Freios - Sapatas
-
brunocarlo
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Freios - Sapatas
Ola,
Eu estou pesquisando sapatas de freio para substituir as minhas, que ja ja estarão no osso, e desta forma gostaria de escutar opinião dos mais experientes, em relação a marcas e modelos, quais as mais recomendadas.
A minha é uma campy, grupo veloce, então o modelo dela é BR-RE700, mas tenho visto muitas marcas, são elas: Kool Stop, SwissStop .
Eu estou pesquisando sapatas de freio para substituir as minhas, que ja ja estarão no osso, e desta forma gostaria de escutar opinião dos mais experientes, em relação a marcas e modelos, quais as mais recomendadas.
A minha é uma campy, grupo veloce, então o modelo dela é BR-RE700, mas tenho visto muitas marcas, são elas: Kool Stop, SwissStop .
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
-
joaojuliomello
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Re: Freios - Sapatas
as duas marcas são boas pelo que já li, mas tem varios tipos de borracha, da uma lida no site http://www.swissstop.ch/rimbrakes/" target="_blank
-
brunocarlo
- Membro
valeu João, darei uma pesquisada... estava com uma certa dificuldade para entender a questão de modelos de sapatas.. até nisto campy é diferente de shimano/sram...joaojuliomello wrote:as duas marcas são boas pelo que já li, mas tem varios tipos de borracha, da uma lida no site http://www.swissstop.ch/rimbrakes/" target="_blank
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
Importante observar o comprimento da sapata, as antigas da campagnolo são 53mm e não 55mm.
Há também diferença no formado das sapatas para super-record
http://www.discobrakes.com/?s=0&t=2&&rb=3#&" target="_blank
eu comprei sapatas da koolstop e depois o holder da obe, estou esperando acabar a sapata original pra substituir.
Sobre os componentes falam muito bem dos da koolstop e swisstop, aparentemente gastam um pouco mais rápido.
Agora me parece a diferença entre a super record e a normal é apenas o encaixe, eu "acho" que a super record serve na normal enquanto o inverso não:
Super Record:

Normal:

eu comprei sapatas da koolstop e depois o holder da obe, estou esperando acabar a sapata original pra substituir.
Sobre os componentes falam muito bem dos da koolstop e swisstop, aparentemente gastam um pouco mais rápido.
Agora me parece a diferença entre a super record e a normal é apenas o encaixe, eu "acho" que a super record serve na normal enquanto o inverso não:
Super Record:
Normal:
Last edited by Papillon on Mon 01 Dec 2014 10:47, edited 1 time in total.
Pelote Ciclismo ->
Facebook: https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/
Grupo do Facebook
Instagram http://instagram.com/opelote
Twitter https://twitter.com/Pelote_
Grupo do Facebook
-
brunocarlo
- Membro
Opa, valeu,Papillon wrote:Importante observar o comprimento da sapata, as antigas da campagnolo são 53mm e não 55mm.
Em relação a gastar mais rapido é relativo, agora que tem chovido por aqui, e acabo que pego chuva.. a sapata parece que se desfaz... na condição é desgaste acelerado.
Mas valeu pelo aviso.. vou comprar logo uns dois jogos.
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
Normal, com chuva ela desmancha mesmo mas melhor desmanchar e parar...
pra quem pega pouca chuva é bom também de vez em quando dar uma lixada nas sapatas que melhora a aderência, além de remover pequenas lascas de alumínio que soltam do aro e ficam presas na sapata e acabam riscando a pista de frenagem do aro.
eu ia trocar minhas sapatas ultegra da outra bike e o mecanico da loja falou "só da uma lixada" dito e feito...parecem zero.
pra quem pega pouca chuva é bom também de vez em quando dar uma lixada nas sapatas que melhora a aderência, além de remover pequenas lascas de alumínio que soltam do aro e ficam presas na sapata e acabam riscando a pista de frenagem do aro.
eu ia trocar minhas sapatas ultegra da outra bike e o mecanico da loja falou "só da uma lixada" dito e feito...parecem zero.
Pelote Ciclismo ->
Grupo do Facebook
Grupo do Facebook
Eu uso as sapatas originais da Shimano que já vieram no meu grupo Ultegra 11V. Mas tenho um jogo de sapatas de freio BBS-23 blue, que dizem frear 30% melhor.
Bom, to esperando as sapatas atuais acabarem pra usar essas e ver se é verdade mesmo, mas pelo que li, são sapatas TOP, mas gastam um pouco rapido. Veremos.
