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Re: Treinamento por Potência

Posted: Fri 08 Aug 2014 22:50
by marcoaleite
Este são os dados do treino de sweet spot "arrastado" de hoje:

lap1: 10 min aP: 240W nP: 242W aHR: 147 bpm maxHR: 160 bpm
lap2: 10 min aP: 240W nP: 242W aHR: 153 bpm maxHR: 164 bpm

Impressionante como chego pregado na sexta-feira, a ideia era fazer 3x10x5 e aguentei somente dois. No recovery depois do segundo comecei a pescar em cima do clip, foi onde vi que já tinha dado minha cota por hoje... O negócio é descansar e amanhã cedinho tentar ir para estrada fazer um treino decente.
:voec2

Re: Treinamento por Potência

Posted: Sat 09 Aug 2014 21:26
by acunha
PH wrote:Exato! To com o mesmo problema agora, só paulada nos treinos mas como não tem volume em geral o TSB fica praticamente zero ou só um pouco negativo.... um problemão.
Ta na hora de vcs lerem o The Time Crunched Cyclist :lance2

Re: Treinamento por Potência

Posted: Sat 09 Aug 2014 22:32
by ftmonjardim
acunha wrote:
PH wrote:Exato! To com o mesmo problema agora, só paulada nos treinos mas como não tem volume em geral o TSB fica praticamente zero ou só um pouco negativo.... um problemão.
Ta na hora de vcs lerem o The Time Crunched Cyclist :lance2
acunha, eu até ia comprar esse livro, mas eu vi que em detrimento da falta de tempo ele soca volume nos treinos né.
To só treinando no TR e realmente se ficar só nele as linhas ficam lineares com tendência de leve queda, isso que tô fazendo sweetspot só :lance3

Re: Treinamento por Potência

Posted: Sun 10 Aug 2014 20:06
by acunha
Entao, o livro foca em intensidade, nao volume... nao da pra fazer volume com 6 horas disponiveis por semana...

Se ficar so em treinos Sweet Spot o CTL nao vai subir nunca....

Lembre-se que CTL eh calculado sobre o FTP entao se estiver com ftp super estimado, vai ter a impressao de ficar emperrado sem conseguir subir o CTL...

CTL e FTP nao sao as metas... a meta eh treinar um estimulo suficiente para provocar adaptacao, mas nao forte demais para resultar em fadiga irrecuperavel... eh uma linha tenue entre as duas situacoes, e manter isso ao lomgo do tempo eh a arte do treinamento... the moving target ...

Re: Treinamento por Potência

Posted: Sun 10 Aug 2014 21:50
by Neilson
Clythio wrote:Neilson - números de prova normalmente não são "bests", a não se que faça fuga longa, ou que apareça algum número nos esforços finais, no último minuto, no Sprint, etc.
Dessa forma, os números dos quais você reclama não são seus, mas são apenas números da prova.
Os bests aparecem sempre em treinos específicos em que trabalhamos tiros focados naquela duração, etc.

Pelo visto, teve a prova toda prá escolher por onde iria estar e atacar na reta final, mas escolheu errado o caminho do bump (remendo novo), onde não tinha passado antes (eu tomo esse cuidado), e a bike tava simplesmente mal montada - meu canote não desce por nada, mais fácil o quadro quebrar antes.
Atacou de longe demais, com certeza seria engolido antes da faixa - se bem lembro, essa última curva é a mais de 600m da chegada, certo?
E claro, programa de treino para as nossas provas curtas, é intensidade, diversidade, frequência, recuperação, volume, nessa ordem, na minha opinião.
Se pecou na diversidade, já pecou no segundo mais importante ponto, mas não acho isso não - quando as coisas começam a dar errado como deram, selim andando, etc., não há o que lamentar, só resta treinar para a próxima!

Corri um Brasileiro em 2005 ou coisa assim em que com apenas 3km de prova passei num buraco num trecho de paralelo e o guidom estalou e mudou de posição (girou para baixo, as manetes ficaram mais longe e mais horizontais, mudando completamente meu conforto, posição de pegada, e principalmente, minha confiança de apoiar no conjunto - achava que a qualquer buraco a coisa ia girar mais ainda - me stressei a prova toda, nunca estive confortável, e estava ligeiramente fora da posição correta no último km, fui encaixotado e fiz resultado medíocre, sem espaço para sprintar... é efeito cascata).

