Problema bizarro em roda traseira

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
tbortolotto
Membro

Problema bizarro em roda traseira

Post by tbortolotto »

Pessoas,

Comprei recentemente uma roda com um hub PT 2.4+. Ontem eu fui dar uma geral na roda e tirei o cassete para evitar contato do detergente com o hub. Reinstalei o cassete, coloquei a roda de volta e apertei a blocagem. Ergui a bike e dei um giro nos pedais. O esperado era que o cassete parasse de girar enquanto a roda girasse livre. No entanto, o cassete continuou girando bem como os pedais e pedivela que estão unidos, logicamente, pela corrente. Parecia q eu tinha instalado o motor do Hesjedal na bike hahaha. Ah, e o contrário se aplica! Pedalando pra trás, todo o conjunto ia pra trás.

Depois de mto tempo tentando entender oq houve, eu percebi que isso acontece qdo eu dava o aperto na blocagem. Se eu a deixasse solta, nada disso acontecia, mas bastasse apertar a trava da blocagem e "milagrosamente" alguma coisa travava o cassete na roda fazendo-o girar em conjunto. Pois então eu notei que essa ponta do eixo no centro do freehub (vou chamar de "parafuso") estava bem pra dentro da estrutura e não tão pra fora como nessa foto baixo.

Image

Desapertei um pouco sem que ele saísse da rosca, montei todo o sistema de novo, apertei a blocagem e aí funcionou.

Minha dúvida é: alguém sabe oq diabos aconteceu? o.O
Papillon
Membro
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Problema bizarro em roda traseira

Post by Papillon »

Será que os macaquinhos do freehub não estão soltando quando aperta?
brunocarlo
Membro
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo

Post by brunocarlo »

Cara, verifique o 'parafuso', se vc colocou na posição correta, comigo já ocorreu, o cara que trocou pra mim os rolamentos montou com o parafuso 'invertido', assim por dizer.

Pode ser tb os espaçadores... verifique.
Bruno Carlo
Meu Strava
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Papillon wrote:Será que os macaquinhos do freehub não estão soltando quando aperta?
Existe alguma maneira pra eu verificar isso?
brunocarlo wrote:Cara, verifique o 'parafuso', se vc colocou na posição correta, comigo já ocorreu, o cara que trocou pra mim os rolamentos montou com o parafuso 'invertido', assim por dizer.

Pode ser tb os espaçadores... verifique.
Fiquei pensando nisso tbm ontem a noite. Mas tava mto cansado pra verificar. Boa observação.
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Só uma observação, na minha roda, o parafuso entra pelo lado do cassete e a porca fica no outro lado... isto faz a diferençano espaçamento.
Bruno Carlo
Meu Strava
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Bruno, estas fotos são de qdo eu tirei as rodas da caixa!

Image

Image

A disposição das peças bate com oq tu disse acima?
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Alguma coisa nao esta girando bem. Pode se excesso de aperto, sujeira e ate mesmo excesso de graxa muito densa.
Ja aconteceu comigo isso.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Cara, onde estou não rola de ver as fotos, mas a noite eu cehgando em casa eu vejo e te falo.
Bruno Carlo
Meu Strava
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Pessoal eu entendi pq acontece. Ainda não entendi se é "normal" ou se algum erro levou a esse efeito.

Esse "parafuso" é tipo uma tampa que vai na ponta do eixo. Nos sistemas SL pra frente vc insere o freehub e depois coloca o "parafuso" na ponta do eixo, apertando pra dentro até fazer um clique. Nos modelos mais novos o processo é mais complicado, exigindo uma chave para remover o freehub. Li em alguns lugares que os alguns usuários achavam temeroso o freehub sair com tanta facilidade e pediram pra dificultar o processo. Pseh.. vai entender?

O meu hub é bem antigo, é antes dessa era SL. Aí ao invés de um clique, tem uma rosca que vc (óbvio) rosqueia o tal "parafuso". Porém, qdo vc aperta até o fim o freehub trava. Aí é claro q se o freehub estiver travado, enquanto a roda estiver girando, tudo vai continuar girando pela inércia. O mesmo explica pq pedalando pra trás isso tbm acontece.

Pois bem, se eu destravar o "parafuso" mesmo q minimamente o freehub fica livre pra girar, ou melhor, fica livre pra ficar parado enquanto a roda gira. Aí fica td certo. Ok, mas será q é "defeito". Será q é assim mesmo?
brunocarlo
Membro

Post by brunocarlo »

Estranho, mas fica alguma folga quando VC deixa o parafuso solto a ponto de deixar o cassete virar 'roda livre'?

No mais, VC pode ter a fixa com marchas... :)
Bruno Carlo
Meu Strava
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

brunocarlo wrote:Estranho, mas fica alguma folga quando VC deixa o parafuso solto a ponto de deixar o cassete virar 'roda livre'?
Não, nenhuma. Isso q é esquisito, mas bom haha.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Não, normal não é. A regulagem certa do cubo tem que deixar tudo mais solto possível, sem que de algum tipo de folga.
Se usar desse jeito vai desgastar as peças.

Só que você disse que quanto mais aperta a blocagem, mais preso fica. Em cubos de esferas tem que ter um certo cuidado para não exagerar na pressão da blocagem, mas não chega a travar desse jeito, é só um pouco mais de atrito que da.
Então, parece que tem alguma coisa que não devia movimentando aí.

Eu procuraria um esquema desse cubo para ver se não tem algo montado errado ou peça faltando, depois limparia tudo e não montaria com muita graxa depois.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Eu acho (acho!) q encontrei a resposta!

Olha a pergunta:
After installing a 10 speed cassette on the wheel (spacer included) I put the wheel on my bike and found that after spinning the wheel up, if I stop the cranks (as one would while coasting) the chain slacks on top and the wheel very quickly slows to a stop.
A resposta:
The issue was the thin red rubber washer that is on the inside of the free hub not sitting properly. There is a small groove facing the inside (towards the actual hub) that needs to be sitting flush in order for the free hub to ratchet properly. I simply removed it, and reset it, and boom...problem solved.

For the record, when I had my most recent issue, the free hub would spin freely on the wheel when not mounted to the bike. It was only under the load of the skewer that it would lock up. I was perplexed for about 30 minutes before I tried to re-seat the washer and then it worked fine.
Bingo!

edit.: procurando melhor vi q podem ser outras coisas, desde a falta do espaçador no eixo do cubo ou os rolamentos ferrados propriamente ditos. Vou analisar primeiro a possibilidade aí de cima pq além de ser a mais prática, me lembro que ao remover o cassete o freehub pulou junto pra fora do eixo. Não me lembro de ter visto a tal borrachinha. Talvez ela tenha ficado mesmo dentro do cubo e, qdo recoloquei ele, ficou mal encaixado. Tomara!
tbortolotto
Membro

Post by tbortolotto »

Marco descobriu o problema (q não é esse aí que descrevi acima :()... Era o espaçador que vai entre o eixo e o freehub. Não sei se perdi ao desmontar o freehub pela primeira vez. Estou providenciando um novo com meu pai haha
Post Reply