Apenas pra finalizar: a Specialized honrou a garantia. Peguei um Roubaix Pro Endurant, com proteção armadillo e melhor rolagem que o antigo kichute. Voltaram ainda 50 pilas, que troquei por mercadorias. Pesei na balança de precisão, o pneu está abaixo de 190 gramas. Li comparação no fabricante na loja, e é mais ou menos assim:
Roubaix: rolagem nota 8, proteção a furos nota 7, conforto nota 8.
Kichute: rolagem nota 5, proteção a furos nota 8, conforto nota 7.
Acho que saí na vantagem.
EDIT
Bom, galera, achei estranho pra caramba o pneu ter pesado menos de 190 gramas, mas pesei na balança de precisão lá da Pedal Urbano. Enfim, procurei especificações técnicas do fabricante e vi que está em torno de 250 gramas. Achei estranho aquela leveza toda, pois quando peguei meu Michelin superlight na mão e o meu Roubaix, vi que dava pra sentir na mão uma leve diferença, e portanto não poderia ser apenas 10 gramas (pensando que o Michelin Pro4 Service Course Superlight tem cerca de 180 gramas, sendo um dos mais leves do mundo). De todo modo, parece-me um pneu bem honesto. Em comparação com o borrachudo do kichute, talvez ganhe na rolagem. Ou no efeito placebo. O lance é que peguei meu paquímetro e fui às medições de passeio de rolagem e largura total. Pois bem, o Michelin tem 21 de passeio e 23 de tamanho final. E o Roubaix tem 23 de passeio e 25 de tamanho final. Por que eu fiz isso, de medir? Porque achei estranho e o cara da loja não soube me explicar a questão deste pneu apresentar a medida "700x23/25", não sendo nem 700x23 ou 25. Fui em busca e vi que as medidas se referem ao passeio de rolagem e à largura final. Segundo o fabricante (não sei até onde isso é puro marketing, quem souber explicar, por favor...) esta é a diferença. Mas se fosse só isso, o Michelin deveria vir grafado 700x21/23

- ou seja, não é um pneu que existe nas versões 700x23 e também 700x25, ele vem no pneu grafado 700x23/25... talvez é aquilo que Ed e eu falávamos no postinho da Casandoca: a Specialized é nova no ramo de pneus... borrachudo pra cacete, o kichute deu pilas, ferrou total. Diga-se de passagem, a Pedal Urbano é uma loja muito séria e honrou a garantia sem titubear.
De todo modo, com o paquímetro na mão atestei os 25 exatos. Já testei 21, 23 e 24, mas 25 será o meu primeiro pneu. É um pneu endurance, não esperarei a performance indefectível do Michelin. Não esperarei, todavia, também aquela robustez barra-fortiana do kichute.
Depois avisarei a galera sobre minhas impressões, se eu recomendarei ou não.
Valeu a todos que deram suas valiosas sugestões. Aqui, anotado comigo: voltar ao Rubino Pro depois de testar os Gatorskins... e testar os Ultremos para corridas para compará-los ao Michelin Superlight. Valeu.
EDIT 2:
Cunhei aí outro termo para o nosso dicionário (que já tem o verbete "marcelo-marinar"): robustez barra-fortiana. Se eu fosse o cara do marketing da Specialized Brasil, colocaria isso no site:
Pneu S-Works Armadillo All Conditions Elite:
ótimo pneu para qualquer terreno, sua carcaça de kichute lhe garante uma robustez barra-fortiana.
Tudo bem, eu sei, isso espantaria qualquer comprador que não possua uma barra-forte.