Audax - Touring
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Re: Audax - Touring
então, se é pra audax parte pro aço cromo, pra uma randounner. afinal é uma prova de regularidade,
aqui no brasil pode montar uma com o cardoso http://www.cardosocycles.com/2015/
Se fosse uma corrida com foco em menor tempo ai uma de aluminio ou carbono, mais aero e mais leve poderia ser justificavel.
aqui no brasil pode montar uma com o cardoso http://www.cardosocycles.com/2015/
Se fosse uma corrida com foco em menor tempo ai uma de aluminio ou carbono, mais aero e mais leve poderia ser justificavel.
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Re: Audax - Touring
Sou a favor também da opinião do João, mas eu procuraria uns quadros mais especiais no ebay e, afins para aço-cromo, tem colnago master na faixa dos US$1.000,00, daí voce termina de montar ela do jeito que quiser, ou procura um sujeito bom para construir um quadro sobre medida para você.
Eu tenho uma Tarmac, uma otima bike, não tenho reclamações sobre o quadro, muito menos geometria, mas pensando hoje em dia eu partiria para uma canyon de carbono, ela vem com grupos e rodas otimos, é so montar e, mandar ver. Sem se preocupar com possiveis ups. e esses tempos eles estavam com ofertas otimas:
https://www.canyon.com/pt-br/factory-ou ... road-bikes" target="_blank
Eu tenho uma Tarmac, uma otima bike, não tenho reclamações sobre o quadro, muito menos geometria, mas pensando hoje em dia eu partiria para uma canyon de carbono, ela vem com grupos e rodas otimos, é so montar e, mandar ver. Sem se preocupar com possiveis ups. e esses tempos eles estavam com ofertas otimas:
https://www.canyon.com/pt-br/factory-ou ... road-bikes" target="_blank
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Re: Audax - Touring
Então, apesar de utilizar a bike para Audax, gostaria de utilizar a bike para pedalar a galera, fazer um treino mais puxado de vez em quando, dar umas sprintadas e tal...
Por isso gostaria de conciliar o desempenho com o máximo de conforto possível. Só eu no mundo quero isso rsrs (pendendo mais para o conforto do que para o desempenho, se não der para conciliar os dois).
Reinaldo, curti muito a ideia da Canyon, realmente estão com um preço muito bom. Curti bastante a Canyon Endurance CF 7.0, que vem com grupo Shimano 105 de 11v e rodas Mavic Aksium, ainda por cima mais barata que a Specialized Roubaix aqui no Brasil (fiz a conta com o dólar a R$ 4,00 e 60% de imposto, mas não sei está correto).
Achei um review da Canyon Endurance CF 8.0, deem uma olhada no que vocês acham: http://road.cc/content/review/140424-ca ... -road-bike" target="_blank
Por isso gostaria de conciliar o desempenho com o máximo de conforto possível. Só eu no mundo quero isso rsrs (pendendo mais para o conforto do que para o desempenho, se não der para conciliar os dois).
Reinaldo, curti muito a ideia da Canyon, realmente estão com um preço muito bom. Curti bastante a Canyon Endurance CF 7.0, que vem com grupo Shimano 105 de 11v e rodas Mavic Aksium, ainda por cima mais barata que a Specialized Roubaix aqui no Brasil (fiz a conta com o dólar a R$ 4,00 e 60% de imposto, mas não sei está correto).
Achei um review da Canyon Endurance CF 8.0, deem uma olhada no que vocês acham: http://road.cc/content/review/140424-ca ... -road-bike" target="_blank
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Re: Audax - Touring
eu faço tudo(commuter, treino, pedal longo) com a minha look kg233 de aço cromo que esta com grupo misto de 105 5700 e ultegra 6600 pneu 23mm, só sou péssimo de subida, mas acompanho o pelotão no plano de boa com ela, o cardoso é o melhor brasileiro atualmente na minha opinião. Uma colnago seria lindo, mas tu acha coisa mais em conta no ebay com qualidade.
O aço cromo não tem essa perda de desempenho todo assim não. A vantagem de fazer por encomenda é poder planejar ela pra ter pneus mais largos, bagageiro traseiro e dianteiro, e outras coisinhas legais pra longa distancia e pra estradas ruins, pode se montar uma geometria e alinhe conforto com desempenho.
Canyon ao meu ver é sempre uma boa escolha.
O aço cromo não tem essa perda de desempenho todo assim não. A vantagem de fazer por encomenda é poder planejar ela pra ter pneus mais largos, bagageiro traseiro e dianteiro, e outras coisinhas legais pra longa distancia e pra estradas ruins, pode se montar uma geometria e alinhe conforto com desempenho.
Canyon ao meu ver é sempre uma boa escolha.
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Re: Audax - Touring
João, como prego que sou, sei bem pouco sobre as qualidades do Cromo. Na verdade não sei nem a diferença entre aço carbono, cromo ou cromoly, que costumo ouvir bastante a galera falando.
Você poderia explicar os benefícios de pegar uma bike com esse material? Ela é muito mais pesada mesmo? Menos rígida lateralmente?
Você poderia explicar os benefícios de pegar uma bike com esse material? Ela é muito mais pesada mesmo? Menos rígida lateralmente?
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Re: Audax - Touring
Olha, eu não conheço tão profundamente, mas com tubos tops de cromoly (cromo molibdênio, ou simplesmente "cromo"), como Reynolds ou Columbus, acabam ficando com peso em torno de 1300g - acho; isso os coloca num patamar semelhante aos de carbono chineses ou os mais antigos de alumínio. O comportamento é semelhante, dizem que é mais confortável que o de alumínio. Mas acho que depende da construção.
Quanto à rigidez, acho que depende muito da construção também, mas usando tubos modernos (pois ambas as fabricantes continuam investindo em pesquisas) não deve ficar muito aquém dos de carbono.
A grande vantagem é a possibilidade de reparo: em qualquer cidade tem alguém que faz solda em aço. O que não acontece com o alumínio e muito menos com reparo em fibra de carbono. Com o alumínio precisa ser um tipo específico de solda, que nem todo lugar tem, p.ex..
Por isso o aço leva vantagem: digamos que você pegou um buraco monstro e rachou seu garfo: basta levar num soldador e sua viagem estará salva. Se fosse de alumínio, provavelmente teria de voltar pra casa, de fibra de carbono, então... Por esse motivo o aço é o preferido pra cicloviagem e afins.
