Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Pedale sem dor, saiba se sua bicicleta esta no tamanho certo
Post Reply
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by ftmonjardim »

Bom galera, sei que muita gente tem algum gadget IOS (Ipad, Iphone ou Ipod) então achei muito interessante fazer um review desse aplicativo para bike fit caseiro um pouco mais elaborado.
Bom, o próprio criador do programa diz que o aplicativo não faz a vez de um verdadeiro fit, mas pode ajudar bastante.
Outra coisa que ele diz também é que ele está fazendo o programa também para Android.

Existe já um excelente review do aplicativo (utilizei esse review para comprar o app) cujo o endereço é :
http://www.dcrainmaker.com/2013/10/auto ... eview.html" target="_blank

Mas se não se importam, eu mesmo fiz um review e quero passar aos senhores.(as)

O aplicativo é bem intuitivo, fácil de se usar, tem várias páginas dentro do proprio app ensinando como fazer as marcas no corpo

Image

Image

O app mostra um gabarito para voce gravar, conforme imagem (roubada) abaixo.
Image

Depois de gravar, voce calibra a medida, ele coloca uma linha paralela entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro e voce poe a medida real, conforme imagem (roubada) abaixo

Image

Após gravado a imagem, voce vai tirar os angulos, colocando os pontos dos angulos nas marcas feitas, super simples, pois vai aparecer uma bolinha verde e voce segura nela e uma lupa se abre para voce escolher o ponto, após a marca estar correta sobre o ponto, voce clica com outro dedo em qualquer parte da tela e pronto, vá para o próximo ponto.

Ele te dá dezenas de opçoes de medição, como angulo de braço, joelho, etç, só clicar no + na lateral e ir tirando os angulos, conforme imagens abaixo.
(Em homenagem ao Nibali, Yellow Jersey na 2a e 3a etapa do Tour, convidei um ex ciclista da Astana como modelo para efetuar o review, não reparem que ele está bem gordo, pos após ter sido banido do ciclismo por EPO, ter sido chutado pelo :vino1 entrou em Depre e ganhou uns kilos.)
Image

Image

Image

O legal que voce vai tirando os angulos e tem um help para te dizer qual o angulo "aceitável"
Image

Após terminado os angulos, voce tem diversas opções de exportar (via email, imprimir, etc).
Eu exportei por email e ele me gerou um belo PDF com diversas páginas que mostro algumas abaixo.

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Bom, mexi apenas em alguns ajustes da bicicleta, segundo o ex-atleta da Astana Fabiovicz Monjardovicz ele sentiu dor no joelho na parte frontal e lateral do joelho e as medidas eram 141graus anteriormente, subi o selim 1,5cm e a nova medida ficou com 146graus, dentro do aceitavel no help do programa que diz que o ideal são angulos de 145 a 155, também diz que selim baixo dá dor frontal e lateral no joelho.

Outra coisa que fiz também foi trazer um pouco o selim para tras.
O resto, parece estar dentro dos mínimos e máximos do suposto "ideal" dos angulos.

Bom, se vai ajudar em algo? sei lá, só quando eu sair para testar, ops... ele :lance5

Preço do APP $4,99 obamas.


obs: Vou fazer um BikeFit Retul
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
rappel
Membro
Posts: 23
Joined: Sat 28 Jun 2014 18:28
Nome Verdadeiro:: mauro

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by rappel »

Baixei este aplicativo semana passada e é realmente interessante, como disse (o desenvolvedor também) não substitui um fit presencial mas para quem não possui ninguém na região é uma mão na roda...
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Papillon »

parabens pelo tutorial, ficou massa
zenbr
Membro
Posts: 74
Joined: Sun 27 Apr 2014 21:02

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by zenbr »

O relatório lembra muito o Retul. Na verdade o app inteiro lembra o Retul.

Ja ja vão implicar com esse app e ele some. Ceis vão ver só. :lance2
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Gili »

Os desenhos, gráficos, TUDO é copia do Retul, esse APP é china? kkkk
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by samuelgouvea »

excelente review fábio!

quando sair pra android eu vou comprar no ato!
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by ftmonjardim »

Vendo as fotos o Gili me alertou de algo, quando na parte mais baixa, meu pé não fica paralelo e sim apontado para baixo.
Errado né?

Edit: vendo a imagem abaixo, vou refazer o fit

Image
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Gili »

Cara, faz logo a porra do Retul... isso do teu pé eu ACHO que pode ser do banco ou de falta de alongamento tbm.
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Marcelo Marino »

ftmonjardim wrote:Vendo as fotos o Gili me alertou de algo, quando na parte mais baixa, meu pé não fica paralelo e sim apontado para baixo.
Errado né?

Edit: vendo a imagem abaixo, vou refazer o fit

[ Imagem ]

Não necessariamente. Se o selim estivesse alto sua perna não estaria flexionada.

Não é a melhor foto, mas foi o que eu achei:
Image
Não está paralelo também.

E aqui no PMS:
Image
Também não está paralelo.

Esse é um assunto polêmico, alguns falam que o pé tem que estar paralelo o tempo todo, outros que deve-se fazer esse movimento do tornozelo para cima e para baixo com a ponta do pé. Isso está ligado mais a técnica, para uma pedalada mais eficiente, e não propriamente dito ao bikefit.
Existe uma terceira possibilidade que é apontar o pé sempre para baixo. Tinha um ciclista famoso antigamente por pedalar assim, mas não lembro o nome. Acho que hoje é pouco usada, mas ainda se ve as vezes.

