Desafio Márcio May 2015: relato breve.
Antes que o ano termine!
Como visto em posts anteriores, me enrolei até o último minuto, indeciso se iria ou não, até que resolvi, paguei a inscrição, emiti as passagens (obviamente muito mais caras - mimimi sempre sai caro) e reservei um carro na locadora.
Saí de Brasília sábado cedo, conexão em congonhas e chegada em Navegantes lá pelas 13 e pouco. Almocei no aeroporto mesmo, peguei o carro e toquei pra Rio do Sul. Um trânsito bem chato passando por Blumenau e adjacências (pra quem parou de dirigir na estrada faz tempo, foi uma prova de resistência), cheguei em torno de 5 da tarde. Já tinha reservado hotel em agosto, no mesmo dia em que fiz a inscrição. Entrando na cidade passei pelo local do evento e parei logo: pegar o kit, bater papo, sentir a temperatura.
Entendi porque todo mundo elogia a organização: impecável! E o clima do evento é de festa, de confraternização. Show! Estandes da Continental, da Fizik, da Audax bikes, da revista bicicleta, além de algumas bike shops vendendo de tudo um pouco.
Fui pro hotel, simplão, relativamente bem localizado - no interior é difícil ser mal localizado hehe - e com um atendimento muito educado e profissional. ( Pra quem sai de Brasília sempre é um choque receber um atendimento/serviço que seja ao mesmo tempo educado, profissional e de custo razoável.)
Montei a bike, tudo certo, nenhuma avaria.
No hotel encontrei alguns ciclistas de SC: Jaraguá, São Fancisco e Orleans. Logo estávamos de papo furado e fomos mais tarde jantar, num restaurante de massas onde (surpresa!) havia mais ciclistas de outras cidades catarinenses.
Buffet de massas e salada, uma (ou duas, já não lembro) taças de vinho, bate papo em ótimas companhias e estamos bem.
Domingo: todos se encontram no café da manhã. Depois aquela tentativa (bem sucedida) de aliviar o peso corporal. E vamos pra corrida!
A largada foi separada por categoria: primeiro speed 84km, depois mtb 60km e outras 2 (speed light ou algo assim). Pontualmente às 08:30 largamos, pontualmente às 08:30 começou uma garoa que se transformou em chuva fina e nos acompanhou no primeiro terço da prova. Os primeiros 6km foram neutralizados, até sair do trecho esburacado e pegar a estrada para presidente nereu (ponto de retorno).
O percurso é muito bonito, mesmo com chuva.
A subida de serra é pesadinha, tem um trecho em que já estava no 28 e senti falta de mais uma marcha. Nesse mesmo trecho abri o freio traseiro, a roda estava sambando demais e enroscando nas sapatas.
Subo razoavelmente, desço devagar. Praticamente todos que passei na subida me passaram na descida. Estrada desconhecida, íngreme e molhada, somada ao já elevado coeficiente de cagaço, melhor não dar chance.
Em presidente nereu, retorno e volta pelo mesmo caminho (agora sem chuva e com a estrada secando).
Até no interior de SC a criançada grita "tio, joga a garrafinha pra gente". Nunca jogo. Medo de ficar sem água.
Na descida da volta, com asfalto seco, aumentei o ritmo (fui me poupando na primeira metade) até que um maluco encostou em mim e começamos a revezar até encontrar mais um, e depois mais outro, e logo formamos um grupeto bem animado, fomos juntos até o final. Sem sprint. Pedal ótimo !
Após a chegada, medalha de participação, fatia de melancia, lava-jato na magrela e toca pro hotel: banho, arrumar as tralhas e pegar a estrada! Se ficasse pro almoço iria me enrolar demais, ainda tinha um voo pra pegar, (esse voo de volta é um causo à parte, com um chopp eu conto).
Fiz em 03:09; é possível tirar uns 15 min desse tempo sem muito sofrimento (o primeiro colocado fez em torno de 02:30).
Curti muito! Já estou me programando para ir em 2016! Ano que vem quero sair sexta e voltar segunda, e de repente bem conversado levo a madame junto!
A nota triste é que um dos colegas que estava no hotel se acidentou na corrida (quebrou algumas vértebras) e a última notícia que tive é que estava bem e se recuperando, espero que ano que vem ele também possa pedalar em Rio do Sul.