Quanto à rigidez, acho que depende muito da construção também, mas usando tubos modernos (pois ambas as fabricantes continuam investindo em pesquisas) não deve ficar muito aquém dos de carbono.
A grande vantagem é a possibilidade de reparo: em qualquer cidade tem alguém que faz solda em aço. O que não acontece com o alumínio e muito menos com reparo em fibra de carbono. Com o alumínio precisa ser um tipo específico de solda, que nem todo lugar tem, p.ex..
Por isso o aço leva vantagem: digamos que você pegou um buraco monstro e rachou seu garfo: basta levar num soldador e sua viagem estará salva. Se fosse de alumínio, provavelmente teria de voltar pra casa, de fibra de carbono, então... Por esse motivo o aço é o preferido pra cicloviagem e afins.
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Re: Audax - Touring
O pessoal de Audax e afins tem umas idiossincrasias dessas. Por exemplo, selim de couro: eu tenho um Brooks Swift e realmente foi confortável desde a primeira pedalada, mas esse negócio de não poder molhar ferra tudo. Hoje uso um Velo carbon (que de carbono não tem nada) sem a cobertura almofadada (só no plástico mesmo) e não me incomoda. Já fiz viagem de 120 km em 5h e foi de boa.
Ou seja, nem tudo da cultura Audax é indispensável em longas distâncias, tem muita idiossincrasia na minha humilde opinião.
Mas se eu fosse montar uma bike pra aguentar todo o tranco mesmo, ia de aço feito à mão, nacional, rodas 32 raios, mas um grupo 6600 ou 7800, pelo menos STIs e câmbios. Ia ficar pesada mas durando umas décadas... além do que não ia gastar mais do que uns R$ 3000.
Tem quadro de aço comum a partir de uns R$ 500 com o FPavão, pelo menos era essa a cotação há um ano. De cromoly o preço dispara, não tenho ideia de quanto ficaria um com o Klaus Poloni, cachimbado lindo todo vintage.
Ou seja, nem tudo da cultura Audax é indispensável em longas distâncias, tem muita idiossincrasia na minha humilde opinião.
Mas se eu fosse montar uma bike pra aguentar todo o tranco mesmo, ia de aço feito à mão, nacional, rodas 32 raios, mas um grupo 6600 ou 7800, pelo menos STIs e câmbios. Ia ficar pesada mas durando umas décadas... além do que não ia gastar mais do que uns R$ 3000.
Tem quadro de aço comum a partir de uns R$ 500 com o FPavão, pelo menos era essa a cotação há um ano. De cromoly o preço dispara, não tenho ideia de quanto ficaria um com o Klaus Poloni, cachimbado lindo todo vintage.
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Re: Audax - Touring
Quadro de aço para pesar 1300g não pode ser com qualquer tubo não, ou seja, para chegar nesse peso vai custar caro.
Peso mais normal para quadro de aço acho que fica 1600 - 1800 g para um tamanho médio.
Tenho minhas dúvidas se um quadro de entrada de carbono não seria mais confortável que um de aço. Um quadro de aço tem seu charme e eu adoro, mas sei não viu...
Depende muito para que se quer a bicicleta, se for só para Audax e transporte urbano, o aço pode ser uma boa. Se for para corridas ou pedais mais fortes também, aí descartaria o aço. Não que não seja possível correr com um quadro de aço, mas acho que não seria a melhor opção em termos gerais.
Com sorte se encontra quadros antigos bons de aço por cerca de R$1000,00, quadros de marca não tão famosas principalmente (Bernardi, Lazzaretti, etc.).
***Rodas de perfil largo e pneus largos (25 ou 28) dão muito conforto. Não se esqueça que o quadro não é o único responsável por isso.
Peso mais normal para quadro de aço acho que fica 1600 - 1800 g para um tamanho médio.
Tenho minhas dúvidas se um quadro de entrada de carbono não seria mais confortável que um de aço. Um quadro de aço tem seu charme e eu adoro, mas sei não viu...
Depende muito para que se quer a bicicleta, se for só para Audax e transporte urbano, o aço pode ser uma boa. Se for para corridas ou pedais mais fortes também, aí descartaria o aço. Não que não seja possível correr com um quadro de aço, mas acho que não seria a melhor opção em termos gerais.
Com sorte se encontra quadros antigos bons de aço por cerca de R$1000,00, quadros de marca não tão famosas principalmente (Bernardi, Lazzaretti, etc.).
***Rodas de perfil largo e pneus largos (25 ou 28) dão muito conforto. Não se esqueça que o quadro não é o único responsável por isso.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Dag Hammarskjöld
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Re: Audax - Touring
rodrigo, seria na cultura Randonneur/touring, o audax é uma prova especifica de regularidade, não tem necessariamente um estilo de bike ligado, a galera usa o que tiver a mão.
Cromo, cromoly e qualquer nome parecido é a mesma coisa, aço cromo.
Aço carbono é mais rígido, em geral pesado e menos confortável é usado em bicicletas mais baratas ou de entrada.
O aço cromo é um pouco mais leve, mais macio, tem como dizem mais alma ele absorve bem a vibração da estrada (provável que um quadro top de carbono tbm o faça).
Existem varias ligas, com características diversas, podendo em um quadro se usar mais de uma de acordo com a área e característica desejada.
Eu nem chego no ponto do reparo, mas o lance é que um quadro de aço tende a ser mais resistente a pancadas não projetadas que um de carbono.
o pavão só faz quadro de fixa em aço carbono(fui cotar com ele a menos de um mês, minha namorada atual quer uma road tamanho 49/50 barata). o klaus é careiro.
O cardoso creio q se gaste de 2 a 3mil em um quadro feito por encomenda nas suas medidas e especificações. rola de garimpar uma boa road vintage completa com menos que isso.
No exterior o aço ainda é muito usado pela facilidade de construção e pela customização, é coisa fina.
O topo de linha são as bikes de titânio, abaixo delas as de aço inoxidável e depois as com preço realistico em aço cromo hehe...
da pra ver algumas marcas top nos links:
http://www.cycleexif.com/
http://baumcycles.com/
http://www.stelbel.it/en/
http://fireflybicycles.com/
http://surlybikes.com/bikes
http://www.thevanillaworkshop.com/
seguem alguns exemplos de bikes:
Touring/Randonneur:
Características gerais:
Entre eixos maior
head tube mais comprido
furação para para lamas
furação para bagageiro
cubo a dínamo
luzes a dínamo

