O tópico do Golden Cheetah!

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

rappel wrote:Simmm agora foi....obrigado
:wigo1
edinho
Membro
Posts: 65
Joined: Tue 22 Oct 2013 22:27

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by edinho »

Pessoal, uma pergunta de novato total em potência...

Faz seis meses que tenho treinado COM potência (powertap), mas ainda não consegui me organizar, fazer os testes de FTP etc pra começar a treinar POR potência. Como a partir de sexta-feira volto a treinar de forma estruturada, seguindo a prescrição de meu treinador de longa data, queria começar a entender melhor como tudo isso funciona, pra ter mais autoconhecimento.

Li todo o tópico de potência, li todo esse tópico sobre GC, também li o tópico todo do inominado sobre potência, comprei e li o Training and Racing with a Power Meter do Allen/Coggan. Baixei o GC, importei todos os treinos desde o primeiro com o powertap mas agora não sei o que fazer com tudo isso kkkkkkk

Brincadeiras à parte, a pergunta: é possivel estimar a FTP de alguém analisando o semestre de treino? Se sim, como fazer isso no GC? Se a resposta já está por aí, passei batido...

Essa é a primeira de muitas dúvidas! Obrigado!
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by ftmonjardim »

edinho wrote:Pessoal, uma pergunta de novato total em potência...

Faz seis meses que tenho treinado COM potência (powertap), mas ainda não consegui me organizar, fazer os testes de FTP etc pra começar a treinar POR potência. Como a partir de sexta-feira volto a treinar de forma estruturada, seguindo a prescrição de meu treinador de longa data, queria começar a entender melhor como tudo isso funciona, pra ter mais autoconhecimento.

Li todo o tópico de potência, li todo esse tópico sobre GC, também li o tópico todo do inominado sobre potência, comprei e li o Training and Racing with a Power Meter do Allen/Coggan. Baixei o GC, importei todos os treinos desde o primeiro com o powertap mas agora não sei o que fazer com tudo isso kkkkkkk

Brincadeiras à parte, a pergunta: é possivel estimar a FTP de alguém analisando o semestre de treino? Se sim, como fazer isso no GC? Se a resposta já está por aí, passei batido...

Essa é a primeira de muitas dúvidas! Obrigado!
Peak dos melhores 20 minutos. Olha la no livro do Coggan que ele fala as maneiras de se estabelecer o FTP. Bom o livro né?
Procura no GC que tem como ver os melhores 20'.
Acho que seria interessante apenas para voce +- ter um parametro de FTP, o legal mesmo é pegar um protocolo e socar bronca no rolo ou outdoor.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Cebo »

O GC chama o FTP de "Critical Power". No menu "ferramentas" tem um "critical power calculator" (algo assim). Fiz o teste e deu uma lida na net: é bastante eficiente.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by marcoaleite »

Tem um pequeno detalhezinho que difere o CP do FTP. O FTP você estima por 20 minutos o esforço que seria por 1 hora e o CP é o que você achou nos 20 minutos. Quem usa este esquema de CPs é o Friel, ele não trabalha por zonas de potência e sim pelos CPs testados, onde se testa 1 min, 6 min, 20 min, 60 min, etc.
Acho que estou esquecendo de mencionar algo ou omitindo alguma coisa por não ir muito fundo neste esquema, mas é mais ou menos nesta linha. Note que a curva gerada no gráfico do CP leva em consideração os seus picos de potência nos tempos determinados para construir a curva. Com o tempo de treino você vai notar que há períodos que o CP fica abaixo do FTP, pois os pontos coletados no período tendem a descer a curva.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
edinho
Membro
Posts: 65
Joined: Tue 22 Oct 2013 22:27

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by edinho »

Obrigado pelas respostas! Estou tentando absorver as informações e certamente retorno com mais perguntas.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by marcoaleite »

Cebo, dá uma olhada na cara do GC 3.1.0 RC2. Esta é a tela principal, note que ela mostra agora até os bests de acordo com o período que você seleciona. Tam também muito mais gráficos presetados e você consegue configurar para ficar agrupados em tabela e como linha do tempo. Interessante!

