Apresentação e pedido de ajuda =D!

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Jonny
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao

Apresentação e pedido de ajuda =D!

Post by Jonny »

Boa Tarde!

Me chamo João Vicente e cheguei ao pelote através da indicação do binho (que participa de outro fórum que frequento). Tenho 25 anos e durante meus primeiros 20 anos fui nadador amador levando o esporte bem a sério. Depois disso comecei a correr esporadicamente, aumentando a intensidade e seriedade no último ano. Agora estou querendo entrar no mundo da bike para poder em um futuro não tão distante começar a treinar e participar de triathlons.

Só que nunca andei de bicicleta a não ser para passeios sem compromissos, e nunca passei perto de uma bike road (ou de pneus finos como eu chamava até outro dia =D). Nesse quesito que preciso de ajuda... Passei a ultima semana lendo muito esse fórum e tudo mais que encontrei pela frente, mas esse é um mundo gigantesco e com muita informação que faz qualquer um ficar perdido.

Eu pretendo gastar até uns R$3k, mas quanto menos melhor. Como nunca andei não gostaria de apostar muito dinheiro em algo que não é certo.

Vamos as perguntas:

- No meu lugar qual equipamento vocês procurariam para começar? (Não precisa e não tenho nenhuma preferência por ser novo, mas se der melhor!).

- Alguém conhece uma loja física ou grupo de vendas online no RJ?

- Tenho um primo voltando dos EUA no fim do ano, ele poderia trazer umas peças pequenas para mim, tendo que comprar o resto aqui. Vale a pena isso ou é melhor comprar uma montada direto daqui?

- O quão ruim é essa bike para um total iniciante? http://petropolis.olx.com.br/bike-speed-iid-671213541" target="_blank

Por enquanto o que lembro é isso!

Sei que, as vezes, esse tipo de tópico é muito chato, mas eu já gastei muitas horas pesquisando e parece que não saí do lugar...

Obrigado :conta1 !
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Apresentação e pedido de ajuda =D!

Post by Papillon »

Jonny seja bem vindo,

Recomendo:
1. Tente descobrir qual o tamanho certo da bicicleta para você em função do seu tamanho.
http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/" target="_blank

2. Eu começaria com uma bike usada de até uns 1.500-1.800 e conforme você pegasse o gosto daqui pro final do ano avaliaria a necessidade de upgrade.

Como você sabe uma boa sunga ajuda a nadar, mas de nada adianta colocar a melhor sunga do mundo em quem não nada... assim pedalar é preciso.
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Bem vindo!

Cara, acredito que o melhor para vc seja uma bike de TT, já que a tua intenção é ir para o Triatlo. O problema é que bikes de TT são mais difíceis de encontrar usadas e geralmente mais caras... Com essa grana que vc está querendo investir dá para pegar uma boa Road usada. Para vc ter uma ideia, ano passado consegui para um amigo uma SPZ Allez 2009 toda 105 por 2.500,00 e por esse mesmo preço, há um mês atrás, uma Merida 2010 toda Sora.

O ideal é dar uma garimpada com muita paciência nos fóruns e Mercados Livres da vida...

Começa com uma road mesmo, quando a coisa começar a ficar séria, vende e pega uma TT...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
ReinaldoBrisolla
Membro

Post by ReinaldoBrisolla »

Seja bem vindo! Seu amigo Binho mesmo estava vendendo/pensando em vender uma Allez, a dele está equipada com 105, otima bike, só trocar as rodas dela que voce ta com a faca e o queijo na mao, agora tem que fazer o bike fit virtual para ver o tamanho correto para voce, se der a do Binho, eu nao pensaria 2 vezes.
Ed Braz
Membro

Post by Ed Braz »

Bem vindo Jonny!

Cara, vai de road, nem encana com uma TT agora, principalmente se vc não tem ainda muita afinidade com pedal.
A galera aqui no Brasil pira e acha bonito roda fechada e de perfil super alto, mas a maioria das provas de Triathlon e Duathlon são curtas e com vácuo liberado, qual a vantagem de estar numa TT se vc não vai ficar clipado na posição aero???

O próprio mundial de Triathlon é disputado com roads convencionais e permitido apenas o uso de clips bem pequenos, se liga no vídeo a partir dos 0:45segs:
phpBB [media]

Rola um pelote nervoso!

