Freios - Sapatas

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
joaojuliomello
Membro
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello

Re: Freios - Sapatas

Post by joaojuliomello »

Marcelo Marino wrote:A maneira mais correta de frear é usando mais o da frente do que o de trás, mesmo que use os dois ao mesmo tempo, coloca mais força no da frente.

Quem diminui mesmo a velocidade é o dianteiro, o traseiro é mais para a bicicleta não sair de traseira. O traseiro consome mais rápido de qualquer jeito por causa da distribuição de peso, maior na roda traseira mas isso já ajuda a economizar sapata.
Tem gente que tem medo de usar o dianteiro com mais força por medo de capotar, mas tem que ir tentando aos poucos até pegar mais segurança.

Deixar o freio muito tempo em contato com o aro aquece demais a sapata, que se consome mais rápido também. O melhor é frear e soltar várias vezes.

O modo como freia não vai fazer aumentar milagrosamente a durabilidade, mas acho que ajuda um pouco.

Eu uso muito mais o traseiro, reduzo a velocidade de forma suave com ele o dianteiro só se precisar parar mesmo ou no susto freiar do nada... as minhas pastilhas da tektro estão a uns dois anos em uso, estavam na monark 10 e passaram pra look o bicho não gasta...
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Quem anda de moto sabe, freio é o dianteiro. O traseiro é só para dar uma controlada.

Pode experimentar usar mais o dianteiro e vai ver que é melhor, principalmente quando os freios são mais exigidos, velocidades altas, em descidas com curvas.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Ed Braz
Membro

Post by Ed Braz »

Marcelo Marino wrote:Quem anda de moto sabe, freio é o dianteiro. O traseiro é só para dar uma controlada.

Pode experimentar usar mais o dianteiro e vai ver que é melhor, principalmente quando os freios são mais exigidos, velocidades altas, em descidas com curvas.
Fato, eu ando de moto.
O freio traseiro trava muito fácil, é difícil de modular. Na moto é pior ainda porque o acionamento é feito pelo pé direito.
Quem segura mesmo é o freio dianteiro, para travar e capotar de frente tem que errar muito a dose.
Strava: marcando tempos e destruindo relacionamentos
brunocarlo
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo

Post by brunocarlo »

Marcelo Marino wrote:Quem anda de moto sabe, freio é o dianteiro. O traseiro é só para dar uma controlada.

Sem dúvidas, tenho experiência com moto tb, sei disto, mas para controlar por um longo tempo a velocidade, e não deixar embalar eu prefiro usar o traseiro, até por saber que devo 'ecomonizar' o mais importante, o dianteiro, que é quem realmente para em emergência.
Bruno Carlo
Meu Strava
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

brunocarlo wrote:

Sem dúvidas, tenho experiência com moto tb, sei disto, mas para controlar por um longo tempo a velocidade, e não deixar embalar eu prefiro usar o traseiro, até por saber que devo 'ecomonizar' o mais importante, o dianteiro, que é quem realmente para em emergência.
Freio dianteiro é para frenagem, de fato. O traseiro é para manter uma velocidade baixa, ou para segurar quando já está parado.

Para quem tem duvidas, ou medo de usar o dianteiro para frenagens fortes, basta assistir algum video da MOTO GP (ou Moto Velocidade), e vera que os caras a 300km/h fream com o Dianteiro, a roda traseira muitas vezes sai do chão, e os caras não caem. Essa é a prova de que o dianteiro é o mais "seguro".