Image

Image

A parte interessante também é que você clica nos valores dos gráficos e ele te mostra um resumo do treino referente aquele dado.

Agora é esperar a versão final sair. :wigo1
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by marcoaleite »

Pessoal, saiu a versão 3.1 oficial do Golden Cheetah. A quem se interessar vale a pena instalar, eu estava usando a versão RC e estava bem legal.

http://www.goldencheetah.org/#section-features" target="_blank

http://www.goldencheetah.org/#section-screenshots" target="_blank
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Cebo »

Vou baixar. Valeu.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Cebo »

Amigos, procurei mas não achei. Sei que até rolou aqui no forum, só não sei qual tópico. Em que pasta ficam os arquivos dos treinos do GC?
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by raulfragoso »

Cebo wrote:Amigos, procurei mas não achei. Sei que até rolou aqui no forum, só não sei qual tópico. Em que pasta ficam os arquivos dos treinos do GC?
http://www.pelote.com.br/forum/viewtopi ... 851#p40851" target="_blank
:conta1
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Winnie
Membro
Posts: 17
Joined: Fri 25 Apr 2014 18:36
Nome Verdadeiro:: Joilson
Location: Manaus

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Winnie »

Olá pessoal, gostaria de pedir a vcs uma orientação em relação a edição de um treino no GC. Meu PM fez uma leitura equivocada de mais de 6000w em um ride e quando coloco no grafico CP esse dado aparece distorcendo o grafico e dificultando a leitura dos outros CPs. Já tentei fuçar nas ferramentas de edição mas não consigo editar o ride e tirar esse pico de potencia equivocado. Se alguem puder dar uma sugestão, agradeço. Uso a versão anterior a atual.
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by PH »

Encontre o ride que teve essa leitura erronea. Tem um opção de menu em algum lugar para corrigir power spikes, ou picos de potência. Acho que o limite vem como 1500W por padrão. Rode isso no seu treino e salve-o, depois de salvar o GC faz o reload do ride e o pico no CP desaparece.
Image
Winnie
Membro
Posts: 17
Joined: Fri 25 Apr 2014 18:36
Nome Verdadeiro:: Joilson
Location: Manaus

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Winnie »

Obrigado PH fiz conforme sua dica e deu certo. Valeu, os valores foram corrigidos.
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by russow »

saiu o release da v3.2

release notes: http://www.goldencheetah.org/release-notes.html" target="_blank

http://www.goldencheetah.org/#section-download" target="_blank
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by ftmonjardim »

russow wrote:saiu o release da v3.2

release notes: http://www.goldencheetah.org/release-notes.html" target="_blank

http://www.goldencheetah.org/#section-download" target="_blank
oque seria matador no Golden Cheetah seria se tivesse um jeito sem ser gambiarra de ter os dados dele na nuvem, por exemplo.
Voce mora em SP e lança seus pedais no Golden Cheetah no seu desktop, dai voce vai para a Argentina fazer uma prova e leva seu notebook, mas os dados estão lá no seu desktop, legal se tivesse um jeito mais fácil, tipo usando o dropbox ou icloud para deixar tudo salvo na nuvem, dai voce lança os dados no notebook e já aparece no desktop ou vice versa.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by Adriano »

Manda um e-mail pros desenvolvedores, quem sabe eles adicionam esse recurso...
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by ftmonjardim »

Dizem que na versão 4
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by RodrigoVGA »

Pessoal, estou querendo colocar as zonas de FC conforme as do Friel no programa, mas não sei qual o valor colocar no "Trimp K".

Alguém já fez essa alteração e sabe os valores?

Abs!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by marcoaleite »

Trimp K? Não me lembro disso não, eu apenas ia no profile do atleta e digitava a FC do teste e ele já alterava as zonas automaticamente. Estando no PC eu olho novamente e retorno aqui.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by RodrigoVGA »

Veja que sempre quando acrescenta uma nova zona o valor de "Trimp K" fica 1,00:

Image
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by marcoaleite »

Vai na outra aba, Lactate Threshold e digita sua FC em LTHR que as zonas já ficarão certas. Ele faz o calculo para ti.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by RodrigoVGA »

Isso eu já tinha feito, estava querendo separar mais as zonas e criar a 5a, 5b e 5c.