abraços!
Neilson wrote:Hoje foi ´´ A Prova ´´ do ano aqui na minha cidade(Prova Ciclistica São Salvador ).Treinando 2 meses exclusivos sprint e tiros curtos para a prova e terminei com números mediocres.
Os 2 pelotes com mais de 40 cabeças.
best mediocres da prova ;
5 seg- 952w 30seg - 584w 1min - 496w 2min - 384w 5min - 338w
[ Imagem ]
Clythio;
Eu estava bem descansado, fiz as 3 últimas semanas com treinos de muita intensidade e diminui o volume até faltar 4 dias para a prova, fazendo recovery ativo .cheguei com tsb positivo depois de estar em quase -40.
Ataquei na hora certa, este ano diminuiu uns 200m por conta de uma obra .Sendo assim calculei 30/40seg da última curva até a chegada. Ainda cheguei em vigésimo sem pedalar, fui no embalo.
Descobri uma presilha do canote caida dentro do quadro, deve ter sido o motivo.Realmente o canote desceu na reta pelo canto direito onde eu não havia passado, tinha um buraco logo na saida da curva pelo lado direito e quando estava com o pelote junto eu procurava ficar no meio logo.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Sun 10 Aug 2014 23:14
by Wanderson Mata
acunha wrote:Entao, o livro foca em intensidade, nao volume... nao da pra fazer volume com 6 horas disponiveis por semana...

Se ficar so em treinos Sweet Spot o CTL nao vai subir nunca....

Lembre-se que CTL eh calculado sobre o FTP entao se estiver com ftp super estimado, vai ter a impressao de ficar emperrado sem conseguir subir o CTL...

CTL e FTP nao sao as metas... a meta eh treinar um estimulo suficiente para provocar adaptacao, mas nao forte demais para resultar em fadiga irrecuperavel... eh uma linha tenue entre as duas situacoes, e manter isso ao lomgo do tempo eh a arte do treinamento... the moving target ...
Falou tudo acunha
Já tinha lido as esplanacoes do clythio
Comecei a ter ganhos significativos diminuindo o volume semanal.
Tenho treinado 2 ou 3 vezes na semana somente, mas socando no máximo.
Bom, para a minha primeira meta(passo), funcionou muito bem.
Já não tenho tantas quebras de ritmo, antes eu rodava a 37 38 por 10 minutos, depois passava vários minutos me arrastando a 26km/h.
Hoje tá mais linear o meu ritmo, inclusive hoje fiz um giro de 15km com média de 33.4km/h, algo impensável alguns meses atrás.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Mon 11 Aug 2014 09:48
by marcoaleite
Ontem consegui fazer um treino decente de volume depois de vários meses. Rodei quase 3 horas solo em Z2 e um pouco de Z3, aP=185W e nP=223W (teve uma socação de bota de leve no meio). É um treino que não parece mas me faz falta, acho que pelo menos uma vez por semana foi tentar manter um destes, vamos ver se no próximo fim de semana rodo umas 4 horas neste ritmo.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Mon 11 Aug 2014 10:31
by marcoaleite
Ah, detalhe... Temo um VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO de resistência entre nós!

Parabéns Paulo!! Mandou bem pra carajo!!! :conta1

Re: Treinamento por Potência

Posted: Mon 11 Aug 2014 10:46
by Cebo
Cunha, você não acha que tem que rolar um longo ao menos uma vez por semana? Pra treinar aquelas coisas de economia, etc, etc?

Re: Treinamento por Potência

Posted: Mon 11 Aug 2014 12:20
by binho
marcoaleite wrote:Ah, detalhe... Temo um VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO de resistência entre nós!
Parabéns Paulo!! Mandou bem pra carajo!!! :conta1
To curioso pra saber se ele fez a prova com a bike de TT ou de Estrada.
O circuito é relativamente travado e com subidas.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Mon 11 Aug 2014 15:07
by tbortolotto
binho wrote:
marcoaleite wrote:Ah, detalhe... Temo um VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO de resistência entre nós!
Parabéns Paulo!! Mandou bem pra carajo!!! :conta1
To curioso pra saber se ele fez a prova com a bike de TT ou de Estrada.
O circuito é relativamente travado e com subidas.
Pelas fotos no perfil do FB da CBC, praticamente todos os atletas estavam de TT. Só não sei se as fotos são da categoria do Paulo.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Mon 11 Aug 2014 18:31
by binho
Vi aqui. De fato, todo mundo de crono. Mas vi duas pessoas daqui de bike road.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Tue 12 Aug 2014 12:04
by PH
binho wrote:
marcoaleite wrote:Ah, detalhe... Temo um VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO de resistência entre nós!
Parabéns Paulo!! Mandou bem pra carajo!!! :conta1
To curioso pra saber se ele fez a prova com a bike de TT ou de Estrada.
O circuito é relativamente travado e com subidas.
Bike de crono, 54x42 e 11x23. Não precisou mais do que 54x19 nas subidas... foi pau direto. Minha média deu 41,4 km/h, máxima de 66km/h.
Perdi as duas provas para caras que estão muito acima do meu nível, o Capão que ganhou o crono no Strava rodou literalmente o dobro do que eu esse ano, e por ai vái. Fato interessante porém, é que se eu estivesse com meu peso normal (-2kg) teria ficado a 3 segundos do tempo dele apenas... w/kg domina.

