Treinamento por Potência
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
Re: Treinamento por Potência
Conclusão observando os gráficos durante três semanas: só o rolo não resolve. Mesmo botando intensidade, sem volume não dá pra dar estímulo suficiente. A noite posto os gráficos. 

Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Exato! To com o mesmo problema agora, só paulada nos treinos mas como não tem volume em geral o TSB fica praticamente zero ou só um pouco negativo.... um problemão.
Meus números de desempenho ainda estão subindo (junto com o CTL). O TSB está indo em direção ao zero, assim como o ATL. Não sei quanto tempo vou continuar melhorando com pouco volume.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
-
- Membro
Penso eu que você melhora nos esforços mais duros, porém a resistência não progride junto.
E eu que fiquei estas 3 semanas vagabundeando e o CTL foi lá no chão. Agora é colocar a casa em ordem novamente, vamos ver se a chuva deixa eu começar amanhã. Senão será mais uma sessão de tortura no rolo, ma agora com a TT que dá para dar mais pressão.
E eu que fiquei estas 3 semanas vagabundeando e o CTL foi lá no chão. Agora é colocar a casa em ordem novamente, vamos ver se a chuva deixa eu começar amanhã. Senão será mais uma sessão de tortura no rolo, ma agora com a TT que dá para dar mais pressão.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
Nesse cenário que o PH e o Cebo colocou, seria interessante então por um longao na semana? tipo um fartlek? z2/z3, força, intervalos?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Acho que deve ser mais ou menos isso mesmo, Monja. Um longo por semana com um pouco de todo e algumas horas de duração para jogar o TSS pra cima.
O complicado é que não dá pra fazer treino intenso no rolo todo dia. Tenho feito dia sem, dia não e acho que não dá pra passar disso. Já o longo você consegue fazer mesmo tendo treinado no dia anterior.
O complicado é que não dá pra fazer treino intenso no rolo todo dia. Tenho feito dia sem, dia não e acho que não dá pra passar disso. Já o longo você consegue fazer mesmo tendo treinado no dia anterior.
Sem pensar muito eu diria que sim, mais endurance ou mesmo passo, porque os estímulos de vo2 e neuromuscular não tem mais como aumentar.
Mas isso durante o build neh?
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Acho que no pico esse longo deixa de ser tão importante. Até faria sentido manter a intensidade alta e o volume baixo no pico, justamente para jogar o TSB pra perto do zero.
Eu já to perto do pico mesmo. Na base isso é mais tranquilo, o comportamento fica bem previsível. No build notei que já ficou mais descontrolado, agora nessa ultima fase ta díficil de controlar mesmo, espero aprender agora para fazer certo na próxima.
vejam só o meu caso. Aqui não é potência, é TRIMP. Reparem que a última vez que fiz um longo (aquele pico vermelho alto - santa inês e roseira), meu ATL pulou e o TBS afundou. Depois disso fiz mais alguns pedais na rua, mais longos e lentos Também fiz uns treinos de rolo.
Depois, as barras pequenas são os treinos no rolo que tenho feito. Veja que, embora eu esteja treinando, o TSB ta indo pro zero e o ATL também. Acho que a tendencia é que eu "estabilize" em uma certa forma se continuar assim (o CTL vai estabilizar).

Edit: acabei de conferir e minha CTL já inicia uma trajetória descendente agora. Ou seja: sábado e domingo tem que compensar.
Depois, as barras pequenas são os treinos no rolo que tenho feito. Veja que, embora eu esteja treinando, o TSB ta indo pro zero e o ATL também. Acho que a tendencia é que eu "estabilize" em uma certa forma se continuar assim (o CTL vai estabilizar).

Edit: acabei de conferir e minha CTL já inicia uma trajetória descendente agora. Ou seja: sábado e domingo tem que compensar.

-
- Membro
-
- Membro
O comportamento é assim mesmo viu Cebo. Nos períodos de descanso o CTL tende a descer um pouco e depois sobe novamente com o treino. O que não é legal é ele descer absurdamente e subir absurdamente, tem que ser gradual.
Edit: Meu PMC até hoje.

