PAF wrote:O PH acha que é a métrica mais inútil do mundo e eu só agora estou começando a entender como o negócio funfa. Vamos lá: peguei um QA de um FTP antigo que eu fiz. Tá aí logo abaixo.
[
Imagem ]
A primeira coisa que a gente precisa observar é onde foi que seu limite andou. Se eu tirasse os demais intervalos e deixássemos somente o de 20', iria bater bem mais próximo do limite L4-L5. Aí a gente vê como os quadrantes foram distribuídos. Eu passei cerca de 31% pedalando rápido e gerando pouca potência. Outros 29% em baixa cadência e baixa potência, Outros 29% pedalando lento e gerando potências maiores e 11% com cadências mais altas e gerando maiores potências.
Isso retorna várias análises diferentes, inclusive o tipo de fibra muscular determinante que você tem. Para mim, marca muito bem qual a minha cadência natural (93-95 rpm) e como você pode gerar mais potência de forma eficiente. Digamos que eu esteja treinando especificamente para aumentar a cadência média e manter potência. O gráfico QA iria me mostrar se os treinos estão eficientes ou não.
Ou ainda, que eu tenha participado de uma corrida e nos 5 km finais eu não tenha sido capaz de fazer a ponte, porque não conseguia gerar potência e esgotar as relações batendo 110 rpm no retão de chegada. A análise de quadratura iria me mostrar onde eu fui ineficiente.
É uma boa referência e com os treinos a gente vai comentando aqui.
Abraços. P.
Graças que existem vocêm, com bagagem no pedal e de uso de PM para retirar tantas dúvidas que surgem. Obrigado pelo feedback PAF.
Uma dúvida que me surgiu na sua resposta PAF, é pq vc fala em potência (que é mostrado no gráfico através da relação Força X Velocidade).
Quando falamos em força , nos vêm à mente o esforço gerado pela musculatura para vencer determinada distância, lembrando da fórmula F = W(trabalho) / d(distância). Melhor traduzindo na prática, quanto maior a força utilizada em determinado pedal, maior a percepção de esforço ou RPE por aquele ciclista. Que é diferente de potência, pois podemos trabalhar com alta potência e pouca força relativa.
Se eu estiver correto até aqui, eu poderia imaginar que quanto menos força eu fizer para alcançar a mesma zona de potência, mais efetividade estarei tendo? e mais econômico eu seria no pedal? Pensando desta forma o ideal seria eu manter os pontos nas zonas 5, 6 ou 7 (Z5 ,Z6 ,Z7 ), nos quadrantes com a menor força possível. Ou seja o ideal seria andar a maior porcentagem do tempo no quadrante IV, em seguida no quadrante I ?
O Quadrante III seria para recovery e o II evitado sempre que possível?
Obrigado por compartilharem seus aprendizados!