Na resistência nem vi o cara escapar, bati o sprint pra segundo depois de fuga de 40km achando que estava sendo campeão, hahahah.. acontece. Mas fiquei feliz também, meu melhor resultado até hoje na resistencia, tinha feito um terceiro em 2011 e quarto em 2013.

Agora a TAM deu sumiço em todo o meu equipamento, então nem bike eu tenho mais, to deprimido. Só sobrou uma roda com powertap que nem bike pra usar eu tenho.... Esperar pra ver se aparece...

Re: Treinamento por Potência

Posted: Tue 12 Aug 2014 12:16
by binho
Top!
Mandou bem demais. Parabéns.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Tue 12 Aug 2014 14:35
by PAF
Oxi,

E a TAM não tem que pagar pelo prejuízo não?

P.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Tue 12 Aug 2014 14:37
by ftmonjardim
próxima vez vá de Gol, eu agarantiu.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Tue 12 Aug 2014 15:49
by binho
PAF wrote:Oxi,

E a TAM não tem que pagar pelo prejuízo não?

P.
Ô se tem...
Certa vez eles conseguiram esquecer minha mala num voo direto Salvador-Guarulhos.
Era dia 24/12 e passei natal na casa do meu cunhado com a roupa do corpo, um tanto suja. Só me devolveram dia 26.
Fui ressarcido em R$4k só pelo constrangimento.
Se perder as bikes...

Re: Treinamento por Potência

Posted: Tue 12 Aug 2014 18:20
by PH
Segundo o funcionário da TAM que me atendeu e quase apanhou, a culpa era minha basicamente e não deles rss.
Mas sim, se por ventura encontrarem e chegar um fio de cabelo fora do lugar vai rolar um processo do tamanho do mundo..

Re: Treinamento por Potência

Posted: Tue 12 Aug 2014 18:55
by Cebo
Como assim culpa sua? Aff.....

Re: Treinamento por Potência

Posted: Tue 12 Aug 2014 19:56
by ftmonjardim
Cebo wrote:Como assim culpa sua? Aff.....
ele não foi de Gol :conta1

Re: Treinamento por Potência

Posted: Tue 12 Aug 2014 22:33
by PH
Cebo wrote:Como assim culpa sua? Aff.....
Exato, o idiota do despacho mandou minha bike no nome de outra pessoa e a culpa foi minha... até os atendentes das outras empresas olharam com cara de espanto. Mas tudo ao seu tempo, tudo ao seu tempo.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Wed 13 Aug 2014 04:30
by Magnus
PH wrote:
Cebo wrote:Como assim culpa sua? Aff.....
Exato, o idiota do despacho mandou minha bike no nome de outra pessoa e a culpa foi minha... até os atendentes das outras empresas olharam com cara de espanto. Mas tudo ao seu tempo, tudo ao seu tempo.
E essa outra pessoa levou a bicicleta por engano, nem percebeu que não era dela... essas companhias aéreas são uma piada mesmo...

:wigo2

Re: Treinamento por Potência

Posted: Wed 13 Aug 2014 09:31
by ftmonjardim
PH se a bike não tiver no LL da empresa(setor de bagagens perdidas/extraviadas), realmente você vai ter uma dor de cabeça absurda ou sua SHIV vem aí, pois eu acho que alguém pegou a bike.
Se isso realmente aconteceu e um pax pega uma mala bike, sabendo que não é dele e leva embora, eu realmente desisto da humanidade.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Wed 13 Aug 2014 11:28
by PH
Fui pegar o mala-bike agora de manha, fiz questão de ir pra conferir o estado antes de me entregarem... aparentemente tudo certo, nenhum raio quebrado, roda-fechada ta intacta... deu sorte TAM.

Agora to conseguindo respirar denovo, a noite coloco os dados de potência do brasileiro.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Wed 13 Aug 2014 11:32
by tbortolotto
PH wrote:Fui pegar o mala-bike agora de manha, fiz questão de ir pra conferir o estado antes de me entregarem... aparentemente tudo certo, nenhum raio quebrado, roda-fechada ta intacta... deu sorte TAM.

