Treinamento por Potência
Forum rules
Sem mimimi
Sem mimimi
-
- Membro
Re: Treinamento por Potência
Mas no meu caso, o pedal que eu faço de uns 90 km, o último terço tem muito morro e é muiuito pior que o começo, como usar o EF nessa condição?
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Fida, na verdade o que voce descreveu é o decoupling, desacoplamento. O "EF", Eficiência, é simplesmente a potência média pelos batimentos médios. Se ao melhorar voce faz a mesma média com menos batimentos ou mais potência com os mesmos batimentos, a tendência então é o EF aumentar, e da maneira que ele é ponderado no calculo a tendência até onde eu entendi é ir de 1 baixo para 1 alto ou 2 baixo no decorrer da base, considerando que está sendo feita de maneira adequada.
O Friel fala que sua base só está pronta quando o decoupling é de no máximo 5%.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Isso não faz muito sentido, se eu fizer um treino de 1h com 100W de média o decoupling vai ser entre 0 e 0.5 rss, e não significa que minha base está pronta, mto pelo contrário!
Olá,
não sei se já foi respondido isso, mas qual o melhor local para se fazer o teste de FTP? No caso na região é dificil arrumar um trecho longo que me permita rodar 20min do plano, isso da muito impacto no resultado final?
Estou a espera do Vector S para começar a brincar com a potência, como ja falaram a idéia é acumular um bom número de informação para ano que vem quando começar os específicos já ter uma boa base de dados para brincar, afinal esse final de ano a forma ta la embaixo kkkk.
não sei se já foi respondido isso, mas qual o melhor local para se fazer o teste de FTP? No caso na região é dificil arrumar um trecho longo que me permita rodar 20min do plano, isso da muito impacto no resultado final?
Estou a espera do Vector S para começar a brincar com a potência, como ja falaram a idéia é acumular um bom número de informação para ano que vem quando começar os específicos já ter uma boa base de dados para brincar, afinal esse final de ano a forma ta la embaixo kkkk.
-
- Membro
Luiz é forte pra cacete, eu chuto seu ftp pra mais de 280 fácil fácil.luizbraz wrote:Olá,
Faz no rolo Luiz, porque por aqui é difícil mesmo de lugar para fazer teste de ftp.
Depois que chegar o vector S da um review pra gente.
Veja bem, num é bem assim não heim!!! Se fica fazendo propaganda enganosa kkkk.
Então no rolo da certo?
Oq acham deste teste em um velodromo? Da certo? No caso eu faria sentido contrario por causa do cambio, pq realmente na estrada vai ser dificil.
Quanto ao Vector é pra chegar semana que vem se o correio ajudar.
Então no rolo da certo?
Oq acham deste teste em um velodromo? Da certo? No caso eu faria sentido contrario por causa do cambio, pq realmente na estrada vai ser dificil.
Sentido contrario no velódromo nem pensar! Se eu pego alguém no sentido contrário já derrubo com uma voadora na hora.
Eu já andei bastante com a bike de crono e de estrada no velodromo e digo que perdemos muita potência nas curvas, no sentido de precisar de mais musculatura para manter a bike em linha reta. Então acho que fazer o teste em velódromo não é muito válido.
Se não tiver um lugar 100% plano que permita os 20 minutos sem parar pra nada e sem arriscar a integridade física, faça na serra. Se não tiver serra, faça no rolo. Mas cuidado no rolo a tendência é esquentar pra valer. Então coloque um bom ventilador direto na cara. Eu ainda colocaria outro ventilador circulando entre a resistência do rolo e as pernas também. E outra coisa, no rolo dói BEM mais, esses 20 minutos simplesmente não terminam!
Boa sorte.
Eu já andei bastante com a bike de crono e de estrada no velodromo e digo que perdemos muita potência nas curvas, no sentido de precisar de mais musculatura para manter a bike em linha reta. Então acho que fazer o teste em velódromo não é muito válido.
