Page 3 of 5

Re: Manutenção da Bike

Posted: Sat 11 May 2013 00:41
by ReinaldoBrisolla
Não sabia onde postar a minha duvida, então para não ficar criando tópico e td mais, a postarei aqui...

Hoje enquanto estava pedalando fui descer uma marcha no cassete e a pedivela acabou por dar 1/2 uma girada em falso, depois tentei subir e descer a marcha para ver se acontecia novamente e não voltou a acontecer, o role foi curtinho de 30 km so para não passar em branco o dia, amanha vou dar um role mais comprido e vou ver se acontece novamente...

O que poderia ser? A relação ta com a Kilometragem da assinatura no strava, acho que perto de 1.200km, os câmbios estão regulados a corrente foi limpa e lubrificada domingo passado tendo somente 120 km de uso depois...

Re: Manutenção da Bike

Posted: Sat 11 May 2013 08:41
by kinbold
Provavelmente só a corrente que não encaixou bem no pinhão.

Re: Manutenção da Bike

Posted: Sat 11 May 2013 20:20
by ReinaldoBrisolla
Kinbold,


Hoje sai e, dei um role de 50Km a corrente apresentou diversas vezes (no minimo umas 3 ou 4) o mesmo sintoma, vou esperar segunda-feira para pedir para um amigo dar uma olhada na regulagem dos câmbios, apesar de ele estar trocando certinho, acho que a corrente já era... é uma KMC silver, acho que andei cruzando muito ela, esqueço e acabo usando a coroa grande com o k7 maior direto...

Semana passada estava com preguiça de ficar escovando a corrente e usei óleo diesel em uma garrafa, será que tem alguma relação com a coisa?

Obrigado

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 21 May 2013 18:13
by GUST
Pessoas não muito distantes, é um tanto deselegante pedir emprestado, mas alguém poderia emprestar o alicate de cortar cabos?
Para a bike não ficar desmontada enquanto não chega o novo.

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 21 May 2013 19:39
by Papillon
eu emprestaria na boa... se tivesse um.

Klhada sugeriu usar dremel, achei interessante.

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 21 May 2013 20:13
by Klhada
Papillon wrote:eu emprestaria na boa... se tivesse um.

Klhada sugeriu usar dremel, achei interessante.
epaaa! Dremel pra cortar CONDUÍTE! Pra cabo a Dremel dependendo desfia ele, e fica uma bosta. Eu tenho o alicate. Se trouxer cerveja eu empresto! 8-)

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 21 May 2013 21:40
by GUST
Justa a contraparte em cerveja ... rsrsrsrsrs!
Amanhã vou tentar achar esse alicate. Hoje passei em duas bicicletaria (Caravelle e Pedal da Vila) e só por encomenda que leva 15 dias. Tentei cortar com alicate normal e ficou muito tosco; amassou e ficou pegando, horrível.
Não sei como consegui quebrar o alicate velho: rebentou a junção dos dois braços dele.
Acho que estou ficando ogro como o Klhada.

Re: Manutenção da Bike

Posted: Wed 22 May 2013 01:20
by Papillon
Pra cortar cabo? alicate de corte não corta? Eu já cortei mas confesso que "desfiou um pouquinho"

Re: Manutenção da Bike

Posted: Wed 22 May 2013 01:26
by Wanderson Mata
Alguem ai usa terminais??
Já não vivo sem, tenho um pote cheio, basta cortar, por o terminal, e amassar com o alicate!!!

Re: Manutenção da Bike

Posted: Wed 22 May 2013 11:05
by Papillon
Eu não uso mas deveria, meus cabos sempre desfiam e passar eles por qualquer buraco depois é uma m.

aproveitando, como chama a porca com buraco em allen que vai no canote? O meu espanou justo o que é a "porca":

Image

Image

ainda consigo prender ele só encostando uma chave no lado ruim (o encaixe da allen que esta ruim), até achei por U$3,00 mas isso deve ter aqui...

Re: Manutenção da Bike

Posted: Wed 22 May 2013 11:29
by bruno_h2
Minha dica é: tira o parafuso da bike e leve ele com vc numa procura por essas bicicletarias pequenas de bairro mesmo... Como esse sistema era padrão nos quadros de cromo antigos, é bem provável que vc encontre isso relativamente fácil... me lembro de ter visto isso no ml da vida, também é uma opção procurar lá...

Re: Manutenção da Bike

Posted: Wed 22 May 2013 17:46
by Papillon
Valeu Bruno.

Alguém ai tem chave para remover pedivela?

Re: Manutenção da Bike

Posted: Wed 22 May 2013 17:58
by edduds
Papillon wrote:Valeu Bruno.

