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Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Mon 01 Feb 2016 16:08
by Magnus
Marcelo Marino wrote:
Do ponto de vista da disputa, é. O doping por drogas continua dependendo da qualidade/treinamento do ciclista.
Do ponto de vista da saúde o motorzinho não faz mal nenhum para quem usa...só para os outros.

Acho que o lance é meio por aí mesmo. O doping por drogas, tem um ônus pesado. Quem não leu sobre o desespero dos caras acordando de madrugada e subindo no rolo pra não morrer? Isso sem falar nos que morreram... o cara se dispõe a pagar um preço alto pra ter aquele benefício e mesmo com ajuda, continua sendo o corpo dele trabalhando e sofrendo.
Já o motorzinho, pqp, coisa de fanfarrão mesmo...
De forma alguma estou tentando justificar o doping, só acho que são trapaças bem diferentes e duvido que o pelotão ature esse tipo de coisa.
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Mon 01 Feb 2016 17:13
by Leo Miau
Magnus wrote:Leo Miau wrote:A questão toda envolvendo o motor é se ele é o ou não eficiente, alguns dados são importantes:
Quanto pesa o motor + bateria?
Quantos Watts ele pode produzir?
Por quanto tempo pode produzir essa potência?
Tudo isso influência se ele é ou não viável, porque o ciclista vai ter que carrega-lo durante a prova toda,
Leo, hoje em dia é normal a bicicleta ser beeem mais leves que o limite da UCI. É fácil fazer uma 500 gramas mais leve pra suportar o peso do mecanismo e ainda assim ficar com o mesmo peso das outras. Os Watts a mais nem precisam ser tanto assim, qualquer coisa ajuda e a duração da bateria nem precisa ser tanta, se durar uns 30 minutos, dependendo da prova, dá pro cara usar em pontos críticos e conseguir uma bela vantagem.
Que o sistema existe e ajudaria, isso pra mim é fato, mas duvido muito que um cara de ponta como o Cancelara use. Mesmo pra fazer merda tem que ter uma certa "ética". Quando se está num grupo, algumas coisas são aceitas, mesmo que sejam contra a regra, mas tem limite.
Então vamos especular:
Se um motor de 1.8kg gera 200W por 60min. Um motor de 1kg pode gerar 100w por 30min? Se for isso, da pra usar e fazer muita diferença na prova...
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Mon 01 Feb 2016 21:49
by Papillon
Apareceu o bode na sala, quer dizer o dono do motor:
http://pelote.com.br/apareceu-o-dono-do-motor/" target="_blank
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Mon 01 Feb 2016 22:56
by ProfClayton
Agora a pergunta que não quer calar!
Se ela não sabia do motor, como sabia onde era o botão pra ligar? Lkkkkk
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Mon 01 Feb 2016 23:28
by ftmonjardim
ProfClayton wrote:
Agora a pergunta que não quer calar!
Se ela não sabia do motor, como sabia onde era o botão pra ligar? Lkkkkk
Da mesma série acompanhei a reforma do triplex que não era meu, sacou?

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Mon 01 Feb 2016 23:44
by russow
esquece o motor...eu quero saber como funciona essa corrida de pombos!!

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Tue 02 Feb 2016 08:38
by Papillon
russow wrote:
esquece o motor...eu quero saber como funciona essa corrida de pombos!!

Em acordo com belgas e chineses há várias modalidades de corrida de pombos desde curta distancias até verdadeiras maratonas para os pombos.
Em acordo com os italianos há só uma modalidade, você vê o pombo, mira bem e corre até onde ele caiu.

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Tue 02 Feb 2016 09:20
by newhouse
Esse caso tá pior que novela mexicana, kkk.
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Tue 02 Feb 2016 10:44
by jwalker
Quanto mimimi, vamos ao que interessa: olhei na CRC agora é ainda não tem para vender esse que foi descoberto. Como esse ano já tem subida de Campos e L'Etape, preciso começar a treinar com esse troço, para não dar fiasco como o Cancellara. Alguém indica um site onde já possa ter? Hahahaha!!!!

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Tue 02 Feb 2016 10:55
by Magnus
jwalker wrote:Quanto mimimi, vamos ao que interessa: olhei na CRC agora é ainda não tem para vender esse que foi descoberto. Como esse ano já tem subida de Campos e L'Etape, preciso começar a treinar com esse troço, para não dar fiasco como o Cancellara. Alguém indica um site onde já possa ter? Hahahaha!!!!

Se até o Merckx admitiu ter uma com motor pra escaladas agora que tá "véio", por que não podemos? Só é sacanagem colocar o treino no Strava

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Tue 02 Feb 2016 12:16
by Marcelo Marino
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Tue 02 Feb 2016 21:32
by Pepebike
Muito estranho todo esse alarde sobre essa roda "com fios escondidos". Todo motor elétrico precisa de um induzido (a parte que gira) e um indutor (a parte fixa, ou carcaça). Assim, onde está o indutor? Que tipo de energia o indutor usa para gerar o campo magnético necessário ao movimento? E o induzido, como ele é alimentado ?
Isso parece aqueles produtos ACME do Wile E. Coyote...

