Antes de ler os textos vale lembrar que o que eu escrevi é o jeito que eu faço, não o único modo, nem o melhor e nem o pior. Não tirei do nada também. Me baseio em livros, sites, conversas com mecânicos profissionais (e fuçadores também).
Outra coisa para se ter em mente é que a cada ano os fabricantes lançam novos componentes, alguns com sistemas novos e que exigem ferramentas novas. Mecânica é uma coisa que tem que sempre se atualizar.
Lista de Ferramentas
Separei em alguns níveis considerando tanto a dificuldade como a frequência de utilização. Assim cada um pode julgar até que nível está disposto a fazer.
NÍVEL I
Nesse nível daria limpar e lubrificar a corrente, remedar ou trocar câmeras e ajustar ou trocar boa parte das peças da bicicleta como câmbios, freios, selim e guidão. Não é difícil e boa parte das pessoas que pedalam tem condições de fazer. Ficar distante 100 km de casa sem um mínimo de conhecimento de mecânica não é muito legal.
- Espátulas para pneu
Duas são suficientes, alguns kits vem com três.
De preferência pelas de plástico, as de metal podem arranhar os aros. A marca mais fácil de encontrar é a Zéfal, boa e barata. A Topeak, Vittoria e Park Tool também fazem. As Park Tool de metal são usadas pelos mecânicos profissionais, são bem finas e duras, mas como já dito pode arranhar o aro.
- Kit de remendos para câmeras
Podem ser de três tipos:
Em tira, da Vipal por exemplo. Onde você recorta o remendo no formato e tamanho que desejar (
http://www.borrachasvipal.com.br/produt ... dutoID=101).
Da estrelinha. Já vem cortado em vários tamanhos. Podem vir em kits como da Zéfal (
http://www.zefal.com/en/protect-and-rep ... r-kit.html) ou da Innovations ou comprado separadamente (mais barato).
Sem cola. Vem apenas com uma lixa e os remendos, não necessitando de cola. É o mais prático, mas é o mais caro (
http://www.parktool.com/product/super-patch-kit-GP-2).
- Bomba de pé
Em uma bicicleta de estrada, as pressões dos pneus começam geralmente em 90 psi. Apesar de dar para se virar com uma bomba de mão ou adaptador de válvula e o compressor do postos de gasolina, o ideal é ter uma bomba de pé para usar sempre a calibragem correta. Uma das mais baratas é a Giyo. Para mim, o melhor custo benefício é a Serfas TCGP e a FP200. Se você quiser uma de melhor qualidade ou se precisar de mais de 160 psi teria que partir para uma alemã SKS ou uma italiana Silca (é o mito em bombas), apesar de serem mais caras e não serem encontradas no Brasil são feitas com materiais melhores (metal, madeira) e contam com peças de reposição (são quase eternas, já vi relatos de pessoas que tem uma Silca de 30 anos atrás, você compra uma peça de reposição hoje e ela serve em uma bomba antiga). Topeak e Park Tool fazem boas bombas, porém, para mim, custam muito e não apresentam a mesma qualidade de uma Silca ou SKS.
- Jogo de chaves allen
De 2, 2,5, 3, 4, 5, 6 e 8mm. A de 8 mm nem sempre é útil, vai da bicicleta de cada um. Pode ser tanto um canivete que pode ser levado nos pedais, ou chaves individuais. Marcas boas de ferramentas como a Belzer e a Gedore fabricam chaves allen. Eu acho que elas gastam muito rápido. As da Ice Toolz e Park Tool são de melhor qualidade, mas são mais caras. De preferência para as que tem o cabo mais logo e uma das pontas é abaulada (tem uma bolinha que permite usar a chave em ângulos diferentes). Algumas tem cabo outras não.
http://www.lifu.biz/icetoolz/index_pro3 ... =29&id=152
http://www.parktool.com/product/p-handle-hex-wrench-set
- Chave Philips
Geralmente só precisa de uma para mexer nos parafusos que limitam os câmbios. Como não custa caro pegue uma de boa qualidade como uma Moretzsohn ou Belzer. No mínimo uma Tramontina. A medida é de 1/8".
- Óleo para corrente
Finish Line ou Muc-off. São um pouco caros, mas valem a pena.
- Desengraxante
Da Park Tool, da Finish Line, Pedro's ou querosene mesmo. Suco de limão também é uma boa.
- Detergentes
Podem ser tanto os próprios para bicicleta da Park Tool, Finish Line, Muc off como os de uso para casa, detergente de lavar louça ou sabão de coco neutro em pedra.
- Máquina de limpeza de corrente
Da Park Tool, Finish Line ou Barbieri. Não que seja obrigatório para limpar uma corrente, mas facilita bastante o trabalho. Existem outras marcas mais baratas, mas não são tão boas.
- Escovas
Da Park Tool ou da Finish Line para a limpeza de cassete e roldanas do câmbio traseiro. Uma escova de limpeza de casa com um cabo longo resolve também e custa muito menos.
NÍVEL II
Aqui a idéia é ter as ferramentas para uma manutenção que seja frequente porém com um bom tempo entre elas (meses) e que não tenha muita dificuldade. Se você não tem paciência, não tem muita habilidade com as ferramentas ou não gosta de mexer na bicicleta, já vale a pena levar em um mecânico profissional.
- Chave de corrente
Se sua corrente não contar com um PowerLink (Sram) ou MissingLink (KMC) ou algo do tipo, você vai precisar de uma chave de corrente. É uma das peças que mais se desgastam, então de tempos em tempos você precisa trocar por uma nova.
- Medidor de desgaste de corrente
Se não quiser comprar, é só levar em uma bicicletaria e pedir para medir. Assim evitamos de trocar a corrente muito cedo ou muito tarde. Com o tempo você vai tendo idéia de quantos quilômetros a sua corrente dura.
- Chave de Lockring
Para retirar o cassete, seja para trocá-lo por um mais novo, para limpá-lo melhor ou para passá-lo para outra roda. Vai de acordo com a marca do seu cassete.
- Chave para cassete com corrente
Para segurar o cassete em enquanto gira a chave de lockring para o outro lado.
- Chave inglesa
Para usar junto com a chave de lockring. Da Gedore por exemplo. Não vejo necessidade de uma com mais de 250mm de comprimento
- Alicate de cortar cabos
Para trocar cabos e conduítes. O da Ice Toolz já dá conta do recado para quem vai usar apenas com a sua bicicleta ou no máximo na de amigos.
- Chave de cone
Dependendo da marca/modelo dos seus cubos talvez nem seja necessário. Hoje em dia muitas rodas necessitam apenas de chave allen. As chaves de cone existem em diversas medidas. Leve as duas rodas na loja ou meça com um paquímetro para saber o tamanho que precisa. Mais uma vez eu acho que a da Ice Toolz dá conta.
- Chave fixa, combinada ou estrela
Para a roda também.
- Chave de raios
Existem diversas medidas. Compre a necessária para sua roda ou uma que possua vários tamanhos. Em algumas rodas a chave de raio vem junto. Corrigir um pequeno desalinhamento na roda não é muito difícil.
- Torquímetro
Peças muito leves de alumínio ou carbono são mais frágeis e não devem ser apertadas com muita força. Além disso, nada como uma peça apertada com o torque correto para que ela funcione o mais perfeitamente possível. O torquimetro é uma ferramenta bem cara e dá para sobreviver sem. Seriam necessários dois, um de 0 a 10/15Nm e outro de 10/15 a 60Nm. Pelo que dizem, alguns torquímetros não são bem calibrados, ou seja, se comprar dos mais baratos (que já são caros) vai continuar apertando as peças "no escuro". Muitas oficinas tem e acabam nem usando, tudo bem que os mecânicos tem a mão "calibrada", mas um pouco de cuidado no aperto já ajuda bastante. Mesmo não tendo um torquímetro, olhe sempre o torque recomendado nas peças, assim você saberá se deve apertar mais ou menos um parafuso. Tenha uma idéia da grandeza do torque. Um N é igual a 0,1kg (100g). Se tivermos que aplicar um torque de 5Nm em um parafuso e nossa chave tem, digamos, 20 cm de comprimento, teremos que aplicar uma força de F = 5/0,20 = 25N = 2,5kg. Isso da uma idéia da força a ser aplicada. Não conseguiremos distinguir uma força de 2 para 3 kg, mas com certeza saberemos a diferença de 2 para 20 kg.
- Tesoura
De tamanho médio pelo menos. Para a fita de guidão.
- Fita isolante
Também para a fita de guidão. Boa, da 3M por exemplo.
- Zip Ties
Encontrada em lojas de ferramentas de diversas cores e tamanhos. Para prender os cabos do ciclocomputar e sensores.
- Graxa
Uma de qualquer, barata: para usar contra a corrosão e na rosca de parafusos. De qualquer marca
Uma de qualidade de lítio ou Teflon: Finish Line, Shimano, Campgnolo, Park Tool, Weldite. Para rolamentos
Graxa para carbono: FinishLine FiberGrip, Tacx Carbon Compound. Para componentes de carbono que não podem ser apertados com muita força.
- Pistola de graxa
Para injetar graxa nos locais de difícil acesso. Da para viver sem, mas ela facilita o trabalho e ajuda a não desperdiçar graxa. Uma seringa (com o furo do bico maior possivel, já que a graxa é viscosa) da conta do trabalho e custa pouco.
- Pincel
Para passar graxa em roscas por exemplo ou na limpeza de algumas peças. Pode ser com uns 10 mm de largura e de preferência que não solte os pelos com faciclidade.
- Desengripante
Tipo WD-40. Sempre tem uma parafuso que emperra.
- Suporte
Aqui começa a ficar interessante um suporte para segurar a bicicleta. Existem os específicos para esse fim como os da Park Tool, Tacx e Elite. Como são caros e ocupam bastante espaço da para improvisar alguma coisa como duas cordas com ganchos nas pontas pendurados no teto (as bicicletarias mais humildes usam esse tipo de suporte), suportes para pendurar a bicicleta na horizontal na parede ou até mesmo um rolo de treinamento fixo já ajuda bastante.
NÍVEL III
Manutenção frequente com um nível de dificuldade maior ou que exigem ferramentas de pouco uso.
Daqui para frente eu vou separar por componente e não por ferramenta.
- Pedevela e movimento central
Cada marca/modelo exige ferramentas específicas. O assunto é longo. Procure saber quais ferramentas são necessárias para a sua pedevela.
- Caixa de direção Se for com rosca você vai precisar de duas chaves fixas de 32 mm, sendo que uma delas tem que ser específica para bicicleta, pois não pode ser muito espessa. Isso te resolve parte do problema, pois os copos das caixas de direção entram por pressão no quadro isso requer ferramentas específicas para retirá-los e colocá-los. Com as duas chaves fixas você consegue abrir, limpar e lubrificar, mas não consegue trocar.
Se for sem rosca você vai precisar de um martelo de borracha para retirar o garfo (alguns garfos saem sem precisar martelar), uma ferramenta tipo RT-1 da Park Tool para retirar os rolamentos ou copos e uma ferramenta tipo HHP-2 também da Park Tool para colocá-los. Depende muito da caixa e do quadro. Na maioria os rolamentos saem sem precisar de ferramenta nenhuma, alguns quadros usam caixas integradas e não necessitam dos copos.
- Rodas com rolamentos
Se sua roda não tem cubos com esfera e sim com rolamentos você vai precisar de tubos com diâmetro idêntico ao do rolamento tanto para sacá-los como para recolocá-los. A dificuldade aqui é colocar o rolamento perfeitamente alinhado. Se ele entrar torto, o mínimo que seja, pode acabar danificando alguma peça. Existem outras formas de sacar um rolamento e colocá-lo, essa não é a única.
- Pedal
A chave de pedal nada mais é que uma chave fixa de 15mm com um cabo longo. Não é todo dia que a gente precisa tirar um pedal. Se quiser ter uma dessas, compre a que tiver o cabo mais longo possível, pois os pedais geralmente ficam bem apertados e você vai precisar de chave com bastante alavanca. Alguns pedais são retirados e colocados com chaves allen de 6 ou 8mm, essas chaves também precisam ter o cabo bem longo e é interessante que tenham a parte menor do "L" seja o mais curta possível.
Para chegar nos rolamentos dos pedais cada marca/modelo é aberto de um jeito.
- Selim e guidão
Se quiser ajustar com mais precisão o seu selim e seus manetes de freio um nível de bolha, uma trena e um fio de prumo são interessantes para manter o correto posicionamento das peças.
Nível IV
Nível de dificuldade grande.
- Alinhamento/montagem de roda
Não é nada fácil (ainda mais se quiser um serviço bem feito) montar uma roda. Para isso além da chave de raio precisa-se de um centralizador de rodas (tipo TS-8 da Park Tool) ou improvisar alguma coisa com um garfo de bicicleta velho, ou ainda criar o seu próprio com madeira ou algum metal. Seria interessante também um medidor de tensão dos raios e uma régua para medir o comprimento dos raios.
Nível V
Esqueça, desentortar quadro e fazer roscas novas são muito difíceis e raros de precisar. Leve em um mecânico que é a melhor coisa que tem a fazer.
As ferramentas para uso geral podem ser encontradas em boas lojas de ferramentas. Em São Paulo um bom lugar é a Rua Florêncio de Abreu, no centro. Um local que reúne várias lojas desse seguimento.
As específicas para bicicletas podem ser encontradas nas lojas de bicicletas ou em sites do exterior. As ferramentas da Park Tool e Ice Toolz são mais fáceis de encontrar no Brasil, mas vale lembrar que existem outros fabricantes como a Cyclus Tools, Pedro's, a Tacx e a Weldite, além de alguns fabricantes de peças que fazem uma ou outra ferramenta como a Campagnolo ou a Shimano
Sites das marcas citadas (existem muitas outras marcas, coloco aqui apenas algumas para um conhecimento geral):
Belzer:
http://www.coopertools.com.br
Cyclus Tools:
http://www.cyclus-tools.eu
Effetto Mariposa:
http://www.effettomariposa.eu
Elite:
http://www.elite-it.com
Finish Line:
http://www.finishlineusa.com/
Gedore:
http://www.gedore.com.br
Giyo:
http://www.giyo.com.tw
Ice Toolz:
http://www.lifu.biz
Innovations:
http://www.genuineinnovations.com
Moretzsohn:
http://www.moretzsohn.com.br
Muc Off:
http://www.muc-off.com
Park Tool:
http://www.parktool.com
Pedro's:
http://www.pedros.com
Serfas:
http://www.serfas.com
Silca:
http://www.silcapompe.it
SKS:
http://www.sks-germany.com
Tacx:
http://www.tacx.com
Topeak:
http://www.topeak.com
Tramontina:
http://www.tramontina.com.br
Vipal:
http://www.borrachasvipal.com.br
Vittoria:
http://www.vittoria.com
WD-40:
http://www.wd40.com.br
Weldite:
http://www.weldtite.co.uk
Zéfal:
http://www.zefal.com