Freios - Sapatas

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brunocarlo
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Freios - Sapatas

Post by brunocarlo »

Ola,

Eu estou pesquisando sapatas de freio para substituir as minhas, que ja ja estarão no osso, e desta forma gostaria de escutar opinião dos mais experientes, em relação a marcas e modelos, quais as mais recomendadas.

A minha é uma campy, grupo veloce, então o modelo dela é BR-RE700, mas tenho visto muitas marcas, são elas: Kool Stop, SwissStop .
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joaojuliomello
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Re: Freios - Sapatas

Post by joaojuliomello »

as duas marcas são boas pelo que já li, mas tem varios tipos de borracha, da uma lida no site http://www.swissstop.ch/rimbrakes/" target="_blank
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
brunocarlo
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Re: Freios - Sapatas

Post by brunocarlo »

joaojuliomello wrote:as duas marcas são boas pelo que já li, mas tem varios tipos de borracha, da uma lida no site http://www.swissstop.ch/rimbrakes/" target="_blank
valeu João, darei uma pesquisada... estava com uma certa dificuldade para entender a questão de modelos de sapatas.. até nisto campy é diferente de shimano/sram...
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Papillon
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Re: Freios - Sapatas

Post by Papillon »

Importante observar o comprimento da sapata, as antigas da campagnolo são 53mm e não 55mm.
Há também diferença no formado das sapatas para super-record

http://www.discobrakes.com/?s=0&t=2&&rb=3#&" target="_blank

eu comprei sapatas da koolstop e depois o holder da obe, estou esperando acabar a sapata original pra substituir.

Sobre os componentes falam muito bem dos da koolstop e swisstop, aparentemente gastam um pouco mais rápido.

Agora me parece a diferença entre a super record e a normal é apenas o encaixe, eu "acho" que a super record serve na normal enquanto o inverso não:

Super Record:
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Normal:
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brunocarlo
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Re: Freios - Sapatas

Post by brunocarlo »

Papillon wrote:Importante observar o comprimento da sapata, as antigas da campagnolo são 53mm e não 55mm.
Há também diferença no formado das sapatas para super-record

http://www.discobrakes.com/?s=0&t=2&&rb=3#&" target="_blank

eu comprei sapatas da koolstop e depois o holder da obe, estou esperando acabar a sapata original pra substituir.

Sobre os componentes falam muito bem dos da koolstop e swisstop, aparentemente gastam um pouco mais rápido.
Opa, valeu,

Em relação a gastar mais rapido é relativo, agora que tem chovido por aqui, e acabo que pego chuva.. a sapata parece que se desfaz... na condição é desgaste acelerado.

Mas valeu pelo aviso.. vou comprar logo uns dois jogos.
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Papillon
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Re: Freios - Sapatas

Post by Papillon »

Normal, com chuva ela desmancha mesmo mas melhor desmanchar e parar...

pra quem pega pouca chuva é bom também de vez em quando dar uma lixada nas sapatas que melhora a aderência, além de remover pequenas lascas de alumínio que soltam do aro e ficam presas na sapata e acabam riscando a pista de frenagem do aro.

eu ia trocar minhas sapatas ultegra da outra bike e o mecanico da loja falou "só da uma lixada" dito e feito...parecem zero.
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Re: Freios - Sapatas

Post by Doido43 »

Eu uso as sapatas originais da Shimano que já vieram no meu grupo Ultegra 11V. Mas tenho um jogo de sapatas de freio BBS-23 blue, que dizem frear 30% melhor.

Bom, to esperando as sapatas atuais acabarem pra usar essas e ver se é verdade mesmo, mas pelo que li, são sapatas TOP, mas gastam um pouco rapido. Veremos.
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Re: Freios - Sapatas

Post by brunocarlo »

É, acho que os componentes 'top' sempre gastam mais rápido, acho que é o preço a ser pago..