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Tue 02 Feb 2016 22:58
by Adriano
Pepebike wrote:Muito estranho todo esse alarde sobre essa roda "com fios escondidos". Todo motor elétrico precisa de um induzido (a parte que gira) e um indutor (a parte fixa, ou carcaça). Assim, onde está o indutor? Que tipo de energia o indutor usa para gerar o campo magnético necessário ao movimento? E o induzido, como ele é alimentado ?
Isso parece aqueles produtos ACME do Wile E. Coyote...
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Imagem ]
Também achei estranho isso aí. Além da impossibilidade dessa coisa gerar watts grátis (a não ser que usem alguma tecnologia extraterrestre), o preço é algo surreal. 200 mil euros? Compro uma Ferrari com essa grana.
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Tue 02 Feb 2016 23:47
by Marcelo Marino
O que eu sei é que quando surgiram rumores do motor na pedivela, diziam não ser possível, pelo barulho, pela bateria, pelo diâmetro, hoje é realidade.
Então não duvido dessa roda. Tecnologia surreal = preço surreal.
O problema é se fura o pneu e tem que trocar a roda.
http://www.tuttobiciweb.it/?page=news&cod=86834&tp=n" target="_blank
Engrenagem de plástico, sem barulho nenhum.
Per quello che ho visto, qualcuno l'ha usata, poi forse si sono impauriti perchè sono iniziati i controlli...
De quem será que está falando?

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 00:07
by Adriano
Marcelo Marino wrote:O que eu sei é que quando surgiram rumores do motor na pedivela, diziam não ser possível, pelo barulho, pela bateria, pelo diâmetro, hoje é realidade.
Então não duvido dessa roda. Tecnologia surreal = preço surreal.
O problema é se fura o pneu e tem que trocar a roda.
http://www.tuttobiciweb.it/?page=news&cod=86834&tp=n" target="_blank
Engrenagem de plástico, sem barulho nenhum.
Per quello che ho visto, qualcuno l'ha usata, poi forse si sono impauriti perchè sono iniziati i controlli...
De quem será que está falando?

Mas peraí, um motor embutido no seat tube é algo perfeitamente viável. Se será leve ou pesado, se a bateria vai durar uma hora ou um minuto, se a energia produzida vale a pena o peso extra, é outra discussão, mas tecnicamente é viável sim.
Já essa roda aí contraria a lógica, se alguém puder explicar como ela vai gerar watts reais mudo de opinião, mas acho isso aí puro bullshit.
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 00:14
by Marcelo Marino
Na época se dizia que não tinha como esconder a bateria. Isso era antes das baterias de câmbios eletrônicos. Dizia que o motor não teria torque suficiente com diâmetro tão pequeno.
Tecnicamente parecia ser inviável também.
Se a roda existir, pode não ser feita com tecnologia que já é bem disseminada, por isso digo que eu não duvido logo de cara.
Mas ainda assim, pensando nos motores elétricos que conhecemos, eu imagino algo como vários pequenos motores ao redor do aro, interno logicamente. Se conseguir segurar esses motores em uma posição fixa, parece possível.
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 00:47
by Adriano
Colocar motores dentro do aro é possível e fácil. Mas como eles farão a roda girar?
O cara fala que já foram feitas 1200 rodas dessas. Alguém acha crível que 1200 pessoas desembolsaram 200.000 € por uma roda, que vai gerar no máximo 60 watts extra?
Esse jornalista se confundiu, essa matéria deveria ter saído na revista UFO ou na Folha Universal. Nesses meios, quanto mais absurda a história, mais verídica ela é para os leitores.
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 01:20
by Marcelo Marino
Imaginei algo parecido com isso:
O único problema é manter o(s) motor(es) sem girar com a roda junto, mas com alguma engenhosidade deve ser possível.
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 07:14
by Adriano
Mas isso aí é bem diferente da tal roda eletromagnética. A suposta roda dopada é uma roda normal, com a unidade motriz embutida dentro do aro. Essa bike aí é conceitualmente viável (se vai prestar ou não é outra coisa - eu duvido que preste), mas um motor embutido dentro de um aro que está em movimento, sei não, tá meio Arquivo X essa história.
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 07:47
by tbortolotto
Ihhh.... dá uma olhada nesse vídeo!
Aos 0:09 aparece um atleta de branco e bike preta. Depois de tangenciar a curva sem pedalar, a roda traseira arranca sozinha o.O
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 09:00
by marcoaleite
Verdade, nos -0:09 segundos dá para notar a roda girar antes de pedalar. E curiosamente os caras assistindo na curva apontam para ela, óbvio que não tem nada a ver, mas é um meio de notar ela no vídeo.
O lance da roda eletromagnética funciona igual as primeiras bikes elétricas que surgiram. Vocês nunca viram aquele cubo que se auto carrega com o giro da roda? Não tem bateria e nem motor, tem no cubo uma bobina onde com o girar da roda converte a energia mecânica (rotação) em energia elétrica e armazena em uma pequena bateria no cubo. Ao apertar um botão, esta energia armazenada é transferida em forma de torque para o cubo e assim auxilia o pedalar. Nestes cubos você tinha que pedalar também em algum momento para recarregá-lo, aí com surgimento das bikes elétricas com baterias e você não precisava pedalar em momento algum eles não se tornaram populares. Este cubo eu conheço desde 2011.
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 09:02
by Papillon
pelo que entendi da roda, após o ciclista iniciar o movimento (você é o motor de partida) ela embala e pelo eletromagnetismo fornece 60w.
Para funcionar precisaria armazenar essa energia... pela quantidade de elementos presentes na descrição ela seria MUITO pesada.
no vídeo do Tiago se não fosse uma descida seria muito estranho...rs
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 09:17
by tbortolotto
marcoaleite wrote:E curiosamente os caras assistindo na curva apontam para ela, óbvio que não tem nada a ver, mas é um meio de notar ela no vídeo.
Isso! Não tinha reparado nesse detalhe. Caras... o barro chegou a respingar com a "patinada" da roda. Isso tem cara de uma treta imensa!!!
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 09:46
by rad
Não sei fazer transplante de coração, criar buracos negros através de acerador de partículas ou como os egípcios construíram as piramides com a tecnologia da época, mas não digo que essas coisas são impossíveis só porque não sei.
Uma roda que custa o preço de um Porsche ou uma Ferrari Califórnia, não duvido que seja produzida em "sala limpa".
O que me faz duvidar da noticia são as 1200 rodas vendidas. Teria que ter muita gente que compita, seja trapaceira, com muito dinheiro e disposição para pagar isso em uma roda. Sendo que EPO+Motor no quadro são muito mais baratos. Pra quem não compete não se justificaria tal subterfúgio.
No meu limitado conhecimento só consigo visualizar o motor se o indutor ou o induzido ficar interno ao cubo (disfarçado de powertap