"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
-
- Membro
Quem faz um resumo para mim dessa sopa de letras?
CTL, TSB, ATL
Quando está bom, quando está ruim?
Pelo que entendi essas variáveis seriam calculadas através do valor do TRIMP (para quem treina por FC) de cada treino, certo?
CTL, TSB, ATL
Quando está bom, quando está ruim?
Pelo que entendi essas variáveis seriam calculadas através do valor do TRIMP (para quem treina por FC) de cada treino, certo?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
O TSS é um derivado do TRIMP, que foi criado antes (papo de 1970, snme). Por isso, os dois sistemas são idênticos, só mudando o imput do impulso. Trimp na verdade é training impulse.
Cada barra vermelha daquela é um treino (ou impulso). Quanto maior a barra, maior o impulso.
Esse impulso vai funcionar "impulsionando" as barras do gráfico.
-O CTL (cronical training load), é a sua forma. Como o nome diz, ele é crônico e representa o estresse de longo prazo do seu corpo. Pense nele como "forma" física. Quanto mais alto, mais em forma você está.
-O ATL (acute training load), é seu estresse agudo, de curto prazo. Ele representa o seu cansaço. Quando você treina, você empurra as duas linhas pra cima, só que a de curto prazo sobe e desce muito mais rápido.
-O TSB é um menos o outro. Ele quanto mais perto do zero, mais "pronto para a corrida" você está. Ou seja, mais alto esta seu estresse a longo prazo, mais baixo está seu estresse de curto prazo.
O que estou tentando fazer agora é manter impulsos minimamente suficientes para manter meu CTL subindo devagar. Estou voltando agora. Mais pra frente vou tentar acentuar esse aumento pra tentar fazer um pico. O quanto é pouco ou muito eu ainda não sei. Te dou essa resposta no fim do ano.
Dizem que o segredo é afundar o TSB durante três semanas e recuperar na quarta, monitorando de perto para não deixar o CTL descer.
Fora isso tem toda uma miriade de gráficos para tudo. Até para acompanhar sua evolução em watts em intervalos de 3, 5, 20, 30 minutos. Uma hora, potencia anaeróbica.....enfim, pra quem é nerd é um prato cheio.
Cada barra vermelha daquela é um treino (ou impulso). Quanto maior a barra, maior o impulso.
Esse impulso vai funcionar "impulsionando" as barras do gráfico.
-O CTL (cronical training load), é a sua forma. Como o nome diz, ele é crônico e representa o estresse de longo prazo do seu corpo. Pense nele como "forma" física. Quanto mais alto, mais em forma você está.
-O ATL (acute training load), é seu estresse agudo, de curto prazo. Ele representa o seu cansaço. Quando você treina, você empurra as duas linhas pra cima, só que a de curto prazo sobe e desce muito mais rápido.
-O TSB é um menos o outro. Ele quanto mais perto do zero, mais "pronto para a corrida" você está. Ou seja, mais alto esta seu estresse a longo prazo, mais baixo está seu estresse de curto prazo.
O que estou tentando fazer agora é manter impulsos minimamente suficientes para manter meu CTL subindo devagar. Estou voltando agora. Mais pra frente vou tentar acentuar esse aumento pra tentar fazer um pico. O quanto é pouco ou muito eu ainda não sei. Te dou essa resposta no fim do ano.
Dizem que o segredo é afundar o TSB durante três semanas e recuperar na quarta, monitorando de perto para não deixar o CTL descer.
Fora isso tem toda uma miriade de gráficos para tudo. Até para acompanhar sua evolução em watts em intervalos de 3, 5, 20, 30 minutos. Uma hora, potencia anaeróbica.....enfim, pra quem é nerd é um prato cheio.