Se não tiver um lugar 100% plano que permita os 20 minutos sem parar pra nada e sem arriscar a integridade física, faça na serra. Se não tiver serra, faça no rolo. Mas cuidado no rolo a tendência é esquentar pra valer. Então coloque um bom ventilador direto na cara. Eu ainda colocaria outro ventilador circulando entre a resistência do rolo e as pernas também. E outra coisa, no rolo dói BEM mais, esses 20 minutos simplesmente não terminam!
Boa sorte.
Esqueci de falar que é andar durante X tempo numa zona Y. Agora não lembro de cabeça, mas imagino que vc saiba do que to falando.PH wrote:Isso não faz muito sentido, se eu fizer um treino de 1h com 100W de média o decoupling vai ser entre 0 e 0.5 rss, e não significa que minha base está pronta, mto pelo contrário!
-
- Membro
tá bom, só olhar seu Strava, só tem o Pipo e o Bulgarelli na sua frente.luizbraz wrote:Veja bem, num é bem assim não heim!!! Se fica fazendo propaganda enganosa kkkk.
Então no rolo da certo?
Luiz, eu acho que o único lugar que daria aqui na nossa região é voce ir de carro até o Frango Assado da D.Pedro depois de Atibaia e sair dali, faz o primeiro trecho do protocolo sentido Atibaia, faz o retorno embaixo da ponte do bairro ressaca, e a partir da descida depois do Frango assado sentido Dutra é bem plano até Nazaré.
Ah, entendi. Eu acho que li isso no livro de treinamento por potência do Friel também se não me engano, preciso resgatar essa informacão, bem lembrado!binho wrote:Esqueci de falar que é andar durante X tempo numa zona Y. Agora não lembro de cabeça, mas imagino que vc saiba do que to falando.PH wrote:Isso não faz muito sentido, se eu fizer um treino de 1h com 100W de média o decoupling vai ser entre 0 e 0.5 rss, e não significa que minha base está pronta, mto pelo contrário!
-
- Membro
PH, aproveitando o gancho, tenho o livro do Coggan, vale a pena também comprar esse do Friel?PH wrote:Ah, entendi. Eu acho que li isso no livro de treinamento por potência do Friel também se não me engano, preciso resgatar essa informacão, bem lembrado!binho wrote:Esqueci de falar que é andar durante X tempo numa zona Y. Agora não lembro de cabeça, mas imagino que vc saiba do que to falando.PH wrote:Isso não faz muito sentido, se eu fizer um treino de 1h com 100W de média o decoupling vai ser entre 0 e 0.5 rss, e não significa que minha base está pronta, mto pelo contrário!
Boa pergunta.
Eu comprei pq tava nos estados unidos e comprei junto mais uns 5 livros então saiu mto barato.
Tem bastante informação útil, mas não acho que tenha algo nele que não tenha no training e racing with power. Só acho que é tudo apresentado de maneira mais simplificada ou mastigada, no estilo do Trainning Bible, e focando em pontos chaves apenas.
Eu li ambos em paralelo abstraindo só o que achava importante, mas se fosse escolher uma ordem teria lido primeiro o do Friel depois o training with power.
Basicamente, se voce já tem o training with power e consegue ve virar apenas com ele nao compensa comprar o outro.
Eu aliás prefiro usar o Tranning Bible com o Training with power, faz mais sentido pra mim.
Eu comprei pq tava nos estados unidos e comprei junto mais uns 5 livros então saiu mto barato.
Tem bastante informação útil, mas não acho que tenha algo nele que não tenha no training e racing with power. Só acho que é tudo apresentado de maneira mais simplificada ou mastigada, no estilo do Trainning Bible, e focando em pontos chaves apenas.
Eu li ambos em paralelo abstraindo só o que achava importante, mas se fosse escolher uma ordem teria lido primeiro o do Friel depois o training with power.
Basicamente, se voce já tem o training with power e consegue ve virar apenas com ele nao compensa comprar o outro.
Eu aliás prefiro usar o Tranning Bible com o Training with power, faz mais sentido pra mim.
Coloca marchas mais leves para manter a potencia constante, ou muda o percurso :pftmonjardim wrote:Mas no meu caso, o pedal que eu faço de uns 90 km, o último terço tem muito morro e é muiuito pior que o começo, como usar o EF nessa condição?