Eu me preocupo um pouco com a durabilidade, pois ultimamente ando usando muito, eu desço uma serrinha de 4,5km quase que diariamente, e pelo menos metade dela congestiona, com isto desço no 'corredor', e não gosto de descer embalando muito, então vou 'travado' no freio, geralmente traseiro, desta forma as sapatas estão já com uns 50% gastos, isto em 5 meses de uso, agora com o fator chuva, acho que vai gastar muito mais, estou estimando que irei gastar uns 1,5 jogos de sapatas/ano... claro que vou ver para fazer um 'rodizio'.

Esta BBS-23 tem na merlim.. mas só shimano :(

valeu pelo relato.
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Re: Freios - Sapatas

Post by elgleidson »

Galera paga 10 mil numa bike e fica chorando por 60 pila num par de sapatas de freio :lol:

Mas falando sério, vocês gastam mais de uma sapata por ano? Quantos kkm rodados? Eu rodei 8k km com a chinesa até o momento e minhas sapatas (que vieram com o 105) estão boas ainda. Devem durar mais uns 3 ou 4k km.

Acho que 1 par de pneus + 1 jogo de sapatas de freio por ano tá bom hein! Esta é a conta que to pensando em fazer pra me programar pras compras na Merlin e etc da vida hehehehehe.
brunocarlo
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Re: Freios - Sapatas

Post by brunocarlo »

elgleidson wrote:Galera paga 10 mil numa bike e fica chorando por 60 pila num par de sapatas de freio :lol:

Mas falando sério, vocês gastam mais de uma sapata por ano? Quantos kkm rodados? Eu rodei 8k km com a chinesa até o momento e minhas sapatas (que vieram com o 105) estão boas ainda. Devem durar mais uns 3 ou 4k km.

Acho que 1 par de pneus + 1 jogo de sapatas de freio por ano tá bom hein! Esta é a conta que to pensando em fazer pra me programar pras compras na Merlin e etc da vida hehehehehe.
Bom, mas a questão é qualidade, saber o que é legal ou não, o desgaste vem do tipo de uso, pra vc ter uma ideia, em 5 meses, eu já troquei 3 pneus, 1 corrente e ja ja um par de sapatas.. vai do uso.
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elgleidson
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Re: Freios - Sapatas

Post by elgleidson »

brunocarlo wrote:Bom, mas a questão é qualidade, saber o que é legal ou não, o desgaste vem do tipo de uso, pra vc ter uma ideia, em 5 meses, eu já troquei 3 pneus, 1 corrente e ja ja um par de sapatas.. vai do uso.
Caramba! :o Quantos km tu roda por mês? 3 pneus e 1 corrente em 5 meses é MUITA coisa, tá loco! Tu anda no esmerilho com eles? :lol:

Fazendo uma média, um pneu bom dura pelo menos 5 mil km. Se tu trocou 3 em 5 meses, são 15 mil km em 5 meses = 3 mil km/mês = 100 km/dia! :shock: É isso mesmo, tu roda tudo isso? Tu é profissional? Porque os poucos que conheço rodam cerca de 100 km/dia, mas nem é todo dia, então acho que nem chegam a rodar 3 mil km num mês.

Obs.: se tu fosse profissional, não estaria preocupado com comprar sapatas de freio né! Usaria as que te fornessem e pronto :lol:
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Re: Freios - Sapatas

Post by brunocarlo »

Bom, se vc anda por estradas limpinhas que não te dão dor de cabeça, show de bola, infelizmente eu ando por ruas em que detritos, sujeiras, infelizmente me causaram dor de cabeça, e não, não sou profissional, senão não estava aqui querendo aprender, e sim pedalando. :jan1
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elgleidson
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Re: Freios - Sapatas

Post by elgleidson »

Mesmo assim, é muito pneu pra pouco tempo. Que pneu(s) tu usa? Além disso, gastou uma corrente com 5 meses? Tem coisa errada aí cara! Que corrente e cassete tu usa?
PH
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Re: Freios - Sapatas

Post by PH »

Bom, rodando 450km por semana, 1400km por mes, 3 meses = 4200km e foi um corrente. Se uma corrente minha durar 5 meses ela vai estar esfarelando já.
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elgleidson
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Re: Freios - Sapatas

Post by elgleidson »