Vc vai fazer bom uso de uma TT num Ironman, num 70.3, provas longas sem vácuo. E vc não deveria encarar uma prova destas logo de cara, vai queimar etapas. Num futuro próximo é mais negócio uma road aero.

E pra galera que acha que só rola sprint no ciclismo e para te incentivar, olha esta chegada do Javier Gomez e do Brownlee numa etapa do mundial, é uma das coisas mais foda que já vi no esporte:
phpBB [media]

:conta1
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

ReinaldoBrisolla wrote:Seja bem vindo! Seu amigo Binho mesmo estava vendendo/pensando em vender uma Allez, a dele está equipada com 105, otima bike, só trocar as rodas dela que voce ta com a faca e o queijo na mao, agora tem que fazer o bike fit virtual para ver o tamanho correto para voce, se der a do Binho, eu nao pensaria 2 vezes.
Pois bem. Como falei com ele, a bike tá vendida.
Meu pai resolveu ficar com ela, o que casa muito bem pra mim.
Recebi antecipado, a bike vai ficar la em casa no rolo e posso usar qnd ficar sem.
Pelo menos até eu sair de vez de lá.

E como os colegas falaram, bike de TT é roubada agora.
Road all day long.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Se o tamanho estiver correto, acho que está valendo se conseguir um desconto. Não aparenta que rodou muito.

Veja esses outros exemplos. Todas tem um quadro um pouco melhor e foram vendidas por menos
http://classificados.bikemagazine.com.b ... loi-sprint" target="_blank
http://classificados.bikemagazine.com.b ... ul-ventana" target="_blank
http://classificados.bikemagazine.com.b ... -sprint-10" target="_blank

Acho que vai te satisfazer por um bom tempo. Aí você descobre se gosta mesmo, vai se conhecer melhor, conhecer mais sobre as bicicletas e poderá futuramente gastar mais em uma bicicleta melhor.

Além disso tem roupa, sapatilha, capacete, bomba, uma infinidade de coisas.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Jonny
Membro

Post by Jonny »

Obrigado a todos pelas respostas!

-> Papillon - Vou fazer o teste para ver meu tamanho. Concordo plenamente com a questão do equipamento, tanto que nunca usei as roupas tecnológicas para nadar, pois achava que ainda não era aquilo que me faria ganhar algum tempo...

-> Magnus, Reinaldo e binho - Não estava passando pela minha cabeça pegar uma TT agora, quero uma road simples só para eu tomar gosto pela coisa! Infelizmente o negócio com o binho não vai rolar...

-> Ed - Já vi esse vídeo do sprint final umas 5 vezes, é absurdo!

-> Marcelo, vou olhar a bike amanhã. Realmente nunca tinha ouvido falar do quadro, o que me chamou atenção no assunto é que ela parecia realmente muito nova, com um grupo bem de entrada da shimano, mas que tem bons reviews por ae. Além disso vou tentar ver outras possibilidades nesse site que você mostrou!
Jonny
Membro

Post by Jonny »

Magnus wrote:Bem vindo!

Cara, acredito que o melhor para vc seja uma bike de TT, já que a tua intenção é ir para o Triatlo. O problema é que bikes de TT são mais difíceis de encontrar usadas e geralmente mais caras... Com essa grana que vc está querendo investir dá para pegar uma boa Road usada. Para vc ter uma ideia, ano passado consegui para um amigo uma SPZ Allez 2009 toda 105 por 2.500,00 e por esse mesmo preço, há um mês atrás, uma Merida 2010 toda Sora.

O ideal é dar uma garimpada com muita paciência nos fóruns e Mercados Livres da vida...

Começa com uma road mesmo, quando a coisa começar a ficar séria, vende e pega uma TT...
Normalmente, onde você dá essa garimpada que você falou? Além do ML, classificados daqui tem mais algum lugar que vale a pena ficar olhando com frequencia?
ReinaldoBrisolla
Membro

bikemagazine.com.br

E o João Julio disse que rola um grupo de classificados com bikes vintage no face.
Jonny
Membro

Post by Jonny »

Tenho visto bastante coisa nas OLX da vida. Normalmente como vocês fazem com compras com desconhecidos onde não se pode ver a bike ao vivo e qual a logistica de envio de uma bicicleta?

Melhor nessa primeira desencanar disso e tentar pegar um numa loja física aqui pelo RJ?

