Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Regule e ajuste sua bicicleta
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by ftmonjardim »

elgleidson wrote:
ftmonjardim wrote:O cabo de freio que você usou é de MTB, de speed é com cabeça redonda.
O de MTB nos stis antigos funcionavam, nos stis modelos novos não. O furo é largo
Caramba, então o vendedor é um inútil mesmo, pois eu pedi cabos pra "speed" - tive que falar speed, pois eu falei "tenho uma bike de estrada..." e o cara "que bike?" :hinault1
Como nunca tinha comprado pra trocar em casa, e sim sempre deixado a bike lá pra "trocar tudo - cabos e conduítes", não sabia desta diferença.
ProfClayton wrote:Os conduites que vc usou para o freio na realidade são para câmbios...
Os conduites de freios são em espiral e os de câmbios são com vários fios...
O teflon que vc fala é uma capa interna no conduite...
Não entendi mais nada então. Na loja o cara me falou "os conduítes bons são os de teflon. Os normais são espiral, mas os de teflon são vários fiozinhos e tem que ter um alicate especial pra cortar, senão ficam 'desfiados'!" Aí quando vi que os de freio na minha bike eram em espiral, pensei que tinham colocado um conduíte ruim pros freios na última vez que troquei tudo.
Melhor trocar de loja hein.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by PH »

Eu sou fã desses kits Jagwire, sempre que aparece um barato eu compro.

Vem todos os cabos e conduites e todas as ferrages, e normalmente sobra coisa. Esses cabos duram uma eternidade, lembro de um kit que tive na specialized que durou 3 anos sem nunca abrir nada.

Esses que vem na embalagem genérica são Jagwire também, porem vem com quase nada de ferragens e os conduites de freio não vem com a ponta para encaixar no STI feita (mas isso se faz com um estilete rapidinho).
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by Magnus »

A minha bicicleta veio com cabos Shimano. Troquei por Jagwire comprado em loja, original e completo. Troquei em 10/07/2013, há 13.000 km. Já faz uns meses que o conduíte do câmbio dianteiro arrebentou por dentro, está tortinho, e agora o cabo do câmbio traseiro desfiou, já era. Os freios andam meio borrachudos, tô achando que os cabos também já eram.

Enquanto estavam bons, maravilha! Macios demais, mas achei a durabilidade fraca pra fama que tem.

:lance2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by elgleidson »

Magnus wrote:A minha bicicleta veio com cabos Shimano. Troquei por Jagwire comprado em loja, original e completo. Troquei em 10/07/2013, há 13.000 km. Já faz uns meses que o conduíte do câmbio dianteiro arrebentou por dentro, está tortinho, e agora o cabo do câmbio traseiro desfiou, já era. Os freios andam meio borrachudos, tô achando que os cabos também já eram.

Enquanto estavam bons, maravilha! Macios demais, mas achei a durabilidade fraca pra fama que tem.

:lance2
13 mil km e tu achou pouco? :nibal2 Os meus eu troco com muito menos que isso, pois basta algumas chuvas e já noto que eles começam a ficar "duros" (devem oxidar, sei lá).
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by Magnus »

Se é assim, então tá bom, hehe... eu realmente não faço ideia do que seja boa durabilidade em matéria de cabos, imaginava algo em torno de 20.000, mas era chute mesmo...

:wigo1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by Marcelo Marino »

Para o cabo acho que está razoável Magnus, agora para o conduíte eu acho pouco.

Eu devo ter trocado os meus com uns 20000km e estavam bons ainda, só troquei porque mudei o grupo todo.

Eu pesquisei uma época sobre cabos e conduítes e cheguei a conclusão que não vale muito a pena sair do básico Shimano/Campagnolo.