PH wrote:Bom, rodando 450km por semana, 1400km por mes, 3 meses = 4200km e foi um corrente. Se uma corrente minha durar 5 meses ela vai estar esfarelando já.
Poxa, a minha está rodando a 7342,6 km! Será que já deu pra ela e eu nem me toquei ainda? Realmente não sinto nenhum problema com as trocas. As marchas "engatam" suave ainda, então achei que a corrente está boa ainda. Minha corrente é uma 105.
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Re: Freios - Sapatas

Post by Magnus »

As Clark freiam bem, mas acabam muito rápido. Olha o estado que ficaram na descida de Mauá:

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"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
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Re: Freios - Sapatas

Post by Magnus »

Alguém sabe dizer se as Shimano para carbono são boas?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
kinbold
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Re: Freios - Sapatas

Post by kinbold »

Eu to usando BBB, pela minha projeção vão durar algo em torno de 5000km.
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Marcelo Marino
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Re: Freios - Sapatas

Post by Marcelo Marino »

5000 km só? A comum, para roda de alumínio?

Economizar em sapata não vale a pena, não é um item caro. As originais da Shimano ou da Campagnolo (Sram eu não sei) são garantidas que você vai ter uma boa frenagem e uma durabilidade alta e não custam muito.

A minha do Chorus está com 23000 km, e provavelmente vai passar dos 30000 km porque está praticamente nova. A do Veloce durou 20000 km.

A durabilidade depende de muita coisa, do quanto você pega chuva principalmente, mas pelo que estão falando está durando muito pouco a de vocês.

Procurem de vez em quando limpar o aro e as sapatas, com álcool ou água e sabão mesmo, além de frear muito melhor tira os detritos que vão ajudar a consumir a sapata.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Freios - Sapatas

Post by kinbold »

Marino, me referi às sapatas para rodas de carbono. Elas duram bem menos.

Assim que as BBB acabarem, vou testar as que vieram com as rodas. A marca é "Azul genérica from China".
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Marcelo Marino
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Re: Freios - Sapatas

Post by Marcelo Marino »

Menos mal.

Desejo sorte com as da marca azul.

Abre a mão e compra uma Swisstop.


Para roda de carbono falaram para mim uma vez de uma que freava melhor e durava mais. Zipp talvez???
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Freios - Sapatas

Post by brunocarlo »

Ixi Magnus... que estrago.

Marino, não pego uma serra como a de Mauá, que tem o que, 12km de cabeça pra baixo.. mas pego muito pra vir trabalhar uma de 4,5km de cabeça pra baixo, e como hoje, +/- 2,5km destes 4,5 ela tá parada, assim eu desço travado.. ai vai-se embora sapatas... e sem contar que as vezes pego chuva tb...

Sempre mantenho, na medida do possível, a bike limpa.. inclusive rodas, mais fácil para verificar a integridade das coisas, pneu, rodas.. depois de um capote eu ando meio neurótico com isto, mas uso somente uma flanela únida, alcool não.
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Re: Freios - Sapatas

Post by PH »

elgleidson wrote:
PH wrote:Bom, rodando 450km por semana, 1400km por mes, 3 meses = 4200km e foi um corrente. Se uma corrente minha durar 5 meses ela vai estar esfarelando já.
Poxa, a minha está rodando a 7342,6 km! Será que já deu pra ela e eu nem me toquei ainda? Realmente não sinto nenhum problema com as trocas. As marchas "engatam" suave ainda, então achei que a corrente está boa ainda. Minha corrente é uma 105.
A tendência é que ao colocar uma corrente nova ela vá pular nas engrenagens mais gastas (15/16/17/18). Depois de um tempo ela acaba casando com o cassette. Mas 7k km numa corrente 105 é quase o dobro do que ela suporta, tirando a possibilidade de voce estar usando um cassette totalmente gasto, passou da conta.
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Re: Freios - Sapatas

Post by PH »

Marcelo Marino wrote:Menos mal.

Desejo sorte com as da marca azul.

Abre a mão e compra uma Swisstop.