VLW
ReinaldoBrisolla
Membro

Se eu fosse voce pegaria uma caloi sprint 0km que ta numa faixa de preço barata e, iria pedalar, se realmente curtisse o esporte compraria outra bike mais cara.
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Post by joaojuliomello »

pra pegar uma sprint não seria melhor pegar uma btwin?
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
ReinaldoBrisolla
Membro

Não sei exatamente João, faz tempo que não acompanho o mercado de bikes de entrada, qual a vantagem da btwin?
Papillon
Membro

Post by Papillon »

O quadro da Btwin, dependendo do modelo é Dedacciai.
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

creio q o voodoo tenha uma, no inominável rolava muito essa questão sobre bikes de entrada, mais de colega sugeria ela ao invés da caloi, só não vou me lembrar pq e não achei ela no site deles aqui do brasil hj.

Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Eu não compraria zero. Pode até acontecer, mas se vc liga para um cara e pergunta se a bike está legal e diz que vai pegar pessoalmente, o cara vai mentir para quê? Vc está indo ver... O maior problema a meu ver é a segurança, tem que tomar cuidado para não cair num golpe e acabar sendo roubado.

Quando comprei a minha, pelo Mercado Livre, eu combinei de ir ver a bike e disse que na hora faria a transação do Mercado Pago pelo telefone mesmo e já liberaria o dinheiro pra ele. Marquei num metrô de Sampa e disse pro cara que ia de ônibus a partir de Volta Redonda. Na verdade fui de carro e parei fora da estação. Eu já estava com o dinheiro no bolso, vi que a bike estava zerada como o cara tinha falado, daí paguei ele, saí do metro e o carro já estava com os bancos rebatidos; em 2 minutos eu já estava saindo com o carro. Se fosse armação, o bote seria preparado em algum ponto entre o metrô e a rodoviária...

O ideal é ir com um amigo que entenda e possa ver se ela está legal e marcar em um lugar público bem movimentado, aí é tranquilo...

A olx tem muita coisa sim, mas a vantagem do Mercado Livre é o ter o Mercado Pago.

Não tem nenhuma bicicletaria onde vc possa conversar? As vezes o cara tem um cliente que está querendo trocar a bike...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Jonny
Membro

Post by Jonny »

Andei dando uma olhada aqui perto!

Um cara aqui perto de casa de uma loja ofereceu uma scott speedster 2014 SCOTT Sports - SCOTT Speedster 60 Bike -> R$2599

Numa outra loja aqui perto tem essa: https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater

E tem uma de segunda mão aqui:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater

Essas duas últimas vi no grupo de vendas de triathlon no face...

Estou considerando seriamente pegar aquela com quadro Monaco e grupo SORA mais baratinha mesmo só pra ir começando durante esse ano que ainda não vou poder pedalar muito... Bike speed - Petrópolis - Ciclismo. Ano que vem, gostando mesmo da coisa invisto um dinheiro mais certo... Muita dúvida!
Magnus
Membro

Post by Magnus »

O grupo Sora da Monaco é tranquilo para uma bike de entrada, vai te servir bem. Parece que os aros são VZan Flyer e esse modelo de aro não presta, logo vai precisar trocar. O quadro eu realmente não faço ideia.

Já a Scott tem um quadro legal, mas vem com um grupo mais fraquinho de 7v, eu não pegaria.

A SPZ é beeeem legal, de repente dá para dar uma chorada...

Eu sou a favor de começar já com a melhorzinha que puder, as vezes vc pega uma bike que não é legal e fica desestimulado porque o pedal não fica redondo...

Só tenha em mente que vai precisar gastar também com capacete, uniforme, sapatilha etc...
Jonny
Membro

Post by Jonny »

Valeu Magnus!

Se for uma bike sem pedal. Quanto eu gasto em média com equipamentos extras? Vai mais uns milzinho ae?
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Acho que menos, chuto uns 600 ou 700 reais...
ReinaldoBrisolla
Membro

Vai por mais ou menos ae, dependendo do que vc ir comprando, mas pensa no seguinte, esses extras não necessariamente tem que ser comprados juntos com a bike, eu me ateria a um capacete razoavel e, um ou dois conjuntos de uniforme (ao menos 2 bretelles e uma camisa) e um par de luvas razoavel e, uma bomba de pe com manometro (calibrar a bike antes de sair é fundamental para evitar furos), num primeiro momento; sapatilha e pedal, vc compra depois, apesar que faz toda a diferença andar clipado e, sapatilha nao importando se de MTB ou Speed (eu uso uma de MTB) mas de preferencia com o solado mais rigido possivel, para evitar dormencia nos pes...
Eu particularmente acho que se deve comprar a bike melhorzinha, pra ela nao ir quebrando, a geometria ser legal, assim voce consegue se manter empolgado com a bike.
Jonny
Membro