Eu uso os dois freios, o dianteiro para frear e o traseiro para "ajudar" a não sobrecarregar as sapatas dianteiras, e quando já estou com a velocidade controlada, faço um revesamento entre o dianteiro e o traseiro para não superaquecer e limpar um pouco as sapatas.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Leo Miau
Membro
Nome Verdadeiro:: Leonardo

Post by Leo Miau »

Uma coisa é certa, quando se tem que frear forte a traseira em quase 100% das vezes vai travar, cabe a cada um de nós ter a sensibilidade e a calma de modular para que ela destrave.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
luciano_oz
Membro
Nome Verdadeiro:: Luciano Ozuna

Post by luciano_oz »

Magnus wrote:As Clark freiam bem, mas acabam muito rápido. Olha o estado que ficaram na descida de Mauá:

[ Imagem ]
Magnus, essa clarks que você usou, por acaso é essa?? http://www.merlincycles.com/clarks-cps2 ... 59623.html

Se sim, elas são boas? melhor que a koolstop?

abraços
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Não, Luciano, é essa aqui: http://www.chainreactioncycles.com/br/p ... -prod55817

Elas freiam bem no seco, mas derretem muito rápido... A koolstop eu nunca usei...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Magnus wrote:Não, Luciano, é essa aqui: http://www.chainreactioncycles.com/br/p ... -prod55817

Elas freiam bem no seco, mas derretem muito rápido... A koolstop eu nunca usei...
Pô, eu vendo pastilhas a quase US$ 30.. e estas custam US$ 5 ??? Assim até penso em trazer uma roda de carbono china.... kkk

Mas Magnus, suas rodas são de carbono?
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro

Post by Magnus »

brunocarlo wrote:
Magnus wrote:Não, Luciano, é essa aqui: http://www.chainreactioncycles.com/br/p ... -prod55817

Pô, eu vendo pastilhas a quase US$ 30.. e estas custam US$ 5 ??? Assim até penso em trazer uma roda de carbono china.... kkk

Mas Magnus, suas rodas são de carbono?
São sim, Bruno. Essa é tão barata que comprei uns 4 pares de uma vez, então não estava ligando muito para durabilidade. Mas quando pega uma serra pesada como a de domingo, tem que estar com ela nova, se estiver meia vida, corre o risco de ficar sem freio. Elas derretem muito rápido mesmo...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Ola a todos,

Depois de consultar vcs, acabei comprando as sapatas da KoolStop, para campi.... mas mes passado estava em ferias... dai fui mexer na bike com calma e subistituir as sapatas... e olha que surpresa que a Sophia, minha bike, me preparou... as sapatas lá não aceitam subistituir... é deste tipo aqui:

Image

Alguém sabe se rola de compara as sapatas com a capsula? para num futuro eu possa comprar só as sapatas?
Bruno Carlo
Meu Strava
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Fala Bruno!

Rola sim. Vc consegue encontrar sapatas que podem ser trocadas... apenasatente-se na compatibilidade delas com o seu tipo de grupo.

Quando usava os freios Tiagra, as sapatas eram parecidas com essas, mas logo comprei umas da marca Calypso, que eram compativeis até o grupo Ultegra.

São essas: Image
Mario Cipollini
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

valeu Doido, tô aqui scaneando o ebay pra ver se acho, o meu é campi veloce... vc sabe o nome da peça? Ou é sapata mesmo?
Bruno Carlo
Meu Strava
schmidt
Membro
Nome Verdadeiro:: Daniel

Post by schmidt »

Acho que é "Pad Holder"
Image
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

brunocarlo wrote:valeu Doido, tô aqui scaneando o ebay pra ver se acho, o meu é campi veloce... vc sabe o nome da peça? Ou é sapata mesmo?

Eu coloco sapata de freio mesmo... e realmente, esse Calypso serve para 105, Ultegra e Dura-Ace.

Campy é mais fresco... tem que ver um que sirva.
Mario Cipollini
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Doido43 wrote: Eu coloco sapata de freio mesmo... e realmente, esse Calypso serve para 105, Ultegra e Dura-Ace.

Estou achando como 'pads holder' mesmo...

Mas realmente.. campi neste ponto é mais complexo de achar compatíveis... aqui no BR então, complica um pouco mais... e na emergência, já que o topeira aqui só viu agora.. que já tá quase no osso, ai é pior ainda.
Bruno Carlo
Meu Strava
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

brunocarlo wrote:
Doido43 wrote: Eu coloco sapata de freio mesmo... e realmente, esse Calypso serve para 105, Ultegra e Dura-Ace.

