Page 4 of 5
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 11:06
by Lucinar
Tiveram vários ataques sucessivos... esticou de vez e selecionou quem vem pra bater o martelo.
Formou-se outra fuga: e os favoritos perseguindo/administrando.
Edit: 12 na fuga- Kennaugh, Wellens, Martin, Juul Jensen, Trofimov, Boasson, Geschke, Vanmarcke, Albasini, Visconti, Caruso y Navarro.
Pelote a 22 segundos da fuga. Faltam 57 km.
Edit2: Tony Martin atacou a fuga- pelo jeito está brabo por perder o TTI e agora vai tentar descontar kkk
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 11:10
by Papillon
Agora o bixo ta pegando...
A fuga tem só 20s de vantagem... mas um tal de Tony Martin alcançou a fuga e esta na cabeça puxando.
Olha como ficou o carro da equipe norueguesa que caiu no barranco:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=834115586620326" target="_blank
edit:
Faltando 50km Tony Martin abriu 30' para a fuga que abriu 30' para o pelotão.
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 11:41
by Lucinar
2 voltas pro fim. Fuga com 11 riders: Kennaugh, Boasson, Martin, Caruso, Trofimov, Navarro, Juul Jensen, Visconti, Taaramae, Geschke, Albasini and Vanmarcke.
Pelote a 26 segundos.
Devem atacar a cada subida a partir de agora.
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 11:57
by Leo Miau
Fuga a 30 segundos...
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:00
by tbortolotto
Tá ai um cara qe eu queria ver ganhando: Vasil Kyrienka! O cara é bruto ^^
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:01
by Leo Miau
tbortolotto wrote:Tá ai um cara qe eu queria ver ganhando: Vasil Kyrienka! O cara é bruto ^^
Vamos ver, abriu 1 min.
Edit: 50 seg...
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:04
by Papillon
Adriato e Murilo entre os primeiros do pelotão.
faltando 21km fuga com 48' ou o pelotão acelera ou não pega mais.
ultima volta!
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:08
by Lucinar
16 km e vai quebrar td agora.
Pelote com muitas análises e nomes fortes. Quero ver quem vai puxar e atacar nas 2 subidinhas.
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:12
by Leo Miau
220 seg. vão pegar...
Muito legal a estrada ao lado, os caras podem pedalar "junto" do pelotão.
Edit: 20 seg.
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:14
by tbortolotto
Na hora q o pelotão engolir a fuga o Cancellara ataca...
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:19
by Lucinar
Não vi mais os brasileiros... espero que aguentem no pelote.
É uma boa o Cancelara atacar após a subida maior... fazer tipo a chegada da sub23 masculino.
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:23
by Papillon
Também não vi mais, numerais deles 177,178 e 179.
Alcançaram a fuga, agora quero ver a Italia se vai esticar ou vai fazer o jogo da Espanha "de novo".
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:28
by Lucinar
Vão ter que fazer força pra pegar o Polones!!!!!
Nada organizados... tanto os perseguidores quanto o pelote.
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:30
by Lucinar
Polaco Wins!!!
1. Mavhal Kwiatkowski (POL)
2. Simon Gerrans (AUS)
3. Alejandro Valverde (ESP)
4. Matti Breschel (DEN)
5. Greg van Avermaet (BEL)
Merecido pela força que a equipe fez rodando quase 2 horas na frente do pelote.
Ataque no msm local da sub23 !!!
E as apostas foram quase - Gerrans em segundo!
Valverde de novo no terceiro lugar.
Eu adoro assistir o mundial- circuitos longos, cheio de ataques, estratégias, azarões e favoritos.
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:32
by Leo Miau
Deu kiatowkhxzxrkkxxs.
Não entendi o Cancellara, acho que estava mal e não aguentou....
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:33
by tbortolotto
Ihh q o pessoal vai ter q se acostumar a escrever esse nome difícil: Kwiatkowski! Kwiato, para os poloneses hehehe
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:35
by elgleidson
Grande vitória do polaco. Atacou na hora certa e abriu do pelotão.
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:35
by Leo Miau
tbortolotto wrote:Ihh q o pessoal vai ter q se acostumar a escrever esse nome difícil: Kwiatkowski! Kwiato, para os poloneses hehehe
Complicado, ele poderia se chamar José.

Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:41
by Marcelo Marino
O polaco abriu e fechou a temporada bem.
Que nervoso, achei que iriam pegar ele nos metros finais, estavam tão perto.
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:43
by Papillon
Pode chamar de de Mika "o Polaco".
Voodoo sendo preso nesse momento de tanto gritar em Curitiba.

Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 12:51
by romanetto
Pô, eu estava no PJ e ia assistir ao VT a noite como se fosse inédito! Vocês estragaram a brincadeira pra mim...

Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 13:48
by tbortolotto
OPQS tava fraca esse ano hein? 3º no TTT, 2º no ITT e 1º na Estrada.

Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 14:27
by raulfragoso
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 14:54
by binho
Gosto muito do Kiwiato. E ele tá postando tudo no Strava. Vamos ver quanto de força foi necessário pra fazer aquele ataque!
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 15:21
by Marcelo Marino
Nenhum dos três brasileiros terminou. No feminino, das três, só a Flávia Oliveira, poucos segundos atrás das primeiras.

Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 15:44
by tbortolotto
Strava da prova:
http://app.strava.com/activities/200661439" target="_blank
Altimetria bugou nas últimas voltas. Faltando 7.2 km houve um pico de potência na ordem dos 930 W. Será q foi do ataque?
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 21:27
by marcoaleite
Show o Kiwatoswki!!! Eu gosto de ver este tipo de chegada, o cara foi muito forte!!
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Sun 28 Sep 2014 22:11
by binho
http://app.strava.com/segments/4076608?filter=overall" target="_blank
Ultima subida. 503w de media por quase 3min. Depois de 6h de prova...
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Mon 29 Sep 2014 09:05
by romanetto
os caras são super-homens...
Re: Mundial de Estrada 2014
Posted: Mon 29 Sep 2014 17:34
by PH
romanetto wrote:Pô, desvirtuei o tópico, é verdade, mas estou aprendendo coisas pra caramba...
"Quando se passa 1 dente no cassete a diferença de metragem é menor quanto maior for a coroa". (apud Marino, 2014, p. 3)
Aqui é uma questão fundamental, porque nego pensa que manter uma pedivela de 52 ou 53 não tem diferença, e aí vem a explicação do Marino. Uma conta matemática, não é uma soma básica. Então a manutenção de 56 não é por causa da possibilidade da marcha mais pesada, por exemplo, mas devido à diminuição do gradiente quando se sobe ou desce uma marcha no cassete. Cara, faz todo o sentido!
Pensando pela lógica do Bortolotto, corroborada por Marino, faz todo sentido termos um cassetão maior

em vez da famigerada pedivela compacta. Às vezes eu vejo nego com pedivela compacta mas usando 11x25, e isso seria contraproducente. Quando jogo no volantinho e mantenho a mesma cadência que no volantão com o mesmo esforço, p.ex., modificando a relação no cassete, obviamente, eu percebo que eu perco mais energia. Parece-me que uma relação volantão x ponta do cassetão

é mais eficiente do que volantinho e metadinha do cassetinho.
Bortolotto, daqui a pouco dá pra montarmos um tópico só com estas teorias e tal. Acho que o Marino e você poderiam iniciá-lo, e aí pode vir com explicações mais completas (seguindo a ideia de que um dia o Pelote se torne a grande enciclopédia lusófona de ciclismo).
PS: Explicação fica com vocês e com outros amigos. Eu entro como interlocutor mediano que tenta interpretar a coisa, pode ser?

Não tinha visto essa parte da discussão. Sobre o numero de dentes no pedivela, as minhas contas de padeiro chegam a um aumento de aproximadamente 1km/h para cada dente, algo como 54x14 a 90 rpm vai ser 1km/h mais rápido do que 53x14 a 90 rpm. Não é exato mas é um bom parâmetro.
Ainda existem as questões sobre eficiência mecânica. Usar a corrente sem cruzamento é mais eficiente do que usar ela cruzada, só isso já justificaria utilizar uma relação (seja maior ou menor) de forma a maximizar o uso da corrente alinhada quando na maior coroa.
Mecanicamente também é mais eficiente se ter um menor ângulo nos elos da corrente, dai a obsessão de alguns com roldanas grandes nos câmbios. Seguindo a mesma linha de raciocínio é interessante se buscar uma metragem que deixe a corrente alinhada e use uma relação coroa/pinhão maior. Por exemplo, 50x13 e 54x14 tem exatamente a mesma metragem, mas 54x14 é mais eficiente (e provavelmente deixa a corrente mais alinhada se usado com cassette que tem 11).
Eu gosto muito do 54x42 e 12x21 de 10 velocidades, mas uso o 11x23 se tiver qualquer coisinha pra subir ou descer.