), fixado ao eixo, de modo que o mecanismo interno não gire, a alimentação seja com bateria interna ao cubo ou ao aro, sem a necessidade de fios ou acionamento remoto ela funcionaria somente com a roda em movimento, ou seja, a força centrípeta acionaria o sistema (como aqueles io-io ching ling com luz interna). Mas o problema seria o raio da roda, na distancia entre o cubo e o aro, a indutância seria baixa. Em uma roda fechada seria mais fácil. Pra cobrar 2k euros eles devem ter encontrado a solução.

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 09:59
by rad
marcoaleite wrote:Verdade, nos -0:09 segundos dá para notar a roda girar antes de pedalar. E curiosamente os caras assistindo na curva apontam para ela, óbvio que não tem nada a ver, mas é um meio de notar ela no vídeo.
O lance da roda eletromagnética funciona igual as primeiras bikes elétricas que surgiram. Vocês nunca viram aquele cubo que se auto carrega com o giro da roda? Não tem bateria e nem motor, tem no cubo uma bobina onde com o girar da roda converte a energia mecânica (rotação) em energia elétrica e armazena em uma pequena bateria no cubo. Ao apertar um botão, esta energia armazenada é transferida em forma de torque para o cubo e assim auxilia o pedalar. Nestes cubos você tinha que pedalar também em algum momento para recarregá-lo, aí com surgimento das bikes elétricas com baterias e você não precisava pedalar em momento algum eles não se tornaram populares. Este cubo eu conheço desde 2011.
Essa é mais baratinha
http://inhabitat.com/mit-designed-copen ... c-vehicle/" target="_blank
https://shop.superpedestrian.com/" target="_blank
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 10:57
by marcoaleite
Essa é muito modernete! hahaha
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 10:57
by Keeepz
Não sei qual a matéria vocês leram, mas na "oliginau", não foi citado que foram vendidas milhares de rodas, e sim, daquele motor no seat tube.
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 11:26
by rad
Essa roda não foi utilizada nesse caso de doping mecânico.
Gazzetta dello Sport diz que o doping mecânico “moderno” acontece com rodas eletromagnéticas e que motor no quadro é coisa de ciclista pobre.
http://www.cyclingnews.com/news/electro ... llo-sport/" target="_blank
http://www.praquempedala.com.br/blog/ga ... agneticas/" target="_blank
Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 11:53
by Marcelo Marino
Esse aqui eu não tinha visto ainda:

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo
Posted: Wed 03 Feb 2016 12:25
by tbortolotto
Marcelo Marino wrote:Esse aqui eu não tinha visto ainda

E q q nesse vídeo tem demais? Só pq o Cancellara deu um coro no Wiggo? Tá cheio de "ultrapassagem" dessas por aí. A última vez que vi alguma coisa parecida foi o Dumoulin em cima do Nieve no ITT da Vuelta 2015. Parecia uma moto passando pelo cara haha
edit:
Lembrei de um fato interessante. Lembra doq aconteceu em Mendrisio 2009 com o Wiggo?
Ficou passeando depois de perder a cabeça. Tomou 4:50 do Cancellara. Ficou até atrás do FROOME