Bom, to esperando as sapatas atuais acabarem pra usar essas e ver se é verdade mesmo, mas pelo que li, são sapatas TOP, mas gastam um pouco rapido. Veremos.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Mario Cipollini
-
brunocarlo
- Membro
É, acho que os componentes 'top' sempre gastam mais rápido, acho que é o preço a ser pago..
Eu me preocupo um pouco com a durabilidade, pois ultimamente ando usando muito, eu desço uma serrinha de 4,5km quase que diariamente, e pelo menos metade dela congestiona, com isto desço no 'corredor', e não gosto de descer embalando muito, então vou 'travado' no freio, geralmente traseiro, desta forma as sapatas estão já com uns 50% gastos, isto em 5 meses de uso, agora com o fator chuva, acho que vai gastar muito mais, estou estimando que irei gastar uns 1,5 jogos de sapatas/ano... claro que vou ver para fazer um 'rodizio'.
Esta BBS-23 tem na merlim.. mas só shimano
valeu pelo relato.
Eu me preocupo um pouco com a durabilidade, pois ultimamente ando usando muito, eu desço uma serrinha de 4,5km quase que diariamente, e pelo menos metade dela congestiona, com isto desço no 'corredor', e não gosto de descer embalando muito, então vou 'travado' no freio, geralmente traseiro, desta forma as sapatas estão já com uns 50% gastos, isto em 5 meses de uso, agora com o fator chuva, acho que vai gastar muito mais, estou estimando que irei gastar uns 1,5 jogos de sapatas/ano... claro que vou ver para fazer um 'rodizio'.
Esta BBS-23 tem na merlim.. mas só shimano
valeu pelo relato.
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
-
elgleidson
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Gleidson
Galera paga 10 mil numa bike e fica chorando por 60 pila num par de sapatas de freio 
Mas falando sério, vocês gastam mais de uma sapata por ano? Quantos kkm rodados? Eu rodei 8k km com a chinesa até o momento e minhas sapatas (que vieram com o 105) estão boas ainda. Devem durar mais uns 3 ou 4k km.
Acho que 1 par de pneus + 1 jogo de sapatas de freio por ano tá bom hein! Esta é a conta que to pensando em fazer pra me programar pras compras na Merlin e etc da vida hehehehehe.
Mas falando sério, vocês gastam mais de uma sapata por ano? Quantos kkm rodados? Eu rodei 8k km com a chinesa até o momento e minhas sapatas (que vieram com o 105) estão boas ainda. Devem durar mais uns 3 ou 4k km.
Acho que 1 par de pneus + 1 jogo de sapatas de freio por ano tá bom hein! Esta é a conta que to pensando em fazer pra me programar pras compras na Merlin e etc da vida hehehehehe.
-
brunocarlo
- Membro
Bom, mas a questão é qualidade, saber o que é legal ou não, o desgaste vem do tipo de uso, pra vc ter uma ideia, em 5 meses, eu já troquei 3 pneus, 1 corrente e ja ja um par de sapatas.. vai do uso.elgleidson wrote:Galera paga 10 mil numa bike e fica chorando por 60 pila num par de sapatas de freio
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
-
elgleidson
- Membro
Caramba!brunocarlo wrote:Bom, mas a questão é qualidade, saber o que é legal ou não, o desgaste vem do tipo de uso, pra vc ter uma ideia, em 5 meses, eu já troquei 3 pneus, 1 corrente e ja ja um par de sapatas.. vai do uso.
Fazendo uma média, um pneu bom dura pelo menos 5 mil km. Se tu trocou 3 em 5 meses, são 15 mil km em 5 meses = 3 mil km/mês = 100 km/dia!
Obs.: se tu fosse profissional, não estaria preocupado com comprar sapatas de freio né! Usaria as que te fornessem e pronto
-
brunocarlo
- Membro
Bom, se vc anda por estradas limpinhas que não te dão dor de cabeça, show de bola, infelizmente eu ando por ruas em que detritos, sujeiras, infelizmente me causaram dor de cabeça, e não, não sou profissional, senão não estava aqui querendo aprender, e sim pedalando. 

Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
-
elgleidson
- Membro
Mesmo assim, é muito pneu pra pouco tempo. Que pneu(s) tu usa? Além disso, gastou uma corrente com 5 meses? Tem coisa errada aí cara! Que corrente e cassete tu usa?
