando para retirar o excesso que fica preto para não sujar a roupa/perna e boa.
Post Reply