Ajustando uma TT

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

Galera, aproveitando umas dicas do nosso amigo Paulo "Panzerwagen" Haas comecei a dar um reajuste na minha TT.

Como tem estas paradas de regras da UCI e pretendo ir no paulista de CRI para começar a bem na brincadeira, peguei ontem a noite e hoje de manhã para fazer umas mudanças. Primeiro foi tirar a extensão inclinada e longa para instalar uma mais reta. Aproveitei uma extensão de guidão que o T tinha me dado e as facilidades mecânicas da vida e mandei uns furos nela para passagem interna os cabos. Troquei a mesa pela minha Ritchey que estava na road e agora parece que ficou com outra pegada a frente.

Image

Agora preciso entender direito as regras novas da UCI para não fazer besteira no posicionamento.

http://road.cc/content/news/104250-uci- ... tion-rules" target="_blank

http://www.argonautcyclecoaching.com/?e=88" target="_blank

Vou terminar de montar os cabos e sair para um teste drive. Vou ver se depois consigo postar fotos com as dimensões para ver se casa com as regras.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

Voltando ao feedback: Testei a bagaça e o negócio ficou o bicho! Não tinha noção o quão era melhor andar com a extensão em S do que aquela envergada para cima que eu estava. A pegada ficou muito mais bruta sobre o guidão, as mãos ficam bem sobre os mudadores e o trocar de marcha fica natural (exceto por esse mudador SRAM não ser muito legal). A posição aero fica muito melhor deste jeito!

Image

Agora o problema está aqui (Tive que dar uma improvisada com uma vassoura rsrsrs):

Image
Image

Estou usando a mesa de 100 mm que estava na outra bike. Levando no máximo consegui 77 cm no comprimento até o centro e o selim acabou ficando a 3 cm do centro. Agora não sei se dá para jogar com estas medidas e com as tolerâncias da regra, senão uma saída seria eu usar uma mesa de 80 cm e voltar o canote com seat back. O bom seria um canote com 10 mm de seat back, 0 mm parece pouco e 25 mm estava muito.

Agora começa a complicar... :vino1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Ajustando uma TT

Post by PH »

Eu não entendi direito se a medida é até o centro do cabo de vassoura ou nos extremos. Eu costumo encostar a bike em alguma viga, centra o movimento central na quina da viga e medi por ali...

Sobre as excessões, voce pode usar apenas uma. Então se o selim estiver a apenas 3cm do central, a ponta dos teus trocadores tem que estar no maximo a 75cm. Do contrário, se o selim estiver após os 5cm do central, tua extensão pode estar a 80cm do central.

Minha sugestão é voce trazer o selim pra trás dos 5cm e compensar na mesa, trazendo pra trás o mesmo tanto. Então uma mesa de 8cm deve solucionar o teu problema. Com isso, tuas extensões ficariam a 75cm do central, então te sobraria 5cm pra brincar ainda, parece uma soluço boa....


Se for manter o selim, teria que compensar trazendo as extensões pra trás e possivelmente pra baixo, que é mais dificil de se conseguir...
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

Oh Paulo, valeu!

A medida eu considerei o centro da vassoura. Aí da ponta do trocador ficou 77 cm até o centro do mov. central. Pelo que eu senti acho que consigo recuar mais 2 cm no selim e deixa nos 5 cm sem atrapalhar a pedalada.
A solução da mesa acho que é a mais sensata mesmo. Hoje a noite vou fazer um teste nos ajustes já que é meu day off e vejo se fica um paliativo até arrumar a mesa. Então pode-se jogar com apenas uma tolerância e não mais co mas duas. Que trampo malandro...

Conversando com um conhecido Master C que correu lá em Salvador, ele me disse que para corrigir a TT dele vai precisar de uma mesa de 4 cm!! Agora onde ele vai achar fácil esta mesa eu não sei...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Ajustando uma TT

Post by PH »

Bom, se precisa de uma mesa de 4cm é pq tem algo bem errado nessa bike.... na ultima vez que vi alguem precisando de algo assim, tivemos que pegar uma mesa daquelas de bike de DownHill e usinar pra não raspar no toptube. Ainda assim acho que o mínimo é 5cm...

Se conseguir, coloque uma máquina fotográfica alinhada com a lateral da bike e tire umas fotos pra ver como esta no momento...
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

Ontem eu acertei o selim e deixei com 5,5 cm recuado do centro. Acabei deixando no canote sem offset, ficou meio feio, mas o canote tem micro ajuste e não quis perder esta vantagem. Feio por feio, também sou, então empatou! rsrsrs A dica de usar uma quina de uma viga foi boa, usei a quina do batente e deu para medir perfeitamente! Estou vendo agora se arrumo uma mesa de 80 mm por aqui.