http://www.cycleexif.com/horse-cycles-stainless-tourer

http://www.cycleexif.com/firefly-bicycl ... oad-tourer

http://www.cycleexif.com/winter-bicycles-discoteca

http://www.cycleexif.com/vogel-randonneur

http://www.cycleexif.com/kumo-cycles-winter-bike
Steel Road Bike:
Características gerais:
quadros com geometria mais agressiva/competitiva
limite menos da largura dos pneus
pensada para uso em terrenos regulares

http://www.cycleexif.com/speedvagen-ghost-road

http://www.stelbel.it/en/prodotto/sb03-en/

https://www.flickr.com/photos/baumcycle ... ateposted/

http://blacksmithcycle.com/shop/

http://colnago.com/master-2-2
Adventure Road Bike
Características gerais:
freio a disco ou outro mais apropriado para pegar lama e terrenos ruins
possibilidade de pneus mais largos
pensada para terrenos irregulares

http://theradavist.com/2014/01/beautifu ... ed-awol/#1

http://theradavist.com/2015/12/niner-an ... oss-bikes/

http://theradavist.com/2015/09/seeking- ... -taylor/#1
nessa loja vc pode ver um universo de quadros em aço mais comuns https://www.universalcycles.com/
essa é uma cardoso:

Pertence ao Zé Mario dono da SRD https://www.facebook.com/semracadefinidasaddles/
Marino, concordo que o quadro e o material dele não são os únicos responsáveis pelo conforto, mas em termos gerais podemos concordar que vão ditar um caminho.
Minha experiencia é pouca, rodei só com a monark10 (década de 70), trek 1220 (alumínio 1994) e a look kg233 (aço cromo de 1998). A look em disparada é mais confortável mesmo rodando só com pneu 23mm.
Tenho serias duvidas se tendo grana compraria uma bike de carbono ou uma de titânio pra ter algo mais competitivo.
Cromo, cromoly e qualquer nome parecido é a mesma coisa, aço cromo.
Aço carbono é mais rígido, em geral pesado e menos confortável é usado em bicicletas mais baratas ou de entrada.
O aço cromo é um pouco mais leve, mais macio, tem como dizem mais alma ele absorve bem a vibração da estrada (provável que um quadro top de carbono tbm o faça).
Existem varias ligas, com características diversas, podendo em um quadro se usar mais de uma de acordo com a área e característica desejada.
Eu nem chego no ponto do reparo, mas o lance é que um quadro de aço tende a ser mais resistente a pancadas não projetadas que um de carbono.
o pavão só faz quadro de fixa em aço carbono(fui cotar com ele a menos de um mês, minha namorada atual quer uma road tamanho 49/50 barata). o klaus é careiro.
O cardoso creio q se gaste de 2 a 3mil em um quadro feito por encomenda nas suas medidas e especificações. rola de garimpar uma boa road vintage completa com menos que isso.
No exterior o aço ainda é muito usado pela facilidade de construção e pela customização, é coisa fina.
O topo de linha são as bikes de titânio, abaixo delas as de aço inoxidável e depois as com preço realistico em aço cromo hehe...
da pra ver algumas marcas top nos links:
http://www.cycleexif.com/
http://baumcycles.com/
http://www.stelbel.it/en/
http://fireflybicycles.com/
http://surlybikes.com/bikes
http://www.thevanillaworkshop.com/
seguem alguns exemplos de bikes:
Touring/Randonneur:
Características gerais:
Entre eixos maior
head tube mais comprido
furação para para lamas
furação para bagageiro
cubo a dínamo
luzes a dínamo