marcoaleite wrote:O comportamento é assim mesmo viu Cebo. Nos períodos de descanso o CTL tende a descer um pouco e depois sobe novamente com o treino. O que não é legal é ele descer absurdamente e subir absurdamente, tem que ser gradual.
[ Imagem ]
Ali, um pouco depois do dia 20 de abril foi seu pico de forma, certo? Fazendo um tapering, será que dava pra deixar o TSB mais perto do zero?
-
- Membro
Na verdade eu trabalhei para chegar no pico de forma em junho, nos jogos regionais. Teve uns períodos de mais intensidade, porém o tapering eu fiz em junho, onde o TSB deu uma subida e o ATL caiu. Foi onde eu dei uma tirada no pé e o CTL ficou em 50 e poucos.
O ruim é que sempre correndo fica meio difícil de manter um cronograma certinho. Aí dá umas desvirtuadas no planejamento.
O ruim é que sempre correndo fica meio difícil de manter um cronograma certinho. Aí dá umas desvirtuadas no planejamento.
-
- Membro
.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
Da pra fazer essas analises no Trainning Peaks?
-
- Membro
Você diz no site do Training Peaks? Com o acesso free não dá, teria que pagar que aí consegue.
Entao... Eh pq o GC eh soh pra ciclismo. E voce sabe neh, as vezes eu corro e nado tbm =P.
Aih se fizer tudo no Trainning Peaks eu to pensando em pagar o premium. Mesmo pq acho que por la eu posso dar acesso pra terceiros, leia-se coach, fazer analises.
Aih se fizer tudo no Trainning Peaks eu to pensando em pagar o premium. Mesmo pq acho que por la eu posso dar acesso pra terceiros, leia-se coach, fazer analises.
-
- Membro
Ah, então compensa para você pagar o TP. Lá você consegue compartilhar o treino também, inclusive no FB. Eu subo uns treinos de vez em quando na minha conta, mas aí é muita coisa para fazer. Apesar que o WKO+ sobre direto, mas enche o saco.... rsrsrs
Agora eles sao syncados com o Garmin Connect. Fica mais facil, ja que nao precisa fazer nada.
-
- Membro
Quem está a fim de partir para os PMs, a hora é agora:
http://www.power2max.com/northamerica/p ... e-now-729/" target="_blank
Pedivela Rotor 3D com as coroas por USD 949.00, está com o preço bom.
-
- Membro
Vale a pena o FSA GOSSAMER? é muito inferior ao ROTOR 3D, 200 dolares a menosmarcoaleite wrote:Quem está a fim de partir para os PMs, a hora é agora:
-
- Membro
na verdade parece ser sem as coroas, pq selecionando as coroas sai por 1048, mesmo assim, excelente preço.marcoaleite wrote:Quem está a fim de partir para os PMs, a hora é agora:
Ainda acho caro pra dedéu. Pra quem esta com a grana apertada mesmo vale mais garimpar um powertap no ebay e mandar pra cá por algum serviço de redespacho,
-
- Membro
Com certeza, se estiver no grito o esquema é pegar um powertap e correr para o abraço. Vi uns leilões interessantes com rodas montadas no ebay saindo por preços tentadores, coça a mão viu! Mas entre um Stages e o Power2max, dependendo da diferença de valores eu iria no segundo.
Fabio, eu já usei Gossamer no passado e eu sinto a diferença para o Rotor. Ele é um pouco mais leve e os braços um pouco mais rígidos pela construção. Mas o FSA atende perfeitamente, aí vai da ocasião optarpor um ou outro.
Fabio, eu já usei Gossamer no passado e eu sinto a diferença para o Rotor. Ele é um pouco mais leve e os braços um pouco mais rígidos pela construção. Mas o FSA atende perfeitamente, aí vai da ocasião optarpor um ou outro.