Hoje fiz um 3x20 na rua com ela e o coro comeu! Era para ser em sweet spot e acabou virando em L4. O selim recuado não atrapalhou, acho que acabou ajudando porque ficou similar a minha road, fiz força sem sentir nenhum incomodo ou dormência. Abaixo estão duas fotos que tirei ontem, fiquei na dúvida se vale a pena tirar um espaçador ou não da mesa.

Image

Image

Não ficaram bem alinhadas... Minha esposa quem tirou, falei para deixar apoiada onde acertei, mas não, a bicha é teimosa... rsrsrs :liz1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Ajustando uma TT

Post by T-Rodman »

pela foto, se comparado aos que eu vejo sempre dos de TT no protour, me parece 'quase lá'.
Mas esse 'quase lá' também acho que tira o conforto em troca de performance, acho.
Se tá confortável é o tal negócio. Pra ficar mais agressivo, pela foto, 1cm a mais na altura do seatpost, e menos 1cm no clip?
- aí ia ficar quase batendo o joelho no cotovelo, bem aquela posição de TT que se vê no protour - mas ainda sim, acho que não é o caso.
Se você tá voando e se sente relativamente confortável assim, tá bom, acho.

Meu cunhado, que usava a bike, acho que ficaria com ciúmes se visse essa foto hoje sua, rs.

amplexos

T.
Image
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Ajustando uma TT

Post by PH »

Eu acho que é seguro tirar um espaçador da mesa. Mas por favor, lembre que voce precisa olhar pra frente pra ver os obstáculos com bastante antecedência, se ficar ruim de manter a cabeça levantada ai voce volta pra como está.
E com o medidor de potência da pra ver caso seja prejudicial... eu acredito que não visto que voce está mantendo a posição do selim, mas é bom medir.

E caso voce não pretenda vender os clipes depois, daria pra cortar um pouco daquele excesso e tirar umas gramas da bike rss
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

Eu medi com a mão mesmo a distância entre o joelho e o cotovelo e tem uns 4 dedos +/-, transportando para a régua fica em torno de uns 7 cm. Quando eu colocar a meda de 80 mm a tendência é ficar mais justa a posição. ;)

O selim ficou legal a posição mesmo recuado para 5 cm para trás do mov. central. Achei que eu iria ficar escorregando para frente, mas até que não, esse selinzinho mais vagabinha está dando conta do recado bem demais! Hoje vou fazer um treino no rolo e antes vou ver se tiro uma foto descente e coloco as cotas no autocad pela proporção de algum componente.

No canote eu acho que não posso subir mais T. A perna já está no limite, se subir mais um pouco vai começar a dar dores nos joelhos creio eu. Agora a mesa sinto que dá, vou ver se abaixo hoje e testo com o capacete para ver se o bico dele não vai trombar na minha costa e não deixar eu olhar par frente! kkkkkk Mas está ficando legal a bike, só vai ficar faltando depois as rodas para correr mesmo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ajustando uma TT

Post by Leo Miau »

E quanto a altura do selim, bike de TT e de estrada fica na mesma altura, ou a de TT o selim fica mais alto?
100% de nada não é nada: É muito pouco.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Ajustando uma TT

Post by binho »

Mais alto e mais pra frente. É o que falam,
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ajustando uma TT

Post by Leo Miau »

binho wrote:Mais alto e mais pra frente. É o que falam,
Mais pra frente eu sabia, agora mais alto eu desconfiava... :nibal3
100% de nada não é nada: É muito pouco.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Ajustando uma TT

Post by PH »

Não concordo, especialmente com o mais pra cima.... sendo mesmo tamanho de pedivela da bike de estrada, começaria até uns mm pra baixo...
Image
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ajustando uma TT

Post by Leo Miau »

PH wrote:Não concordo, especialmente com o mais pra cima.... sendo mesmo tamanho de pedivela da bike de estrada, começaria até uns mm pra baixo...
Pois é PH, mas a impressão que eu tenho é que a perna do ciclista estica mais, talvez pelo fato de usarem pedivela maior.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

Dando mais um feed back, abaixei a frente deixando somente com um espaçador e ficou muito bom! Não interferiu na dirigibilidade, consigo olhar para frente normalmente e aliviou um pouco mais a carga nos ombros. Se bobear dá para deixar sem nenhum espaçador! Porém teria que cortar um pedacinho da espiga.

Medi com maior precisão usando o lance de apoiar o centro na quina de uma viga: encontrei 5,5 cm do centro para o selim e 76,5 cm do centro para a ponta do trocador.
:conta1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Ajustando uma TT

Post by PH »

Não deixe de tirar fotos, é muito útil isso pra ir comparando com os fits anteriores. Se puder filmar, melhor ainda.
Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

Revivendo o tópico novamente...