http://www.cycleexif.com/horse-cycles-stainless-tourer

http://www.cycleexif.com/firefly-bicycl ... oad-tourer

http://www.cycleexif.com/winter-bicycles-discoteca

http://www.cycleexif.com/vogel-randonneur

http://www.cycleexif.com/kumo-cycles-winter-bike
Steel Road Bike:
Características gerais:
quadros com geometria mais agressiva/competitiva
limite menos da largura dos pneus
pensada para uso em terrenos regulares

http://www.cycleexif.com/speedvagen-ghost-road

http://www.stelbel.it/en/prodotto/sb03-en/

https://www.flickr.com/photos/baumcycle ... ateposted/

http://blacksmithcycle.com/shop/

http://colnago.com/master-2-2
Adventure Road Bike
Características gerais:
freio a disco ou outro mais apropriado para pegar lama e terrenos ruins
possibilidade de pneus mais largos
pensada para terrenos irregulares

http://theradavist.com/2014/01/beautifu ... ed-awol/#1

http://theradavist.com/2015/12/niner-an ... oss-bikes/

http://theradavist.com/2015/09/seeking- ... -taylor/#1
nessa loja vc pode ver um universo de quadros em aço mais comuns https://www.universalcycles.com/
essa é uma cardoso:

Pertence ao Zé Mario dono da SRD https://www.facebook.com/semracadefinidasaddles/
Marino, concordo que o quadro e o material dele não são os únicos responsáveis pelo conforto, mas em termos gerais podemos concordar que vão ditar um caminho.
Minha experiencia é pouca, rodei só com a monark10 (década de 70), trek 1220 (alumínio 1994) e a look kg233 (aço cromo de 1998). A look em disparada é mais confortável mesmo rodando só com pneu 23mm.
Tenho serias duvidas se tendo grana compraria uma bike de carbono ou uma de titânio pra ter algo mais competitivo.
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Re: Audax - Touring
Pra mim, a maior vantagem do aço/cromo é a possibilidade de customização. O quadro ser exato pra vc compensa fácil esse peso a mais que nem é tanto assim se fizer com tubos top e num cara bom.
Pra longas distâncias ainda tem a vantagem de ser mais confortável e reativo. Eu tenho muita vontade de montar um quadro desses, está nos meus planos para 2016.
Com um quadro feito pro seu corpo, levando em consideração o tipo de pedal e num material confortável, fica bem mais fácil aguentar distâncias longas.
Pra longas distâncias ainda tem a vantagem de ser mais confortável e reativo. Eu tenho muita vontade de montar um quadro desses, está nos meus planos para 2016.
Com um quadro feito pro seu corpo, levando em consideração o tipo de pedal e num material confortável, fica bem mais fácil aguentar distâncias longas.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Re: Audax - Touring
Acredito ser esse meu primeiro post aqui, vou dar meu pitaco no assunto bike em cromoly para Audax:
Montei uma bike de cromoly esse ano, fiz o quadro com o Igor Miyamura com tubos OX Platinum da True Temper, e os demais componentes comprei aqui e ali.
NO Fit com o Igor ele faz diversas perguntas; experiência, objetivos, hábitos, etc, e só depois faz as medidas em um equipamento estacionário que simula uma bike.
Fiquei muito satisfeito com o resultado final, não ficou um quadro leve, 1,9 com o garfo, mas é extremamente confortável, porque pedi um quadro priorizando o conforto para lojas distancias e porque estou usando pneus 28.
A estreia foi em um desafio em prova de Audax de 95k, foi a prova que fiz mais facilmente e que terminei mais inteiro, estava a cerca de três meses sem pedalar quando a fiz, anteriormente fazia as provas com uma Híbrida da Merida e sofria bem mais.
Optei por fazer o quadro principalmente pelo fit, é uma bike de "alfaiate", por poder customizar alguns detalhes (suportes de caraminhola e bagageiro) e também pela "mitica" do cromoly. Existe também a vantagem já citada do possível conserto em qualquer rincão por ai.


