Comprei recentemente uma roda com um hub PT 2.4+. Ontem eu fui dar uma geral na roda e tirei o cassete para evitar contato do detergente com o hub. Reinstalei o cassete, coloquei a roda de volta e apertei a blocagem. Ergui a bike e dei um giro nos pedais. O esperado era que o cassete parasse de girar enquanto a roda girasse livre. No entanto, o cassete continuou girando bem como os pedais e pedivela que estão unidos, logicamente, pela corrente. Parecia q eu tinha instalado o motor do Hesjedal na bike hahaha. Ah, e o contrário se aplica! Pedalando pra trás, todo o conjunto ia pra trás.
Depois de mto tempo tentando entender oq houve, eu percebi que isso acontece qdo eu dava o aperto na blocagem. Se eu a deixasse solta, nada disso acontecia, mas bastasse apertar a trava da blocagem e "milagrosamente" alguma coisa travava o cassete na roda fazendo-o girar em conjunto. Pois então eu notei que essa ponta do eixo no centro do freehub (vou chamar de "parafuso") estava bem pra dentro da estrutura e não tão pra fora como nessa foto baixo.

Desapertei um pouco sem que ele saísse da rosca, montei todo o sistema de novo, apertei a blocagem e aí funcionou.
Minha dúvida é: alguém sabe oq diabos aconteceu? o.O