Nenhuma das técnicas é errada, a polêmica está em qual é melhor. O fit deve simplesmente acompanhar a técnica escolhida.
Last edited by Marcelo Marino on Tue 08 Jul 2014 22:49, edited 1 time in total.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:
ftmonjardim wrote:Vendo as fotos o Gili me alertou de algo, quando na parte mais baixa, meu pé não fica paralelo e sim apontado para baixo.
Errado né?

Edit: vendo a imagem abaixo, vou refazer o fit

[ Imagem ]

Não necessariamente. Se o selim estivesse alto sua perna não estaria flexionada.

Não é a melhor foto, mas foi o que eu achei:
[ Imagem ]
Não está paralelo também.

E aqui no PMS:
[ Imagem ]
Também não está paralelo.

Esse é um assunto polêmico, alguns falam que o pé tem que estar paralelo o tempo todo, outros que deve-se fazer esse movimento do tornozelo para cima e para baixo com a ponta do pé. Isso está ligado mais a técnica, para uma pedalada mais eficiente, e não propriamente dito ao bikefit.
Existe uma terceira possibilidade que é apontar o pé sempre para baixo. Tinha um ciclista famoso antigamente por pedalar assim, mas não lembro o nome. Acho que hoje é pouco usada, mas ainda se ve um pouco.

Nenhuma das técnicas são erradas, a polêmica está em qual é melhor. O fit deve simplesmente acompanhar a técnica escolhida.
Marino, no IPAD tenho várias revistas de ciclismo e fiquei "encafifado" com isso e realmente voce tem razão, oque tem de ciclista que pedala com os pés sem estar paralelo ao solo é muito grande.
Lendo algumas coisas aqui, não se chegam a conclusão alguma, falam em transferencia de potência, mas daí acho que só testando com um PM.
Outra coisa que li também é que devemos respeitar algumas prédisposições anatomicas, na corrida isso fica bem claro, não se muda a pisada e sim o calçado que se adequa a pisada (pronado/supinado/neutro).

Uma coisa é verdade e concordo com voce, se o selim estivesse muito alto acho que a perna não estaria flexionada.
Bom, só pedalando pra testar.

Edit:
Aproveitando sobre o assunto, excelente texto.

Image

Perfect pedal stroke
http://www.bicycling.com/training-nutri ... dal-stroke" target="_blank
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by marcoaleite »

Da hora o review hein Fabio!! Vou esperar sair para o Android e ver se consigo brincar com ele em casa. Ele tem as opções road e TT para fazer o fit também?
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by ftmonjardim »

marcoaleite wrote:Da hora o review hein Fabio!! Vou esperar sair para o Android e ver se consigo brincar com ele em casa. Ele tem as opções road e TT para fazer o fit também?
ele tem sim. ele diz os angulos para TT e tem angulo com guidão de TT também.

Bom, review, acabei de chegar de um pedal agora, deu 82 km, sendo que os últimos 32 com vento forte contra, algumas súbidas também, pedalzinho sofrido porque sozinho e com um ventaralho é de doer, literalmente.

A coisa boa é que não senti dor alguma em joelho, outro lugar que também doia quando fazia força na subida era logo acima da lombar, ZERO dor.
Pode ser efeito PLACEBO e um pedal de 3 horas pode ser que não de para reavaliar, mas me senti muuuito mais confortável na bike depois de ter refeito o FIT, a maior mudança foi posição do selim e altura do mesmo que subiu 1,5cm.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Cebo »

Manja, tem como dar um print ou copiar o texto de como localizar as articulações. Acho que esse é o passo mais importante do fit.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Papillon »

Cebo, acho que usando aqueles adesivos "bolinha" fica fácil.

Eu tinha visto um texto de outro site explicando para colocar o dedo na articulação e ir movimentando até que você sinta o eixo do movimento, por exemplo no ombro vc sente "afundar" o dedo, no cotovelo vc sente a junção entre os dois segmentos (braço e antebraço) então o eixo fica praticamente na ponta do osso saltado.

Pequenas alterações nesses pontos não devem influenciar o resultado.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Cebo »

Vou colocar bolinhas de ping pong com dupla face. KKKKKKKK
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by ftmonjardim »

Cebo wrote:Vou colocar bolinhas de ping pong com dupla face. KKKKKKKK
para para para para..
fita isolante e pronto, corta quadrado, redondo, estrelinha, o jeito que quiser.
Vou tirar os PS e depois eu posto.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by ftmonjardim »

Image

Image

Image

Image

Image
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Cebo »

Valeu, Monja!
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Papillon »

po assim fica muito melhor de entender o principio que tentei descrever! Show
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Cebo »

Minha preocupação era mais o joelho mesmo. Se reparar na articulação, dá pra perceber que ela não gira ao redor de um eixo como as outras. Ela "desliza" num padrão circular.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Carvalho_BR »

rappel wrote:Baixei este aplicativo semana passada e é realmente interessante, como disse (o desenvolvedor também) não substitui um fit presencial mas para quem não possui ninguém na região é uma mão na roda...
Galera, o Samuel veio aqui em casa ontem achando que tinha 86 cm de cavalo.
Medimos novamente pelo meu método e deu 91.5cm.

A grande maioria do pessoal que pedala comigo mediu o cavalo errado e por isso andam em bikes menores do que deveriam.

Fica o alerta.

Abracos!
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by raulfragoso »

Carvalho, você se importaria em explicar como é o seu método de medição ?
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Carvalho_BR
Membro
Posts: 844
Joined: Fri 26 Apr 2013 17:25
Location: Juiz de Fora MG

Re: Review do Aplicativo para IOS Bike Fast Fit

Post by Carvalho_BR »

Cavalete graduado, montar sobre a trave e ir subindo ela até quase tirar os calcanhares do chao.
Tem que incomodar, pois so assim dá pra replicar a sensacao de peso totalmente sobre o selim.
Post Reply