Obs: Fazer a plaquinha foi o mais trabalhoso.
Montei uma bike de cromoly esse ano, fiz o quadro com o Igor Miyamura com tubos OX Platinum da True Temper, e os demais componentes comprei aqui e ali.
NO Fit com o Igor ele faz diversas perguntas; experiência, objetivos, hábitos, etc, e só depois faz as medidas em um equipamento estacionário que simula uma bike.
Fiquei muito satisfeito com o resultado final, não ficou um quadro leve, 1,9 com o garfo, mas é extremamente confortável, porque pedi um quadro priorizando o conforto para lojas distancias e porque estou usando pneus 28.
A estreia foi em um desafio em prova de Audax de 95k, foi a prova que fiz mais facilmente e que terminei mais inteiro, estava a cerca de três meses sem pedalar quando a fiz, anteriormente fazia as provas com uma Híbrida da Merida e sofria bem mais.
Optei por fazer o quadro principalmente pelo fit, é uma bike de "alfaiate", por poder customizar alguns detalhes (suportes de caraminhola e bagageiro) e também pela "mitica" do cromoly. Existe também a vantagem já citada do possível conserto em qualquer rincão por ai.


Obs: Fazer a plaquinha foi o mais trabalhoso.
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Re: Audax - Touring
Quanto custou o quadro + garfo?Seu Zé wrote:Acredito ser esse meu primeiro post aqui, vou dar meu pitaco no assunto bike em cromoly para Audax:
Montei uma bike de cromoly esse ano, fiz o quadro com o Igor Miyamura com tubos OX Platinum da True Temper, e os demais componentes comprei aqui e ali.
NO Fit com o Igor ele faz diversas perguntas; experiência, objetivos, hábitos, etc, e só depois faz as medidas em um equipamento estacionário que simula uma bike.
Fiquei muito satisfeito com o resultado final, não ficou um quadro leve, 1,9 com o garfo, mas é extremamente confortável, porque pedi um quadro priorizando o conforto para lojas distancias e porque estou usando pneus 28.
A estreia foi em um desafio em prova de Audax de 95k, foi a prova que fiz mais facilmente e que terminei mais inteiro, estava a cerca de três meses sem pedalar quando a fiz, anteriormente fazia as provas com uma Híbrida da Merida e sofria bem mais.
Optei por fazer o quadro principalmente pelo fit, é uma bike de "alfaiate", por poder customizar alguns detalhes (suportes de caraminhola e bagageiro) e também pela "mitica" do cromoly. Existe também a vantagem já citada do possível conserto em qualquer rincão por ai.
[ Imagem ]
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Obs: Fazer a plaquinha foi o mais trabalhoso.
Dá pra pôr uma foto maior?
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Re: Audax - Touring
Eu sei que, se clicar, fica maior. É que a foto da bike inteira, mesmo assim, fica pequena. Mas beleza. Ficou legal a bike, parabéns!
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Re: Audax - Touring
Mas esse lance do peso me parece uma grande bobagem: perder 500 g não dá tanta diferença numa subida (no cômputo final), e perder esses mesmos 500g em gordura é muito melhor, mas mais difícil.
Mas é claaaaro que é um tesão ter uma bike leve, ainda mais se tiver componentes top: é outro mundo.
Mas 1900g com o garfo? tá certo isso aí? só o garfo pesa uns 700g, né? o quadro ficou com 1200g?
Mas é claaaaro que é um tesão ter uma bike leve, ainda mais se tiver componentes top: é outro mundo.
Mas 1900g com o garfo? tá certo isso aí? só o garfo pesa uns 700g, né? o quadro ficou com 1200g?
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Re: Audax - Touring
olá seu zé, bem vindo! que bom que deu tudo certo com seu trabalho com o ygor, já soube de um caso que ele deu bola fora, alem de um email que mandei a uns 3 anos pelo site ou blog dele que nunca foi respondido. Depois poste umas fotos com um tamanho um pouquinho maior pra apreciarmos a sua bike. mesmo clicando elas ainda estão pequenas. Qual a configuração das peças? e o brooks como esta? tem curtido?
Re: Audax - Touring
Rodrigo, olha, não sei o peso separado não, na verdade posso estar completamente enganado com o peso do conjunto, pesei em uma balança domestica. O peso total da bike montada ficou pouco próximo dos 11k, essa medição foi feita em bicicletaria.rodrigomarin wrote: Mas 1900g com o garfo? tá certo isso aí? só o garfo pesa uns 700g, né? o quadro ficou com 1200g?
Obrigado João Julio.joaojuliomello wrote:olá seu zé, bem vindo! que bom que deu tudo certo com seu trabalho com o ygor, já soube de um caso que ele deu bola fora, alem de um email que mandei a uns 3 anos pelo site ou blog dele que nunca foi respondido. Depois poste umas fotos com um tamanho um pouquinho maior pra apreciarmos a sua bike. mesmo clicando elas ainda estão pequenas. Qual a configuração das peças? e o brooks como esta? tem curtido?
Também tive essa dificuldade com o Igor a uns três anos atras, mandei email e deixei mensagem no blog e não tive retorno, dessa vez o contato foi via Facebook e sem problemas, houve um pequeno atraso, mas justificável e aceitável de tratando de um produto artesanal e dele estar de mudança na época.
Montei ela com um grupo Tiagra com pedivela triplo, rodas Shimano r500, pedais Shimano A530, canote, mesa e guidão Zoom e o Brooks B17 Narrow, demorei um pouco para encontrar o angulo correto do selim, agora conforto total, melhor selim que já usei.
Abaixo as fotos com tamanho original:














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Re: Audax - Touring
Seu Zé, linda sua bike, hein? O que é: Agoárá? Pode dizer ou é algo pessoal?
Depois de ler um pouco sobre a diferença entre cromo/alumínio e carbono, cheguei à conclusão que o mais importante é a geometria hahaha
Por exemplo: uma bike de cromo com chainstay de 30mm é menos confortável que uma de alumínio com chainstay de 46mm, apesar do alumínio, por natureza, absorver menos pancada.
É claro que o material do quadro influi no conforto também, mas, para mim, o que está pendendo a balança favoravelmente ao quadro custom é a geometria acertada para o uso que darei à bike. Além disso, acho ANIMAL essas bikes de aço escovado sem pintura...
Eu sei que peso não é o fator principal, até pq, como o Rodrigo falou, é preferível perder peso da pança (mais barato, mais saudável e as mina pira) do que na bike, mas eu não queria rodar com um tijolo, acho que o meu subconsciente iria ficar o tempo dizendo: está vendo todo mundo lá na frente? É pq vc é gordo E tem uma bike pesada hahahaha
Hoje eu peso 89kg, ando de Caloi Strada (ela está pesando por volta de 9,5kg - não é leve para um speed, mas não é uma âncora) e a galera já anda na minha frente, imagina se eu pego uma bike de 15kg? Lascou!!!rs
Posso até chegar mais inteiro, por causa da geometria mais acertada, mas chegarei no dia seguinters... Aí não adianta muito rs...
Por isso, semana que vem vou tentar falar com o Cardoso para ver se ele consegue montar um quadro confortável, mas que alie performance e peso baixo, além de perguntar quanto ficaria o danado, aí aviso vocês!
Depois de ler um pouco sobre a diferença entre cromo/alumínio e carbono, cheguei à conclusão que o mais importante é a geometria hahaha
Por exemplo: uma bike de cromo com chainstay de 30mm é menos confortável que uma de alumínio com chainstay de 46mm, apesar do alumínio, por natureza, absorver menos pancada.
É claro que o material do quadro influi no conforto também, mas, para mim, o que está pendendo a balança favoravelmente ao quadro custom é a geometria acertada para o uso que darei à bike. Além disso, acho ANIMAL essas bikes de aço escovado sem pintura...
Eu sei que peso não é o fator principal, até pq, como o Rodrigo falou, é preferível perder peso da pança (mais barato, mais saudável e as mina pira) do que na bike, mas eu não queria rodar com um tijolo, acho que o meu subconsciente iria ficar o tempo dizendo: está vendo todo mundo lá na frente? É pq vc é gordo E tem uma bike pesada hahahaha
Hoje eu peso 89kg, ando de Caloi Strada (ela está pesando por volta de 9,5kg - não é leve para um speed, mas não é uma âncora) e a galera já anda na minha frente, imagina se eu pego uma bike de 15kg? Lascou!!!rs
Posso até chegar mais inteiro, por causa da geometria mais acertada, mas chegarei no dia seguinters... Aí não adianta muito rs...
Por isso, semana que vem vou tentar falar com o Cardoso para ver se ele consegue montar um quadro confortável, mas que alie performance e peso baixo, além de perguntar quanto ficaria o danado, aí aviso vocês!
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Re: Audax - Touring
Muito linda a bike, realmente. E, no fim, o ajuste do ângulo do selim acaba ficando no "mais plano possível".... nessas horas o canote com microajuste ajuuuuuda.
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Re: Audax - Touring
Bi0HaZz4rD, uma road de aço fica na casa dos 10kg, vai depender do conjunto de rodas, e da escolha de guidão, canote mesa. (um canote de carbono pode completar o conforto) acho q escolhendo bem os componentes mesmo sem gastar muito se consegue chegar a 9kg. mas o lance de chegar mais próximo pra mim passa pela relação escolhida já q sou péssimo de subida, ando de 39-27 (pedivela tradicional de mais leve, um relação 34-32 facilitaria a vida.
A geometria é extremamente importante, mas mesmo assim a característica do quadro vai depender do material, mesmo dentro e um mesmo material (afinal existem vários tipos de fibra, aço ou alumínio)
Alguns construtores chegam a usar tubos diferentes e de marcas diferentes para partes especificas do quadro; (mesma coisa hj nos quadros bons de carbono [favor não considerar quadros chineses sem procedência ou certificação] {sem polemica, já discutimos isso em outro tópico}])
Creio que pra ter um quadro escovado tenha de ser em aço inoxidável, em aço cromo ou carbono rola de cromar os tubos depois de pronto.
zé e rodrigo, o brooks ainda vai amaciar e assentar com o tempo lá pra uns 10mil km ele deve estar no ponto.
Infelizmente já cai algumas vezes com o meu e ele já ta apresentando uma leve fadiga, mas é um selim pra vida se vem cuidado.
A geometria é extremamente importante, mas mesmo assim a característica do quadro vai depender do material, mesmo dentro e um mesmo material (afinal existem vários tipos de fibra, aço ou alumínio)
Alguns construtores chegam a usar tubos diferentes e de marcas diferentes para partes especificas do quadro; (mesma coisa hj nos quadros bons de carbono [favor não considerar quadros chineses sem procedência ou certificação] {sem polemica, já discutimos isso em outro tópico}])