Bom, rodando 450km por semana, 1400km por mes, 3 meses = 4200km e foi um corrente. Se uma corrente minha durar 5 meses ela vai estar esfarelando já.
-
elgleidson
- Membro
Poxa, a minha está rodando a 7342,6 km! Será que já deu pra ela e eu nem me toquei ainda? Realmente não sinto nenhum problema com as trocas. As marchas "engatam" suave ainda, então achei que a corrente está boa ainda. Minha corrente é uma 105.PH wrote:Bom, rodando 450km por semana, 1400km por mes, 3 meses = 4200km e foi um corrente. Se uma corrente minha durar 5 meses ela vai estar esfarelando já.
-
Magnus
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Magnus
As Clark freiam bem, mas acabam muito rápido. Olha o estado que ficaram na descida de Mauá:

"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
Magnus
- Membro
Alguém sabe dizer se as Shimano para carbono são boas?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
-
Marcelo Marino
- Membro
5000 km só? A comum, para roda de alumínio?
Economizar em sapata não vale a pena, não é um item caro. As originais da Shimano ou da Campagnolo (Sram eu não sei) são garantidas que você vai ter uma boa frenagem e uma durabilidade alta e não custam muito.
A minha do Chorus está com 23000 km, e provavelmente vai passar dos 30000 km porque está praticamente nova. A do Veloce durou 20000 km.
A durabilidade depende de muita coisa, do quanto você pega chuva principalmente, mas pelo que estão falando está durando muito pouco a de vocês.
Procurem de vez em quando limpar o aro e as sapatas, com álcool ou água e sabão mesmo, além de frear muito melhor tira os detritos que vão ajudar a consumir a sapata.
Economizar em sapata não vale a pena, não é um item caro. As originais da Shimano ou da Campagnolo (Sram eu não sei) são garantidas que você vai ter uma boa frenagem e uma durabilidade alta e não custam muito.
A minha do Chorus está com 23000 km, e provavelmente vai passar dos 30000 km porque está praticamente nova. A do Veloce durou 20000 km.
A durabilidade depende de muita coisa, do quanto você pega chuva principalmente, mas pelo que estão falando está durando muito pouco a de vocês.
Procurem de vez em quando limpar o aro e as sapatas, com álcool ou água e sabão mesmo, além de frear muito melhor tira os detritos que vão ajudar a consumir a sapata.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Marino, me referi às sapatas para rodas de carbono. Elas duram bem menos.
Assim que as BBB acabarem, vou testar as que vieram com as rodas. A marca é "Azul genérica from China".
Assim que as BBB acabarem, vou testar as que vieram com as rodas. A marca é "Azul genérica from China".
-
Marcelo Marino
- Membro
Menos mal.
Desejo sorte com as da marca azul.
Abre a mão e compra uma Swisstop.
Para roda de carbono falaram para mim uma vez de uma que freava melhor e durava mais. Zipp talvez???
Para roda de carbono falaram para mim uma vez de uma que freava melhor e durava mais. Zipp talvez???
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
brunocarlo
- Membro
Ixi Magnus... que estrago.
Marino, não pego uma serra como a de Mauá, que tem o que, 12km de cabeça pra baixo.. mas pego muito pra vir trabalhar uma de 4,5km de cabeça pra baixo, e como hoje, +/- 2,5km destes 4,5 ela tá parada, assim eu desço travado.. ai vai-se embora sapatas... e sem contar que as vezes pego chuva tb...
Sempre mantenho, na medida do possível, a bike limpa.. inclusive rodas, mais fácil para verificar a integridade das coisas, pneu, rodas.. depois de um capote eu ando meio neurótico com isto, mas uso somente uma flanela únida, alcool não.
Marino, não pego uma serra como a de Mauá, que tem o que, 12km de cabeça pra baixo.. mas pego muito pra vir trabalhar uma de 4,5km de cabeça pra baixo, e como hoje, +/- 2,5km destes 4,5 ela tá parada, assim eu desço travado.. ai vai-se embora sapatas... e sem contar que as vezes pego chuva tb...
Sempre mantenho, na medida do possível, a bike limpa.. inclusive rodas, mais fácil para verificar a integridade das coisas, pneu, rodas.. depois de um capote eu ando meio neurótico com isto, mas uso somente uma flanela únida, alcool não.