Alguém ai tem chave para remover pedivela?
Pedivela ou movimento central? Se for mov. central GXP tenho.

Re: Manutenção da Bike

Posted: Wed 22 May 2013 20:37
by bruno_h2
Eu tenho apenas para pdv shimano com ponta quadrada, se for para vc mexer na sua bike 650 pode ser que funcione mas se for octalink esquece...

Re: Manutenção da Bike

Posted: Thu 23 May 2013 02:42
by Papillon
Isso é "se" eu fechar negócio com o Rafael...é GXP o trem!

Re: Manutenção da Bike

Posted: Thu 23 May 2013 11:40
by Klhada
papito, eu vi que uns caras colocam uma peça de freio no lugar dessa aí (aquela com rosca que prende o freio no quadro - tem até opção de tamanho, e vai ser mole de achar - só comprar um parafuso depois se o original não encaixar). Se quiser testar, tenho umas sobrando aqui, também pelo módico custo de cervejas :lol:

Re: Manutenção da Bike

Posted: Thu 23 May 2013 12:01
by ProfClayton
Papillon wrote:Isso é "se" eu fechar negócio com o Rafael...é GXP o trem!
Papito acho que eu tenho um espaçador aqui em casa sobrando para você colocar no seu cassete :oops:

Vou procurar e te mando...

Re: Manutenção da Bike

Posted: Thu 23 May 2013 13:02
by Papillon
Valeu! Agora tenho ferramenta pra sacar cassete to ficando chique.

Re: Manutenção da Bike

Posted: Mon 10 Jun 2013 21:39
by kzu2007
Pessoal

hj chegou o cassete veloce 13-29 que comprei há 25 dias.

A pergunta é: preciso trocar a corrente por uma com mais elos? Hoje a corrente está instalada com cassete 11-25 e pedivela compacto.

Já sei que o câmbio traseiro de cage curto aceita pinhão até 29, mas esqueci da corrente..

Ontem, sem pensar, instalei um cassete ultegra 12-30 na bike Audax, ficou um pouco esquisito mas já que fiz a cagada, vou testar no rolo amanhã. Para essa bike tenho corrente reserva, mas não tenho corrente reserva Veloce.

Quem puder dar opinião, agradeço antecipadamente.

Abs

Re: Manutenção da Bike

Posted: Mon 10 Jun 2013 22:42
by Papillon
a corrente ultegra funciona perfeitamente no veloce.

o Kinbold postou uma foto de como deve ficar o alinhamento, com a corrente na 10a (marcha mais pesada) e coroão o cambio tem de ficar reto, assim provavelmente você consiga usar a mesma corrente "se" ela estiver boa, o que pode ocorrer por estar 11-25 é ela ficar muito esticada e faltar um elo, mas só testando.

Se ficar esticada vai ficar como a minha, ela trava na 9a marcha no coroão.

Eu estava com 53/39 `12-25 passaei para 13-29 e finalmente 50/34 e 13-29.

Re: Manutenção da Bike

Posted: Mon 10 Jun 2013 23:04
by kzu2007
Olhei a figura do Kimbold e fui conferir nas bikes, em nenhuma os pulleys estão alinhados, estão mais para trás. Quando alinho com a mão as correntes ficam folgadas. Na bike onde instalei a 12-30 as 10 marchas estão trocando normalmente, suponho que tudo está ok.

Vou instalar a 13-29 amanhã e vou ver o que acontece. Bom saber que a corrente Ultegra serve no Veloce pois são mais baratas e eu tenho de reserva.

BTW, eu tenho vários cassetes reserva: 105 11-28, ultegra 11-25 e agora vou ter Veloce 11-25. Troco os cassetes conforme o pedal mas eNche o saco isso. Como uso rodas de entrada, compensa ter rodas reserva com cassetes já instalados?

Aproveitando, chegou junto um Vittoria Zaffiro Pro Trainner, para rolo. Dá pra ir pra estrada com eles ou vou ter que ficar trocando pneu? Se tiver que trocar toda hora, a idéia de ter roda traseira reserva começa a fazer sentido...

abs

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 11 Jun 2013 09:16
by bruno_h2
Aqui no congo desconheço onde venda apenas a roda traseira como acontece na gringa, mas mesmo assim acho que seria besteira vc ter uma roda exclusiva para cada tipo de k7 mesmo que elas sejam de entrada pois pelo que entendi seria um total de quatro rodas sem falar nos pneus, o que de qualquer jeito deixaria a brincadeira salgada... :shock: Mas também é um saco ficar levando em bicicletaria para trocar k7 a cada pedal diferente que vc fizer, então a solução mais simples seria comprar uma ferramenta de sacar k7 para vc mesmo fazer na sua casa com calma e sem risco de algum mecânico artista por aí detonar o freehub por causa de excesso de torque ou então encaixar mal e espanar a rosca do núcleo...