Creio que pra ter um quadro escovado tenha de ser em aço inoxidável, em aço cromo ou carbono rola de cromar os tubos depois de pronto.
zé e rodrigo, o brooks ainda vai amaciar e assentar com o tempo lá pra uns 10mil km ele deve estar no ponto.
Infelizmente já cai algumas vezes com o meu e ele já ta apresentando uma leve fadiga, mas é um selim pra vida se vem cuidado.
Re: Audax - Touring
Agoa'rá é a "marca" que criei para a bike, é uma palavra Tupi que deu origem a Guara, de Lobo Guara.Bi0HaZz4rD wrote:Seu Zé, linda sua bike, hein? O que é: Agoárá? Pode dizer ou é algo pessoal?
Re: Audax - Touring
Minha intenção era ficar com menos de 10k, mas ai o fator dinheiro e a ansiedade de montar pesou, não tive paciência de ficar garimpando peças e tem o Brooks também, que é bem pesado. Em ups futuros sei que chego lá, mas não é essa a prioridade no momento.joaojuliomello wrote:Bi0HaZz4rD, uma road de aço fica na casa dos 10kg, vai depender do conjunto de rodas, e da escolha de guidão, canote mesa. (um canote de carbono pode completar o conforto) acho q escolhendo bem os componentes mesmo sem gastar muito se consegue chegar a 9kg. mas o lance de chegar mais próximo pra mim passa pela relação escolhida já q sou péssimo de subida, ando de 39-27 (pedivela tradicional de mais leve, um relação 34-32 facilitaria a vida.
zé e rodrigo, o brooks ainda vai amaciar e assentar com o tempo lá pra uns 10mil km ele deve estar no ponto.
Optei pelo pedivela triplo pensando nas subidas 30 - 39 -50
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Re: Audax - Touring
Ontem passei por um trecho urbano que, apesar de ser asfaltado, recebeu o carinhoso apelido de Paris-Roubaix https://www.strava.com/segments/9010515. Melhor se fosse cascalho, imaginem a situação da pista, trepidava mais que uma britadeira.
Nesse momento lembrei dessa nossa postagem e imaginei que seria perfeito se estivesse numa bike com quadro endurance e pneus 32 mm...
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Re: Audax - Touring
João, para mim o lance subida também pega. Minha Strada tb está com pedevela tradicional (53x39) e cassete 12-28. Na próxima bike pretendo pegar um pedevela compacto e cassete de, no mínimo, 30 dentes.joaojuliomello wrote:Bi0HaZz4rD, uma road de aço fica na casa dos 10kg, vai depender do conjunto de rodas, e da escolha de guidão, canote mesa. (um canote de carbono pode completar o conforto) acho q escolhendo bem os componentes mesmo sem gastar muito se consegue chegar a 9kg. mas o lance de chegar mais próximo pra mim passa pela relação escolhida já q sou péssimo de subida, ando de 39-27 (pedivela tradicional de mais leve, um relação 34-32 facilitaria a vida.
A geometria é extremamente importante, mas mesmo assim a característica do quadro vai depender do material, mesmo dentro e um mesmo material (afinal existem vários tipos de fibra, aço ou alumínio)
Alguns construtores chegam a usar tubos diferentes e de marcas diferentes para partes especificas do quadro; (mesma coisa hj nos quadros bons de carbono [favor não considerar quadros chineses sem procedência ou certificação] {sem polemica, já discutimos isso em outro tópico}])
Creio que pra ter um quadro escovado tenha de ser em aço inoxidável, em aço cromo ou carbono rola de cromar os tubos depois de pronto.
zé e rodrigo, o brooks ainda vai amaciar e assentar com o tempo lá pra uns 10mil km ele deve estar no ponto.
Infelizmente já cai algumas vezes com o meu e ele já ta apresentando uma leve fadiga, mas é um selim pra vida se vem cuidado.
Galera, para ter critérios para comparar, um quadro razoável de uma road em cromoly pesaria quanto? E um de alumínio? E um de carbono?
Como nunca pesei o meu sem os componentes, não tenho noção...
Seu Zé, demais a marcação no quadro!!! A bike é Made in Brazil e com marcação em Tupi! Boa ideia!!!
Rodrigo, nessas horas uma bike endurance deve quebrar um galho!!! Melhor ainda seria um MTB, mas não vou cometer o sacrilégio de dizer isso aqui rsrsrs
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Re: Audax - Touring
Interessante este tópico, há tempos penso em montar uma bike pra ciclotour/touring... queria usar um quadro de aço, customizado com bagageiros e etc...
tenho 2 opções fáceis: uma mtb gt de cromo de 1995, que aceita rodas 700 e pneus 28, ou um quadro de caloi 10!
projeto pro futuro, coisa que vai demorar muito a sair.
tenho 2 opções fáceis: uma mtb gt de cromo de 1995, que aceita rodas 700 e pneus 28, ou um quadro de caloi 10!
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Re: Audax - Touring
samuelgouvea wrote:Interessante este tópico, há tempos penso em montar uma bike pra ciclotour/touring... queria usar um quadro de aço, customizado com bagageiros e etc...
tenho 2 opções fáceis: uma mtb gt de cromo de 1995, que aceita rodas 700 e pneus 28, ou um quadro de caloi 10!
projeto pro futuro, coisa que vai demorar muito a sair.
Monta com a GT, é a opção melhor o quadro possivelmente é melhor acabado. depois posta foto dela ai
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Re: Audax - Touring