Nokon, Yokozuna são caros demais e não oferecem muita coisa em troca pelos relatos que vi. Apesar que eu ainda tenho vontade de ver para crer. :D
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by marcoaleite »

Também estou com os meus campy desde 2012. Os cabos de freio são os mesmos, só os dos câmbios que troquei por desfiarem muito e ficar muito ruim de passar novamente.
O que eu faço, quando dou uma geral, é pingar umas gotinhas de finish line dentro dos conduites e movimentar bastante os cabos. Quando montei passei uma finíssima camada de graxa marítima, dizem que a graxa pode ressecar, mas acho que a marítima e em pouca quantidade ajuda na prevenção de oxidação, principalmente quem vira e mexe pega chuva.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by elgleidson »

Eu nem me preocupo muito com a durabilidade, pois é algo tão barato que nem vale a preocupação, e muito menos o dinheiro cobrado pelos cabos mais tops.

Quando troco, troco tudo: cabos e conduítes. Mas quando faço isso é quando também faço geral na bike, mando engraxar, lubrificar, etc.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by Magnus »

Marcelo Marino wrote:Para o cabo acho que está razoável Magnus, agora para o conduíte eu acho pouco.

Eu devo ter trocado os meus com uns 20000km e estavam bons ainda, só troquei porque mudei o grupo todo.

Eu pesquisei uma época sobre cabos e conduítes e cheguei a conclusão que não vale muito a pena sair do básico Shimano/Campagnolo.


Nokon, Yokozuna são caros demais e não oferecem muita coisa em troca pelos relatos que vi. Apesar que eu ainda tenho vontade de ver para crer. :D
Pois é, Marino, os conduítes do câmbio que ficam na saída do STI endureceram por dentro e entortaram com uns 10.000 km... Coloquei um cabo genérico enquanto decido qual kit comprar, estou tendendo para o Clarks, sai por menos de 90 reais na Chain Reaction com tudo, todos os cabos e conduítes sendo os de freio em aço inox e os de câmbio galvanizados, pena que não tem branco, achei que ficou bonito...

Ainda no assunto, me falaram que o de aço, apesar de não enferrujar, fica muito quebradiço nos parafusos de fixação nos câmbios, procede?
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by Wanderson Mata »

Só para agregar
Estou usando desde janeiro o kit melhorzinho Jagwire comprado no Ebay, nao gostei, os de câmbio tem os filamentos de aço por não ter o alicate correto, furam o acabamento e entram no STI, o câmbio traseiro voltou ao conduíte Oliginal Aliexpress.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by ftmonjardim »

As duas bikes que tenho fui eu qu montei, cheguei na bicicletaria e pedi x metros de conduite shimano para freio e x metro de conduite shimano para cambio e cabos shimanos.
Achei que o valor é baixo, uma das bikes tem uns 8 mil km e tá a mesma coisa.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by Marcelo Marino »

Magnus wrote: Ainda no assunto, me falaram que o de aço, apesar de não enferrujar, fica muito quebradiço nos parafusos de fixação nos câmbios, procede?
Os meus são de aço inoxidável e só amassam, não quebram. Não cheguei a perder nenhum cabo por esse motivo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by Magnus »

ftmonjardim wrote:As duas bikes que tenho fui eu qu montei, cheguei na bicicletaria e pedi x metros de conduite shimano para freio e x metro de conduite shimano para cambio e cabos shimanos.
Achei que o valor é baixo, uma das bikes tem uns 8 mil km e tá a mesma coisa.
Por aqui cada cabo de câmbio Shimano está 18 reais, nem perguntei o preço do conduíte... vou comprar o kit na Internet
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by marcoaleite »

Cabo e conduíte ou somente cabo? Se for somente cabo está um roubo, paguei 5 reais em cada de câmbio na última vez que troquei (mai/2014).
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by Magnus »

marcoaleite wrote:Cabo e conduíte ou somente cabo? Se for somente cabo está um roubo, paguei 5 reais em cada de câmbio na última vez que troquei (mai/2014).
Só o cabo, Marco. Coloquei um genérico mesmo, também achei um roubo.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by vladbarra »

Eu comprei cabo de inox aqui em Barra do Piraí e paguei R$6,00
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by lexx »

eu estou com um conjunto campy centaur 2002 precisando dos cabos.
montagem nova.

esses cabos powershift ultrashift da campy novos servem no ergo dele? Ergo v2.
Jagwire serve? Estou perdido.
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by brunocarlo »

lexx, não sei, mas o meu que é campy veloce, deve ser modelo 2013/2014, o shimano serviu.

E complementando, só a nivel de informação, estou com o conjunto original ainda, que é cabos campy, sendo que o do cambio dianteiro ja era, mas dai só troquei o cabo, o conduite continua o mesmo, e agora o do cambio traseiro desviou, pois precisei trocar o guia de cabos do quadro, e quando fui montar fiz merda, e bateu a dúvida, quando troca o cabo, avalia o conduite ou já o condena? No cambio da frente eu reaproveitei e ficou legal.
Bruno Carlo
Meu Strava
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by Marcelo Marino »

lexx wrote:eu estou com um conjunto campy centaur 2002 precisando dos cabos.
montagem nova.

esses cabos powershift ultrashift da campy novos servem no ergo dele? Ergo v2.
Jagwire serve? Estou perdido.
Eu acho que servem. Acho que não tem diferença na espessura conforme o número de marchas.
Pergunta no site da Campagnolo que eles te respondem com mais precisão.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by marcoaleite »

Bruno, se as marchas estão passando bem e você não notou o cabo enroscando, não vejo necessidade de trocar o conduíte. Se a parte externa estiver boa também, sem rachaduras, idem. Pelo menos eu trato desta forma e nunca tive problemas.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by brunocarlo »

marcoaleite wrote:Bruno, se as marchas estão passando bem e você não notou o cabo enroscando, não vejo necessidade de trocar o conduíte. Se a parte externa estiver boa também, sem rachaduras, idem. Pelo menos eu trato desta forma e nunca tive problemas.
Então Marco, eu tenho notado que as marchas do 'meio' estão se 'enroscando', tem hora que demora a descer, principalmente, e começou depois eu eu fazer a besteira. O conduite está aparentemente legal, não apresenta rachaduras e ressecamentos nãos.
Bruno Carlo
Meu Strava
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by marcoaleite »

Se são só as do meio, dá uma conferida na tensão do cabo. Pinga um pouco de finish line e troca a marcha várias vezes e veja se melhora.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by brunocarlo »

marcoaleite wrote:Se são só as do meio, dá uma conferida na tensão do cabo. Pinga um pouco de finish line e troca a marcha várias vezes e veja se melhora.
Vlw, vou tentar hoje mesmo.
Bruno Carlo
Meu Strava
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by lexx »

mandei email pra jagwire
pra campy
pra vintage velo rsrs

bom, o campy novo serve mas n tem os terminadores dos cabos de aco em metal nas marchas (ferrules) - da pra comprar separado
o jagwire tem uma serie campy de cabos de aco, e os conduites vc compra separado (ficam caros)
vintage velo até serve mas achei meio simples, sei lah, msm vendo campy com eles rsrsrs

meu interesse eh q o campy novo e o jagwire eu poderia ter algo diferente de preto.

massssssssss
procurando mais achei que os cabos da campy sao da casiraghi
achei quem vende os casiraghi mas n consigo contato http://www.yellowjersey.org/cabl.html" target="_blank
entao achei no velomine os cabos pretos corretos, antes dos power/ultra.
toh quase comprando preto msm e foda-se
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
lexx
Membro
Posts: 235
Joined: Fri 05 Sep 2014 23:29
Nome Verdadeiro:: Andre

Re: Tá na hora tá na hora, tá na hora dos cabos trocar!!!!

Post by lexx »

muito obrigado aos que responderam :)
1) Colossi Mondial + Campagnolo Centaur 2002 10v - Fumaça

sim, assinatura padrão Flavio Tuix hahaha
Post Reply