O pneu para rolo a meu ver já seria algo a considerar, nunca tive rolo mas estou para pegar um e o que ouço por aí é que acaba com pneu rapidinho, por isso é foda ficar botando pneu top para girar em rolo... Outra solução seria usar pneu barato, tipo os kenda que vendem nas decathlon da vida mas mesmo assim vc ainda teria que ficar trocando os pneus... Acredito que esses pneus específicos para rolo sejam mais borrachudos para durar por causa do desgaste mas não devem ter muita proteção contra furos então complicaria usar eles na rua e aí já vejo uma vantagem em ter uma roda extra só para isso, vc escolheria um desses k7 para deixar exclusivamente na roda usada no rolo ou então quando fosse girar em um local adequado ao k7 bastaria trocar o pneu de rolo por um convencional ou somente o k7 mesmo... Mas veja pelo lado bom de ficar trocando os pneus, vc viraria um perito no assunto então quando furasse na estrada a operação seria simples e muito rápida, com co2 então... :mrgreen:

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 11 Jun 2013 14:11
by kzu2007
bruno_h2 wrote: a solução mais simples seria comprar uma ferramenta de sacar k7 para vc mesmo fazer na sua casa com calma
Obrigado pela resposta, vizinho. Eu mesmo saco os K7, tenho chave com corrente e saca K7 Shimano e Campagnolo, mesmo assim enche o saco.

Quanto à rodas adicionais, vou comprar uma só para o rolo, não tem sentido mesmo ter uma para cada cassete, posso revezar as bikes em vez de revezar as rodas.

abs

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 23 Jul 2013 11:13
by Ericmss
Gente, agora nesses tempos de chuva, o que vocês fazem depois de um pedal que molhou totalmente a relação? Tipo, não tenho tempo em meio de semana para ficar tirando e limpando e tudo mais. A corrente/cassete pode enferrujar por causa da água? Queria alguma coisa rápida não pra limpar, só para que não dê merda mais pra frente.

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 23 Jul 2013 11:47
by ReinaldoBrisolla
Lubrifica a corrente com finish line verde e boa, só aguenta depois o trabalhão p/ limpar a relação

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 23 Jul 2013 12:16
by ftmonjardim
Não consigo de jeito algum tirar os pedais do pedivela para montar o novo.

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 23 Jul 2013 12:42
by Marcelo Marino
Os dois pedais? Sabe que cada um desrosquea em um sentido diferente?

A chave tem que ter uma alavanca grande, uns 40 cm pelo menos. Pode encaixar um tubo na chave para aumentar a alavanca.

Se ainda assim não der certo, pode tentar colocar WD na rosca ou aquecer a região do parafuso com água fervendo, secador de cabelo ou o melhor seria uma pistola de calor. Se a pedevela for de carbono evita aquecer.

E antes de montar passa um pouco de graxa na rosca, assim vai ficar muito mais fácil desmontar uma próxima vez.

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 23 Jul 2013 12:49
by ftmonjardim
Marcelo Marino wrote:Os dois pedais? Sabe que cada um desrosquea em um sentido diferente?

A chave tem que ter uma alavanca grande, uns 40 cm pelo menos. Pode encaixar um tubo na chave para aumentar a alavanca.

Se ainda assim não der certo, pode tentar colocar WD na rosca ou aquecer a região do parafuso com água fervendo, secador de cabelo ou o melhor seria uma pistola de calor. Se a pedevela for de carbono evita aquecer.

E antes de montar passa um pouco de graxa na rosca, assim vai ficar muito mais fácil desmontar uma próxima vez.
Marino, nem com o Padre Quevedo essa merda sai, eu to seguindo a lógica do pedal SPD540, tem a seta indicado Tighten e se meu RUSSO ainda continua bom, Tighten significa APERTAR, então entendo que é do outro lado, rsrs, o da direita ele diz que aperta sentido horário.. deve estar certo né?

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 23 Jul 2013 12:54
by Marcelo Marino
Sim, direito horário e esquerdo anti horário.

Da um nervoso do cão tirar esses pedais emperrados. A melhor solução acaba sendo levar em uma loja, onde o cara vai tirar em 5 minutos. O que da mais raiva ainda. :lol:

Re: Manutenção da Bike

Posted: Tue 23 Jul 2013 15:56
by Papillon
comprei uma chave irwin 8mm de 30cm só pra isso, voce encosta no pedal e ele solta só de medo da chave :lol: