Marcelo Marino wrote:A maneira mais correta de frear é usando mais o da frente do que o de trás, mesmo que use os dois ao mesmo tempo, coloca mais força no da frente.
Quem diminui mesmo a velocidade é o dianteiro, o traseiro é mais para a bicicleta não sair de traseira. O traseiro consome mais rápido de qualquer jeito por causa da distribuição de peso, maior na roda traseira mas isso já ajuda a economizar sapata.
Tem gente que tem medo de usar o dianteiro com mais força por medo de capotar, mas tem que ir tentando aos poucos até pegar mais segurança.
Deixar o freio muito tempo em contato com o aro aquece demais a sapata, que se consome mais rápido também. O melhor é frear e soltar várias vezes.
O modo como freia não vai fazer aumentar milagrosamente a durabilidade, mas acho que ajuda um pouco.
Eu uso muito mais o traseiro, reduzo a velocidade de forma suave com ele o dianteiro só se precisar parar mesmo ou no susto freiar do nada... as minhas pastilhas da tektro estão a uns dois anos em uso, estavam na monark 10 e passaram pra look o bicho não gasta...