Estava lendo alguma coisa sobre pedivela e tamanho e notei em alguns artigos e foruns como o Slowtwitch que a nova tendência para contra-relógio agora é utilizar pedivelas de braços menores em alusão ao conceito de se utilizar braços maiores na TT para fazer mais força.
Segue um link da Cervélo, da seção "ask the engineers" sobre o assunto: http://www.cervelo.com/en/engineering/a ... ength.html" target="_blank

No Slowtwitch li sobre alguns triatletas usando pedivela compacta em suas TT. Eu tenho uma pedivela FSA 170 mm 50/34 parada aqui, vou colocá-la no lugar da minha 177.5 mm tradicional e fazer uns pedais de teste para ver qual é... Um dos motivos comentados é a melhora na posição aero no quesito conforto, onde evita a compressão dos músculos do quadril que limita a aplicação de força quando o pedal está na parte mais alta.

Alguém mais já topou com esse assunto por aí?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by Marcelo Marino »

Nunca li nada Marco, mas parece fazer sentido pelo fato de a cadência nos cronos ter aumentado de um modo geral ultimamente.

Eu mudaria dependendo da cadência que você usa. Sei lá, maior que 90 rpm braço menor, menos que 85 rpm braço maior.
Só a coroa de 50 que não vai ficar bacana eu acho, porque da uma diferença de metragem maior de uma marcha para outra.

Já usou esse 177,5 em subidas? Sou louco para experimentar um desses para ver o que da.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

Já usei, não em serra, mas nas subidas daqui. É meio bruto para subir, pois você faz força para rodar a pedivela em uma rpm alta. Você acaba subindo travadão, tipo 70 rpm, mas sobe bem. Eu gostei de subir pedalando em pé com ela, subi coisa de 10% e subiu forte. :)

Eu a princípio vou deixar a 50 para testar, como estou de 11-23 acho que ficará rodavel. O duro é esse BCD 110, não se acha coroa aqui no Brasil nem a pau. Talvez eu traga uma de fora ano que vem se achar que valha a pena. ;)
Normalmente na road minhas melhores potências rolam de 90 rpm para cima, os 5 min best ficam na casa dos 100 rpm no plano por exemplo.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Ajustando uma TT

Post by PH »

Se o compacto te der um range suficiente de marchas não tem pq não usar. Li a pouco tempo um artigo de um ciclista master dos estados unidos que tinha cravado 50 km/h em 40km, usando 50x11, master C (50 anos pra cima) rss. Eu não usaria, especialmente se for tudo plano. Ainda preferiria trocar o 54 por um 55 ou 56 nesses casos :D

Se mudar o tamanho do pedivela não esqueça de ajustar o selim com a diferença de tamanho.
Image
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Ajustando uma TT

Post by Leo Miau »

100% de nada não é nada: É muito pouco.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

Bom, voltando ao Pelote Labs.

Hoje fiz o teste da pedivela 170 mm. Foi um pedal em ritmo de endurance, ainda estou na transição e apesar da instiga em forçar, fui prudente desta vez. Bom, comparando com o último pedal endurance que fiz com a pedivela 177.5 mm deu para notar que a minha pedalada se tornou muito mais redonda. Consegui trabalhar em uma cadência muito mais alta que normalmente conseguia na crono, com o detalhe que não acabei tão moído como acabara no mesmo tipode treino com a pedivela maior.

Agora o mais importante que achei foi a questão do posicionamento aero. Com a pedivela maior eu tive que abaixar o selim para compensar a posição da perna no extremo baixo. Isto implicava que quando o pedal estava no extremo alto minha perna ficava muito recolhida e eu sentia que fazia mais força para manter a alavanca na inércia. Com a pedivela 170 mm eu não precisei subir o selim, chequei e a posição estava coerente. Notei logo nos primeiros 30 min que este desconforto na pedalada acabou. Consegui rodar muito mais constante, os quadriceps estavam trabalhando de forma livre, exatamente como eu havia lido no artigo da Cervélo. Tanto que rodei 1h20min na posição aero com mudanças somente para pegar o bidon e ajeitar a bunda no selim.

A princípio esta tendência de pedivela mais curta parece que tem um certo fundamento. Pelo menos para o meu biotipo este primeiro teste foi interessante e me senti bem. Agora vamos ver quando houver um treino de maior intensidade como vai ser, provavelmente eu não vá ficar de coroa 50d, mais ainda é cedo para afirmar. Preciso fazer mais uns treinos para avaliar.

Alguns dados dos treinos:
177.5 => nP 196 w / av. cad. 84 rpm / av. spd 31.3 km/h / Quadrant III 57.6%
170 => nP 217 / av. cad. 90 rpm / av. spd 32.8 km/h / Quadrant IV 67.1%

PS: Legal o artigo Leo. Estou terminando de ler aqui. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
zenbr
Membro
Posts: 74
Joined: Sun 27 Apr 2014 21:02

Re: Ajustando uma TT

Post by zenbr »

marcoaleite wrote:Revivendo o tópico novamente...