Bruno Carlo
Meu Strava
Meu Strava
A tendência é que ao colocar uma corrente nova ela vá pular nas engrenagens mais gastas (15/16/17/18). Depois de um tempo ela acaba casando com o cassette. Mas 7k km numa corrente 105 é quase o dobro do que ela suporta, tirando a possibilidade de voce estar usando um cassette totalmente gasto, passou da conta.elgleidson wrote:Poxa, a minha está rodando a 7342,6 km! Será que já deu pra ela e eu nem me toquei ainda? Realmente não sinto nenhum problema com as trocas. As marchas "engatam" suave ainda, então achei que a corrente está boa ainda. Minha corrente é uma 105.PH wrote:Bom, rodando 450km por semana, 1400km por mes, 3 meses = 4200km e foi um corrente. Se uma corrente minha durar 5 meses ela vai estar esfarelando já.
Quando tinha as zipp 404 tubulares só usava a SwissStop amarelinha para carbono. Na boa, não freiava nada, sempre me senti com o c* na mão. Nas Descidas do Desafio Marcio May por exemplo saiu um cheiro de rolha queimada violento, a pastilha ficava preta.Marcelo Marino wrote:Menos mal.
Talvez essa zipp "cinza" seja melhor, mas só perguntando pra quem já usou ambas.
-
Marcelo Marino
- Membro
A maneira mais correta de frear é usando mais o da frente do que o de trás, mesmo que use os dois ao mesmo tempo, coloca mais força no da frente.
Quem diminui mesmo a velocidade é o dianteiro, o traseiro é mais para a bicicleta não sair de traseira. O traseiro consome mais rápido de qualquer jeito por causa da distribuição de peso, maior na roda traseira mas isso já ajuda a economizar sapata.
Tem gente que tem medo de usar o dianteiro com mais força por medo de capotar, mas tem que ir tentando aos poucos até pegar mais segurança.
Deixar o freio muito tempo em contato com o aro aquece demais a sapata, que se consome mais rápido também. O melhor é frear e soltar várias vezes.
O modo como freia não vai fazer aumentar milagrosamente a durabilidade, mas acho que ajuda um pouco.
Quem diminui mesmo a velocidade é o dianteiro, o traseiro é mais para a bicicleta não sair de traseira. O traseiro consome mais rápido de qualquer jeito por causa da distribuição de peso, maior na roda traseira mas isso já ajuda a economizar sapata.
Tem gente que tem medo de usar o dianteiro com mais força por medo de capotar, mas tem que ir tentando aos poucos até pegar mais segurança.
Deixar o freio muito tempo em contato com o aro aquece demais a sapata, que se consome mais rápido também. O melhor é frear e soltar várias vezes.
O modo como freia não vai fazer aumentar milagrosamente a durabilidade, mas acho que ajuda um pouco.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
Leo Miau
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Leonardo
Verdade Marino, o desgaste das sapatas dependem do local onde se pedala, se tem muita descida com curvas travadas, se treina em circuitos travados, em transito, se pega chuva e também o peso do ciclista.Marcelo Marino wrote:5000 km só? A comum, para roda de alumínio?
Eu to com uma ultegra na dianteira e já tem 6.000 km e está pouco gastava, acho que vai passar dos 15.000.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
-
Marcelo Marino
- Membro
PH wrote:Quando tinha as zipp 404 tubulares só usava a SwissStop amarelinha para carbono. Na boa, não freiava nada, sempre me senti com o c* na mão. Nas Descidas do Desafio Marcio May por exemplo saiu um cheiro de rolha queimada violento, a pastilha ficava preta.Marcelo Marino wrote:Menos mal.
Talvez essa zipp "cinza" seja melhor, mas só perguntando pra quem já usou ambas.
Tenho quase certeza que era a Zipp cinza. O Alex que tinha me falado e ele já tinha usado a amarela da Swisstop.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
Magnus
- Membro
Freiam bem? Qual o modelo?kinbold wrote:Eu to usando BBB, pela minha projeção vão durar algo em torno de 5000km.
Freiam muito bem, tenho que tomar sempre cuidado senão trava a roda. Também não tive problema de aquecimento com elas.
http://www.merlincycles.com/bbb-bbs-25- ... 62621.html

-
Magnus
- Membro
Pela foto, vem o jogo com os dois pares, né? Já comprei, valeu pela dica.kinbold wrote:Freiam muito bem, tenho que tomar sempre cuidado senão trava a roda. Também não tive problema de aquecimento com elas.
[ Imagem ]