Sim, mas eles estão diretamente relacionados;PH wrote:Fida, na verdade o que voce descreveu é o decoupling, desacoplamento. O "EF", Eficiência, é simplesmente a potência média pelos batimentos médios. Se ao melhorar voce faz a mesma média com menos batimentos ou mais potência com os mesmos batimentos, a tendência então é o EF aumentar, e da maneira que ele é ponderado no calculo a tendência até onde eu entendi é ir de 1 baixo para 1 alto ou 2 baixo no decorrer da base, considerando que está sendo feita de maneira adequada.
O decoupling é mais útil, pois te dá o feedback à cada treino, e o comparativo é feito dentro do próprio treino.
No EF, tem que comparar treinos diferentes, e aí tem variáveis demais para distorcer o índice, porque a HR não é uma boa constante para usar como referencia entre treinos diferentes. Basta um nivel de fadiga, hidratação, etc... para zoar bastante a HR.
Mas é útil sim o EF, filtrando bem e usando em conjunto com o decoupling com a seguinte referencia: no curso da base, watts e HR com a menor variação possível = melhor % de decoupling, e quanto mais watts com menor HR = melhor EF, Isso sempre em L2, lógico. Tem que buscar a melhora dos dois índices, como referencia da evolução aerobica.
-
- Membro
Ontem fiz um pré-teste de FTP para início da base. Impressionante como o corpo reage a um esforço mais extremo depois de um tempo parado e só rodando leve, andei um tempo ali nos 290~300 w e depois de uma subida asfalto estilo Paris-Roubaix morri, pernas incharam completamente e queimavam demais. Comecei muito forte também, devia ter rodado um pouco mais baixo para subir na metade final. rsrs Depois fiz mais uma hora de endurance com subidas em Z3 em pé, EF deu 1.6.
Sobre o decoupling... Eu acho muito estranho as medições do GC, por exemplo meu treino de domingo foi um endurance básico, fizemos uma escaleira leve apenas em um trecho plano para dar aquela desentupida nos pulmões. Minha nP em 187 w, aHR = 123, EF =1.5 e o decoupling ficou em 14%. Aí pego a corrida que fiz no dia 07 onde andei quase uma hora de ponta protegendo um parceiro, persegui fuga no final e ainda embalei ele no sprint, uns 12 trechos com mais de 1 min em VO2max, tive nP de 255 w, aHR = 166, EF =1.53 e fui ver o decoupling e era de 5.6%. Vai entender...
Sobre o decoupling... Eu acho muito estranho as medições do GC, por exemplo meu treino de domingo foi um endurance básico, fizemos uma escaleira leve apenas em um trecho plano para dar aquela desentupida nos pulmões. Minha nP em 187 w, aHR = 123, EF =1.5 e o decoupling ficou em 14%. Aí pego a corrida que fiz no dia 07 onde andei quase uma hora de ponta protegendo um parceiro, persegui fuga no final e ainda embalei ele no sprint, uns 12 trechos com mais de 1 min em VO2max, tive nP de 255 w, aHR = 166, EF =1.53 e fui ver o decoupling e era de 5.6%. Vai entender...
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Vector S chegou antes do Natal, papai Noel foi generoso. Fiz um giro leve com ele só pra testar e me surpreendi, não vi diferença com o Vector normal, meu amigos possuem e já rodei e sinceramente e a mesma coisa, só não possuo o informação de força em ambas as pernas.
Agora final de ano e só curti cão, em janeiro volto a perder peso com foco no Letape e aí passo um re view certo.
Agora final de ano e só curti cão, em janeiro volto a perder peso com foco no Letape e aí passo um re view certo.
-
- Membro
Não esqueça de, no review, colocar os detalhes "financeiros" da compra do Vector S. É sempre bom.luizbraz wrote:Vector S chegou antes do Natal, papai Noel foi generoso. Fiz um giro leve com ele só pra testar e me surpreendi, não vi diferença com o Vector normal, meu amigos possuem e já rodei e sinceramente e a mesma coisa, só não possuo o informação de força em ambas as pernas.
