Fratura clavícula

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
flpin
Membro
Posts: 133
Joined: Sat 07 Sep 2013 21:07
Nome Verdadeiro:: Flavio Pinheiro
Location: São Paulo - SP

Fratura clavícula

Post by flpin »

Meus caros, abro o tópico, pois gostaria de saber relato de vocês sobre o tema "fratura de clavícula". Como se trata de uma ocorrência comum entre ciclistas, acho que a experiência de alguns, especialmente na recuperação, pode auxiliar aqueles, como eu, que está passando por essa situação.

Bem, minha estória: indo trabalhar na USP pela manhã, levo um tombo idiota. Carregava uma sacola com um livro na mão esquerda. Passando por uma lombada, a sacola balançou e entrou na minha roda dianteira. Resultado: raios quebrados; capacete quebrado; e, pior, a clavícula fraturada. O grau da fratura foi leve. Ao menos com isso tive sorte.

Obviamente, estou com acompanhamento médico; mas gostaria de saber da experiência daqueles que passaram por episódio semelhante. Mais especificamente, gostaria de saber relatos sobre como conseguiram manter forma/peso durante o tempo fora da estrada/treino; em quanto tempo voltaram pro rolo; e tempo que voltaram pras atividades normais.

Desde já agradeço a todos,

Flávio
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Fratura clavícula

Post by tbortolotto »

O Prof. Clayton é um especialista nisso. Já quebrou ambas, mas em duas situações diferentes! Vixe...
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Fratura clavícula

Post by marcoaleite »

Melhoras aí Flavio!

O Prof. Clayton é especialista em fratura de clavícula. Se não me engano acho que fraturou 3x! :O Daqui a pouco ele aparece e nos conta seu relato.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
alex_cm
Membro
Posts: 451
Joined: Fri 13 Jun 2014 09:32
Nome Verdadeiro:: Alex Mendonca
Location: São Paulo

Re: Fratura clavícula

Post by alex_cm »

Opa... tenho uma ocorrência sobre o tópico...hehehe
Estava em competição "circuito montanhês" e descendo o DIB "dia de chuva" lá estava a minha curva ... queda e a clavícula quebrada.
Minha situação o médico falou que era opcional operar mas não era o caso...então optei em não fazer a cirurgia. Em resumo foram quase 2 meses entre recuperação e fisioterapia. Pegar a bike e rodar na estrada foi bem depois de dois meses, para não correr o risco cair e piorar a situação mas como tinha a possibilidade de ir na academia após 1 mês já pegava a bike ergométrica para rodar um pouco.
Este tempo parado me rendeu uns 7k pq como estava parado desencanei ....rs hoje já os perdi mas foi dureza... já que não pode treinar cuide do peso.
A dica que dou... vai com calma se concentre em recuperar, ficar 100 % para começar à treinar novamente.
Alex Mendonça
SBBR
Membro
Posts: 193
Joined: Sun 26 Jan 2014 19:31
Nome Verdadeiro:: Alexandre Berejuk
Location: Brasilia - DF

Re: Fratura clavícula

Post by SBBR »

Em 20 de fevereiro cometi a proeza de cair sozinho e quebrar a clavícula direita.
(Sou destro. Nunca pensei que escovar os dentes com a mão esquerda fosse tão difícil.)
Mas ao que interessa: houve uma diastase (separação entre os dois pedaços de osso) de 13mm.
Com 3 dias imobilizado fui a um especialista em cirurgia de ombro, que foi categórico e honesto: não é necessário operar, mas se quiser eu faço, e pelo plano. Perguntei quais os prós e contras, ele respondeu: pró, o tempo de recuperação é muito menor. Contra, é um procedimento cirúrgico com todos os riscos associados. Perguntei "se fosse a tua clavícula?", ele riu e respondeu que não operaria. Decidi pela recuperação natural.
Um mês imobilizado (com órtese 8 e tipóia), outro mês para desimobilizar (fisio todo dia, seguindo tudo religiosamente).
Após isso voltei a pedalar de leve, sozinho. Só fui andar em pelotão novamente em maio. Motivo: precisava fortalecer mais, não me sentia seguro (como estava fraco não confiava 100% nos meus reflexos).
Não tenho rolo. fiquei o mais imovel possivel nas 2 semanas iniciais. Talvez pudesse retomar o pedal antes. De qualquer forma, não acelerei o processo pra fazer uma vez só.
Troquei uma ideia com o ProfClayton no dia seguinte ao acidente dele, foi na mesma semana que eu comecei a fisio. Não nos falamos depois, de repente ele tem algo a acrescentar.
Ah, e pra fechar, o vencedor da Paris-Roubaix este ano estava recém retornando de clavícula quebrada também, a historia é que ele passou boa parte da convalescença girando no rolo.
Abraço e melhoras!
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Fratura clavícula

Post by ProfClayton »

Cheguei.... hahaha... Como falaram aí sou especialista!!!

Fraturei 2x mesmo esquerda e direita respectivamente!

Primeira vez: Granfondo de São Pedro 23/08/15, queda numa curva a 60km/h e fratura da esquerda, caí no domingo e na quinta operei, coloquei placa e 8 parafusos, não fiz fisio, tratei como fiz em todas as outras fraturas que já tive, repouso e tomar cuidado. .. Voltei no pedal com 2 meses, e a competir com 4 meses....

Segunda vez: Treino com a equipe dia 27/03/16, queda numa subida a 25km/h e fratura da direita, caí no domingo de Páscoa e iria operar outra vez mas meu convênio demorou para liberar a cirurgia e eu não fiz... tratei conservador e não parei de trabalhar em nenhum momento, fiz um 8 e usei por 3 semanas, voltei para os treinos com 45 dias... mas agora é só for fun... sem competições, minha filha me proibiu... sem fisioterapia também. ...

Resumindo, se for possível não faça cirurgia, é só tomar cuidado que não tem problema...
Se precisar de mais alguma informação é só perguntar!!!
Image
flpin
Membro
Posts: 133
Joined: Sat 07 Sep 2013 21:07
Nome Verdadeiro:: Flavio Pinheiro
Location: São Paulo - SP

Re: Fratura clavícula

Post by flpin »

Gente, valeu pela atenção e manifestação de melhoras.

Alex, SBBR e ProfCLayton, obrigado pelos relatos e dicas. É, realmente, cada caso é um caso. Mas é muito bom escutar como cada um procedeu.

Hoje retornei da terceira consulta com uma notícia boa: meu caso realmente é bem mais simples do que a média. E na próxima semana, depois de 21 dias da queda, já dá pra começar a usar o rolo; respeitando a dor, é claro. Mas já é uma boa notícia. Em 40 dias, ele já acha que posso pedalar. Recomendou prudência.

Abraço a todos.

Flavio
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Fratura clavícula

Post by Iberê »

uma opção para manter parcialmente o condicionamento é fazer "deep-running" (correr na piscina com colete)
Image
Post Reply