Estou achando como 'pads holder' mesmo...

Mas realmente.. campi neste ponto é mais complexo de achar compatíveis... aqui no BR então, complica um pouco mais... e na emergência, já que o topeira aqui só viu agora.. que já tá quase no osso, ai é pior ainda.

Pois é... se for algo emergencial, entre em contato com a Cyclemotion. Lá eles sempre tem peças Campy...
Mario Cipollini
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Valeu Doido, vu ver com eles.
Bruno Carlo
Meu Strava
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

doido, onde comprou essas da calipso?

Image
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

comprei um par numa bicicletaria do lado de casa e outro par pela net... numa loja que chama Fuji Bikes.

Mas segue o link de uma loja boa e confiavel tbm: http://www.jamurbikes.com.br/produto/82 ... -zx01-55mm
Mario Cipollini
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Doido43 wrote:Fala Bruno!

Rola sim. Vc consegue encontrar sapatas que podem ser trocadas... apenasatente-se na compatibilidade delas com o seu tipo de grupo.

Quando usava os freios Tiagra, as sapatas eram parecidas com essas, mas logo comprei umas da marca Calypso, que eram compativeis até o grupo Ultegra.

São essas: [ Imagem ]

Aproveitando, para que serve esse parafusinho aí? A minha antiga não tinha, mas percebi isso nas Dura Ace.
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Magnus wrote:

Aproveitando, para que serve esse parafusinho aí? A minha antiga não tinha, mas percebi isso nas Dura Ace.
Ainda não precisei trocar o refil do meu Ultegra, nem quando usava essa Calypso, mas que eu saiba um parafuso prende o refil e o outro altera o angulo, se não me engano.
Mario Cipollini
joaojuliomello
Membro

Post by joaojuliomello »

valeu doido! já salvei o link aqui, vai facilitar na hora de trocar as minhas e no futuro por umas melhores

Image
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Doido43 wrote:
Magnus wrote:

Ainda não precisei trocar o refil do meu Ultegra, nem quando usava essa Calypso, mas que eu saiba um parafuso prende o refil e o outro altera o angulo, se não me engano.
Tô falando aquele pequeno que fica na aba pra baixo, eu tirei ele e fica um buraquinho, ele não prende nada em lugar nenhum...
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Magnus wrote:...

Tô falando aquele pequeno que fica na aba pra baixo, eu tirei ele e fica um buraquinho, ele não prende nada em lugar nenhum...
Eu vou fuçar no meu 105 q está parado pra tentar descobrir... mas se colocaram ele ali, deve servir pra alguma coisa!!... sahuashsausahsauahauhs
Mario Cipollini
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Eu ví no youtube que este parafuso prende a sapada no 'holder'?! Não?!
Bruno Carlo
Meu Strava
Magnus
Membro

Post by Magnus »

brunocarlo wrote:Eu ví no youtube que este parafuso prende a sapada no 'holder'?! Não?!
Não, é outro parafuso. Vou botar umas fotos aqui
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Com o parafusinho:

Image

Sem o parafusinho:

Image

Não achei nada sobre isso, nem no manual da Shimano...
Doido43
Site Admin

Post by Doido43 »

Então vou tirar da minha tbm... devo emagrecer uns 2 microgramas da Furious...hsaushauasahsuhasuash

Falando sério... estranho esse parafuso não fazer nada. Fiquei curios agora! Dammit!
Mario Cipollini
Magnus
Membro

Post by Magnus »

Doido43 wrote:Então vou tirar da minha tbm... devo emagrecer uns 2 microgramas da Furious...hsaushauasahsuhasuash

Falando sério... estranho esse parafuso não fazer nada. Fiquei curios agora! Dammit!
Eu imaginei que tivesse relação com alguma forma de medir o desgaste das sapatas, mas não consegui pensar uma forma mais prática, usando esse parafusinho, do que simplesmente olhar a sapata...
Post Reply