-
- Membro
Galera, uma dúvida afim de debatermos!!
Bom, estava a 10 dias sem pedalar, dormindo no último mês uma média de 6 horas por noite, alias, por noite, ou por dia, enfim, foi um inferno.
Coloquei o celular para despertar cedo, mas não tive coragem de levantar da cama, parecia que eu tinha sido atropelado, corpo cansado mesmo.
Final do dia, deu coceira e sai para fazer um pedal.
Tentei fazer um pedal em L2 e fazer força em subidas, porém uma coisa que eu percebi foi que para manter L2 (Watts) meus batimentos ficavam em Z4 (HR).
O engraçado que não senti mais cansado do que os pedais que faço neste mesmo trajeto, porém o HR tava lá em cima.
Minha dúvida é, o calor que tava (média de 30 graus) mais o mês stressante fez o HR ficar mais alto, ou meu FTP que baixou bastante?
Como disse, por RPE o pedal foi normal, cheguei inteiro mesmo, dava tranquilamente para rodar em L3.
Segue gráficos abaixo.
edit : pode ser também meu LTHR que está baixo? meu LTHR está definido como 184, mas atingi 194 hoje, sendo que fiquei por 7 minutos com HR acima de 190 bpm

Dados do PEDAL

Potencia por ZONAS

Heart Rate por ZONAS
Strava
http://www.strava.com/activities/234284424/overview" target="_blank
Garmin
http://connect.garmin.com/activity/659572166" target="_blank
Dados do Garmin
Potência média: 2.9 z
Potência máxima: 8.2 z
Max Avg Power (20 min): 181 O
Normalized Power (NP): 186 O
Intensity Factor (IF): 0.912
Training Stress Score (TSS): 187.6
Definição de FTP: 204 W
Work: 1,195 kJ
Bom, estava a 10 dias sem pedalar, dormindo no último mês uma média de 6 horas por noite, alias, por noite, ou por dia, enfim, foi um inferno.
Coloquei o celular para despertar cedo, mas não tive coragem de levantar da cama, parecia que eu tinha sido atropelado, corpo cansado mesmo.
Tentei fazer um pedal em L2 e fazer força em subidas, porém uma coisa que eu percebi foi que para manter L2 (Watts) meus batimentos ficavam em Z4 (HR).
O engraçado que não senti mais cansado do que os pedais que faço neste mesmo trajeto, porém o HR tava lá em cima.
Minha dúvida é, o calor que tava (média de 30 graus) mais o mês stressante fez o HR ficar mais alto, ou meu FTP que baixou bastante?
Como disse, por RPE o pedal foi normal, cheguei inteiro mesmo, dava tranquilamente para rodar em L3.
Segue gráficos abaixo.
edit : pode ser também meu LTHR que está baixo? meu LTHR está definido como 184, mas atingi 194 hoje, sendo que fiquei por 7 minutos com HR acima de 190 bpm

Dados do PEDAL

Potencia por ZONAS

Heart Rate por ZONAS
Strava
Garmin
Dados do Garmin
-
- Membro
Seu FTP pode ter dado uma abaixada, mas acho que a parte mais relevante possa ser o calor. Se tivesse perdido muito desempenho provavelmente teria quebrado no final ou chegado bem cansado, pois estaria trabalhando em uma potência que teria certa dificuldade em sustentar por um longo tempo.
Domingo com o calor que estava aqui subi uma serrinha com 178 bpm de média, nunca que subiria em condições normais desse jeito.
Domingo com o calor que estava aqui subi uma serrinha com 178 bpm de média, nunca que subiria em condições normais desse jeito.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Fabio,ftmonjardim wrote:Galera, uma dúvida afim de debatermos!!
Segue gráficos abaixo.
[ Imagem ]
Dados do PEDAL
[ Imagem ]
Potencia por ZONAS
[ Imagem ]
Heart Rate por ZONAS
Strava
Garmin
Dados do Garmin
qual software você usa para obter esses dados e gráficos bem organizados?
Eu em dia de calor já sei que o batimento vai para o espaço e nesse fds que estava um calor do cão não foi diferente.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Luiz, esses gráficos são do Golden Cheetah: http://www.goldencheetah.org/" target="_blank
Quanto ao HR, comigo aconteceu a mesma coisa no domingo passado, em uma subida de 2km em um trajeto que faço sempre e onde a máxima costuma ficar em 175 bpm, fiquei assustado ao olhar para o Garmin e ver 187 bpm, depois fui olhar a temperatura e notei a escaldante marca de 34 graus.
Quanto ao HR, comigo aconteceu a mesma coisa no domingo passado, em uma subida de 2km em um trajeto que faço sempre e onde a máxima costuma ficar em 175 bpm, fiquei assustado ao olhar para o Garmin e ver 187 bpm, depois fui olhar a temperatura e notei a escaldante marca de 34 graus.
raulfragoso wrote:Luiz, esses gráficos são do Golden Cheetah: http://www.goldencheetah.org/" target="_blank
Obrigado Raul.
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Pedro
Monja,
Bem vindo ao efeito calor ou desidratação. Isso é normal. Mas, se faltou regularidade nesses dois últimos meses, testa o FTP novamente.
Abs.
P.
Bem vindo ao efeito calor ou desidratação. Isso é normal. Mas, se faltou regularidade nesses dois últimos meses, testa o FTP novamente.
Abs.
P.
Meus projetos tão pior que obras do governo, demoram o dobro e custam o triplo hahaha
Esse é o tamanho do circuito do conversor do PT wired -> Ant+

Da pra ver que não tem nada d+, só o microprocessador e o transmissor de 2.4 Ghz, precisa que muitos poucos componentes extras. A bateria vai ser recarregável, fica fixa na placa.
Ainda vai ter mais uns 5mm de borda pra cada lado pra deixar espaço pra furação pros zip-ties. Não vai ter caixa nem nada, vou mergulhar a placa na resina até virar um sabonete, totalmente a prova de água!
Esse é o tamanho do circuito do conversor do PT wired -> Ant+

Da pra ver que não tem nada d+, só o microprocessador e o transmissor de 2.4 Ghz, precisa que muitos poucos componentes extras. A bateria vai ser recarregável, fica fixa na placa.
Ainda vai ter mais uns 5mm de borda pra cada lado pra deixar espaço pra furação pros zip-ties. Não vai ter caixa nem nada, vou mergulhar a placa na resina até virar um sabonete, totalmente a prova de água!
Ph? Tá mais pra PhD.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
-
- Membro
Essa placas de circuitos como são feitas?
Da para fazer em casa? Só de curiosidade mesmo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
-
- Membro
- Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Tem uma variedade de métodos para se fazer essas placas, com os mais simples inclusive pode ser feito em casa.Marcelo Marino wrote:Essa placas de circuitos como são feitas?
aqui tem um método bem comum, principalmente pra galera de faculdade =p
http://www.ppgel.ufsj.edu.br/uaisoccer/ ... 061971.pdf" target="_blank
fazer a placa é a parte fácil, colocar os componentes é que pode complicar, essa do PH por exemplo parece usar componentes SMD, que requer um equipamento mais especifico.
Nossa. Admiro demais os profissionais que desenvolvem esse tipo de coisa.
Minha área é só um monte de papel (que está sumindo) com coisas escritas e blablabla.
Minha área é só um monte de papel (que está sumindo) com coisas escritas e blablabla.
Marcelo Marino wrote:Essa placas de circuitos como são feitas?
Sim, o processo é bem caseiro nesse caso. Essa folhinha ai foi impressa no lazer com o tonner no maximo. Voce coloca ela na placa de cobre com a impressao virada para o cobre e passa o ferro de passar roupa até o tonner soltar, fica impresso no cobre literalmente. Depois é só corroer com o ácido.
O desenho dela é feito com programas de roteamento, eu nunca faço essa parte pq nao tenho paciência, deixo pra quem entende.