Estava lendo alguma coisa sobre pedivela e tamanho e notei em alguns artigos e foruns como o Slowtwitch que a nova tendência para contra-relógio agora é utilizar pedivelas de braços menores em alusão ao conceito de se utilizar braços maiores na TT para fazer mais força.
Segue um link da Cervélo, da seção "ask the engineers" sobre o assunto: http://www.cervelo.com/en/engineering/a ... ength.html" target="_blank

No Slowtwitch li sobre alguns triatletas usando pedivela compacta em suas TT. Eu tenho uma pedivela FSA 170 mm 50/34 parada aqui, vou colocá-la no lugar da minha 177.5 mm tradicional e fazer uns pedais de teste para ver qual é... Um dos motivos comentados é a melhora na posição aero no quesito conforto, onde evita a compressão dos músculos do quadril que limita a aplicação de força quando o pedal está na parte mais alta.

Alguém mais já topou com esse assunto por aí?
Já. Senti na prática isso. Usava um pedivela 175mm compacto. Troquei pra 170mm tradicional e a mudança foi brutal.

Com o 175 eu sentia as pernas muito mais cansadas, era desconfortável e não tinha o mesmo rendimento. Sentia muito o músculo queimar próximo ao joelho. Com os 170mm a coisa mudou completamente. Sinto como se as pernas estivessem mais soltas, músculos mais relaxados e pedalada mais completa, mais redonda como dizem por ai. Consigo manter melhor cadência, inclusive nas subidas. A passada em velocidade de cruzeiro também melhorou muito. Tem um trecho plano aqui na região que a velocidade é acima dos 50km/h, com passada constante, rápida mas ainda intensa. Com o 175mm eu terminava arrebentado. Com o 170mm eu termino apenas cansado.

PS: No teste q vc fez na bike em Jaú não reparei em como esse pedivela SRAM era grande.
Last edited by zenbr on Thu 11 Dec 2014 16:28, edited 1 time in total.
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Ajustando uma TT

Post by T-Rodman »

se pá eu nem sabia que o pedivela media 177,5. Nem sabia que existia, já que sempre me ofereceram 175 pra menos.
(e eu não sei o diâmetro dos meus. Acho que o campy é 172,5, só acho), rs.
Image
zenbr
Membro
Posts: 74
Joined: Sun 27 Apr 2014 21:02

Re: Ajustando uma TT

Post by zenbr »

O da Ridley é 172,5. O Centaur é 170.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

A bicha é bruta Zen! Não é a toa que o cunhado do T, com aquela altura toda, socava a bota com ela! rsrsrs E com todo aquele tamanho a pedivela pesa só 640 gr! Pesei ontem aqui quando desmontei.

Naquele link da Cervélo o cara diz que uma relação hoje que estão usando entre a pedivela da bike de estrada e da TT é usar 5 mm menor na TT.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
T-Rodman
Membro
Posts: 1146
Joined: Mon 14 Oct 2013 22:08
Nome Verdadeiro:: Rodrigo Tomiyoshi

Re: Ajustando uma TT

Post by T-Rodman »

rs, eu falo que o meu mecânico sabe mais que eu das minhas coisas, rs.
E tá tudo inventariado, kkk

E. E o pedivela eu gostava porque era leve - acho que o mais leve que já peguei na mão (incluindo os meus atuais)
Image
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Ajustando uma TT

Post by elgleidson »

Leo Miau wrote:Artigo interessante sobre pdv:

http://www.mundotri.com.br/2010/11/comp ... diferenca/
O mais interessante foi a conclusão do segundo estudo, de que um pedivela 170mm não gera potência maior, mas é mais rápido para atingí-la. Não seria ideal pra um sprinter?
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Ajustando uma TT

Post by marcoaleite »

elgleidson wrote:
Leo Miau wrote:Artigo interessante sobre pdv:

http://www.mundotri.com.br/2010/11/comp ... diferenca/
O mais interessante foi a conclusão do segundo estudo, de que um pedivela 170mm não gera potência maior, mas é mais rápido para atingí-la. Não seria ideal pra um sprinter?
No ciclismo de pista usam pedivela 165 mm por exemplo. ;)

Eu fiz a conta do 0,2 x comprimento da perna e por este conceito a pedivela ideal seria 173 mm.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Ajustando uma TT

Post by PH »

Pedivela curto na pista é para não bater o pedal na parede. Sim, da para usar 180mm na pista e não bater o pedal, mas vai precisar manter uma velocidade alta o tempo todo. Usualmente pra perseguição e km não é problema.
Image
Post Reply