Agora to conseguindo respirar denovo, a noite coloco os dados de potência do brasileiro.
Aeeee duplo!
Um pelo resgate bem sucedido da bike e outro pelos dados de potência :twisted:

Re: Treinamento por Potência

Posted: Wed 13 Aug 2014 16:24
by Lucinar
Parabéns pelo resultados e menos mal que resgataram suas bikes intactas.

Tbm estou curioso pelos dados... :jens1

a fuga na estrada/resistência foi logo no início ???

Re: Treinamento por Potência

Posted: Wed 13 Aug 2014 17:22
by PH
Eu saltei do pelotão com 1h25 e fiz fuga de 1 hora com mais um atleta, e o pelotão veio se esfacelando atrás.
Tinha mais um atleta fazendo uma fuga que ninguem sabia, tava meio estranha a situação... não tinha moto avisando tempo nem nada, se tivesse não teriamos deixado ele sair.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Wed 13 Aug 2014 20:23
by marcoaleite
Um colega parceiro de equipe ganhou uma prova assim este ano, o pelotão ficou se marcando depois de alguns ataques, este colega meu atacou e eu e um cara de Sta. Barbara fomos juntos. O Sta. Barbara não quis revezar e eu então não quis levar ele, este colega meu foi abrindo gap no vento contra e quando o pelotão encostou em nós literalmente parou no vento, ele apertou o passo e foi embora sozinho. Depois que abre uma boca grande não pega mais, ainda mais com circuito seletivo.

Re: Treinamento por Potência

Posted: Wed 13 Aug 2014 21:59
by PH
Os dados não foram nem de perto os melhores do ano, fiz só um PB de 1h40 a 2h30.

Dados da prova:

Duração do percurso: 2:28:10
Distância (km): 90.51
Trabalho (kJ): 2112
aP (Watts): 237 = 3,3 W/Kg
nP(Watts): 273 = 3,8 W/Kg
Frequência Cardíaca Média (BPM): 169
Frequência Cardíaca Máxima (BPM): 194 <- maior do ano

Tempos nas zonas de potência:

Z1 Recuperação ativa 0 184 58:08
Z2 Resistência 184 251 25:15
Z3 Tempo 251 301 18:13
Z4 Limiar 301 351 14:12
Z5 V02Max 351 402 10:41
Z6 Anaeróbio 402 502 11:32
Z7 Neuromuscular 502 MAX 10:36

Com 10 minutos em "Z7" foram alguns fósforos queimados.

Dados da fuga:

Duração 1:00:03
Trabalho 915 kJ
Potência média 254 Watts
xPotência 277 watts
Potência Máxima 1174 Watts
Frequência Cardíaca Média 176 BPM
95% Frequência Cardíaca 183 bpm

Sprint/Ataque final:

Duração 01:21
Distância 0.90 km
Potência média 430 Watts
xPotência 318 watts
Potência Máxima 1119 Watts
Frequência Cardíaca Média 187 BPM
95% Frequência Cardíaca 190 bpm


Ataquei na saida da ultima curva, a idéia era partir com 400m mas tive um espaço e sai beeemmmm antes. Me arrependi com uns 200m mas nessas alturas não tinha o que fazer, o ultimo fósforo ja tinha queimado era soh segurar a dor e ir até o final...

Então tudo se resume a isso, 2:27h de pancadaria pra tirar 320W médios/430W nP no ultimo km com um pico de 1100W no ataque e outro de 700W na meta.

O Clythio vai me dar uma reguada na mão, mas a curva é essa:

Image


Mas no resumo fiz o que treinei pra fazer. Queria atacar do meio da prova pra frente e sprintar de um grupo pequeno ou até ir sozinho, acabou que deu certo.

Outro detalhe importante, largada da prova as 12:00 término as 14:30 e temperatura média 29graus, pro alemão que treina todo dia abaixo de 10 graus foi tipo passear no parque, só que não.

Outro detalhe tão importante quanto, no sábado fiz vice no contra-relógio e terceiro melhor tempo do dia. Não tenho dados de potência pois não tenho medidor na outra bike, mas com certeza o nP foi acima de 320W para 26 minutos. Não tem como recuperar totalmente disso de um dia para o outro, fui com o que ainda tinha no tanque...

Re: Treinamento por Potência

Posted: Wed 13 Aug 2014 22:15
by tbortolotto
Sensacional prova Paulo! Mais uma vez parabéns e MUITO obrigado em compartilhar esses dados com a gente. São poucos que tem coragem pra fazer isso.