Para roda de carbono falaram para mim uma vez de uma que freava melhor e durava mais. Zipp talvez???
Quando tinha as zipp 404 tubulares só usava a SwissStop amarelinha para carbono. Na boa, não freiava nada, sempre me senti com o c* na mão. Nas Descidas do Desafio Marcio May por exemplo saiu um cheiro de rolha queimada violento, a pastilha ficava preta.

Talvez essa zipp "cinza" seja melhor, mas só perguntando pra quem já usou ambas.
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Marcelo Marino
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Re: Freios - Sapatas

Post by Marcelo Marino »

A maneira mais correta de frear é usando mais o da frente do que o de trás, mesmo que use os dois ao mesmo tempo, coloca mais força no da frente.

Quem diminui mesmo a velocidade é o dianteiro, o traseiro é mais para a bicicleta não sair de traseira. O traseiro consome mais rápido de qualquer jeito por causa da distribuição de peso, maior na roda traseira mas isso já ajuda a economizar sapata.
Tem gente que tem medo de usar o dianteiro com mais força por medo de capotar, mas tem que ir tentando aos poucos até pegar mais segurança.

Deixar o freio muito tempo em contato com o aro aquece demais a sapata, que se consome mais rápido também. O melhor é frear e soltar várias vezes.

O modo como freia não vai fazer aumentar milagrosamente a durabilidade, mas acho que ajuda um pouco.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Freios - Sapatas

Post by Leo Miau »

Marcelo Marino wrote:5000 km só? A comum, para roda de alumínio?

Economizar em sapata não vale a pena, não é um item caro. As originais da Shimano ou da Campagnolo (Sram eu não sei) são garantidas que você vai ter uma boa frenagem e uma durabilidade alta e não custam muito.

A minha do Chorus está com 23000 km, e provavelmente vai passar dos 30000 km porque está praticamente nova. A do Veloce durou 20000 km.

A durabilidade depende de muita coisa, do quanto você pega chuva principalmente, mas pelo que estão falando está durando muito pouco a de vocês.

Procurem de vez em quando limpar o aro e as sapatas, com álcool ou água e sabão mesmo, além de frear muito melhor tira os detritos que vão ajudar a consumir a sapata.
Verdade Marino, o desgaste das sapatas dependem do local onde se pedala, se tem muita descida com curvas travadas, se treina em circuitos travados, em transito, se pega chuva e também o peso do ciclista.

Eu to com uma ultegra na dianteira e já tem 6.000 km e está pouco gastava, acho que vai passar dos 15.000.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
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Re: Freios - Sapatas

Post by Marcelo Marino »

PH wrote:
Marcelo Marino wrote:Menos mal.

Desejo sorte com as da marca azul.

Abre a mão e compra uma Swisstop.


Para roda de carbono falaram para mim uma vez de uma que freava melhor e durava mais. Zipp talvez???
Quando tinha as zipp 404 tubulares só usava a SwissStop amarelinha para carbono. Na boa, não freiava nada, sempre me senti com o c* na mão. Nas Descidas do Desafio Marcio May por exemplo saiu um cheiro de rolha queimada violento, a pastilha ficava preta.

Talvez essa zipp "cinza" seja melhor, mas só perguntando pra quem já usou ambas.

Tenho quase certeza que era a Zipp cinza. O Alex que tinha me falado e ele já tinha usado a amarela da Swisstop.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
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Re: Freios - Sapatas

Post by Magnus »

kinbold wrote:Eu to usando BBB, pela minha projeção vão durar algo em torno de 5000km.
Freiam bem? Qual o modelo?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
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Re: Freios - Sapatas

Post by kinbold »

Freiam muito bem, tenho que tomar sempre cuidado senão trava a roda. Também não tive problema de aquecimento com elas.

http://www.merlincycles.com/bbb-bbs-25- ... 62621.html

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Re: Freios - Sapatas

Post by Magnus »

kinbold wrote:Freiam muito bem, tenho que tomar sempre cuidado senão trava a roda. Também não tive problema de aquecimento com elas.

http://www.merlincycles.com/bbb-bbs-25- ... 62621.html

[ Imagem ]
Pela foto, vem o jogo com os dois pares, né? Já comprei, valeu pela dica.
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