Ajuste Câmbio Dianteiro Ultegra 6800
Ajuste Câmbio Dianteiro Ultegra 6800
Rpz, tá fueda regular esse câmbio. Pega nas marchas mais leves e pega nas mais pesadas.
Alguém tem alguma dica pra ajustar perfeitamente esse cambio? Não tenho o barrel inline adjuster.
Abs
Alguém tem alguma dica pra ajustar perfeitamente esse cambio? Não tenho o barrel inline adjuster.
Abs
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
-
Storopoli
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Re: Ajuste Câmbio Dianteiro Ultegra 6800
Sem o barrel adjuster é fogo mesmo. Eu compraria uma barrel adjuster.
Eu sempre regulo assim:
1) Limitador coroinha
2) Tensão (ele tem que pular para o coroão na marcha do cassete mais leve facilmente)
3) Limitador coroão
4) Verificar se há fricção com o coroão no cassete mais leve e mais pesado
5) Ajustar tensão caso necessário
6) Verificar os dois limitadores novamente
7) Mais uma verificada de tensão se ele consegue passar a marcha para o coroão na marcha do cassete mais leve facilmente e se consegue passar para a coroinha
Todos os ajustes de tensão acima são feitos pelo barrel adjuster. Claro que se for um ajuste grande eu puxo o cabo, mas é muito raro (só precisei quando fui de 53t para compacta 50t e diminui significativamente a altura do passador frontal)
Outra dica faça esses ajustes com a corrente sem lubrificação, limpa, zerada. Assim você sente melhor as nuâncias das marchas.
Eu sempre regulo assim:
1) Limitador coroinha
2) Tensão (ele tem que pular para o coroão na marcha do cassete mais leve facilmente)
3) Limitador coroão
4) Verificar se há fricção com o coroão no cassete mais leve e mais pesado
5) Ajustar tensão caso necessário
6) Verificar os dois limitadores novamente
7) Mais uma verificada de tensão se ele consegue passar a marcha para o coroão na marcha do cassete mais leve facilmente e se consegue passar para a coroinha
Todos os ajustes de tensão acima são feitos pelo barrel adjuster. Claro que se for um ajuste grande eu puxo o cabo, mas é muito raro (só precisei quando fui de 53t para compacta 50t e diminui significativamente a altura do passador frontal)
Outra dica faça esses ajustes com a corrente sem lubrificação, limpa, zerada. Assim você sente melhor as nuâncias das marchas.
Não achei o barrel pra comprar no Brasil. Que bosta.
-
marcoaleite
- Membro
Tem um ajustador de tensão que vai no conduíte do cabo. Eu tenho este, bikes que tem a passagem de cabo interna costumam vir. Nem este você achou aqui para vender?
Edit:
Veja se lhe ajuda:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... agwire-_JM" target="_blank
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-sram-_JM" target="_blank
Edit:
Veja se lhe ajuda:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... agwire-_JM" target="_blank
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-sram-_JM" target="_blank
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Caro Binho, só deixe a regulagem pelo comprimento do cabo como última opção. Vá sempre pelos parafusos limitadores. E certifique-se que cabos e conduítes estão limpos e desimpedidos. Não conheço esse Ultegra, já tive um shimano 600 na déc. de 90, deve ser o mesmo conceito.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
Câmbio é zerado. Deixei em outra loja pra ajustar.
O mecânico lá disse que esses ajustadores de tensão deixam entrar água e só atrapalham.
De qualquer forma, ele disse que vai regular.
Veremos.
O mecânico lá disse que esses ajustadores de tensão deixam entrar água e só atrapalham.
De qualquer forma, ele disse que vai regular.
Veremos.
-
elgleidson
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
Já tive dificuldades de ajustar o meu 105, mas depois vi que era por eu não ter esticado o cabo o suficiente. O que fiz foi o seguinte:
1. soltar completamente o STI dianteiro, colocando na mais leve possível
2. esticar bem o cabo e então prendê-lo (esticar bem = não demasiado, mas o suficiente pro cabo ficar tensionado, não frouxo)
3. regular os parafusos limitadores (foi muito pouca coisa mesmo, apenas para não raspar numa das posições "trim"* do câmbio)
* como alguém disse lá no outro fórum: os câmbios da Shimano possuem 4 posições: low, trim-low, trim-high e high. Esses "trim" são aqueles toquinhos de leve, que não mudam a marcha, mas fazem o câmbio mexer um pouquinho para parar de arranhar na corrente.
1. soltar completamente o STI dianteiro, colocando na mais leve possível
2. esticar bem o cabo e então prendê-lo (esticar bem = não demasiado, mas o suficiente pro cabo ficar tensionado, não frouxo)
3. regular os parafusos limitadores (foi muito pouca coisa mesmo, apenas para não raspar numa das posições "trim"* do câmbio)
* como alguém disse lá no outro fórum: os câmbios da Shimano possuem 4 posições: low, trim-low, trim-high e high. Esses "trim" são aqueles toquinhos de leve, que não mudam a marcha, mas fazem o câmbio mexer um pouquinho para parar de arranhar na corrente.
O mecanico alinhou beleza agora.
Só achei que pra subir não ficou muito leve. Mas acho que é normal pela tensão.
Ao menos tá perfeito agora.
-
elgleidson
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
O meu é leve, suave pra subir. Não tão suave quanto as trocas do câmbio traseiro, mas eu acho suave.binho wrote:O mecanico alinhou beleza agora.
Testei ontem a noite de sapato, calca jeans e a baixa velocidade.
Ainda vou testar pedalando e reavalio a situação.
Ainda vou testar pedalando e reavalio a situação.
-
Leo Miau
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Leonardo
So vi o tópico agora, eu tive esse problema, era o meu cambio que estava desalinhado...
100% de nada não é nada: É muito pouco.