Pensei que vocês alterassem também. Mas vou deixar como está então.

Valeu Marco!
RodrigoVGA
Membro
Posts: 301
Joined: Thu 13 Aug 2015 13:55
Nome Verdadeiro:: Rodrigo
Location: Florianópolis - SC

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by RodrigoVGA »

Pessoal, existe algum lugar para alterar o peso do ciclista, sem alterar o histórico?

Pois fui alterar na opção "atleta" e o peso é modificado para todas as atividades anteriores também.

Abs!
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

já saiu alguma atualização que possa usar o GC em mais de um computador?
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

AndréLuiz wrote:já saiu alguma atualização que possa usar o GC em mais de um computador?
Eu uso em dois pcs da seguinte forma: subo os arquivos .fit pra minha conta no Dropbox e atualizo meu GC no notebook e no desktop pela conta. Não, não é o mais prático, mas serve pra poder ver com clareza o básico e os trends.
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

tbortolotto wrote:
AndréLuiz wrote:já saiu alguma atualização que possa usar o GC em mais de um computador?
Eu uso em dois pcs da seguinte forma: subo os arquivos .fit pra minha conta no Dropbox e atualizo meu GC no notebook e no desktop pela conta. Não, não é o mais prático, mas serve pra poder ver com clareza o básico e os trends.
Valeu vou criar uma conta no dropbox e tentar
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by marcoaleite »

O GC 3.3 agora tem campo para inserção de peso e RPE, fora outras funções mais técnicas, vale a pena atualizar. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
AndréLuiz
Membro
Posts: 129
Joined: Wed 19 Aug 2015 08:50
Location: Araguari-MG

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by AndréLuiz »

quem aí tem paciência para me explicar os gráficos do PMC...qual deles indica a melhora/piora nos treinos?
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: O tópico do Golden Cheetah!

Post by tbortolotto »

AndréLuiz wrote:quem aí tem paciência para me explicar os gráficos do PMC...qual deles indica a melhora/piora nos treinos?
Brevemente?
- Cada treino gera um acúmulo de stress (TSS, Training Stress Score).
- A soma recente desses TSS é o ATL (Acute Training Load), ou seja, é o estado mais "agudo" do acúmulo de treinos. ATL = Fadiga
- A soma dos mais recentes e dos mais antigos TSS é o CTL (Chronic Training Load). ou seja, é o estado mais "crônico" do acúmulo de treinos. CTL = Fitness.
- TSB (Training Stress Balance) é a diferença entre CTL e ATL. Portanto, TSB = Forma. TSB é mto interessante pra fazer aquela tirada de pé antes de uma prova, pra fazer o ATL cair enquanto o CTL fica flutuando ainda no alto. Assim com TSB próximo de zero (ou levemente no negativo) são indicativos que vc tá no topo da forma. Mas dependendo do autor e do treinador, isso depende mto!

Isso é o básico e oq eu sei. Não me aprofundo mto pq como não uso um planejamento todo trabalhado, não são métricas que levo em consideração.

edit.: a sua pergunta não se responde pelo PMC. Na real acho que nenhuma métrica isolada vai te permitir avaliar isso. PMC é um indicador de como os treinos estão impactando teu desenvolvimento, mas não necessariamente teu desempenho. Por exemplo, um determinado valor de CTL (q se corresponderia ao Fitness) não necessariamente diz q fulano tá melhor que ciclano. O máximo que vai dizer é se estou chegando a um platô de desenvolvimento. Com o tempo a tendência do CTL é estabilizar e qdo isso chegar o lance é apertar os treinos pra aumentar TSS e assim fazer o CTL voltar a subir e não estagnar. Por essa dependência que esses indicadores tem com o planejamento dos treinos e não com os resultados é que eu não sigo PMC. Quem faz os macrociclos, mesociclos e microciclos (tipo o Marco) PMC é fundamental pra planejar qdo se deve apertar o volume e intensidade e qdo se deve por um freio.

edit2.: talvez CTL possa te ajudar a ver se vc tá melhorando se no período vc tiver mudanças no seu FTP, mas como te falei, é pouco pra definir isso.
Post Reply