joão,
é a mesma bike. na foto de cima tá como MTB e na de baixo, com setup quase de estrada...
um vacilo meu com essa bike, nessa configuração aí, foi ter usado essa mesa - é baixa demais, e pra usar com guidão drop, precisava jogar o selim muito pra frente... eu precisava de uma mesa mais vertical e curta.

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Re: Audax - Touring
a solução mais barata seria um adaptador pra ahead... mas não custo, lá for vc acha mesas bem diferentes da uma pesquisada... curti os retroshifters...
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Re: Audax - Touring
Legal a bike, hein, Samuel? Eu não sabia que existiam quadros de MTB com furação para V-Brake e Cantilever juntos...
Realmente, uma mesa mais alta e curta seria o ideal... Como o João falou, na gringa deve ter uma opções boas... Já até imaginei ela com canote e mesa cromados rsrsrs
Galera, tentei que nem um doido entrar em contato com o Cardoso e o Miyamura, sem sucesso. Acho que a exclusividade dos quadros fabricados se deve a isto: você não escolhe ter um quadro personalizado, o quadro é que te escolhe rs. Liguei, mandei e-mail, liguei de novo e de novo, e nada. Acho que os framebuilders, descendentes do próprio Thor e sua forja, perceberam que eu não tinha essa nobreza toda e não se importaram muito comigo rs.
Então, acabei desistindo de pegar uma bike em Cromo e abracei uma Trek Domane 4.3 em carbono.
Essa Domane apareceu do nada, no meu tamanho, muito pouco usada e com um valor excelente... Quando surgem essas oportunidades, não podemos deixar passar.
Comprei a bike na segunda-feira (11/01) e nesse sábado (16/01) fui para o BRM 200 de Cedro, organizado pelo pessoal de Mogi das Cruzes. Nada melhor do que testar a bike no seu habitat natural!!!
Dessa experiência só posso dizer que a bike é DU CARVALHO! Sensacional mesmo! Muito rígida lateralmente e macia verticalmente. Eu achei que aquele sistema de "amortecimento" IsoSpeed, que desacopla o seat tube do top tube, fosse jogada de marketing, mas você sente mesmo o danado trabalhando (ainda mais eu, que sou gordo, com 89kg rs).
Como eu troquei a minha Strada 2013, com geometria mais racing, pela Domane, senti ainda mais o conforto da bike. Parecia que eu estava andando nas nuvens!rs
Fora a geometria, a bike veio com STI 105 de 10v, pedivela Dura Ace, câmbio traseiro Ultegra, freios KCNC e rodas Bontrager. Para mim, que achava o grupo Tiagra da minha bike top, foi um salto gigante rs...
A bike custou R$ 7.200,00 e vou pagar em suaves prestações rsrs.
Enfim, estou muito satisfeito com a aquisição e agradeço a todos por terem me me ajudado na escolha! Quando tiver um tempinho posto fotos dela aqui...
Realmente, uma mesa mais alta e curta seria o ideal... Como o João falou, na gringa deve ter uma opções boas... Já até imaginei ela com canote e mesa cromados rsrsrs
Galera, tentei que nem um doido entrar em contato com o Cardoso e o Miyamura, sem sucesso. Acho que a exclusividade dos quadros fabricados se deve a isto: você não escolhe ter um quadro personalizado, o quadro é que te escolhe rs. Liguei, mandei e-mail, liguei de novo e de novo, e nada. Acho que os framebuilders, descendentes do próprio Thor e sua forja, perceberam que eu não tinha essa nobreza toda e não se importaram muito comigo rs.
Então, acabei desistindo de pegar uma bike em Cromo e abracei uma Trek Domane 4.3 em carbono.
Essa Domane apareceu do nada, no meu tamanho, muito pouco usada e com um valor excelente... Quando surgem essas oportunidades, não podemos deixar passar.
Comprei a bike na segunda-feira (11/01) e nesse sábado (16/01) fui para o BRM 200 de Cedro, organizado pelo pessoal de Mogi das Cruzes. Nada melhor do que testar a bike no seu habitat natural!!!
Dessa experiência só posso dizer que a bike é DU CARVALHO! Sensacional mesmo! Muito rígida lateralmente e macia verticalmente. Eu achei que aquele sistema de "amortecimento" IsoSpeed, que desacopla o seat tube do top tube, fosse jogada de marketing, mas você sente mesmo o danado trabalhando (ainda mais eu, que sou gordo, com 89kg rs).
Como eu troquei a minha Strada 2013, com geometria mais racing, pela Domane, senti ainda mais o conforto da bike. Parecia que eu estava andando nas nuvens!rs
Fora a geometria, a bike veio com STI 105 de 10v, pedivela Dura Ace, câmbio traseiro Ultegra, freios KCNC e rodas Bontrager. Para mim, que achava o grupo Tiagra da minha bike top, foi um salto gigante rs...
A bike custou R$ 7.200,00 e vou pagar em suaves prestações rsrs.
Enfim, estou muito satisfeito com a aquisição e agradeço a todos por terem me me ajudado na escolha! Quando tiver um tempinho posto fotos dela aqui...
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Re: Audax - Touring
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