-
- Membro
Boa tarde
Depois que comecei com o TR, e neste último mês ter regrado meus treinos, juntamente com a musculação, percebi um ganho no desempenho, no diz respeito ao tempo que aguento em uma relação 50x14/13/12.
No último treino que fiz no TR, o Eagle, os relatórios do GC ficaram assim:
Curva de potência

Zonas

QA

Essa semana deixei meu rolo com o J, e estou treinando outdoor, segunda treinei a noite, média de cadência em 93rpm e velocidade, pelo Strava fechou em 29,3km/h ( no Garmin Connect ficou em 32.2km/h).
http://www.strava.com/activities/175747521" target="_blank
Nesse treino, os primeiros kms foram na rua, tive que reduzir em sinais, cruzamentos e afins, mas mantive uma boa velocidade e, como parei por causa do horário, não deu para recuperar este tempo, mas acredito que tivesse rodado mais teria subido a média.
Hoje treinei novamente, usando o mesmo trecho da BR101, porém, fiquei somente nela, andando em ruas somente para acessar/retornar, fechei 48kms com media de 31,5km/h.
http://www.strava.com/activities/176263852" target="_blank
Nesse treino, houve algumas quebras por causa dos retornos, ambos com rampas curtas, mas bem elevada, pior a do shopping, lá até carro passa sufoco para subir.
Mas percebi que mantinha a velocidade acima dos 35km/h com muito mais facilidade do que alguns meses atrás.
Depois que comecei com o TR, e neste último mês ter regrado meus treinos, juntamente com a musculação, percebi um ganho no desempenho, no diz respeito ao tempo que aguento em uma relação 50x14/13/12.
No último treino que fiz no TR, o Eagle, os relatórios do GC ficaram assim:
Curva de potência

Zonas

QA

Essa semana deixei meu rolo com o J, e estou treinando outdoor, segunda treinei a noite, média de cadência em 93rpm e velocidade, pelo Strava fechou em 29,3km/h ( no Garmin Connect ficou em 32.2km/h).
http://www.strava.com/activities/175747521" target="_blank
Nesse treino, os primeiros kms foram na rua, tive que reduzir em sinais, cruzamentos e afins, mas mantive uma boa velocidade e, como parei por causa do horário, não deu para recuperar este tempo, mas acredito que tivesse rodado mais teria subido a média.
Hoje treinei novamente, usando o mesmo trecho da BR101, porém, fiquei somente nela, andando em ruas somente para acessar/retornar, fechei 48kms com media de 31,5km/h.
http://www.strava.com/activities/176263852" target="_blank
Nesse treino, houve algumas quebras por causa dos retornos, ambos com rampas curtas, mas bem elevada, pior a do shopping, lá até carro passa sufoco para subir.
Mas percebi que mantinha a velocidade acima dos 35km/h com muito mais facilidade do que alguns meses atrás.
Hoje foi ´´ A Prova ´´ do ano aqui na minha cidade(Prova Ciclistica São Salvador ).Participei em 2 categorias, master B( largada 9:30h ) e regional (somente atletas de 4 cidades do noroeste Fluminense ,todas as idades e largada 10:30h). Na master B cheguei até o penúltimo cotovelo entre os 3 primeiros e ataquei na entrada da reta final.Para minha felicidade bati num remendo de asfalto feito as pressas ontem a noite e meu canote desceu 8cm .Ainda consegui abrir umas 5 bikes durante 300 metros mas não consegui ficar mais em pé e sentado não dava mesmo, perdi potência ,giro e andei os últimos 150 m passeando.
Categoria regional, fui no meu carro peguei mais água e tentei levantar o maldito selim , pior que arranhou o canote todo(não tem marcação ) e perdi a marcação anterior.Tive que levantar o canote já na linha de largada e nei deu para acertar corretamente.Larguei e já achei baixo, mas corri assim mesmo.Resultado... sofri o diabo com dor na lombar e posterior da coxa, nem fui para a chegada.Ao chegar em casa marquei com fita métrica e descobri os 8 cm iniciais e corri a segunda prova com - 3 cm na altura.Treinando 2 meses exclusivos sprint e tiros curtos para a prova e terminei com números mediocres.
Os 2 pelotes com mais de 40 cabeças.
best mediocres da prova ;
5 seg- 952w
30seg - 584w
1min - 496w
2min - 384w
5min - 338w

Categoria regional, fui no meu carro peguei mais água e tentei levantar o maldito selim , pior que arranhou o canote todo(não tem marcação ) e perdi a marcação anterior.Tive que levantar o canote já na linha de largada e nei deu para acertar corretamente.Larguei e já achei baixo, mas corri assim mesmo.Resultado... sofri o diabo com dor na lombar e posterior da coxa, nem fui para a chegada.Ao chegar em casa marquei com fita métrica e descobri os 8 cm iniciais e corri a segunda prova com - 3 cm na altura.Treinando 2 meses exclusivos sprint e tiros curtos para a prova e terminei com números mediocres.
Os 2 pelotes com mais de 40 cabeças.
best mediocres da prova ;
5 seg- 952w
30seg - 584w
1min - 496w
2min - 384w
5min - 338w

Last edited by Neilson on Wed 06 Aug 2014 20:23, edited 5 times in total.