Post by Jonny »

O cara da SPZ allez é aqui do Rio e nos falamos pelo facebook. Ele disse que pode me mostrar a bike sábado, disse que comprou com um revendedor autorizado conhecido aqui do Rio (http://www.renatoestrella.com.br" target="_blank) e que vai levar a NF! Um amigo que conhece um pouco mais vai comigo encontrar o cara...

Será que eu consigo abaixar esse preço pra uns 2500? Bem não custa tentar né...
ReinaldoBrisolla
Membro

Não custa tentar, mas ela tbm nao ta num preço ruim, pensa que depois vc vai trazendo as peças do grupo aos poucos e ela fica uma baita bike que quadro otimo voce ja tera.
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Não custa tentar, hehe... Pagar a vista e em dinheiro sempre aumenta o poder de barganha...
Papillon
Membro

Post by Papillon »

Eu dividiria em 3 partes:

Para o ciclista:
Uniforme, com camisa e bretelle, lembro que o primeiro comprei no mercadolivre paguei 130 no conjunto que tenho até hoje,
Capacete, peguei na decathlon paguei coisa de 50-60,00.
luvas, idem coisa de 40-60,00.
sapatilha, comprei na centauro em promoção, paguei 150,00.

Aprox. R$ 390

Para a bicicleta:
Bomba de mão 30,00 na decathlon.
1 par câmara reserva, 20,00 na decathlon
1 kit de remendo rápido e espátulas 15,00 na decathlon
1 chave canivete (vou sugerir pegar uma um pouco melhor que as mais simples) 35,00 na ciclocaravelli.
1 bolsa de selim deuter (muitos dirão para usar os bolsos da camisa, eu não curto) 50,00 na brychta bikes.
1 caramanhola polar 600ml 60,00 na decathlon
1 chave de corrente = 30,00 na decathlon
1 power link = 12,00 na ciclocaravelli
1 pedal clip = 120,00 o meu veio via ebay.

total R$372,00

Ferramentas de bancada (em casa/carro):
Diria que fundamental só a bomba de pé, eu comprei uma na leroy merlin de 45,00 e mais um bico em loja de bicicleta da giyo por 37 e virou uma bomba excelente, total 82,00 mas uma bomba assim costuma custar perto de 120,00.

total: R$120,00

sugestões para ter em casa:
1 par de espátulas reservas, 15,00
chave allen de 4,5,6 e 8mm, 30,00
1 power link reserva, 12,00
1 kit remendos vipal 7,00

Total R$64,00

total geral: R$946

Algumas coisas podem esperar, eu só fui comprar bomba de pé e chave de corrente depois de 2 anos pedalando, até então saia com o pneu meio muxo até o posto e enchia lá, após comprar a bicicleta ainda gastei com um par de pneus que vieram carecas e furavam só de olhar e um selim que me agradava.

isso foi em 2008.

depois (mas muito depois) comprei a chave para sacar k7 mais adaptador de k7, medidor de desgaste de corrente, limpador de corrente, (30+12+22+17=81), acho que de ferramente só faltaria um alinhador de roda, alicate de cortar conduíte (uso dremel e alicate comum) e chave para mov central (embora meu atual entre na marreta).
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

bomba de posto dessas digitais nao enche nossos pneus não, eu furei a vera até comprar ma bomba de pé

Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

joaojuliomello wrote:bomba de posto dessas digitais nao enche nossos pneus não, eu furei a vera até comprar ma bomba de pé
Tem que ser posto que atenda caminhões. Essas de posto só para carro de passeio dificilmente passam de 70 libras...
Jonny
Membro

Post by Jonny »

Amanhã vou ver a SPZ Allez!!

Alguma dica sobre o que olhar com mais calma, para diferenciar marca de uso de mal uso?

Estou ansioso =P
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

rachaduras, amasados, foge

ralados, pintura arranhada pode ser

marcas no sti se for polido são comuns se nao usar luva fechada ou lavar assim q chega pra tirar o sal do suor.

Image
Post Reply